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PublicouNicholas Betancourt Alterado mais de 10 anos atrás
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O Agente de Desenvolvimento como Indutor de Transformações
Tânia Fischer Curitiba, outubro de 2012
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Ponto de partida: “O Agente é um promotor do desenvolvimento endógeno e sustentável. Por isso, apoiá-lo significa investir no desenvolvimento socioeconômico desconcentrado e sustentável, fortalecendo os territórios e priorizando o capital humano e as vocações.” Plano de trabalho, março de 2012
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Qual é o papel dos agentes?
2011/ 2012/ 2022 – Cenários de mutações GESTÃO DE TERRITÓRIOS COM VISTA AO DESENVOLVIMENTO PARA ONDE IREMOS ? Fischer, 2012 Qual é o papel dos agentes?
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Cadeias de valores em um mundo de redes distribuídas
Gestão Social do Desenvolvimento Territorial: um campo que projeta o futuro nos tempos e espaços de ação territorializados O futuro é viável? Cadeias de valores em um mundo de redes distribuídas Crises/catástrofes? Hiperdemocracia? Sustentabilidade? Diversidades? Multidões inteligentes? Capital social? Equidade? Qualidade de vida? Multiculturalismo? Multimodalidade e integração de serviços? Cosmopolitismo? Estilo Corporal? Hiperatividade? Diversidade? Mobilidade? Novas fronteiras regionais? Nova demografia? Criatividade? Que indivíduos, que sociedades, que ambientes, que culturas, que serviços, que formas de produção, que instrumentos de gestão do desenvolvimento sustentável de territórios? Que perfis de formadores? Que perfis de gestores? Para que territórios? Que percursos formativos para agentes do desenvolvimento territorial 2012/2022?
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Gestão Contemporânea “A gestão é um ato relacional que se estabelece entre pessoas, em espaços e tempos relativamente delimitados, objetivando realizações e expressando interesses de indivíduos, grupos e coletividades” FISCHER, 2007
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Perfis de Liderança Até os anos 80 Dos 80 aos 2000 De 2000 a...
Não carismática Carismática Artesanal Transacional Transformacional Sinérgica, convergente Gerentes Executivos Líderes Artesãos, mediadores Situação, estilo e contingência Missão, visão, mística, criação Inovação , co-criação, resultados, conexões Foco no indivíduo, no trabalho, na organização Foco no indivíduo, na organização Foco no indivíduo, Comunidade, Sociedade
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Questões desafiadoras: os porquês
1.Por que tantos investimentos públicos governamentais, associativos e empresariais ocorrem simultaneamente no mesmo território com propósitos e tentativas de articulação que não se concretizam ou não se sustentam a médio e longo prazo? 2. Por que os programas elaborados pelo governo federal em diferentes ministérios, os programas estaduais e dos governos locais não apresentam a necessária articulação vertical em sua concepção e desenvolvimento?
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Questões desafiadoras: os porquês
3. Por que há tantas dificuldades nas conexões horizontais, ou seja, há muitas dificuldades de convergência entre programas governamentais, ações de responsabilidade empresarial, organizações associativas e movimentos sociais? 4. Por que há territórios hiperatividados, com grande número de programas e projetos oriundos de políticas nacionais, regionais e locais, agencias de financiamento internacional e nacional, governos e iniciativa privada e outros tão rarefeitos, com tão escassos investimentos?
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“A idéia do desenvolvimento está no centro da visão do mundo que prevalece em nossa época. Nela se fundamenta o processo de invenção cultural que permite ver o homem como um agente transformador do mundo.” Celso Furtado
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Gestão Social Gestão da Sociedade Gestão do Desenvolvimento Territorial Agentes de Desenvolvimento Territorial
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O território Como construção da sociedade Como ancoragem
Como criação coletiva Convergência estratégica de múltiplas ações de desenvolvimento com responsabilidade social e ambiental Um legado cultural
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Desenvolvimento Territorial Sustentável
Gestão Empresarial Gestão Pública Gestão Associativa Territórios Desenvolvimento Territorial Sustentável
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Os territórios no mundo...
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DIÁLOGO EURO-LATINOAMERICANO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
EUROSOCIAL: DIÁLOGO EURO-LATINOAMERICANO DE POLÍTICAS PÚBLICAS “Apoyando políticas, conectando instituciones, trabajando para la cohesión social”
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Folha de São Paulo, Outubro 2010
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Projeto Educatiu de Ciutat
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O Globo Projetos de Marketing, setembro 2012
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O Brasil das: Diversidades... Diásporas... Nomadismos...
