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4 de dezembro de de maio de 2006

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Apresentação em tema: "4 de dezembro de de maio de 2006"— Transcrição da apresentação:

1 4 de dezembro de 2006 30 de maio de 2006
Estudo sobre o Grau de Prontidão para a Inovação no Governo do Estado de São Paulo Resultados e Propostas 4 de dezembro de 2006 30 de maio de 2006

2 Objetivos do Projeto Sensibilizar gestores e servidores sobre os benefícios da Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) Estimular o debate sobre as práticas da Administração Pública relacionadas ao tema Realizar diagnóstico amplo e identificar boas práticas relacionadas à Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) em secretarias e órgãos do Governo do Estado de São Paulo Elaborar Relatos de Caso sobre as práticas de destaque identificadas Desenvolver diretrizes para a adoção sustentada da Gestão do Conhecimento e da Inovação no Governo do Estado de São Paulo Formatar Programas de Capacitação para melhoria da Gestão Pública do Estado

3 Agenda Abertura Metodologia Diagnóstico Comparação Internacional
Relatos de Caso Desafios Diretrizes Debate e Encerramento

4 Estudos de Casos e Audiovisuais
Metodologia Palestras internacionais para sensibilização – Etienne Wenger e Karl Wiig Preparação Avaliação de Maturidade do Governo do Estado em Gestão do Conhecimento e Inovação (21 secretarias do Governo do Estado de São Paulo) Diagnóstico Seleção de Boas Práticas Elaboração de Relatos dos Casos Produção de Audiovisuais Estudos de Casos e Audiovisuais Proposição de Diretrizes Diretrizes

5 Metodologia Avaliação de Maturidade:
Participação de profissionais de 21 secretarias e órgãos do Governo do Estado Sessões de discussão estruturada apoiadas por software Duas rodadas de avaliação por sessão: os próprios profissionais avaliaram realidade de suas secretarias com base no Modelo de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação (GCI) Identificação de Boas Práticas: a partir dos argumentos relatados nas sessões de avaliação Relatos de Casos e Audiovisuais: casos de destaque selecionados a partir das boas práticas identificadas Diretrizes: discussões e proposições com base no diagnóstico de maturidade e práticas de destaque internacionais em Gestão do Conhecimento e Inovação na administração pública

6 Metodologia: Modelo de Maturidade
A adoção de um Modelo de Maturidade proporciona: Uma plataforma para discussões estruturadas Um referencial para identificar e diagnosticar os fatores influenciadores Um referencial para identificar e diagnosticar as práticas inovadoras Critérios para direcionar estratégias e esforços de desenvolvimento

7 Modelo de Maturidade O Modelo de Maturidade utilizado contem seis dimensões Governança Cultura Gestão da Informação Redes de Colaboração Aprendizado Métricas

