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Sistemas de Informação aplicados ao Comércio Exterior - Revisão Geral

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Apresentação em tema: "Sistemas de Informação aplicados ao Comércio Exterior - Revisão Geral"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação aplicados ao Comércio Exterior - Revisão Geral
Prof. Eng.Marcus Vinicius Branco de Souza, M.Sc.

2 Agenda Conceitos Básicos:
Teoria Geral de Sistemas Teoria da Informação A importância da TGSI para entendimento dos processos Teoria Geral de Sistemas e Abordagem Sistêmica Características/Tipos de Sistemas Os Arquétipos de Sistema Visão Sistêmica das Organizações Entendendo as informações

3 Agenda Classificação Operativas / Gerenciais Características:
Relevantes / Comparativas. Características de Valor: Precisão, Completude, Confiabilidade, Verificável, Acessível, Segura, Objetiva e Atualizada. Funções Empresariais O novo ambiente da informação A importância da informação O Processo decisório/Informação relevante

4 Agenda Discutindo um Método de Gestão Valores/Missão/Visão
Objetivos Organizacionais, como estabelecer

5 Conceitos Básicos Teoria Geral de Sistemas(TGS):
Karl Ludwig von Bertalanffy (Viena, 19 de setembro de 1901 — Buffalo, Nova Iorque, 12 de Junho de 1972) foi o criador da Teoria geral dos sistemas. Surgiu com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968.

6 Conceitos Básicos Teoria Geral de Sistemas(TGS): Conceito:
Sistema é um conjunto de partes coordenadas, formando um todo complexo ou unitário. O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função (OLIVEIRA, 2002, p. 35).

7 Conceitos Básicos Teoria da Informação:
Claude Elwood Shannon (Petoskey, Michigan, EUA, 30 de Abril de Medford, EUA, 24 de Fevereiro de 2001) foi um engenheiro eletricista e matemático estadunidense, considerado o fundador da teoria da informação.

8 Conceitos Básicos Teoria da Informação:
Shannon desenvolve a teoria da informação e transmissão de sinais digitais, baseados em seqüências de zeros e uns. É aí que define "o problema fundamental da comunicação como o de reproduzir num local, de forma aproximada ou exata, uma mensagem selecionada noutro local".

9 A importância da TGSI Somando os conceitos:
Teoria Geral dos Sistemas e da Informação Sistemas de Informação. Sistemas de informação são aqueles que, de maneira genérica, objetivam a realização de processos de comunicação. Conjunto de processos/rotinas com o objetivo de fornecer a informação.

10 A importância da TGSI Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Todo e qualquer Sistema de Informação tem como objetivo fornecer informação para apoiar uma decisão.

11 A importância da TGSI SI é composto de um sub-sistema social e de um sub-sistema automatizado. O primeiro inclui as pessoas, processos, informações e documentos. O segundo consiste dos meios automatizados (máquinas, computadores, redes de comunicação) que interligam os elementos do sub-sistema social.

12 A TGSI e os processos A troca de informações entre a tecnologia e a organização é mediada e controlada por algo: aí é que entram os Sistemas de Informação ! Ponte ou canal por onde passam as informações é o Sistema de Informação. Tecnologia da Informação Organização Informação

13 Teoria Geral de Sistemas e Abordagem Sistêmica
Diferentes áreas do conhecimento – problemas similares – soluções similares. Daí surge a Teoria Geral dos Sistemas Sistema: conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum. Todas as áreas do conhecimento possuem sistemas. Sistemas possuem características e leis independentemente da área onde se encontram. Ex: carro, corpo humano, computador, uma empresa Contra - exemplo: Grupo de pessoas caminhando na rua(pois não possuem objetivo comum)

14 Características de Sistemas
Todo sistema deve possuir 4 características básicas: a)      elementos b)      relações entre elementos c)      objetivo comum d)      meio-ambiente

15 Tipos de Sistemas a) concretos X abstratos
Sistemas concretos existem fisicamente; abstratos, são modelos ou representações do mundo físico  b) naturais X artificiais Sistemas naturais existem na natureza e artificiais foram criados ou inventados pelo Homem.  c) abertos X fechados Sistemas abertos realizam trocas com o meio-ambiente; sistemas fechados, não.

16 Leis Universais dos Sistemas
Os Arquétipos de Sistema Padrão, exemplar, modelo, protótipo.(Dicionário Aurélio) 10 Arquétipos para todos os fenômenos sistêmicos! A proposta de Daniel H. Kim* e Peter M. Senge* é ter um modelo para todos os fenômenos.*The Fifth Discipline - Peter M. Senge, Systems Archetypes I - Daniel H. Kim

17 Leis Universais dos Sistemas
Os Arquétipos de Sistema 1- Balanceamento a) Ciclos de “feed-back” negativo, que negam as mudanças gerando estabilidade.(termostato) b) Ciclos de “feed-back” positivo, que amplificam as mudanças.(Poupança) 2- Balanceamento com Demora - BCD No chuveiro, abrimos a torneira para tomar um banho quente e recebemos água fria. Imediatamente fechamos um pouco a torneira e a água fica demasiado quente. 3 - Desgaste de Objetivos - DDO Uma empresa começa a atrasar as entregas aos clientes e, em vez de aumentar a produção ou reduzir as vendas, aumenta os prazos de entrega.

