Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabella Romeu Alterado mais de 10 anos atrás
1
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
DIVISÃO DE ENSINO 1ª OFICINA PEDAGÓGICA COMO ENSINAR E APRENDER COMPETÊNCIAS REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO Coordenação Pedagógica Subseção de Acompanhamento Pedagógico Colaboração : Profª. Célia Jacóe
2
NECESSIDADE DE FORMAÇÃO (PROFESSORES/INSTRUTORES)
O ENSINO POR COMPETÊNCIAS DIFICULDADES EM SALA DE AULA/INSTRUÇÃO X NECESSIDADE DE FORMAÇÃO (PROFESSORES/INSTRUTORES)
3
SOCIAL, INTERPESSOAL, PESSOAL E PROFISSIONAL
COMPETÊNCIAS ? PARA A VIDA SOCIAL, INTERPESSOAL, PESSOAL E PROFISSIONAL
5
APRENDIZAGENS Aprendizagem mecânica:
é aquela que encontra muito pouca ou nenhuma informação prévia na Estrutura Cognitiva com a qual possa se relacionar, sendo então armazenada de maneira arbitrária. Aprendizagem significativa: é aquela que se relaciona, interliga-se a aprendizagens já realizadas e a conteúdos pré-existentes no sujeito. ESTRUTURA COGNITIVA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR RECEPÇÃO POR DESCOBERTA MECÂNICA
6
APRENDIZAGENS mecânica significativa
7
Por que é preciso falar sobre competências?
REGRAS SIMPLES REGRAS COMPLEXAS COMPARTILHAR APOIO AJUDA
8
Função social da escola
Por que é preciso falar sobre competências? Função social da escola Propedêutica Formação integral Seletiva Orientadora COMPETÊNCIA FATOS CONCEITOS PROCEDIMENTOS ATITUDES Objeto Objeto CONHECIMENTO COMPETÊNCIA
9
COMPETÊNCIA fatos atitudes conceitos procedimentos COMPETÊNCIA FATOS
10
COMPETÊNCIA 23 x 7 164 23 x 7 30 23 x 7 23 x 7 141 224
11
CARACTERÍSTICAS DAS COMPETÊNCIAS
COMO SE APRENDEM...? memorização CONTEÚDOS FACTUAIS construção pessoal CONTEÚDOS CONCEITUAIS modelo/ prática CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS modelo / vivência / reflexão CONTEÚDOS ATITUDINAIS
12
Capitais dos países africanos Causas da Independência do Brasil
Exercício Classifique os seguintes conteúdos Números de telefone Capitais dos países africanos Armamento Colonialismo Causas da Independência do Brasil Ordem unida Romantismo literário Primeira Lei de Newton Tabuada Nós e amarrações
13
NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO UMA COMPETÊNCIA CONSISTE EM:
O QUE DEVEMOS ENTENDER POR COMPETÊNCIAS? NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO UMA COMPETÊNCIA CONSISTE EM: “Uma intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida por meio de ações que mobilizam, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, componentes atitudinais, procedimentais e conceituais.” Antoni Zabala “É a capacidade de mobilizar, ao mesmo tempo e de maneira interrelacionada, conhecimentos,habilidades,atitudes,valores e experiências, para decidir e atuar em situações diversas.” CEEE-CEP/FDC c h a v e
14
ATUAÇÃO FLEXÍVEL E ESTRATÉGICA SELEÇÃO DO ESQUEMA DE ATUAÇÃO
PROCESSO DE UMA AÇÃO COMPETENTE SITUAÇÃO REAL que nos obriga a intervir e que questiona ou apresenta problemas que têm que ser resolvidos ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAÇÃO FLEXÍVEL E ESTRATÉGICA SELEÇÃO DO ESQUEMA DE ATUAÇÃO ESQUEMA DE ATUAÇÃO A ESQUEMA DE ATUAÇÃO B ESQUEMA DE ATUAÇÃO C ESQUEMA DE ATUAÇÃO D FATOS CONCEITOS PROCEDIMENTOS ATITUDES
15
CARACTERÍSTICAS DO ENSINO DAS COMPETÊNCIAS
1. Sua funcionalidade 2. A complexidade da situação na qual deve ser aplicada 3. Seu caráter procedimental 4. Estar constituídas por uma integração de componentes que devem ser ensinados de maneira diferenciada.
16
O CAMINHO DESAFIOS POSSIVEIS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA IMAGEM QUE OS
PROFESSORES/ INSTRUTORES TRANSMITEM PENSAMENTO APLICADOR X PENSAMENTO ESTRATÉGICO COMPARTILHAR EXPERIENCIAS
17
“O ensino baseado em competências pode ser uma nova oportunidade para que o sistema educacional enfrente uma educação a partir de uma visão racional, comprometida, responsável e global para a formação dos cidadãos.” Antoni Zabala
18
Referência Bibliográfica
Antoni Zabala
19
( Programa: O profissional militar do Sec.XXI, p.9)
“O Exército Brasileiro não está buscando aplicar diretamente modelos testados em outras instituições.Busca sim, o seu próprio modelo, o mais adequado às características de uma profissão tão peculiar. Ou seja, o desafio é criar um modelo específico de Educação por Competências, tudo o mais são pressupostos e referências” ( Programa: O profissional militar do Sec.XXI, p.9) OBRIGADA!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.