Sincretismos... A gestão da sociedade e dos territórios mutantes
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Brasil, um território Um país em transição para onde?
Perspectivas demográficas mais velho mais mestiço mais feminino mais diverso mais migrante (intra e intermobilidade) Estruturas das instituições e sociedade mais inclusão maior diversidade familiar/ retribalização maior diversidade institucional nas formas de representação social (redes)
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Brasil, um território Formas de governo/ governança
maior integração produtiva mais serviços maior regulação maior interatividade maior tecnologia mais investimentos Significados e sentidos do trabalho Transição do material para o imaterial Novas competências profissionais Novos desafios de formação Com mudanças nos significados e limites dos territórios: escalas nacional. (inter) regional, local O papel das cidades e regiões
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Caminhos possíveis – como?
Como, melhorar a competência em gestão desde a formulação estratégica de políticas de desenvolvimento territorial ate a execução na ponta, nos múltiplos territórios brasileiros tão diversos em um país continental? Como aproveitar as experiências realizadas em diversos escalas territoriais( micro,meso e macro) para sistematizar conhecimentos sobre as metodologias e tecnologias de gestão do desenvolvimento territorial?
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Caminhos possíveis – como?
Como tornar sustentável, eficiente a rede de Ads no país? Como organizar ambientes de aprendizagem e formação de pessoas em diferentes níveis de gestão que incorporem conhecimentos, saberes, tecnologias e instrumentos que possam ser compartilhados na país e com outros países latino-americanos? Como incorporar experiências de outros países em seus diferentes ciclos de gestão, aproveitando as lições dos percursos realizados?
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As ADs são parte da solução?
Que caminhos? Que perfis? Que estratégias?
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O desafio “O grande desafio que o Brasil enfrenta é alcançar a necessária lucidez para concatenar energias e orientá-las politicamente, com clara consciência dos riscos de retrocesso e das possibilidades de liberação que eles ensejam”. Darcy Ribeiro
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Desafio brasileiro: educação profissional
A qualificação de gestores sociais para o desenvolvimento territorial - ADs TAREFA COMPARTILHADA Qualificar o gestor, profissionalizar ADs
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ADs? Gestores sociais do desenvolvimento territorial POR QUE? O QUE?
QUEM? ADs? COMO? PARA QUEM? Mandala: Carmem Penido 26
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Qualificar o gestor social do desenvolvimento teritorial
Desafios 2012/ 2022 Qualificar o gestor social do desenvolvimento teritorial Que papéis? Líder? Gerente? Empreendedor? Gravura: Tarsila de Amaral AD, um mediador? Que itinerários formativos?
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Dimensões da Gestão Social do Desenvolvimento Territorial
Figura 2: Dimensões da Gestão Social Fonte: Elaboração própria
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PNGATI - Gestão Ambiental e Territorial sociais Terra Indígena
“Pare de fingir de governar, temos representantes suficientes nos 03 poderes que pensar e agir por si mesmos. O desenvolvimento sustentável não deve ser interpretado e conduzido pela ótica do crescimento econômico, pelo ganho com o aumento da riqueza e sim no sentido de promover o viver bem e a soberania popular” Sônia Guajajara Líder Guajajara e membro do APIB
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Mapeamento de domínios de competência
do gestor social do desenvolvimento O gestor é um estrategista da inovação e desenvolvimento socioterritorial identificar contextos, relações, atores formalizando programas e projetos apoiando a implementação regulando, controlando e avaliando resultados 2. O gestor é um mediador entre atores, instituições e suas representações, entre níveis de poder e representações territoriais eticamente determinado e estrategicamente orientado à promoção do desenvolvimento de indivíduos, grupos e coletividades mobilizando e articulando ações em diversas escalas territoriais e formas organizacionais, gerando aprendizagem individual e coletiva
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Mapeamento de domínios de competência
do gestor social do desenvolvimento 3. O gestor é um dirigente liderando pessoas, grupos e coletivos com sentido político e sensibilidade nas relações de poder capaz de articular interesses e gerenciar conflitos capaz de alocar e gerir recursos 4. O gestor é um avaliador capaz de regular processos e ações, recursos capaz de redirecionar cursos de ação
