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REDE UNIVERSIA A Rede Universia é a maior rede de cooperação universitária, em línguas portuguesa e espanhola. Composta por 985 universidades em 11 países,

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2 REDE UNIVERSIA A Rede Universia é a maior rede de cooperação universitária, em línguas portuguesa e espanhola. Composta por 985 universidades em 11 países, tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander Central Hispano. O Portal Universia é o elemento integrador da Rede Universia, com conteúdo e serviços desenvolvidos e disponibilizados para os diversos públicos acadêmicos: Pré-universitário Universitário Pós-Universitário Docente e Pesquisador Gestor

3 REDE UNIVERSIA EIXOS DE ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA REDE UNIVERSIA
Fomento da relação universidade-empresa Socialização do conhecimento Mobilidade e internacionalização

4 REDE UNIVERSIA DIMENSÃO GLOBAL E BRASIL Rede - 2005 (11 países)
5.3MM 3.2MM 985 9.4MM (91% total) Brasil 1,5MM 900 Mil 225 2.2MM (52% total) Usuários registrados Visitantes únicos (média/mês) Instituições parceiras Representação do coletivo Prêmio IBest - Cat. Educação e Treinamento - Portal Tricampeão ( ) por votação popular

5 UNIVERSIA BRASIL PERFIL DO USUÁRIO

6 Instituições de Ensino Superior Coletivo Universitário
UNIVERSIA BRASIL REPRESENTATIVIDADE - ÂMBITO ACADÊMICO Instituições de Ensino Superior Total 2013 Coletivo Universitário Total 4,1 MM 48% 89% IES não sócias 52% 2,16 MM coletivo representado 11% 227 IES sócias Instituições parceiras representam 11% do total de instituições brasileiras e correspondem a 52% do total do coletivo universitário do Brasil

7 UNIVERSIA BRASIL INFORMAÇÃO CUSTOMIZADA Universitários COLOCAR FOTO
Carreira Mercado de Trabalho Iniciação Científica Estude no Exterior Cursos on line Bolsas no Brasil e no Exterior Empreendedorismo Comportamento Cultura e Lazer COLOCAR FOTO

8 UNIVERSIA BRASIL INFORMAÇÃO CUSTOMIZADA
Universitários – Evolução do Portal De “Portal dos Universitários” a “Universia em todas as fases da Vida Acadêmica” COLOCAR FOTO Adaptação da HOME PAGE

9 É a sua primeira vez? Então, faça bem feito! Leia nosso guia e aprenda
UNIVERSIA BRASIL INFORMAÇÃO CUSTOMIZADA Universitários – Adaptação de Conteúdo Adaptação de Conteúdo – Linguagem Guia do Calouro X Calouro Esperto Notícias da Universidade X Se Liga no Campus Comportamento X Seu Jeito Como votar direito É sua primeira vez? Então, faça bem feito! Leia nosso guia e aprenda É a sua primeira vez? Então, faça bem feito! Leia nosso guia e aprenda COLOCAR FOTO

10 UNIVERSIA BRASIL INFORMAÇÃO CUSTOMIZADA
Universitários – Adaptação Visual COLOCAR FOTO

11 UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO COLOCAR FOTO
Quem é o jovem universitário hoje O barato da interatividade: como a Internet se apresenta para esse píblico Jornalismo colaborativo – o que é Exemplos de portais nacionais e internacionais Proposta “Universitário Colaborativos” COLOCAR FOTO

12 Tudo ao mesmo tempo agora
Quem é o jovem universitário hoje?* UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO Quem é o jovem universitário hoje Traços marcantes da geração Toleram e respeitam atitudes ou opções diferentes Individualismo em alta Facíl acesso a drogas e maior abertura sexual Tudo ao mesmo tempo agora Os 6 principais perfis: 22% vaidosos, ambiciosos, buscam intensamente a diversão 19% modernos, antenados, liberais 17% não familiarizados com a tecnologia 16% sem condições financeiras, relações familiares frágeis 15% solidários, conscientes, conservadores e moralista 11% politicamente corretos, pouco arrojados, com mais conteúdo Dados baseados na pesquisa realizada pela MTV em 2005 com jovens brasileiro de, em média 23 anos das classes A,B e C

