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Mktg 3.0 WEB 2.0 e eu ainda no 1.0! #eu10stacruz.

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1 Mktg 3.0 WEB 2.0 e eu ainda no 1.0! #eu10stacruz

2 @aabmoreira antonioabmoreira http://antonioabmoreira.com.br
Formado em Administração e Pós graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior em Multinacionais de classe mundial, na área de TI; Instrutor do Sebrae para os cursos Aprender a Empreender e Soldado Cidadão; Coordenador dos Cursos Gestão Estratégica de PMEs, Finanças e Tributária - CET OPET; Professor de Empreendedorismo e Gestão – CET OPET, FAEL; Palestrante de Motivação, Criatividade e Gestão; Consultor para pequenas e médias empresas em Gestão, BI, Mídias sociais e TI; @aabmoreira antonioabmoreira

3 Tudo 2.0 ou já no 3.0!

4 Alguns números 2,2 Bilhões usuários, 75 Milhões BR
5 Bilhões Celulares, 234 Milhões BR 2 Bilhões Notebooks, 100 Milhões BR 1,3 Bilhões Smartphones, 38 Milhões BR 100 Milhões Tablets, 400 mil BR

5 Popularização Tela sensível ao toque Reconhecimento voz
Geo localização Mídias sociais Cloud computing Crowdsourcing

6 Nova geração Globalização Referências externas Sem instruções
Sempre plugada Ubicidade

7 ? De onde veio essa coisa ...

8 Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...)
WEB 1.0: UM PARA MUITOS MIM CACIQUE (Jornais, Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS

9 Você sozinho na multidão .......

10 Web 2.0: o conceito O conceito surge numa sessão de brainstorming entre O’Reilly e a MediaLive International 2004 Surge a conferência Web 2.0 (2004; 2005; 2006)

11

12 A rede dos engarrafados
Conteudista Modelo tradicional para resolver o problema

13 A rede dos engarrafados
Novo modelo

14 Modelo tradicional para resolver o problema
A Web 1.0 Modelo tradicional para resolver o problema

15 A Web 2.0 Novo modelo

16 Gestão 2.0 (Cidadania 2.0) Redes sociais no âmbito profissional
Força da colaboração e participação Poder das multidões/ Crowdsourcing Responsabilidade ambiental Responsabilidade social Stakeholders

17 Uma pequena viagem ... Redes e mídias sociais Algumas conclusões

18 Os modelos universais e sociais

19 Os 100 macacos e as batatas doces ... Lyall Watson

20 MODELO ANÁRQUICO ORGANIZADO
O PODER DAS MULTIDÕES MODELO ANÁRQUICO ORGANIZADO

21 Vamos tentar responder
O que está por trás de tudo isso ? Simples, o ser humano !

22 “Todo o ser humano é movido por uma dualidade constante, precisa ser uma estrela solitária e pertencer a um grupo vitorioso” Ernest Becker

23 Antoine de Saint-Exupéry “Terra dos homens”
“ Quando tomamos consciência do nosso papel, mesmo o mais obscuro, só então somos felizes. Só então podemos viver em paz e morrer em paz. Pois o que dá um sentido à vida dá um sentido à morte” Antoine de Saint-Exupéry “Terra dos homens”

24 Então ... O que estamos fazendo aqui ?
Amar Ser amado Ser reconhecido Deixar um legado

25 CADA UM ACHA SUA TURMA

26 Um propósito, um sentido sem comando, uma identificação !

27 PÁSSAROS COM A MESMA PLUMAGEM
VOAM EM BANDO

28

29 O Desafio Para a colaborativa Sair da estrutura Hierárquica Animador
Chefe Para a colaborativa

30 Também Para a participação e o conhecimento.
Sair do entretenimento e exibicionismo.

31 Cairo (Praça Tahrir) 2011

32 Madri (novamente) 2011

33 E AGORA JOSÉ ?

34 Quais forças nos movem? Web 2.0, redes sociais, crowdsourcing
Geração Y, Z, ..... Poder nas mãos do consumidor One to one, cauda longa, free Virais, Web Marketing Costumização, Prosumers Integração de mídias Inovação Sustentabilidade, política, esporte

35 Algumas questões : 1 Como a Internet conseguiu, sem apoio inicial de grandes empresas ou governos se disseminar e chegar depois de uma década a um bilhão de usuários?