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Promovendo o desenvolvimento socioterritorial
Mapeamento de domínios de competência do gestor social do desenvolvimento – um AD? Criando, testando e aplicando tecnologias sociais na construção de designs socioterritoriais para Integrar, eficaz e efetivamente, estruturas de governo em escalas de poder e diversas culturas Promovendo o desenvolvimento socioterritorial Sendo um Agente de Transfortmações
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Competências em Gestão Social do Desenvolvimento Territorial
1. Elaborar e gerir projetos de intervenção e mudança em contextos socioterritoriais de diferentes escalas de poder (locais, regionais, nacionais e/ou internacionais), incluindo etapas de planejamento e avaliação de processos, de resultados e de impactos; 2. Elaborar diagnóstico, valendo-se do conhecimento, de instrumentos institucionais e tecnológicos e de recursos metodológicos produzidos em diversos campos do saber, integrando-os e articulando-os, de acordo com as características do contexto de intervenção; 3. Sistematizar práticas de desenvolvimento e gestão social, reconhecendo instrumentos e saberes (lições e ensinamentos) relacionados a elas;
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Competências em Gestão Social do Desenvolvimento Territorial
4. Gerir criativamente organizações e interorganizações em diferentes dimensões de tempo e espaço; 5. Potencializar espaços de aprendizagem, por meio do engajamento nas oportunidades oferecidas pelo curso e na busca ativa para estabelecer relações com pessoas e organizações envolvidas em práticas relacionadas a sua área de atuação; criando comunidade de práticas e interesses nacionais e internacionais. 6. Difundir socialmente os conhecimentos e práticas.
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De onde Falamos?
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Territórios de Identidade
Onde estamos? Salvador BAHIA
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LABOR Ignacy Sachs
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PDGS LABOR 2002 2012 Mestrado Profissional (Pres) Especialização
Programa de Formação Profissional em Gestão Social para o Desenvolvimento Banco de Tecnologias para Ensino Digital Mestrado Profissional (Pres) Pesquisa Aplicada Residência Social Curso Superior Tecnológico Especialização Banco de Tecnologias para Ensino Digital Extensão Desenvolvimento e Qualificação Territorial Cerca de 4000 alunos formados pelo PDGS (2002 a 2011) Governo Empresas Sociedade Civil
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Curso de Graduação - Mapa Curricular
DESENVOLVIMENTO Oficinas CRIATIVIDADE S1 S2 S3 Tc1 Gestão Pública Tc2 Indivíduo, Sociedade e território Desenvolvimento Social Oficina Oficina Gestão Social Tc3 Residência Social 2009 2010 Tcn INSTRUMENTAÇÃO TERRITÓRIO 2011 Seminários 2009 Pesquisa, Difusão Social TCC APLICAÇÃO
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MSA/ Especialização - Mapa Curricular
Residência Social (Brasil) 90 H S1 S2 S3 8h 8h 8h O território como espaço de gestão sustentável Responsabilidade Socioambiental e Ecoeficiência Gestão Integrada de Territórios Instruementos Normas em DTS Estratégias oficina oficina oficina Relatório de projeto 60h 90h 90h 90h Seminários de integração do desenvolvimento territorial 16h Projeto Intervenção Projeto Intervenção Projeto Intervenção Exploração Desenvolvimento Proposta integrada
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MBA DRS: Desenho curricular do curso
MÓDULO 3 34 h MÓDULO 1 68 h MÓDULO 5 119 h Desenvolvimento Territorial e Regional Sustentável Urbano e Rural Introdução a Gestão do Desenvolvimento Territorial e atuação do BB e da CEF em desenvolvimento sustentável Gestão do Desenvolvimento Socioterritorial e Formas Organizacionais MÓDULO 7 85 h AMBIENTAÇÃO EAD 17 h Residência Social e TACC (40h de vivências) MÓDULO 2 119 h MÓDULO 6 34 h MÓDULO 4 68 h Formação Gerencial Avaliação do Desenvolvimento Socioterritorial Estado, Sociedade e Políticas de Desenvolvimento 41
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Aplicação Procedimentos Sistemáticas
Desenvolvimento , Criatividade S4 Oficinas S5 S1 S2 S3 TC1 Tecnologias Sociais Indivíduo, Socieade e empresa Sustentabilidade, Cultura, ambiente e diversidade Estratégias e instrumentos TC2 oficina oficina TC3 120h 120h 105h TCn Residência Social (Brasil) 105 H INSTRUMENTAÇÃO TERRITÓRIO 90h Seminários Pesquisa 1 Pesquisa 2 Pesquisa 3 Pesquisa 4 Aplicação Procedimentos Sistemáticas
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Programa LABOR Ignacy Sachs
FORMAÇÃO DE GESTORES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
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Questões: Como qualificar gestores do desenvolvimento territorial?
