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1º Fórum Nacional de Gestão de Pessoas na Administração Pública

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Apresentação em tema: "1º Fórum Nacional de Gestão de Pessoas na Administração Pública"— Transcrição da apresentação:

1 1º Fórum Nacional de Gestão de Pessoas na Administração Pública
Walter Sigollo Brasília, Junho de 2008

2 Gestão Estratégica de Pessoas em Empresas Públicas:
caso SABESP Cenário Atual Gestão Pública Os Papéis de Recursos Humanos O Caso Sabesp A Empresa Práticas Estratégicas de RH Principais Resultados Fatores Críticos de Sucesso Agenda

3 Cenário Atual Profundas Transformações
(no mundo do trabalho, na educação, nos valores sociais...) Influências Políticas e Econômicas Novas Tecnologias Organizações Flexíveis Era do Conhecimento Capital Humano e Inovação Capacidade de Adaptação

4 Cultura, Postura e Comportamento
Cenário Atual Exige Mudança de: Cultura, Postura e Comportamento Empresas Privadas – Sobrevivência para a Competitividade Públicas – Eficiência na Gestão e exercer seu importante Papel na Sociedade

5 Gestão Pública Nova Consciência Cultura de Eficiência na Gestão
Esforços de Modernização Gestão Pública Exigência nos Serviços Prestados (Qualidade, Tempo...) Valor da Prestação do Serviço Público para o Cliente Responsabilidade na Gestão dos Recursos Maior Transparência nas Ações Novos Profissionais e Novas Competências

6 Empresas Públicas e Privadas
Gestão de Pessoas Pessoas como Diferenciais Competitivos Maior exigência Novos comportamentos O trabalho não mais associadas apenas ao cargo... Competência Atuação Profissional – multifuncionalidade e complexidade

7 Política e Práticas Integradas
Gestão Estratégia de RH Importante papel no desenvolvimento da estratégia da organização: “atrair, manter e desenvolver as competências necessárias à realização dos objetivos e resultados organizacionais” Política e Práticas Integradas Estratégias Organizacionais

8

9 A Sabesp Constituída: 1973 Atua em: 367 municípios Atende a: 26,1 milhões de pessoas Empregados: (abril/08) Empresa: Economia Mista e de Capital Aberto Governo do Estado de São Paulo (50,3 %) Ações no Mercado: - BOVESPA (26,8%) - Bolsa de New York (22,9%) Missão: Universalizar os serviços públicos de saneamento no Estado de São Paulo e fornecer serviços e produtos de qualidade nos mercados nacional e internacional

10 Diretrizes Estratégicas
Crescimento da empresa Serviços públicos de qualidade Água não pode faltar Sustentabilidade (social, econômica e ambiental) Otimização dos relacionamentos externos

11 Princípios e Diretrizes de Recursos Humanos
Exercer a autoridade funcional Melhores práticas de mercado em RH Os gerentes como gestores de pessoas Gestão de RH alinhada à estratégia organizacional Ações que fortaleçam o comprometimento e a diversidade

12 Papéis de Recursos Humanos
Futuro/Estratégico Presente/Operacional Pessoas Processos Parceiro Estratégico Agente de Transformação e mudança Especialista Administrativo Defensor dos empregados Fonte: Ulrich, 1998

13 Papéis de Recursos Humanos
Novas Ferramentas Necessidades de Mudanças Foco na Aprendizagem Competências Futuras Desenvolvimento de Lideranças Gestão da Mudança Agente de Transformação e Mudança Parceiro Estratégico Postura Pró-ativa Respostas Rápidas Impacto no Negócio Melhoria na Performance Resultados Organizacionais Visão Estratégica Ações Integradas

14 Papéis de Recursos Humanos
Voltado aos processos Necessidades dos Serviços Administração das Funções de RH Informatização dos Processos Condições do Ambiente de Trabalho Aspectos Legais/Trabalhistas Defensor dos Empregados Especialista Administrativo Ações Estruturadas

15 ? O que perguntar para ser um RH Estratégico? Como está a sua empresa?
Qual é a sua relação com o mercado? Desempenho Competências: técnicas organizacionais Conhecimento/experiências Valores Organizacionais Preparação de sucessores Potencial futuro Perspectivas futuras... ? Competências Desempenho Potencial Metas Desenvolvimento Valores Individuais Comprometimento Resultados e Desafios Futuros...