8 Modelo de Maturidade em Gestão do Conhecimento e Inovação
5 4 3 2 1 Governança Cultura Gestão da Informação Redes de Colaboração Aprendizado Métricas A Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) está estruturada, com responsabilidades definidas e claramente vinculada aos objetivos e processos estratégicos da organização. A Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) está incorporada aos valores fundamentais da organização. Líderes da organização suportam ativamente a GCI, a aprendizagem organizacional e a inovação. O portal corporativo está desenvolvido com perfis bem definidos, acesso fácil a documentos, e é a principal fonte de informação dos funcionários para o dia-a-dia de trabalho. As redes colaborativas formais são estratégicas e extrapolam a própria organização, envolvendo outras organizações, parceiros, clientes, fornecedores. Processos de aprendizagem e inovação são tratados como vitais para a organização. Pensamento sistêmico e visão de learning organization permeiam as decisões e as práticas gerenciais O modelo de gestão da organização incorpora métricas claramente associadas à Gestão do Conhecimento, da Inovação e do Capital Intelectual Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) é formalizada com abrangência corporativa, com responsabilidades, metas e recursos bem definidos. Os conceitos e práticas de GCI estão amplamente disseminados. Falta de transparência e compartilhamento não são comportamentos aceitos na organização. Há processos definidos e disciplina para organizar, classificar e avaliar conteúdos e documentos ao nível das equipes, departamentos e da organização como um todo. Comunidades de prática estão alinhadas aos principais objetivos estratégicos da organização e têm uma governança formal dedicada. Aprendizado e melhoria contínua gerados nos projetos e processos de trabalho estão sistematizados e são incorporados por toda a organização. Avaliação de desempenho dos colaboradores está claramente associada à GCI e aos processos de aprendizagem individuais e organizacionais A GCI tem processos e/ou responsabilidades instituídos formalmente, com alcance limitado a uma área ou a questões táticas / operacionais Compartilhamento de conhecimentos acontece em diversos projetos ou atividades. Aprendizagem coletiva ocorre de forma estruturada com apoio da organização. Há processos contínuos para a Gestão de Conteúdo e de Documentos adotados em algumas áreas. Algumas redes e comunidades de aprendizagem estão formalizadas e apoiadas pela organização (inclusivamente tecnologicamente) Sistemas de informação, redes de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos fazem parte do aprendizado de indivíduos e equipes. Avaliações quantitativas e qualitativas formais são realizadas de forma regular, e incluem critérios relacionados à aprendizagem e inovação. O tema Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) começa a aparecer em comunicados e documentos oficiais e/ou em projetos ou processos isolados Algumas ações de compartilhamento e formas de aprendizado além da “sala de aula” são apoiadas pela organização. Alguns tipos de informação (ex: Políticas, Normas, documentos oficiais, etc.) estão centralizados e bem organizados. Existem algumas redes e comunidades estabelecidas na organização para troca de informações e experiências. Aprendizado é estruturado a partir de modelo de competências, combinando sala de aula e outras atividades. Avaliações quantitativas e qualitativas formais são realizadas em alguns projetos, e consideram critérios de aprendizagem, compartilhamento de conhecimentos e inovação. Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) ainda é um assunto disperso na organização, sem responsabilidades definidas e desvinculado dos objetivos estratégicos “Conhecimento é poder”. Aprendizagem é apenas individual, com foco operacional e de curto prazo Informação tem gerenciamento pouco estruturado e está dispersa nos arquivos e computadores dos indivíduos ou áreas Prevalecem as redes de contatos informais. Aprendizado é limitado aos treinamentos providos pela área de RH Avaliações de desempenho são informais e sem regularidade. Aprendizagem, compartilhamento de conhecimentos e inovação não são considerados.

9 Agenda Abertura Metodologia Diagnóstico Comparação Internacional
Relatos de Caso Desafios Diretrizes Debate e Encerramento

10 Governança: Diagnóstico
Definição: Sistema que estabelece claramente estruturas, normas, processos e responsáveis pela Gestão do Conhecimento e da Inovação na organização. Envolve papéis, objetivos, responsabilidades, rotinas, critérios, ferramentas e processos compartilhados de decisão. Nível 5 A Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) está estruturada, com responsabilidades definidas e claramente vinculada aos objetivos e processos estratégicos da organização. 4 Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) é formalizada com abrangência corporativa, com responsabilidades, metas e recursos bem definidos. 3 A GCI tem processos e/ou responsabilidades instituídos formalmente, com alcance limitado a uma área ou a questões táticas / operacionais 2 O tema Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) começa a aparecer em comunicados e documentos oficiais e/ou em projetos ou processos isolados 1 Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) ainda é um assunto disperso na organização, sem responsabilidades definidas e desvinculado dos objetivos estratégicos Governança Média no diagnóstico: 2,3 10

11 Cultura Organizacional: Diagnóstico
Nível 5 A Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) está incorporada aos valores fundamentais da organização. Líderes da organização suportam ativamente a GCI, a aprendizagem organizacional e a inovação. 4 Os conceitos e práticas de GCI estão amplamente disseminados. Falta de transparência e compartilhamento não são comportamentos aceitos na organização. 3 Compartilhamento de conhecimentos acontece em diversos projetos ou atividades. Aprendizagem coletiva ocorre de forma estruturada com apoio da organização. 2 Algumas ações de compartilhamento e formas de aprendizado além da “sala de aula” são apoiadas pela organização. 1 “Conhecimento é poder”. Aprendizagem é apenas individual, com foco operacional e de curto prazo. Cultura Organizacional Definição: Forma predominante como as pessoas pensam, agem e se relacionam em uma organização. Abrange modelo mental, valores e crenças, regras e normas de conduta. Nesta discussão, nos referimos particularmente àqueles aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento e da Inovação. Média no diagnóstico: 2,3 11

