Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Grupo Canopus Gestão Marketing
Prof. Sandra Fransolin
2
AGENDA 1. Administração de Marketing 1.1 Por que estudar Marketing?
1.2 Evolução do conceito e fundamentos do Marketing 1.3 Conceito centrais de Marketing 1.4 Funções do Marketing 1.5 Tipos de Marketing 1.6 Evolução histórica do Marketing 1.7 Capacitação do Profissional do Marketing 1.8 Gerencia de Marketing 1.9 Composto de marketing
3
1. Por que estudar Marketing?
Origem da palavra Marketing Marketing como Ciência e Arte O Marketing na Graduação e na Pós-Graduação A Formação do Aluno Aspectos econômicos, políticos culturais e sociais
4
2. Evolução do conceito e fundamentos do Marketing
Marketing como Filosofia 1960: Fluxo de Produtos 1965: Composto de Marketing Marketing e Propaganda 1969: Marketing em Instituições não Lucrativas 1969: Willian Lazer – Marketing e a Sociedade 1980/1990: Marketing de Relacionamento 1990/2000: E-marketing ou Marketing Digital
5
2. Evolução do conceito e fundamentos do Marketing
A primeira de 1985: Marketing “é o processo de planejamento e execução da concepção, preço, promoção e distribuição de bens, serviços e idéias para criar trocas com grupos-alvo que satisfaçam os consumidores e os objetivos organizacionais”. A segunda, de 2004, é a seguinte: Marketing “é uma função organizacional e uma série de processos para criação, comunicação e entrega de valor para o cliente, e gerenciamento do relacionamento com os clientes de forma a beneficiar a organização e seus públicos de interesse, ou stakeholders”.
6
3.Conceitos Centrais Marketing
Necessidades: Hierarquia de Maslow Desejos: Cliente não compra produto, compra Solução Demandas: De Mercado e de Produto Produtos Troca: As Condições Mercados: Do Primitivo ao Tecnológico Valor: Custos e Benefícios Qualidade: Produtos, Serviços e Clientes Satisfação: Expectativas Relacionamento Fidelidade
7
3.Conceitos Centrais Marketing
Necessidades: Hierarquia de Maslow
8
3. Conceitos Centrais Marketing
Construção da Fidelidade com o Cliente 1. Marketing básico 2. Marketing reativo 3. Marketing responsável 4. Marketing proativo 5. Marketing de parceria
9
4. Funções do Marketing Planejamento e Analise Ambiental
Relacionamento e Atendimento. Pesquisa de Marketing Analise e Segmentação de Mercado Estudo de Comportamento de Compra do Cliente Decisões de Produtos e Marcas Decisões de Preço Decisões de Distribuição e Logística Decisões de Comunicação Integrada em Marketing
10
5. Tipos de Marketing Produtos Serviços Pessoa Lugar Causa Organização
11
5. Tipos de Marketing
12
6. Evolução histórica do Marketing
13
7. Capacitação do Profissional do Marketing
Forças Externas e Internas da Empresa Adaptador e Inovador Gerenciamento Integrado dos 4 Ps Força Estratégica e Vantagens Competitiva Participação de Mercado Padrões de Vendas e Preços Lucratividade da Empresa Comportamento dos Concorrentes e dos Clientes Obsolescência do Produto Tendências do Mercado Relação entre Demanda e Capacidade de Produção
14
7. Capacitação do Profissional do Marketing
15
7. Capacitação do Profissional do Marketing
16
7. Capacitação do Profissional do Marketing
17
8. Gerencia de Marketing Oportunidades de mercado e recursos da empresa; Percepções, preferências e exigências dos clientes; Desejos e expectativas dos clientes em relação aos produtos; Os pedidos sejam atendidos e entregues com pontualidade; Clientes receberam instruções, treinamento e assistência técnica em níveis adequados a respeito do uso do produto; Ao posicionamento do produto ou da organização; Contato com os clientes depois da venda, de modo a assegurar sua satisfação; À determinação do marketing mix; À implementação e controle dos programas de marketing; À coleta de idéias dos clientes para melhorias nos produtos.
18
8. Gerencia de Marketing Marketing Holístico
Ampliar suas perspectivas a respeito das necessidades e do estilo de seus atuais produtos. Avaliar como seus vários departamentos afetam a satisfação dos clientes. Estender seus horizontes quanto ao setor de atividade, seus atores e sua evolução. Avaliar o impacto de suas ações sobre todos os seus stakeholders – clientes, empregados, distribuidores, revendedores e fornecedores em geral – e não apenas sobre os acionistas.