16 RH Estratégico Nível pretendido G A P Nível atual Planejar e Alinhar as Ações às Estratégias Organizacionais Ter Foco na Melhoria de Resultados Estabelecer Prioridades Definir uma Política Institucional de RH Propor Práticas e Ações Integradas

17 Modelo Estratégico de RH e Qualidade
Metas do Governo Acionistas Planejamento Estratégico Missão Visão Diretrizes Objetivos Competências Princípios e Valores Qualidade no Atendimento ao Cliente Valorização das Pessoas Sustentabilidade: Econômica Ambiental Social Pessoas, gerando resultados para a Organização

18 Práticas de Gestão de Pessoas
Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Gestão por Competências (seleção/avaliação/remuneração e desenvolvimento) Universidade Empresarial Sucessão e Carreira Remuneração Variável Participação nos Resultados Gestão dos Aprendizes e Estagiários Programa de Demissão Incentivada

19 Práticas de Gestão de Pessoas
Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Gestão por Competências (seleção/avaliação/remuneração e desenvolvimento) Sucessão e Carreira Universidade Empresarial Sabesp Seleção Avaliação Remuneração

20 Práticas de Gestão de Pessoas
Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Universidade Empresarial Sabesp Objetivos Ações Educacionais e Competências Essenciais; Visão, Missão, Valores e Cultura; Educação Contínua; Líderes Educadores Gestão do Conhecimento e de Responsabilidade Social Empregados Comunidade Clientes Fornecedores Familiares Executivos e Gerentes Cadeia de Valor Aprendizes e Estagiários

21 Práticas de Gestão de Pessoas
Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Sucessão e Carreira Plano de Desenvolvimento

22 Práticas de Gestão de Pessoas
Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Remuneração Variável Participação nos Resultados

23 Práticas de Gestão de Pessoas
Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Gestão dos Aprendizes e Estagiários Matemática Financeira; Contabilidade Básica; Informática; Auto-desenvolvimento; Qualidade; Visão de Negócios; outros 600 Aprendizes 850 Estagiários 3.232 participações em cursos à distância em 2007

24 Práticas de Gestão de Pessoas
Desenvolver Pessoas, o Ambiente e a Cultura Programa de Demissão Incentivada Renovação do Quadro de Pessoal Foco nos aposentados pelo INSS Incentivos e Benefícios Retenção Estratégica – de 2008 a 2010

25 Práticas de Gestão de Pessoas
Integração e Otimização dos Processos Sistemas Integrados de RH Gestão Estratégica da Qualidade Indicadores de RH Orçamento de Pessoal

26 Práticas de Gestão de Pessoas
Integração e Otimização dos Processos Sistemas Integrados de RH Facilidade de Acesso Agilidade e Confiabilidade dos Dados e Informações Integração das Informações e Funções de RH

27 Práticas de Gestão de Pessoas
Integração e Otimização dos Processos Gestão Estratégica da Qualidade ISO 9.001/2000 OHSAS Critérios de Excelência Sistema de Gestão

28 Práticas de Gestão de Pessoas
Integração e Otimização dos Processos Indicadores de RH Possibilita: alinhamento às estratégias e metas organizacionais; uma visão da eficácia dos resultados organizacionais; uma evolução histórica; a comparação da empresa com outras empresas do mercado; a padronização de linguagem e conceitos; o redirecionamento das práticas de RH; a tomada de decisão e atuação frente a cenários futuros.

29 Práticas de Gestão de Pessoas
Integração e Otimização dos Processos Orçamento de Pessoal Os Gerentes: Assumem o seu papel como Gestor de Pessoas Eles são os responsáveis pela gestão de todos os recursos: Físicos e Financeiros

30 Práticas de Gestão de Pessoas
Apoiar a Governança Corporativa Lei Sarbanes Oxley Responsabilidade Socioambiental Código de Ética e Conduta Gestão do Conhecimento

31 Práticas de Gestão de Pessoas
Apoiar a Governança Corporativa Lei Sarbanes Oxley Atendimento a legislação internacional Gestão de Riscos Transparência na relação com os Stakeholders Segurança das Informações

32 Práticas de Gestão de Pessoas
Apoiar a Governança Corporativa Responsabilidade Socioambiental A Sabesp tem um compromisso com uma gestão baseada na ética e na sustentabilidade; Tem como referência o seu Código de Ética e Conduta; Projetos Socioambientais alinhados à sua missão e às suas práticas de negócio.