12 Gestão da Informação: Diagnóstico
Definição: Conjunto de normas, procedimentos, ferramentas e sistemas utilizados para o gerenciamento de dados e informações da organização. Abrange plataformas tecnológicas, software, sistemas e aplicativos de tecnologia de informação. Gestão da Informação Nível 5 O portal corporativo está desenvolvido com perfis bem definidos, acesso fácil a documentos, e é a principal fonte de informação dos funcionários para o dia-a-dia de trabalho. Nível 4 Há processos definidos e disciplina para organizar, classificar e avaliar conteúdos e documentos ao nível das equipes, departamentos e da organização como um todo. Nível 3 Há processos contínuos para a Gestão de Conteúdo e de Documentos adotados em algumas áreas. Nível 2 Alguns tipos de informação (ex: Políticas, Normas, documentos oficiais, etc) estão centralizados e bem organizados. Média no diagnóstico: 2,8 Nível 1 Informação tem gerenciamento pouco estruturado e está dispersa nos arquivos e computadores dos indivíduos ou áreas. 12

13 Redes de Colaboração: Diagnóstico
Nível 5 As redes colaborativas formais são estratégicas e extrapolam a própria organização, envolvendo outras organizações, parceiros, clientes, fornecedores. 4 Comunidades de prática estão alinhadas aos principais objetivos estratégicos da organização e têm uma governança formal dedicada. 3 Algumas redes e comunidades de aprendizagem estão formalizadas e apoiadas pela organização (inclusive tecnologicamente) 2 Existem algumas redes e comunidades estabelecidas na organização para troca de informações e experiências. 1 Prevalecem as redes de contatos informais. Redes de Colaboração Definição: Conjunto organizado de múltiplos relacionamentos entre pessoas, equipes e organizações que colaboram compartilhando informações, conhecimentos e experiências e/ou atuando em conjunto com objetivos específicos. Média no diagnóstico: 2,4 13

14 Aprendizado: Diagnóstico
Nível 5 Processos de aprendizagem e inovação são tratados como vitais para a organização. Pensamento sistêmico e visão de learning organization permeiam as decisões e as práticas gerenciais 4 Aprendizado e melhoria contínua gerados nos projetos e processos de trabalho estão sistematizados e são incorporados por toda a organização. 3 Sistemas de informação, redes de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos fazem parte do aprendizado de indivíduos e equipes. 2 Aprendizado é estruturado a partir de modelo de competências, combinando sala de aula e outras atividades. 1 Aprendizado é limitado aos treinamentos providos pela área de RH. Aprendizado Definição: Processo de internalização de conhecimentos por meio da observação, estudo e apreensão de significados e conteúdos relacionados a um tema ou processo específico. Abrange sistemas e processos de compartilhamento e incorporação de conhecimentos pelas pessoas, equipes e organização. Média no diagnóstico: 2,0 14

15 Métricas: Diagnóstico
Nível 5 O modelo de gestão da organização incorpora métricas claramente associadas à Gestão do Conhecimento, da Inovação e do Capital Intelectual. 4 Avaliação de desempenho dos colaboradores está claramente associada à GCI e aos processos de aprendizagem individuais e organizacionais. 3 Avaliações quantitativas e qualitativas formais são realizadas de forma regular, e incluem critérios relacionados à aprendizagem e inovação. 2 Avaliações quantitativas e qualitativas formais são realizadas em alguns projetos, e consideram critérios de aprendizagem, compartilhamento de conhecimentos e inovação. 1 Avaliações de desempenho são informais e sem regularidade. Aprendizagem, compartilhamento de conhecimentos e inovação não são considerados. Métricas Definição: Conjunto de critérios e referências para medição de desempenho de indivíduos, equipes, processos ou de toda a organização. Compreende a quantificação e/ou qualificação da eficiência (“forma de fazer”) e da eficácia (“resultados obtidos”) relacionados às iniciativas e processos de Gestão do Conhecimento e da Inovação. Média no diagnóstico: 1,5 15

