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Teoria da Produção 1.

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Apresentação em tema: "Teoria da Produção 1."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria da Produção 1

2 Tecnologia da Produção
Funçao de Produção: Indica o maior nível de produção que uma firma pode atingir para cada possível combinação de insumos, dado o estado da tecnologia. Mostra o que é tecnicamente viável quando a firma opera de forma eficiente. 5

3 Produção com um insumo variável (Trabalho)
Quantidade Quantidade Produto Produto Produto de Trabalho (L) de Capital (K) Total (Q) Médio Marginal 17

4 Produção com um insumo variável (Trabalho)
Produtividade do Trabalho 42

5 Rendimentos de Escala Rendimentos crescentes:
As isoquantas situam-se cada vez mais próximas 5 10 2 4 A Capital (horas de máquina) 10 20 30 Trabalho (horas) 75

6 Rendimentos constantes: as isoquantas são espaçadas igualmente
Rendimentos de Escala Rendimentos constantes: as isoquantas são espaçadas igualmente 10 20 30 Capital (horas de máquina) 15 5 10 2 4 A 6 Trabalho (horas) 75

7 Rendimentos de Escala 5 10 2 4 A 10 14 18 Rendimentos decrescentes:
Capital (horas de máquina) 5 10 2 4 A 10 14 18 Rendimentos decrescentes: as isoquantas situam-se cada vez mais afastadas Trabalho (horas) 75

8 Medição de Custos: Quais Custos Considerar?
Custos Fixos e Variáveis A produção total é uma função de insumos variáveis e insumos fixos. Logo, o custo total de produção é igual ao custo fixo (custo dos insumos fixos) mais o custo variável (custo dos insumos variáveis): 11

9 Medição de Custos: Quais Custos Considerar?
Custos Fixos e Variáveis Custo Fixo Não depende do nível de produção Custo Variável Depende do nível de produção 12

10 Custos a Curto Prazo Custo marginal (CMg) é o custo de aumentar a produção em uma unidade. Dado que o custo fixo não afeta o custo marginal, este pode ser escrito da seguinte forma: 14

11 Custos a Curto Prazo Custo total médio (CTMe) é o custo por unidade de produção, ou a soma do custo fixo médio (CFMe) e do custo variável médio (CVMe): 15

12 Formatos das Curvas de Custo
($ por ano) 100 CMg 75 50 CTMe CVMe 25 CFMe Produção (unidades/ano) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 38

13 Quantidade mínima de produção (break-even point)
Quantidade mínima de produção e vendas, a um certo preço, que permite a empresa obter lucro. Q = CF/(P – CVMe) Exemplo: CF = 9000; P = 400; CVMe = 100 Q = 30 14

14 Maximização do Lucro num mercado de concorrência perfeita
CMg Preço ($ por unidade) 60 50 Lucro perdido em qq < q* Lucro perdido em q2 > q* CVMe CTMe D A 40 RMe=RMg=P q* C B 30 20 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Produção q0 q1 q2 36

15 Estruturas de Mercado 1

16 Mercados Perfeitamente Competitivos
Características dos Mercados Perfeitamente Competitivos 1) Agentes tomadores de preço 2) Produtos homogêneos 3) Livre entrada e saída no mercado 4

17 Uma Empresa Competitiva com Lucro Positivo
CMg Preço ($ por unidade) 60 50 Lucro perdido em qq < q* Lucro perdido em q2 > q* CVMe CTMe D A 40 RMe=RMg=P q* C B 30 q1 : RMg > CMg q2: CMg > RMg q0: CMg = RMg mas o CMg é decrescente Em q*: RMg = CMg e P > CTMe 20 10 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Produção q0 q1 q2 36

18 Monopólio Monopólio 1) Um vendedor – muitos compradores
2) Um produto (ausência de bons substitutos) 3) Barreiras à entrada 3

19 Maximização do lucro quando a receita marginal é igual ao custo marginal
$ por unidade produzida D = RMe RMg CMg CMe P1 Q1 Lucro perdido P* Q* P2 Q2 Lucro perdido Quantidade

20 Poder de Mercado Formas de Capturar o Excedente do Consumidor
Discriminação de Preço Discriminação de Preço Intertemporal e Preço de Pico Tarifa em Duas Partes Venda em Pacotes Propaganda 2

21 Concorrência Monopolística
Características 1) Muitas empresas 2) Livre entrada e saída 3) Produtos diferenciados 4

22 Concorrência Monopolística
O tamanho do poder de monopólio depende do grau de diferenciação do produto. Exemplos dessa estrutura de mercado, que é bastante comum, são: Cremes dentais e de barbear Sabonetes e desodorantes; sabão para roupas Antigripais Refrigerantes Pó de café Artigos esportivos 5

23 Concorrência Monopolística
Formas de diferenciação Marca Potência Design Composição química Embalagem Tradição e localização Esquema de comercialização (McDonalds). 6

24 Oligopólio Características Pequeno número de empresas
Produtos diferenciados ou homogêneos Barreiras à entrada 24

25 Oligopólio Exemplos Automóveis Aço Alumínio Petroquímicos
Equipamentos elétricos Computadores 25

26 Oligopólio Barreiras à entrada podem derivar de: Barreiras Naturais
Economias de escala Patentes Acesso à tecnologia Reputação da marca 26

27 Oligopólio Barreiras à entrada podem derivar de : Ação estratégica
Ameaça de inundação do mercado com produtos para que o preço caia Controle de insumos essenciais 27

28 Oligopólio Equilíbrio no Mercado Oligopolístico
Na competição perfeita, no monopólio e na competição monopolística, os produtores não levavam em consideração a reação das empresas rivais ao tomarem suas decisões de produção e preços. No oligopólio, os produtores devem levar em consideração a reação dos concorrentes na determinação de sua produção e preços. 29

29 Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva
1

30 Dilema dos Prisioneiros
Qual é a melhor estratégia a ser adotada pelos dois prisioneiros? Prisioneiro B Confessa Não Confessa Confessa -5, -5 -1, -10 -2, -2 -10, -1 Prisioneiro A Não Confessa 33

31 Matriz de Payoff para o jogo da propaganda
Observações Para A, fazer propaganda é a melhor opção, independentemente da escolha de B Para B, fazer propaganda é a melhor opção, independentemente da escolha de A Empresa B Faz propaganda Não faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 10, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda 14


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