18 Leis Universais dos Sistemas
Os Arquétipos de Sistema 4 - Escalada - E Guerras publicitárias, ou entre gangues, ou entre países, como no caso dos Estados Unidos e da União Soviética. Separação matrimonial. 5 - Soluções que falham - SQF Pessoas ou organizações contraem empréstimos para pagar juros de outros empréstimos, aumentando o problema. 6 - Crescimento com Investimento Insuficiente - CCII Empresas com produtos ou serviços com a qualidade em queda, que culpam a área de vendas.

19 Leis Universais dos Sistemas
Os Arquétipos de Sistema 7 - Limites ao Crescimento - LAC Uma microempresa amplia seus negócios, até atingir um tamanho que exige uma organização mais profissional. 8 -Transferência de Responsabilidade - TDR Caso Especial: Transferência De Responsabilidade Para O Interventor - TDRPOI • Uma tecnologia revolucionária é indicada para o desenvolvimento de novos produtos, mas também pode ser usada nos produtos existentes no mercado. A empresa, para vender mais, dedica a maioria dos esforços ao mercado atual, evitando trabalhar com clientes no desenvolvimento de novos produtos. Ex: TDRPOI Ajuda governamental tentando resolver problemas urgentes, que geram mais dependência e necessidade de ajuda continuada.

20 Leis Universais dos Sistemas
Os Arquétipos de Sistema 9 - Sucesso para os Vitoriosos - SPOV Um executivo trabalha depois do expediente, deteriorando as relações com a família, o que o leva a ficar mais tempo no trabalho. 10 - Tragédia dos Comuns - TDC Casos onde existe um recurso comum, que todos podem usar livremente, mas que é finito, penalizando a todos quando esgotado. Como esgotos despejados nos rios, poluição atmosférica, caça ou pesca predatória, uso da madeira de florestas, etc.

21 Visão Sistêmica das Organizações
Como toda Organização é, a princípio, um Sistema (segundo a Teoria Geral dos Sistemas), Então deve haver 4 itens principais: um conjunto de elementos ou subsistemas, relações entre estes elementos, um objetivo comum e um meio-ambiente.

22 Um pouco sobre informação - O Entendimento da Informação
Dados Informação Conhecimento Conhecer é muito mais que coletar informações – esta precisa ser organizada para que se possa recuperar exatamente o que se procura.

23 Um pouco sobre informação - O Entendimento da Informação
Dados Informação Conhecimento Simples Observações sobre o estado do mundo qFacilmente estruturável qFacilmente obtido por máquinas qFreqüentemente quantificado qFacilmente transferível Dados dotados de relevância e propósito. qRequer unidade de análise qExige consenso em relação ao significado qExige necessariamente a mediação humana Informação valiosa da mente humana. Inclui reflexão, síntese e contexto. qDe difícil estruturação qDe difícil captura em máquinas q  Freqüentemente tácito q De difícil transferência

24 As informações podem ser :
Operativas: necessárias a realização de uma função ou de uma operação – independem de uma pessoa. Gerenciais : São resumos das informações operativas - possibilitam a tomada de decisões ( Sofrem influência das pessoas que as solicitam) Ex: Vendas semanais, Faturamento mensal... Vamos agora ver suas características ...

25 Um pouco sobre informação - Características da Informação
Relevância ou Significado Na tomada de decisão, nem todas as informações possuem o mesmo grau de importância; umas são mais importantes que as outras. INFORMAÇÃO RELEVÂNCIA   A ,0   B ,0   C ,0 Risco = 100% - A +B + C

26 Um pouco sobre informação - Características da Informação
Comparações e Tendências Outra característica importante da informação, é o fato de se permitir a comparação, confrontando, por exemplo, o desempenho real com o esperado.

27 Um pouco sobre informação - Características da Informação
Características de Valor: Precisão: A informação não contém erros. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo; Completa: A informação contém todos os fatos importantes;

28 Um pouco sobre informação - Características da Informação
Características de Valor: Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de recolha dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável é a informação; Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta;

29 Um pouco sobre informação - Características da Informação
Características de Valor: Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos utilizadores autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo; Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesso apenas pelos utilizadores autorizados.

30 Um pouco sobre informação - Características da Informação
Características de Valor: Objetiva: É aquela que pode ser compartilhada por qualquer um (sujeito emissor) que se identificou com outro (sujeito-receptor) de alguma forma Atualizada: É a informação mais recente sobre um fato, fundamental para tomada de decisão.

