A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADES PROPOSTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TURMA: 1251

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADES PROPOSTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TURMA: 1251"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADES PROPOSTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TURMA: 1251

2 COMPETÊNCIAS: Resolver situações-problema. Coletar informações
COMPETÊNCIAS: Resolver situações-problema. Coletar informações. Usar a língua de acordo com a série. Aplicar conceitos gramaticais adquiridos em sala de aula. Habilidades: ler, compreender e interpretar. Analisar. Observar.

3 Siga o roteiro das atividades:
1º: Leia o título do texto e veja a imagem. 2º: Faça reflexões a respeito do que o texto vai tratar. Anote-as em seu caderno. 3º:Leia o texto na íntegra, dando atenção às palavras principais. 4º: Pesquise na internet sobre o autor do texto para entendermos um texto, é bom sabermos quem escreve) 5º: Resolva às questões e envie para a professora até o dia 11 de agosto. Você deverá enviar para As atividades serão avaliadas em 30 pontos. Incluindo a pesquisa que terá peso

4 PECHADA

5

6 O apelido foi instantaneo
O apelido foi instantaneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo ja estava sendo chamado de “Gaucho”. Porque era gaucho. Recem-chegado do Rio Grande do Sul, com um sotaque carregado. ─ Aí, Gaúcho! ─ Fala, Gaúcho! Perguntaram para a professora por que o Gaúcho falava diferente. A professora explicou que cada região tinha seu idioma, mas que as diferenças não eram tão grandes assim. Afinal, todos falavam, portugues. Variava a pronuncia, mas a lingua era uma so. E os alunos não achavam formidavel que num pais do tamanho do Brasil todos falassem a mesma lingua, so com pequenas variações? ─ Mas o Gaucho fala “tu”! – disse o gordo Jorge, que era quem mais implicava com o novato. ─ E fala certo – disse a professora. – Pode-se dizer “tu” e pode-se dizer “voce”. Os dois estão certos. Os dois são portugues.

7 O gordo Jorge fez cara de quem não se entregara.
Um dia o Gaúcho chegou tarde na aula e explicou para a professora o que acontecera. ─ O pai atravessou a sinaleira e pechou. ─ O quê? ─ O pai. Atravessou a sinaleira e pechou. A professora sorriu. Depois achou que não era caso para sorrir. Afinal, o pai do menino atravessara a sinaleira e pechara. Podia estar, naquele momento, em algum hospital. Gravemente pechado. Com pedaços de sinaleira sendo retirado do seu corpo.

8 ─ O que foi que ele disse, tia? – quis saber o gordo Jorge.
─ Que o pai dele atravessou a sinaleira e pechou. ─ E o que e isso? ─ Gaucho... Quer dizer, Rodrigo: explique para a classe o que aconteceu. ─ Nos vinha... ─ Nos vinhamos. ─ Nos vinhamos de auto, o pai não viu a sinaleira fechada, passou no vermelho e deu uma pechada noutro auto. A professora varreu a classe com seu sorriso. Estava claro o que acontecera? Ao mesmo tempo, procurava uma tradução para o relato do gaúcho. Não podia admitir que não o entendera. Não com o gordo Jorge rindo daquele jeito. “Sinaleira”, obviamente, era sinal, semáforo. “Auto” era automóvel, carro. Mas “pechar” o que era? Bater, claro. Mas de onde viera aquela estranha palavra? Só muitos dias depois a professora descobriu que “pechar” vinha do espanhol e queria dizer bater com o peito, e ate la teve que se esforçar para convencer o gordo Jorge de que era mesmo brasileiro o que falava o novato. Que ja ganhara outro apelido. Pechada. ─ Aí, Pechada! ─ Fala, Pechada! Luís Fernando Veríssimo. Pechada. Nova Escola. Maio 2001.

9 O que você achou do texto?
Já aconteceu alguma parecida com você ou com algum conhecido? Converse com seus pais sobre o que eles acham dessas diferenças regionais. No final das atividades você terá um modelo de relatório que deverá ser respondido e levado à aula para Debate.