36 2 Como projetos inovadores conseguiram de forma tão rápida atingir a escala planetária e questionar e alterar monopólios de uma hora para outra?

37 Quais os modelos que regem os avanços desta inovação ?
Modelos universais, Anárquicos, Libertários.

38 Individualidade reconhecida
Uma Sistematização ... Individualidade reconhecida Liberdade de escolha Participação ativa Identidade História Você Eu

39 Redes sociais com fim prático
Qual a colmeia do enxame humano ?

40 O mundo digital... Algumas coisinhas

41 Recursos escassos ... Água Tempo

42 Recursos escassos ... Tempo: Sincronismo Assincronismo
Espaço/Custo/Realização/Participação: Encurtar distâncias Agregar as pessoas Encantar as pessoas

43 PULL - PUXAR Bens, produtos, serviços vão até ao consumidor!

44 Tabela - Push versus Pull
Procura > Oferta Procura < Oferta Produtor é que manda Cliente é que manda Segmentação de mercado Fragmentação do mercado Grande número de clientes com necessidades semelhantes Pequeno número de clientes com necessidades diferentes Produtos genéricos Produtos “à medida” Séries de produção longas Séries de produção curtas

45 Venda direta O velho e bom porta à porta pela Internet

46 Tendências Queda do custo de armazenamento
Aumento da velocidade de processamento Maior velocidade de transmissões Queda no custo do hardware Integração dados, vídeo, voz, imagem Shopmobbing - Tuangou CUSTO PRATICAMENTE ZERO

47 Na nova economia digital...
Riqueza flui da inovação e não da otimização Abandonar o conhecido O desconhecido vem de alimentar a suprema fluidez e agilidade das redes Valor da rede aumenta exponencialmente Retornos crescentes com a adesão Fartura produz fartura Generosidade – grátis – ganho indireto

48 Editor-chefe da Revista Wired.
Chris Anderson Editor-chefe da Revista Wired.

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50

51 Vilfredo Pareto ( )

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55 Forças da cauda longa Força Negócio Exemplo 1
Democratização da produção Produtores e fabricantes de ferramentas cauda longa Câmeras de vídeo digitais, softwares de edição de música e vídeos, ferramentas de blogging 2 Democratização da distribuição Agregadores Amozon, eBay, iTunes, Buscapé, Mercado livre 3 Ligação da oferta e da procura Filtros da cauda Longa Google, blogs, listas, Twitter, facebook

56 Os desafios vendendo bits
Encontrabilidade Filtros Distribuição Costumização, nichos

57 Crowdsourcing Colaboração O poder das multidões Queda de barreiras
Existe almoço grátis Regra do 1 – 9 – 90

58 Viral Loop Fixação Contexto
Os eleitos – Comunicadores, Experts, Vendedores Ponto de virada, o número mágico -150 6 Graus

59 5959 BUZZ Marketing O velho boca a boca pela internet, usando , blogs, comunidades, fóruns etc.

60 MESH Shopmobbing – Tuangou Sites compras coletivas
Bens, produtos, serviços vão até ao consumidor! Shopmobbing – Tuangou Sites compras coletivas Economia compartilhada. No futuro, palavras como consumo e compra serão substituídas por compartilhamento e troca.