31 Funções Empresariais X Níveis
T O PE PROD / SERV MAT / LOG COM / MKT FIN RH JL

32 Limites do Sistema Empresa(SE)
Ecossistema, Meio Ambiente Externo (MAE) e Interno (MAI)  necessidade para seu funcionamento

33 Visão Sistêmica do Processo
Gerente de Contas Visão Sistêmica do Processo Sistemas Sistemas de Coleta- Contas a Pagar, Contas a Receber, Cadastro de Clientes, Cadastro de Produto Ex: O Contas a Pagar coleta a informação que é codificada e transmitida ao SIG, que pode ser consolidada e comparada com metas estipuladas pelo SIE, que gera e altera – com base no MAIE, os objetivos e metas do negócio. SIG – Sistemas de Suporte a Decisão, SAD, SIAD...etc Todas as etapas tem transmissão de dados, algumas podem ter coleta e na sequencia a codificação e posterior transmissão. Sistemas de Coleta Logística MAIE: Meio Ambiente Interno e Externo

34 O novo ambiente da Informação
A contribuição da Informática para as Organizações não é através de sistemas ou tecnologias. Quando pessoas compram computadores, não querem na verdade máquinas, mas sim realizar melhor suas tarefas e atingir melhor seus objetivos! A informática (informações + tecnologia) não é uma finalidade ou objetivo, mas sim um meio para se alcançar as metas. Informações

35 O novo ambiente da Informação
Portanto, o que se espera da Informática é que ela possa ajudar as Organizações a atingirem seus objetivos (melhorar seu negócio). Analista de Sistemas X Analista de Negócios Entender o negócio é contribuir para a solução do problema! A informática passa então a ser um meio poderoso para que as Organizações melhorem seu negócio.

36 A importância da informação
Retomando conceitos: Diferenciação de dados/informação/conhecimento/inteligência Exemplo: Dado: idade = 11 Informação: idade da pessoa é 11 anos Conhecimento: esta pessoa é uma criança Inteligência: devo tratar esta pessoa como uma criança e não um adulto

37 A importância da informação
Depois de ... Entender as informações Saber que elas podem ser: Operativas / Gerenciais Conhecer suas características: Relevantes / Comparativas. Características de Valor: Precisão, Completude, Confiabilidade, Verificável, Acessível, Segura, Objetiva e Atualizada. Conhecer um pouco de coleta e codificação das Informações / Entropia

38 PROCESSO DECISÓRIO Fontes Internas da Informação Ação corretiva Fontes
Internas de Externas de Informação Informação Efeitos sobre o Ambiente Informação Tomada Comparação Relevante com os de para Decisões Padrões Decisão Efeitos sobre a Empresa Ação corretiva

39 E a informação relevante?
Retomando um conceito: O que é uma empresa? “Um agrupamento de seres humanos, uma organização humana, com atribuição de atividades e de responsabilidades entre os vários seres que a constituem, de modo a atingir OBJETIVOS pré-determinados” Os seres humanos sempre necessitam definir objetivos a serem atingidos! Objetos Pessoais Objetivos Organizacionais (do grupo humano!) Como estabelecer?

40 DISCUTINDO UM MÉTODO DE GESTÃO
Como criar um objetivo comum? Valores Visão Missão Objetivos

41 Valores/Visão um exemplo…
* Satisfação do cliente * Qualidade ampla(Qualidade é importante? - Não, é fundamental - fazer melhor - qualidade frequente) * Resultados * Envolvimento de todos * Melhoria contínua... Visão "Garantir que nossos clientes sempre voltem em busca de boa comida, serviço atencioso e clima agradável." The Applewood Café (Pequeno Restaurante)

42 O próximo passo SMART(inteligentes) Objetivos Organizacionais:
Specific(especificos) Measurable(Mensuráveis) Achievable(Viáveis) Realistic(Realistas) Time Bound(Definidos em função do tempo) Como estabelecer?

43 Objetivos A importância dos objetivos Objetivos ou Metas?
“Objetivos/Metas são propósitos claramente redigidos e adequadamente quantificados” Ex: “Assegurar que nos próximos 6 meses, se consiga aumentar em 20% as quantidades de vendas do produto A, no mercado B, incorrendo em um acréscimo de custos não superior a 5% dos custos atuais corrigidos “

44 Como estabelecer objetivos?
Pense ! Escreva! Quantifique Defina as Etapas Estabeleça a troca

45 Sobre… Valores, Visão, Missão e Objetivos
Para desenvolver: Valores Visão Missão Objetivos Organizacionais (dinâmicos) Para apresentar: ( No site, Folder e em documentos da empresa) VISÃO(é onde pretendo chegar!) MISSÃO(o que vou fazer para chegar, ou como vou chegar) VALORES(impregnados na empresa, balizam minhas ações) OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS(Alinhados com a Missão/Visão criam as ações da empresa) – NÃO SE APRESENTA NO FOLDER OU EM DOCUMENTOS DA EMPRESA – POIS É DINÂMICO!

46 DúvidaS?


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