13 22% vaidosos, ambiciosos, buscam intensamente a diversão
Quem é o jovem universitário hoje?* UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO Quem é o jovem universitário hoje Traços marcantes da geração Toleram e respeitam atitudes ou opções diferentes Individualismo em alta Facíl acesso a drogas e maior abertura sexual Tudo ao mesmo tempo agora 22% vaidosos, ambiciosos, buscam intensamente a diversão Acessam bastante a internet Dados baseados na pesquisa realizada pela MTV em 2005 com jovens brasileiro de, em média 23 anos das classes A,B e C

14 Tudo ao mesmo tempo agora
Quem é o jovem universitário hoje?* UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO Quem é o jovem universitário hoje Traços marcantes da geração Toleram e respeitam atitudes ou opções diferentes Individualismo em alta Facíl acesso a drogas e maior abertura sexual Tudo ao mesmo tempo agora 19% modernos, antenados, liberais Os que mais acessam a internet Dados baseados na pesquisa realizada pela MTV em 2005 com jovens brasileiro de, em média 23 anos das classes A,B e C

15 UNIVERSIA BRASIL Maiores interesses O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
Quem é o jovem universitário hoje 18% educação 17% emprego/Profissão 11% esportes/atividades físicas 8% cultura/lazer 7% relacionamentos amorosos 6% família Assuntos que gostaria de discutir com os amigos* Drogas Sexualidade Esportes Educação Artes Racismo Ética e moral Política Pesquisa “Perfil da juventude brasileira”, da ONG Projeto Juventude/Instituto cidadania em parceria com o instituto de hospitalidade e Sebrae junto a jovens de 15 a 24 anos de todos os segmentos sociais em 2003

16 O barato da interatividade: como a internet se apresenta para esse público
UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO O barato da interatividade: como a Internet se apresenta para esse público Como usam e o que pensam das novas tecnologias 51% acha que a internet mudou para melhor a forma de se relacionarem com os amigos 51% fica mais a vontade para dizer determinadas coisas pela internet 50% tem pessoas com quem se relaciona apenas na internet Como é o acesso a tecnologia 71% têm celular 46% têm computador 24% têm câmera digital 94% dos jovens da classe A com grau superior têm acesso a internet 53% dos jovens da classe C têm acesso regular a internet 52% jogam videogame em casa Vida privada ganha espaço aberto com a chegada dos reality shows, blogs, fotologs e orkut

17 UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
O barato da interatividade: como a Internet se apresenta para esse público Blog e fotolog 59% conhecem blog 51% conhecem fotolog 17% declaram possuir um blog ou fotolog 36% visitam habitualmente um blog ou fotolog No final de 2002 existiam cerca de blogs. Em 2005, 56 novos blogs eram lançados por minuto (Pew Internet). São criados 75 mil blogs por dia. O número de blogs hoje é 60 vezes maior do que há 3 anos (Technorati) Orkut 48% dos jovens conhecem o Orkut Declaram ser atrativo porque: Encontram e conhecem pessoas Discutem assuntos de interesse comum Expõem a vida pessoal Espiam e acompanham os passos da vida alheia Checam sua popularidade

18 UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
O barato da interatividade: como a Internet se apresenta para esse público 84% enviam e recebem s habitualmente Usam para: - Contato menos invasivo - Assuntos mais aprofundados, diretos ou relevantes Messenger 77% conhecem 54% possuem Usam para: - Marcar encontros - Trabalhos em grupo - Mandar e receber arquivos