16 Nível de Maturidade do Governo do Estado de SP
5 4 3 2 1 Governança Cultura Gestão da Informação Redes de Colaboração Aprendizado Métricas A Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) está estruturada, com responsabilidades definidas e claramente vinculada aos objetivos e processos estratégicos da organização. A Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) está incorporada aos valores fundamentais da organização. Líderes da organização suportam ativamente a GCI, a aprendizagem organizacional e a inovação. O portal corporativo está desenvolvido com perfis bem definidos, acesso fácil a documentos, e é a principal fonte de informação dos funcionários para o dia-a-dia de trabalho. As redes colaborativas formais são estratégicas e extrapolam a própria organização, envolvendo outras organizações, parceiros, clientes, fornecedores. Processos de aprendizagem e inovação são tratados como vitais para a organização. Pensamento sistêmico e visão de learning organization permeiam as decisões e as práticas gerenciais O modelo de gestão da organização incorpora métricas claramente associadas à Gestão do Conhecimento, da Inovação e do Capital Intelectual Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) é formalizada com abrangência corporativa, com responsabilidades, metas e recursos bem definidos. Os conceitos e práticas de GCI estão amplamente disseminados. Falta de transparência e compartilhamento não são comportamentos aceitos na organização. Há processos definidos e disciplina para organizar, classificar e avaliar conteúdos e documentos ao nível das equipes, departamentos e da organização como um todo. Comunidades de prática estão alinhadas aos principais objetivos estratégicos da organização e têm uma governança formal dedicada. Aprendizado e melhoria contínua gerados nos projetos e processos de trabalho estão sistematizados e são incorporados por toda a organização. Avaliação de desempenho dos colaboradores está claramente associada à GCI e aos processos de aprendizagem individuais e organizacionais A GCI tem processos e/ou responsabilidades instituídos formalmente, com alcance limitado a uma área ou a questões táticas / operacionais Compartilhamento de conhecimentos acontece em diversos projetos ou atividades. Aprendizagem coletiva ocorre de forma estruturada com apoio da organização. Há processos contínuos para a Gestão de Conteúdo e de Documentos adotados em algumas áreas. Algumas redes e comunidades de aprendizagem estão formalizadas e apoiadas pela organização (inclusivamente tecnologicamente) Sistemas de informação, redes de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos fazem parte do aprendizado de indivíduos e equipes. Avaliações quantitativas e qualitativas formais são realizadas de forma regular, e incluem critérios relacionados à aprendizagem e inovação. O tema Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) começa a aparecer em comunicados e documentos oficiais e/ou em projetos ou processos isolados Algumas ações de compartilhamento e formas de aprendizado além da “sala de aula” são apoiadas pela organização. Alguns tipos de informação (ex: Políticas, Normas, documentos oficiais, etc.) estão centralizados e bem organizados. Existem algumas redes e comunidades estabelecidas na organização para troca de informações e experiências. Aprendizado é estruturado a partir de modelo de competências, combinando sala de aula e outras atividades. Avaliações quantitativas e qualitativas formais são realizadas em alguns projetos, e consideram critérios de aprendizagem, compartilhamento de conhecimentos e inovação. Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) ainda é um assunto disperso na organização, sem responsabilidades definidas e desvinculado dos objetivos estratégicos “Conhecimento é poder”. Aprendizagem é apenas individual, com foco operacional e de curto prazo Informação tem gerenciamento pouco estruturado e está dispersa nos arquivos e computadores dos indivíduos ou áreas Prevalecem as redes de contatos informais. Aprendizado é limitado aos treinamentos providos pela área de RH Avaliações de desempenho são informais e sem regularidade. Aprendizagem, compartilhamento de conhecimentos e inovação não são considerados.