61

62 O futuro

63 O ambiente atual... Como estamos?

64 Qual a sua turma? OU

65 Momento especial 4 tipos de geração convivendo ao mesmo tempo
BB Baby Boomers X Y C (Z)

66 Datas a lembrar Internet (1998), MSN (2000), Orkut (2005)/Facebook
Celular, SMS, iPod MP3 Vídeo game

67 Algumas datas marcantes
Hoje Com 7 anos Com 15 anos 18 anos 1999 IMS 2007 SMS, etc 23 anos 1996 Internet 2002 Orkut 28 anos 1989 Celular 1997 31 anos 1986 Vídeo game 1994

68 Quadro 1 - AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES
Geração X e Y Quadro 1 - AS DIFERENÇAS DAS GERAÇÕES GERAÇÃO BABY BOOMERS X Y Ano de Nascimento Acontecimentos que marcaram a geração Final da 2ª. Guerra Mundial Movimento Hippie e a Revolução Sexual Revolução Tecnológica Principais Ideais Reconstruir o mundo Lutar pela paz, liberdade, anarquismo. Globalização, multicultura e diversidade. O trabalho é.... A principal razão da vida O que paga as contas. Satisfação do desejo de consumismo. Média de tempo nas empresas 40 anos 15 anos 8 anos

69 Geração X e Y GERAÇÃO X GERAÇÃO Y Hoje têm 44 a 31 Hoje têm 30 a 17
Variáveis Motivações Reengenharia, downsizing Oportunidade de desenvolvimento e empregabilidade Bolha da Internet Responsabilidades e desafios crescentes. Trabalho mais independente, flexível e criativo. Tecnologia x Burocracia Liberdade/flexibilidade para atingir resultados. 11 de Setembro Liderança capaz de fazer coaching e mentoring Liderança autêntica x liderança hierárquica. Oportunidade para crescimento contínuo. Mudanças em relação à estabilidade, carreira e benefícios. Acesso direto às lideranças e feedback intensivo e sistemático. Foco no curto prazo e nos resultados Sentir que faz diferença para a empresa e para a sociedade. Hoje têm 44 a 31 Hoje têm 30 a 17 Ambiente de trabalho descontraído, alegre e agradável.

70 Geração C Nascidos a partir de 1990/2000 Conectado Comunicando
Conteúdo Colaborando / compartilhando Comunidades Co-criadores Costumização

71 Quem conhece?

72 Pois é .... Aos 16 anos, britânico ganha US$ 1 mi com empresa online Christian Owens se inspirou em Steve Jobs e fundou a Mac Bundle Box, empresa que vende aplicativos para computadores.

73 Resumindo, as tendências
Individualidade, entretenimento, surpreender Globalização, TIC, Convergência Sustentabilidade, meio ambiente Idade mais avançada Redes sociais, web 2.0, geração C, Participação, colaboração, one to one Inovação Mudança na forma de decisão de compras Avanços na biomedicina e tecnologia Nichos, free, costumização, participação, transparência .... Que mais?

74 Vamos nos conectar... Redes e mídias sociais Uso

75 Nunca tivemos tantas ferramentas

76 Novo tempo Mais individualizado Mais divertido Mais colaborativo
Mais construído Mais desafiador ...

77 A base Integração dados, vídeo, voz, imagem. Modelos universais
A cauda longa Free Conteúdo é rei Encontrabilidade Relacionamento

78 Notoriedade – Referência - Conteúdo

79

80 Alguns números 85% dos internautas têm perfil nas redes
50% da população usa internet 52% da classe C está na internet, a 90% e B + de 85% Mais de 65 milhões de usuários Twitter – mais de 18 milhões de usuários Orkut ainda não morreu (8% no mundo)

81 Usos - pessoal Amizade, relacionamentos Estudo, informação Importante:
Participação Generosidade Lei da reciprocidade Lei da Atenção MPV, Marca pessoal virtual RPV e RSP Influência/audiência Redes passivas e ativas

82 CUIDADOS Imagem Segurança Linguagem Gerais Relacionamento profissional

83

84 O desafio ... Notoriedade Referência Tags Buscadores Rede

85 Usos - empresarial MEV Marca empresarial virtal E-business Interação
SAC Prosumers Bancos de dados BI

86 Vamos nos organizar Missão Visão Valores Produto Processo Estrutura
Pessoas Estratégia

87 Vamos nos organizar DIGITAL Estratégia Plano Marketing Estratégico
Tático Operacional Informações TIC Plano geral SOWT DIGITAL