33 Práticas de Gestão de Pessoas
Apoiar a Governança Corporativa Conduta de Ética e Conduta Responsabilidade Social / Sustentabilidade Ética Disseminação dos valores e condutas aos empregados Pesquisa on-line para construção participativa do Código de Ética e Conduta Sabesp: respostas Alinhamento Conceitual através dos cursos

34 Práticas de Gestão de Pessoas
Apoiar a Governança Corporativa Gestão do Conhecimento Retenção Estratégica do Conhecimento Conhecimento compartilhado: Autoria de Livro Coletivo Autores de cursos à distância Storytelling (sobre experiências significativas) Palestras para o Canal Saneamento Ambiental

35 Práticas de Gestão de Pessoas
Harmonizar o ambiente de Trabalho Relações do Trabalho Benefícios e Serviço Social Saúde e Segurança do Trabalho Qualidade de Vida Gestão do Clima Organizacional

36 Práticas de Gestão de Pessoas
Harmonizar o ambiente de Trabalho Relações do Trabalho 12 Entidades Representativas Garantia dos Direitos e Clareza dos Deveres Aspectos Legais Compartilhamento de Valores Organizacionais Papel de Especialista de RH e Defensor dos Empregados Gestão Participativa

37 Práticas de Gestão de Pessoas
Harmonizar o ambiente de Trabalho Benefícios e Serviço Social Cesta Básica Vale Refeição Vale Transporte Serviço Social Auxílio Creche Centro de Convivência Infantil Convênios Farmácia e Supermercado

38 Práticas de Gestão de Pessoas
Harmonizar o ambiente de Trabalho Saúde e Segurança do Trabalho Programa de Prevenção de Acidentes OHSAS Campanhas de Saúde Indicadores de Segurança 175 - CIPAS

39 Práticas de Gestão de Pessoas
Harmonizar o ambiente de Trabalho Qualidade de Vida Datas pessoais Campanhas de Doações Inclusão Digital Preparação para a Aposentadoria PARE Combate ao Stress “Ambiente Livre de Tabaco” Ginástica Laboral Minuto da Prevenção Adote um Amigo para Proteger Campanha Nota 10 SOCIAL e INTEGRAÇÃO SAÚDE LAZER SEGURANÇA OBJETIVOS Redução do absenteísmo Aumento da produtividade Melhoria do clima organizacional Atividades Físicas e Culturais Olimpíadas Clube da Corrida e da Caminhada Coral e teatro 39

40 Práticas de Gestão de Pessoas
Harmonizar o ambiente de Trabalho Gestão do Clima Organizacional Etapas Realização da Pesquisa Análise do dados Elaboração do Plano de Ação Integrado Divulgação dos resultados/ Plano de Comunicação Implementação das Ações de melhoria Realizadas Em desenvolvimento

41 Modelo Estratégico de RH e Qualidade
Metas do Governo Acionistas Planejamento Estratégico Missão Visão Diretrizes Objetivos Competências Princípios e Valores Qualidade no Atendimento ao Cliente Valorização das Pessoas Sustentabilidade: Econômica Ambiental Social Pessoas, gerando resultados para a Organização

42 Principais Resultados
Valorização dos Recursos Humanos Conexão de Recursos Humanos com a Estratégica Imagem Organizacional Retenção do Conhecimento Estratégico Aprendizagem Contínua Agilidade e maior Amplitude dos Programas Otimização de Processos Aplicação do Capital Intelectual Proatividade Gestão de Pessoas Democratização do Conhecimento

43 Fatores Críticos de Sucesso
Não existem "pacotes prontos” Compromisso da Alta Direção Alinhamento às Estratégias Organizacionais Foco nas Competências Essenciais Definição de Indicadores de Desempenho Desenvolvimento e Aprendizagem Contínua Envolvimento de Todos

44 Pessoas Incomparáveis. ”
Afinal... “ O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e Pessoas Incomparáveis. ” Fernando Pessoa


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