19 UNIVERSIA BRASIL Justificativa do Projeto O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
Jornalismo colaborativo – o que é A “geração internet” se comunica por meio da interatividade, valoriza a personalização dos serviços e busca identificação com os autores. O jornalismo atual segue esta tendência por meio do “Jornalismo colaborativo”:  Usuários como colaboradores ativos na divulgação da informação, atuando também como fontes  Público-alvo traz a informação e o olhar que tem sobre os acontecimentos para os meios de comunicação tradicionais.  Novas tecnologias permitem que indivíduos comuns, testemunhas dos fatos, possam, por meio do seu celular, lap top, câmera, gravador digital e outros recursos, enviar “do olho do furacão” informações para as redações dos jornais (chamado de backpack jornalism – jornalismo mochileiro)  Redações de veículos impressos e eletrônicos, nacionais e internacionais, possuem espaços com participação do público (washington post, newsweek etc)

20 UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO Exemplos de Portais Nacionais
 “Você é o frila“ - usuários são chamados a enviar reportagem ou entrevista inédita sobre algum assunto da atualidade, um acontecimento na faculdade ou cidade. O ganhador da melhor reportagem fará um frila para o portal, ganhando R$ 500 por isso  Pitaco - Portal do instituto Votorantin dirigido a jovens e educadores de jovens, cria um fotolog onde os usuários são chamados a publicar suas fotos e alguma declaração sobre um tema proposto pelo portal. Aproveitando as reflexões lançadas, na edição seguinte da revista, o portal coloca em discussão outros ângulos da mesma questão.

21 UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
Exemplos de Portais Internacionais Periódico diário da cidade de Austin, no Texas, Estados Unidos, criou área para os usuários, com foco, principalmente, na cobertura de entretenimento e "cotidiano" da cidade. O jornal apresenta o ranking dos "colaboradores" mais populares (mais lidos, mais comentados, mais polêmicos). Cada usuário-colaborador tem direito a uma página própria, onde são armazenadas todas as notícias já postadas por eles e seus dados pessoais. É um portal alimentado pela agência de notícia Associated Press e por colaboradores. Cada usuário cadastrado tem direito a um endereço pessoal: seunome.newsvine.com, no qual ficam armazenados seus posts e comentários. Além disso, o usuário pode personalizar a home do news vine para ler em destaque as notícias que lhe interessa. As notícias e seus autores são armazenados por categorias fixas ou criadas pelos usuários (tag).

22 UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
Exemplos de Portais Internacionais  Valleynews.com O Los Angeles Daily News está preparando o lançamento de um projeto de jornalismo colaborativo, o Valleynews.com. A equipe jornalistica do site terá como tarefa decidir o que vai para a home (página principal).  Washington Post, Newsweek, Buffalo News, Sun Journal Esses veículos dão autoridade aos usuários que são usados como "validadores das notícias", por meio do comentário e reprodução dela em seus blogs. Os veículos têm um serviço que traz, ao lado de cada notícia, os cinco artigos que tiveram mais comentários de blogueiros nas últimas 48 horas.

23 UNIVERSIA BRASIL O Projeto O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
Proposta “Universitários Colaborativos” no Universia Conceito: Trazer a visão do estudante para mais perto do Portal, gerando uma aproximação maior entre a realidade deles e o Universia. Selecionar perfis de usuários que funcionarão como nossos correspondentes, expressando a visão do estudante sobre as questões acadêmicas. Daremos vazão à liberdade de expressão do universitário, com a responsabilidade e o comprometimento jornalístico, que será monitorado pela equipe universia, responsável pela coordenação das pautas e abordagem dos temas. A intenção principal é se tornar uma referência de interatividade no Portal, fazendo com que o nosso público não só se interesse pelos temas mas também se identifique com cada um dos universitários, fazendo deles seus “amigos” virtuais.

24 UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
O Projeto O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO Proposta “Universitários Colaborativos” Descrição - Piloto: cinco universitários paulistanos, bem articulados, de faculdades e cursos variados, serão nossos “correspondentes âncoras”. Esses cinco jovens vão incentivar a participação de outros universitários O grupo será trocado a cada quatro meses. Serão selecionados por indicação dos próprios âncoras, por meio de quem mais comenta os textos destes âncora no canal ou por indicação da equipe do Universia. - O espaço interativo: Eles terão um canal próprio, dentro do portal, onde serão exibidos a foto, o perfil de cada um e seus textos, em destaque. Cada um será responsável por escrever uma texto novo por semana, cada um em um dia específico. Os usuários comentam os textos dos âncoras e podem postar seus próprios comentários