88 Um processo de e-tudo tem que resultar em ...
Branding e relacionamento (ativo, receptivo, colaborativo) Aumento de vendas com novos produtos Aumento de vendas com novos clientes Aumento de vendas com negócios atuais Elos com fornecedores Elos com clientes -> Prosumers Aperfeiçoamento dos processos de negócios

89 Estrutura do marketing digital
ESTRATÉGIA DE MARKETING ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL AÇÕES TÁTICAS E OPERACIONAIS TECNOLOGIAS E PLATAFORMAS Comunicação corporativa Relações públicas Marketing de conteúdo Geração de conteúdo Marketing de busca Blogs SEO/SEM Marketing de relacionamento Marketing de mídias sociais Ações em redes sociais Ações com blogueiros Orku, Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn, etc. Marketing direto marketing Nwes letter Promoções Lançamentos SMS MMS Publicidade e propaganda Marketing de guerrilha Marketing viral Postagem de vídeos, animações e músicas Publicação de widgets Redes sociais Youtube, MMS Widgets virais Publicidade e propaganda Branding Publicidade on-line Banners Podcast e videocast Widgets Jogos on-line Sites e blogs Mídias sociais Google AdWords Pesquisa de mercado Branding Pesquisa on-line Busca e clipping Monitoramento de marca Monitoramento de mídias Google Redes sociais Clipping Biblia digital – Claudio Torres

90 INTERAÇÕES E REDES QUE LEVEM AO NOSSO OBJETIVO
9090 Vamos criar… INTERAÇÕES E REDES QUE LEVEM AO NOSSO OBJETIVO 90

91 9191 REDES BOCA A BOCA REDE A REDE B CANAL DE CONFIANÇA

92 Cuide da sua plantinha

93 Pesquisas gerais Métricas de acompanhamento Valorização do site e blog Alertas Métricas

94 iGoogle Alertas, notícias Busca natural, orgânica Links patrocinados, Adsense Adwords, key word, search terms, insights Search trends, adsense Analytics, Alexa.com Ferramentas para webmasters Outros

95 Really Simple Syndication
Site Blog Twitter

96 Passos Análise de mercado Planejamento Metas Pesquisa Organização
Implementação Monitoramento Performance Ouça Avalie

97 PMCD – marketing e comunicação digital
Análise do ambiente mercadológico Comunidades Conteúdo Serviços Estratégias de relacionamento Ferramentas Plano de mídia digital Equipe e parceiros

98 Sugestões... Aproximação com as comunidades (Apicultor) Planejamento
Coordenação Estratégias Banco de dados Objetivo Ambiente Desenvolvimento

99 CUIDADOS Segurança Não vender Redes sociais Linguagem Gerais

100 A estrutura

101 Uso da Web Coord. WEB Comunicação Inteligência Marketing Avaliação
Interação

102 Planejamento Análise Estratégias Querer Motivos Paixão Consistência Interação

103 Comunicação Nós da rede Uso dos meios certos Geral Branding, Produto
Intenções

104 Inteligência Pesquisas na web Ações “espontâneas” Banco de dados
Comunicação social Nós da rede Gerais Coleta de informações

105 Marketing específico Site Youtube, Flikr, Redes News letter
Ações através das comunidades Buzz One to one SAC Prosumers Sugestões Promoções

106 Avaliação Número de participantes Número de visitas
O que está sendo dito Pesquisas

107 Consumidor Participação Comunidades Rede Divulgação Site News letter

108

109 Palavras chave Estabelecer relacionamento Testar as ferramentas Gestão
Relacionamento – confiança Monitorar imagem Transparência Não forçar a amizade Permissividade Respeitar o internauta Respeitar as comunidades Dar a cara para bater Testar as ferramentas Gestão Ouvir Rede de pessoas Paixão Emocionar Buscar engajamento Autenticidade Aparecer pessoalmente Medir resultados Alma

110 Mudanças estão acontecendo muito rápido !

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119 Vamos ver um filminho ? Murmuration

120 Obrigado


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