17 Diagnóstico Geral Pouca interação estruturada entre os órgãos, limitando o compartilhamento do conhecimento Esforços embrionários de disseminação de aprendizados, práticas e melhorias Falta de diretrizes e responsabilidades claras relativas à Gestão do Conhecimento e à Inovação Cultura predominante não privilegia o compartilhamento de conhecimentos, as iniciativas de melhorias ou a colaboração em redes Identificação de alguns processos de gestão da informação para promover acesso e compartilhamento de conhecimentos e práticas Falta de métricas de avaliação relacionadas à criação, compartilhamento e aplicação do conhecimento, visando à eficácia e à inovação

18 ...mas há muita coisa boa acontecendo também

19 Boas Práticas Identificadas
SECRETARIA PRÁTICAS IDENTIFICADAS Economia e Planejamento Gestão de Informação: integração de informações de PPA e Orçamento. Redes: grupos setoriais de planejamento. Administração Penitenciária Diretrizes de informatização, Gestão de Unidades Prisionais (Governança); Reuniões de integração (Cultura); Rodízio de funcionários, Treinamento Contínuo e EAD (Aprendizado); Portal de integração de processos das unidades prisionais, Centralização de Emissão de Documentos (Gestão da Informação) Assistência e Desenvolvimento Social Planos Regionais de Assistência Social (CULTURA); Rede Social São Paulo (REDES) Agricultura e Abastecimento Apta / Grupos de Gestão Estratégica, TI, Ação Estratégica (GOVERNANÇA e REDES); Codasp / Plano Anual de Treinamento (APRENDIZADO) Casa Civil Prêmio Mario Covas; Prêmio Gestão (Aprendizado e Redes); Siap - sistema com dados funcionais de todos os servidores; Portal do Acervo Artístico e Cultural (Gestão da Informação e Redes) Transportes Comitê de Gestão com reuniões radiais (Governança e Redes). Habitação Sistema de Gestão Documental (GOVERNANÇA) / Implantação do PIC (Portal de Inteligência Corporativa) com informações de produção e da área financeira (CULTURA) / Reformulação do Portal Intranet, com informações aos colaboradores da CDHU (CULTURA) / Sistema de Contratações (REDES)

20 Boas Práticas Identificadas
SECRETARIA PRÁTICAS IDENTIFICADAS Fazenda Programa de Modernização (GOVERNANÇA) / Existe a Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Modernização Fazendária (GOVERNANÇA)/ Prêmio de Melhores Práticas da Fiscalização (CULTURA) / Jornal da CAT (CULTURA) / Estruturas como Controle de Documentos (GDOC) e Datawahouse (DW) (GESTÂO DA INFORMAÇÃO) / FAZESP (Escola Fazendária) (APRENDIZADO) Emprego e Relações do Trabalho Comissões Municipais de Emprego, que envolvem troca de informações e experiências para a capacitação da população em um determinado município (REDES) / Redes vivas estruturadas em programas como Banco do Povo (REDES) Justiça e Defesa da Cidadania Programa CIC (Centros de Integração do Cidadão) governança, cultura e redes. Energia e Recursos Hídricos e Saneamento Câmaras Técnicas (como Câmaras de Saneamento, SIGRH -Sistema de Gestão Integrada de Recursos Hídricos) são exemplos de comunidades de prática e aprendizagem. Verificar Órgãos ou Empresas ligadas à Secretaria. Educação Núcleos de Tecnologia, Oficina Pedagógica (distribuição de conhecimento disciplinar), Rede do Saber e Rede dos assistentes do planejamento (REDES). SIE - Sistema de Informação Escolar (Gestão da Informação).

21 Boas Práticas Identificadas
SECRETARIA PRÁTICAS IDENTIFICADAS Meio Ambiente Sistema Ecoturismo, Comitês de Gestão Estratégica, de Capacitação, de Gestão de Informática (Governança); Plano de Capacitação Bianual, Comitês de Capacitação com compartilahmento de aprendizado (Aprendizado); CetesbNet (Gestão da Informação); Redes de Gerenciamento Costeiro, Licenciamento Ambiental, Guarani, Matas Ciliares etc; Fóruns Eletrônicos (Redes); Cetesb: avaliação de capacitação, aplicabilidade, manutenção de competências (Métricas). Procuradoria Geral do Estado Portal da Procuradoria (Gestão da informação); Modelo de gestão da Secretaria (Governança). Turismo Jornada de Desenvolvimento do Turismo Paulista, Criação de Macrorregiões, com Conselhos Regionais (Governança) Saúde Portal do Conhecimento em Saúde, Portal dos Medicamentos, Portal Corporativo da Saúde (Gestão da Informação); Biblioteca SES (Aprendizado); Programa de Saúde da Família (Redes). Cultura GED, redes do governo, integração das informações de museus (Gestão da Informação); grupos e comissões temáticos (dança, cinema, teatros, literatura etc) (Governança).