10 Estudo de texto 1) Releia o primeiro parágrafo e responda:
A) Nesse trecho, o autor deixa claro o motivo por que o aluno recebeu o apelido de “Gaúcho”. Que motivo é esse?(0,5) 2) Quando não são carinhosos, os apelidos, de forma geral, magoam ou colocam as pessoas em uma situação constrangedora. No conto, a personagem recebe dois apelidos: um no início e outro no final. Quais são e qual deles você considera mais zombateiro e debochado? Explique sua opinião:(1) 3) Além de Gaúcho e Pechada, que outra forma de se dirigir a uma das personagens do texto também pode ser considerada indesejada, pejorativa? Comente sua resposta: (1) 4) No texto, o conflito é decorrente do fato de a personagem principal representar a fala de uma das variedades da língua portuguesa no Brasil. Segundo o texto, por que o uso dessa variedade pôde se constituir como conflito no conto?(1)

11 5) Ao explicar para os alunos o motivo de o Gaúcho falar diferente, a professora faz referência apenas à uma questão da pronúncia. Releia este trecho do conto para entender melhor: “A professora sorriu. Depois achou que não era caso para sorrir. Afinal, o pai do menino atravessara uma sinaleira e pechara. Podia estar, naquele momento, em algum hospital. Gravemente pechado. Com pedaços de sinaleira sendo retirado do seu corpo. A) A professora entendeu o que o aluno disse? Justifique: (1) B) Com base na atividade anterior, é possível afirmar que as diferenças se reduzem apenas à pronúncia ou elas podem ser de outra natureza? Explique: (1) C) Conforme o que você leu, o que a professora fez para esclarecer aos alunos o que tinha acontecido ao pai do Gaúcho?(0,5) 6)Imagine uma situação em que você tenha visitado outro estado brasileiro e tenha passado por uma situação parecida com a do menino do conto lido. Depois faça um pequeno texto, contando a experiência: (1,5)

12 Analise o trecho do texto, transcrito abaixo:
Você deve ter notado que algumas palavras do texto estão sem acento. Sua missão será acentuá-las e depois justificar a acentuação: (dizer se são monossílabos tônicos, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas ou hiato)(2) Veja o trecho abaixo: “ – Aí, Pechada!” Agora veja esse outro exemplo: O menino gritou “ai”, pois estava com muita dor. Diga quais as diferenças existentes nas palavras “aí” e “ai”, no que diz respeito ao sentido e à acentuação. (1,5) Analise o trecho do texto, transcrito abaixo: “O apelido foi instantaneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo ja estava sendo chamado de ‘Gaucho’. Porque era gaucho. Recem-chegado do Rio Grande do Sul, com um sotaque carregado.”

13 Marque os verbos e diga qual o verbo originário de cada um: (0,5)
Ex: cantei: vem de cantar Os verbos marcados indicam ação, estado, ou fenômeno da natureza?(0,5) Em qual tempo verbal eles foram escritos, considerando que uma história está sendo narrada.(0,5) Agora, veja o trecho abaixo: “Perguntaram para a professora por que o Gaúcho falava diferente. A professora explicou que cada região tinha seu idioma,...”

14 Diga os tempos verbais nas passagens abaixo: (1)
Encontre os verbos e diga se indicam ação, estado ou fenômeno da natureza? Reflita sobre o sentido desses verbos nesse momento da história. (1) Qual(is) o(s) tempo(s) verbal(is) usado pelo autor para narrar os fatos?(0,5) Diga os tempos verbais nas passagens abaixo: (1) a) A professora varreu a classe com seu sorriso. b) Mas de onde viera aquela estranha palavra? c) ─ Fala, Pechada!

15 ENTREVISTA Fale com seus pais, avós ou vizinhos a respeito das diferenças existentes entre os falantes da Língua Portuguesa, no Brasil. Entrevistar, no mínimo 2 pessoas. Valor 15 pts

16 Ficha de entrevista Nome do entrevistador:__________
Idade: ( ) de 10 a 20 ( )21 a 40 ( ) 41 a ( ) 61 a 80 ( ) mais de 81 Qual a sua opinião a respeito da diversidade existente entre algumas palavras e os diversos sotaques Língua Portuguesa no Brasil?_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ A fala de qual região brasileira mais lhe agrada ao ouvir? ______________________________________________


Carregar ppt "ATIVIDADES PROPOSTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA TURMA: 1251"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google