Como inovar em designs de ensino/ pesquisa/ difusão social? Como construir o institucionalizar espaços de inovação em uma universidade pública? Como contribuir para o desenvolvimento social de territórios? Como interiorizar/ internacionalizar?
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Estratégias em 2012/ 2022: Desenvolvimento territorial
Diversidade e Convergência Interiorização Internacionalização Convergência produtiva para o desenvolvimento territorial Aprendizagem para convergência tecnológica PARCERIAS ESTRATÉGICAS INTERNACIONAIS, NACIONAIS, REGIONAIS E LOCAIS COM INSTITUIÇÕES REPRESENTATIVAS DA CONVERGÊNCIA SOCIEDADE. GOVERNO E EMPRESAS PROGRAMA LABOR IGNACY SACHS
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Parcerias: NPGA ADM/ Grad ADM/ Sec Inst. de Psicologia
Fórum de Educação Profissional Fórum de Mestrados Profissionais Academia de Ciências da Bahia UNILAB PRÓ-ADM/ CAPES: Universidade Federal do Ceará/ Campus Cariri Universidade Federal de Sergipe PUC/ São Paulo PRÓ-CULTURA/ CAPES: USP UFRGS Télé-Université (TELUQ) Cátedra Universitè Paris-Dauphine Université de Montréal
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SE SP SC RS PROGRAMA LABOR Ensino + Inovação BA África CE* Europa
Recôncavo* SE Graduação Tecnológica Extremo Sul? Extensão SP Especialização Agreste? Mestrado Profissional SC Barreiras? ? *Parceria UNILAB RS América do Sul América do Norte Outras parcerias: TELUQ, Paris Dauphine, UBA, Universidade de Angola, PUC/SP, UFC/Cariri, UFS, UFSC, UFRGS
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LABOR: coesão e difusão em construção compartilhada
PROGRAMA LABOR Ensino + Inovação Co-criação e coesão
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Foco central Implantação das unidades dos Laboratórios de Inovação Empreendedora e Tecnologias Sociais que permita o desenvolvimento de cursos a distancia, bimodais e presenciais de forma a propiciar que as lideranças dos diferentes territórios possam transitar por diferentes itinerários formativos em processo de educação profissional continuada.
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Agentes do Desenvolvimento Territorial
Público alvo Gestores sociais Jovens ingressantes no ensino superior e lideranças sociais nos territórios Gestores de empresas com atuação nos territórios Gestores públicos governamentais municipais, estaduais e feder Agentes do Desenvolvimento Territorial
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Trilhas Curriculares T(n)
Gestão Criativa, Diversidade e Interculturalidade Gestão de Políticas Públicas, Programas e Projetos Gestão Ambiental Gestão da Responsabilidade Social Gestão de Riscos Sistema Normativo de RSA Gestão de Movimentos Sociais Gestão de Empreendimentos Solidários Gestão de Cooperativas Gestão de Micro e Pequenas Empresas Gestão de Movimentos Sociais Gestão de Cidades Gestão de Serviços (águas, resíduos, redes) Gestão da Mobilidade no Território Gestão de Redes Gestão da Inovação Territorial Gestão da Comunicação e Tecnologias de Desenvolvimento Territorial .... T(n)
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Casos como estratégias de ensino
Península de Itapagipe, Salvador/ Bahia: Incubadora de Núcleos Produtivos Associativos Figura 1: Imágenes de la Península de Itapagipe Fuente: wikipedia
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Casos como estratégias de ensino
Florestas tropicais
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Estrutura da Educação Brasileira
O PDGS e o LABOR atendem aos princípios da proposta do PNPG 2005/2010 no que se refere à criação de programas estratégicos especiais e ao PNPG como programa de educação profissional integrado (de GST a PG) Estrutura da Educação Brasileira
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taniafischer@ciags.org.br | 71 3331.2949
MUITO OBRIGADA! |
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