25 UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
O Grupo O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO Proposta “Universitários Colaborativos” 1. Vinícius Amaral, 21 anos (cursou dois anos de Publicidade na Metodista/ atualmente cursa Artes Plásticas na Pan Americana/ Psicologia na PUC) “Estou me sentindo tão valorizado com esse projeto! Que bacana vocês pensarem em algo assim, que dê tanto valor para a opinião e visão dos universitários.” Criativo, bonitão e inteligente, ele é o cara que pode dar pitaco em todas as áreas do Universia – conteúdo, marketing, design, tecnologia – e ainda chamar a atenção das nossas usuáriAs. Sabe montar sites, faz frilas de comunicação visual e divulgação de eventos. Vem de uma família abastada, mas aproveita isso para investir nos estudos. É um cara simples, que não tem pressa para ter um emprego e ganhar dinheiro. Quer primeiro, se descobrir.

26 UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
O Grupo O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO Proposta “Universitários Colaborativos” 2. Filippi Dotte, 25 anos (Ciências Sociais na USP) “Esse projeto tem potencial para integrar os universitários como um grupo, para que enxerguem a universidade como algo deles. E não estejam lá só por um diploma. Acho que falta uma iniciativa assim, um lugar onde a gente possa falar da universidade.” Garoto-cabeça, Filippi tem muita consciência política. Caros Amigos e Carta Capital são suas revistas favoritas. Já apoiou e divulgou chapas do C.A. Ao mesmo tempo, é estiloso e descolado: corta o próprio cabelo e customiza suas roupas. Já fez até um tênis virar sandália. Não é à toa: o pai tem fábrica de bolsas e cintos. E ele ajuda na empresa familiar, fazendo as entregas nas lojas. Não gosta de academia, mas surfa e joga futebol.

27 UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
O Grupo O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO Proposta “Universitários Colaborativos” 3. Elisa Pequini, 21 anos (7º semestre de Marketing na ESPM) “Vocês têm que transformar o Universia em um site onde os universitários entrem diariamente, como entramos no UOL, no nosso e no Orkut.” Marketing pessoal nota 10. Apaixonada por publicidade e a vocalista de uma banda de rock só de garotos, Elisa acaba de voltar da Disney. Não, não estava a passeio, mas trabalhando no International College Program. Trabalhou em vários setores dos parques durante três meses, morando no complexo Disney em um ap com mais cinco brasileiras (tinha 600 brasileiros no programa, ao todo) e ganhando US$ 7 por hora.

28 UNIVERSIA BRASIL O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO
O Grupo O PÚBLICO UNIVERSITÁRIO Proposta “Universitários Colaborativos” 4. Elisabeth Queijo, 19 anos (Segundo ano de Marketing, USP) “Meu incentivo é me ver produzindo.” Ela começou a trabalhar, já na área que gostava, aos 15 anos. Tinha pressa de realizar algo, não para ganhar seu próprio dinheiro, mas por sentir-se atuando na sociedade. É o mesmo desejo que a move a se engajar-se em projetos de pesquisa – é bolsista do CNPq, desenvolvendo pesquisa na área de comportamento do consumidor (percepção de risco e confiança) em compras pela Internet – e em entidades como CAs e DCE – é apoiadora da atual gestão do Diretório Central de Estudantes e secretária do Centro Acadêmico de Marketing da Universidade de São Paulo. Já foi presidente e fundadora do Grêmio Estudantil do Colégio FECAP, onde cursou colegial técnico de Publicidade.

29 ...uma proposta para os Assessores da ABRUC
UNIVERSIA BRASIL E agora... ...uma proposta para os Assessores da ABRUC

30 UNIVERSIA BRASIL Que tal um ambiente de interatividade e troca entre pares para “entrar” nesta onda de interatividade?

31 REDE UNIVERSIA

32 Diretora de Conteúdo e Relacionamento com Universidades
REDE UNIVERSIA Obrigada! Monica Miglio Diretora de Conteúdo e Relacionamento com Universidades


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