22 Boas Práticas Identificadas
SECRETARIA PRÁTICAS IDENTIFICADAS Segurança Pública Modelo de gestão (Governança e Redes); Integração PMESP e Polícia Civil (gestão da Informação); Programas de Educação PMESP (Aprendizado e Métricas). Transportes Metropolitanos Intranet e portal Metrô (Gestão da Informação); Grupos formais e informais para compartilhamento de conhecimento e experiências (Redes e Aprendizado); Comitê de Grandes Operadoras de Metros (COMET), Associacção Latino Americana de Metros y Suterraneos (Alamys), União Internacional de Transporte Publico (UITP), Grupo de Software do GETIC, Grupo tecnico de Teleprocessamento, Observatório da Demanda (Redes e Gesão da Informação).

23 Reflexão: Gestão do Conhecimento e Inovação na Administração Pública
Por que as organizações devem colocar aprender e inovar como prioridades de agenda? Qual o potencial existente à medida que o compartilhamento de boas práticas seja institucionalizado? Quais os mitos que devem ser quebrados sobre o potencial e motivação do servidor público? Quais as conseqüências para as organizações que ignorarem os novos desafios da sociedade do conhecimento? Quais as recentes experiências mais significativas quanto à GCI na administração pública no mundo?

24 Agenda Abertura Metodologia Diagnóstico Comparação Internacional
Relatos de Caso Desafios Diretrizes Debate e Encerramento

25 Gestão do Conhecimento nos Governos dos países da OCDE
KM Practices in 140 government organizations (Ministries/Departments/Agencies of Central Government), OECD, GOV/PUMA (2003)1, 27th Session of the Public Management Committee, 3-4 April, 2003

26 Importantes Fatores que Motivam a Implementação de GC
Gestão do Conhecimento nos Governos dos países da OCDE Importantes Fatores que Motivam a Implementação de GC Melhoria de eficiência do trabalho e produtividade Aumento da transparência: agilidade no compartilhamento externo de informações Aumento da horizontalidade e descentralização de autoridade Promoção do conceito de “lifelong learning” Melhoria dos relacionamentos e confiança dentro da organização e entre diferentes organizações Tornar as organizações públicas mais atrativas para talentos Source: KM Practices in 140 government organizations )Ministries/Departments/Agencies of Central Government), OECD, GOV/PUMA (2003)1, 27th Session of the Public Management Committee, 3-4 April, 2003

27 Gestão do Conhecimento nos Governos dos países da OCDE
Source: KM Practices in 140 government organizations )Ministires/Departments/Agencies of Central Government), OECD, GOV/PUMA (2003)1, 27th Session of the Public Management Committee, 3-4 April, 2003

28 Gestão do Conhecimento nos Governos dos países da OCDE
Source: KM Practices in 140 government organizations )Ministries/Departments/Agencies of Central Government), OECD, GOV/PUMA (2003)1, 27th Session of the Public Management Committee, 3-4 April, 2003

29 Gestão do Conhecimento nos Governos dos países da OCDE
Source: KM Practices in 140 government organizations )Ministries/Departments/Agencies of Central Government), OECD, GOV/PUMA (2003)1, 27th Session of the Public Management Committee, 3-4 April, 2003

30 Gestão do Conhecimento nos Governos dos países da OCDE
Responsabilidade pela Gestão da Informação e do Conhecimento e Práticas de Transferência de Conhecimento Source: KM Practices in 140 government organizations )Ministries/Departments/Agencies of Central Government), OECD, GOV/PUMA (2003)1, 27th Session of the Public Management Committee, 3-4 April, 2003

31 Agenda Abertura Metodologia Diagnóstico Comparação Internacional
Relatos de Caso Desafios Diretrizes Discussão e Encerramento