19
9. Composto de Marketing
20
9.1 Produto
21
9.1 Produto (Bens duráveis) (Não Duráveis) (Serviço)
Classificação: Bens não Duráveis, Bens Duráveis e Serviços (Bens duráveis) (Não Duráveis) (Serviço)
22
9.1 Produto Classificação: Bens de Consumo e Bens organizacionais
(Bens de Compra Comparada) (Bens de Conveniência) (Bens de Especialidade)
23
9.1 Produto Portfolio E Linhas de Produtos: Amplitude e Sortimento
(Linha Antarctica) (Linha Bohemia ) (Linha Brahma)
24
9.1 Produto Ciclo de Vida do Produto
25
9.1 Produto Marcas
26
9.1 Produto Marca Nominal e Marca Comercial
Marca do Fabricante, Marca Própria e Marca Genérica Genérica Comercial e Fabricante Nominal Própria
27
9.1 Produto Embalagem, Rotulagem, Design e Cor
Embalagem: Logística, Marketing e Código de Defesa do Consumidor
28
9.1 Produto Novos Produtos
29
9.1 Produto Tipos de Novos Produtos
30
9.2 Preço Conceito Preço: Economia, Empresa e Cliente Curva de Demanda
Elasticidade-preço: Mudança e Percentual na quantidade demandada dividida pela mudança percentual no preço Preço Base ou Preço de Tabela
31
9.2 Preço Preço: Segmentação, Posicionamento, Vendas e Lucros, Competitividade e Sobrevivência Abordagens na Formação de Preços: Custos, Concorrências e Valor para o Cliente Custos: Lucro, Custos Fixos e Variáveis, Markup, Taxa de Retorno, e Ponto de Equilíbrio Markup: Razão do Acréscimo pelo Custo ou Preço de Venda Taxa de Retorno: A soma do Custo Total e Retorno de Investimento dividido pelo Numero de Unidade Vendida ROI: Lucro Liquido divido pelo Investimento Ponto de Equilíbrio: Receita igual ao Custo ou os Custos Fixos dividido pela diferença do Preço de Venda e Custos Variáveis Concorrência: Preço abaixo, igual ou acima da Concorrência Valor para o Cliente: Benefícios e Custos Percebidos
32
9.2 Preço
33
9.2 Preço Estratégia de Preços: Produtos Novos e Produtos Existentes
Novos Produtos: Preços de Desnatamento e Preços de Penetração Produtos Existentes: Perecibilidade, diferenciação, Estágio do Ciclo de Vida Ajuste de Preço: Descontos, Promoções, Liquidações, Preços Psicológicos e Preços Geográficos (CIF e FOB)
34
9.3 Distribuição Conceito de Canais de distribuição
Conceito de Intermediários Fabricantes, Atacadistas, Varejistas, e Usuários Finais Cobertura de Mercado ou Intensidade de Distribuição Papel do Atacado Papel do Varejo Varejo: Alimentar e não-alimentar, Varejo tradicional e Auto-Serviço, Varejo com loja e sem Loja Varejo: Rede Corporativa, Loja Independentes e Shopping Center e Franquias Varejo: Imagens e Atmosfera da Loja Logística: Armazenagem, Administração de Estoques, Processamentos de pedidos e Transportes de Produtos Suply Chain Management
35
9.3 Distribuição Fluxo de marketing nos canais
36
9.3 Distribuição Varejo Alimentar no Brasil
Fonte: Índice varejo alimentar – ACNielsen, Censo disponível em < Acesso em: 26 jul
37
9.4 Comunicação Integrada de Marketing
Conceito de Comunicação O processo de comunicação (Fig. No próximo slide) Comunicação de marketing: conceito e princípios Objetivos: informar, lembrar e persuadir Elementos do composto de comunicação de marketing Elementos pessoais e impessoais A comunicação de marketing: pré-venda, venda e pós-consumo Mensagem: conteúdo, estrutura, formato, fonte. Fatores de escolha: natureza do mercado e do produto Canais: Mídia, pessoas, loja, evento.
38
9.4 Comunicação Integrada de Marketing
39
9.4 Comunicação Integrada de Marketing
40
9.4A – Propaganda Conceito Tipos de Propaganda Peças de Comunicação
Mensagens Brienfing Questões Legais e Ética Agência de Propaganda Audiência da Mídia E Share Cobertura, Freqüência e Impacto
41
9.4B – Publicidade E Relações Publicas
Conceito Tipos de Publicidade Diferença entre Propaganda e Publicidade A Publicidade e Relações Publicas Conceito de Relações Publicas Objetivos e Funções RP e Marketing As Ferramentas de RP
42
9.4C – Marketing Direto, E-Marketing E Venda Pessoal
Conceito de Marketing Direto Conceito de Comunicação Dirigida Canais Tradicionais de Marketing Direto Bancos de Dados e DataBase Marketing Marketing no Século XXI Venda Pessoal Atividade da Venda Pessoal Etapas do Processo de Vendas
43
9.4D – Promoções de Vendas Conceito Períodos da Promoção Objetivos
Promoções ao Consumidor Promoções ao Comercio Atacadista e Varejista
44
9.4D – Promoções de Vendas
45
9.4E – Merchandising Conceito
Características: Comunicação, Exibitécnica, Layout, Ações Promocionais Objetivos De Merchandising Atividades Materiais e Ações Promocionais Display
46
9.4E – Merchandising Balcão para Degustação Balcões
47
9.4E – Merchandising Abordagem e Degustação Banner
48
9.4E – Merchandising Cantoneira Bobina Forração
49
9.4E – Merchandising Cartaz Catálogo
50
9.4E – Merchandising Clip Strip Etiquetas e Adesivos
51
9.4E – Merchandising Faixa de Gôndola Gargaleira
52
9.4E – Merchandising Faixa de Gôndola Inflável
53
9.4E – Merchandising Móbile Stopper
54
9.4E – Merchandising Take One Urna
55
9.4E – Merchandising Vitrines Woobler
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.