32 Desafios Como potencializar os processos de criação, compartilhamento e utilização do conhecimento para aprimorar a gestão pública e os serviços ao cidadão? Como estabelecer responsabilidades e papéis relacionados à geração, compartilhamento e desenvolvimento de conhecimentos no âmbito do Governo do Estado? Como introduzir a Gestão de Conhecimento e a Inovação na pauta dos gestores públicos? Como valorizar a aprendizagem, o compartilhamento de conhecimentos e experiências e a inovação no âmbito do Governo do Estado? Como garantir que o foco dos esforços atuais em gestão de informação estejam direcionados para aprimorar processos e compartilhamento de informações, e não apenas a sistemas e equipamentos?

33 Desafios Como as redes de colaboração podem contribuir para processos de aprendizagem e melhorias dentro e entre secretarias do Governo? Como estimular o auto-aprendizado contínuo e pró-ativo, buscando inseri-lo na rotina do trabalho dos servidores, tanto no âmbito individual como na dimensão organizacional? Como estabelecer métricas simples e relevantes para a aprendizagem e a inovação no âmbito do Governo e das Secretarias? Como abordar a Gestão do Conhecimento e a Inovação de forma sistêmica, e não fragmentada, no Governo do Estado de São Paulo? Conhecimentos tácitos e explícitos – aprendizado na diversidade

34 Agenda Abertura Metodologia Diagnóstico Comparação Internacional
Relatos de Caso Desafios Diretrizes Discussão e Encerramento

35 Governança: Diretrizes
Estabelecer um modelo de governança que oriente a gestão do conhecimento e fomente a inovação no âmbito do Governo do Estado Criar grupos setoriais de inovação e criatividade Criar “Laboratório de Inovação” em Gestão Pública, para suporte às ações dos grupos setoriais Criar “Fábrica de Inovação” na prestação de serviços públicos Nível 5 A Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) está estruturada, com responsabilidades definidas e claramente vinculada aos objetivos e processos estratégicos da organização. Nível 4 Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) é formalizada com abrangência corporativa, com responsabilidades, metas e recursos bem definidos. Nível 3 A GCI tem processos e/ou responsabilidades instituídos formalmente, com alcance limitado a uma área ou a questões táticas / operacionais Nível 2 O tema Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) começa a aparecer em comunicados e documentos oficiais e/ou em projetos ou processos isolados Criação dos grupos setoriais de inovação e criatividade Nível 1 Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) ainda é um assunto disperso na organização, sem responsabilidades definidas e desvinculado dos objetivos estratégicos 35

36 Cultura Organizacional: Diretrizes
Nível 5 A Gestão do Conhecimento e da Inovação (GCI) está incorporada aos valores fundamentais da organização. Líderes da organização suportam ativamente a GCI, a aprendizagem organizacional e a inovação. 4 Os conceitos e práticas de GCI estão amplamente disseminados. Falta de transparência e compartilhamento não são comportamentos aceitos na organização. 3 Compartilhamento de conhecimentos acontece em diversos projetos ou atividades. Aprendizagem coletiva ocorre de forma estruturada com apoio da organização. 2 Algumas ações de compartilhamento e formas de aprendizado além da “sala de aula” são apoiadas pela organização. 1 “Conhecimento é poder”. Aprendizagem é apenas individual, com foco operacional e de curto prazo. Cultura Organizacional Implementar iniciativas que valorizem os princípios fundamentais da gestão pública, tais como a ética, a transparência, a universalização dos serviços, a qualidade e o desenvolvimento Incentivar o estabelecimento de um ambiente de trabalho que valorize o indivíduo e estimule o desenvolvimento de suas potencialidades Fomentar projetos e processos que privilegiem o trabalho em equipe e a aprendizagem coletiva Registrar a trajetória de evolução dos servidores públicos com a criação do “Memorial do Servidor” Elaborar e divulgar estudos de caso 36

37 Gestão da Informação: Diretrizes
Nível 5 O portal corporativo está desenvolvido com perfis bem definidos, acesso fácil a documentos, e é a principal fonte de informação dos funcionários para o dia-a-dia de trabalho. 4 Há processos definidos e disciplina para organizar, classificar e avaliar conteúdos e documentos ao nível das equipes, departamentos e da organização como um todo. 3 Há processos contínuos para a Gestão de Conteúdo e de Documentos adotados em algumas áreas. 2 Alguns tipos de informação (ex: Políticas, Normas, documentos oficiais, etc) estão centralizados e bem organizados. 1 Informação tem gerenciamento pouco estruturado e está dispersa nos arquivos e computadores dos indivíduos ou áreas. Gestão da Informação Desenvolver um ambiente virtual que possibilite o acesso e o compartilhamento de informações e práticas (Intranets, Portais, padrões abertos, integração de bases, Interoperabilidade) Propor e implementar políticas de organização e gestão de conteúdos e documentos nos processos críticos de cada secretaria, envolvendo diversas áreas além da Tecnologia da Informação Treinar equipes em métodos de taxonomia, arquitetura de informação e usabilidade 37

38 Redes de Colaboração: Diretrizes
Nível 5 As redes colaborativas formais são estratégicas e extrapolam a própria organização, envolvendo outras organizações, parceiros, clientes, fornecedores. 4 Comunidades de prática estão alinhadas aos principais objetivos estratégicos da organização e têm uma governança formal dedicada. 3 Algumas redes e comunidades de aprendizagem estão formalizadas e apoiadas pela organização (inclusive tecnologicamente) 2 Existem algumas redes e comunidades estabelecidas na organização para troca de informações e experiências. 1 Prevalecem as redes de contatos informais. Redes de Colaboração Identificar, apoiar e estimular iniciativas existentes relativas a redes de aprendizagem e comunidades de prática Criar condições para a interação e colaboração no serviço público, inclusive por meio de meios eletrônicos (banda larga e para todos servidores) Valorizar o papel exercido por moderadores de comunidades e redes formais e informais 38

39 Aprendizado: Diretrizes
Orientar e estimular o aprendizado individual e organizacional Estimular o aprendizado continuado, proativo, autônomo e orientado para o trabalho Capacitar servidores para o uso de ferramentas de colaboração e de educação à distância Capacitar equipes para a produção de novos conteúdos de educação à distância Integrar as escolas setoriais de governo para atuação em rede, visando a implantação do conceito de “Universidade de Governo” Nível 5 Processos de aprendizagem e inovação são tratados como vitais para a organização. Pensamento sistêmico e visão de learning organization permeiam as decisões e as práticas gerenciais 4 Aprendizado e melhoria contínua gerados nos projetos e processos de trabalho estão sistematizados e são incorporados por toda a organização. 3 Sistemas de informação, redes de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos fazem parte do aprendizado de indivíduos e equipes. 2 Aprendizado é estruturado a partir de modelo de competências, combinando sala de aula e outras atividades. 1 Aprendizado é limitado aos treinamentos providos pela área de RH. Aprendizado Auto-aprendizad 39

40 Métricas: Diretrizes Nível 5 O modelo de gestão da organização incorpora métricas claramente associadas à Gestão do Conhecimento, da Inovação e do Capital Intelectual. 4 Avaliação de desempenho dos colaboradores está claramente associada à GCI e aos processos de aprendizagem individuais e organizacionais. 3 Avaliações quantitativas e qualitativas formais são realizadas de forma regular, e incluem critérios relacionados à aprendizagem e inovação. 2 Avaliações quantitativas e qualitativas formais são realizadas em alguns projetos, e consideram critérios de aprendizagem, compartilhamento de conhecimentos e inovação. 1 Avaliações de desempenho são informais e sem regularidade. Aprendizagem, compartilhamento de conhecimentos e inovação não são considerados. Métricas Introduzir diretrizes, programas, projetos e ações de inovação no PPA Estabelecer métricas e indicadores condizentes com essas novas diretrizes Aplicar técnicas de benchmarking interno e externo de forma sistemática Desenvolver mecanismos de aferição dos processos e serviços públicos Implementar sistemática de monitoramento continuado 40

41 Agenda Abertura Metodologia Diagnóstico Comparação Internacional
Relatos de Caso Desafios Diretrizes Discussão e Encerramento


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