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III Fórum Núcleo de Referência
Redes de Incubadoras e Parques Tecnológicos RMI, Proinc e ReInc
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Agenda Consolidação das respostas ao Questionário
Análise: Faixas de Respostas Planejamento Estratégico Núcleo de Referência Redes de Incubadoras Missão, Orientação, Sustentação Financeira, Restrição, Objetivo e Ações Propósito do Núcleo de Referência Missão, Visão de Futuro, Objetivos e Resultados Conceito Atividades, Ações, Programas Lógica de Sustentação Financeira Modo de Integração com os Associados Planos de Ação (Curto, Médio e Longo Prazo)
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Programa Consolidação das respostas ao Questionário (Apresentação Mecena) Debates Café Planejamento Estratégico Núcleo de Referência Redes de Incubadoras (Apresentação Mecena) Missão, Orientação, Sustentação Financeira, Restrição, Objetivo e Ações Propósito do Núcleo de Referência (Apresentação Mecena) Missão, Visão de Futuro, Objetivos e Resultados Almoço Descrição dos Planos de Ação (Trabalho em Grupos) Debates e Apresentação dos Planos de Ação (Apresentação dos Grupos) 9:00 9:30 9:45 10:15 11:00 12:00 13:00 15:00 15:30 17:30
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Consolidação das respostas ao Questionário de Expectativas
Núcleo de Referência em Redes de Incubadoras e Parques Tecnológicos
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Retorno do Questionário por Tipo de Instituição
12 10 8 Alvo 6 Retorno 4 2 IEL Banco FAP’s SEBRAE ANPROTEC Associações Consultores Incubadoras Governo Federal Governo Estadual C&T Núcleo de Referência Parque Tecnológico Governo Municipal C&T Redes de Incubadoras Federações da Indústria Instituições de Ens.e Pesq. Órgão de Fomento Federal
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Retorno dos Questionários
43% ñ resp respondido 57% Alvo: 75 quest.
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Análise Faixas de Respostas
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Questão 1) O que deve ser uma Rede de Incubadoras de reconhecido sucesso? B. Entidade que tem impacto transformador significativo na região ou tema (corte regional, tecnológico, setorial, tipologia de incubadoras e etc) na qual atua. 32,656 D. Entidade pró-ativa no desenvolvimento de seus associados como geradores de novos negócios 30,000 C. Entidade que atende às demandas advindas de suas associadas com eficácia 17,656 A. Conjunto de incubadoras de sucesso 15,156 E. Entidade cujos associados, em conjunto, possuem excelente quadro de resultado financeiro. 2,969 F. Outros: Atender as demandas dos Stakeholder 1,563
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Questão 2) Qual deve ser o papel de uma Rede de Incubadoras e parques tecnológicos? B. Projetar e garantir a operacionalização de modelos baseados em melhores práticas para o melhor funcionamento dos associados 19,844 E. Articulação política junto a entidades públicas 16,719 F. Articulação política junto aos órgãos de fomento 15,313 C. Orientação estratégica e coordenação da mesma 14,531 D. Acompanhamento e avaliação da atuação do conjunto dos associados 8,750 G. Busca e distribuição sinérgica de fundos de fomento 7,188 A. Apoio / orientação administrativa aos associados da rede 7,031 I. Oferecer e incentivar compartilhamento de serviços 6,094 H. Gerenciar a imagem associativa das entidades associadas 4,219 J. Outros: Canal por onde flui o compartilhamento do conhecimento dos associados 0,625
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Questão 3) As Redes de Incubadoras devem orientar suas ações a partir de um corte temático por: B. Âmbito regional 43,332 D. Tipologia de incubadoras (virtual, tradicional, de base tecnológica e etc) 22,774 A. Áreas tecnológicas 14,300 C. Âmbito setorial 12,329 E. Empreendedores 7,258
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Questão 4 As principais ofertas de uma Rede de Incubadoras a seus associados para os próximos anos no Brasil deverão ter o seguinte objetivo:
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Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras F. Alavancar negócios
Região Sul C. Definir um modelo padrão de funcionamento de uma rede e das incubadoras 15,740 H. Articulação política 15,740 G. Integrar associados 14,352 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 13,518 F. Alavancar negócios 13,240 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 6,852 A. Alavancar fomento 6,018 B. Otimizar o uso de recursos da rede 6,018 E. Identificar tendências de negócios e potencializar vendas para as incubadas 6,018 J. Outras: Redes de informação da área 2,500
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Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa H.
Região Sudeste A. Alavancar fomento 15,767 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 13,386 H. Articulação política 13,148 F. Alavancar negócios 12,434 G. Integrar associados 11,481 C. Definir um modelo padrão de funcionamento uma rede e das incubadoras 11,005 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 10,053 E. Identificar tendências negócios e potencializar vendas para as incubadas 8,862 J. Outras 8,333 B. Otimizar o uso de recursos da rede 5,053
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Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras
Região Centro-Oeste E. Identificar tendências de negócios e potencializar vendas para as incubadas 19,722 H. Articulação política 12,554 G. Integrar associados 11,222 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 11,054 J. Outras: Expandir o movimento 10,000 B. Otimizar o uso de recursos da rede 8,722 C. Definir um modelo padrão funcionamento uma rede e das incubadoras 8,554 A. Alavancar fomento 7,388 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 6,054 F. Alavancar negócios 4,722
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Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras E. Identificar
Região Norte H. Articulação política 25,554 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 25,552 E. Identificar tendências de negócios e potencializar vendas para as incubadas 22,222 J. Outras: Expandir o movimento 12,500 A. Alavancar fomento 10,552 C. Definir um modelo padrão funcionamento uma rede e das incubadoras 7,222 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa F. Alavancar negócios B. Otimizar o uso de recursos da rede 2,222 G. Integrar associados
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Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras B.
Região Nordeste A. Alavancar fomento 21,021 H. Articulação política 15,371 G. Integrar associados 14,592 E. Identificar tendências de negócios e potencializar vendas para as incubadas 11,378 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 10,794 B. Otimizar o uso de recursos da rede 7,092 F. Alavancar negócios 6,086 C. Definir um modelo padrão funcionamento uma rede e das incubadoras 5,794 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 4,300 J. Outras: Expandir o movimento 3,846
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Se sim, qual seria o modelo desta participação?
D. Anuidade ou outro tipo de contribuição associativa 61,923 B. % de retorno financeiro das atividades das incubadoras/empresas 19,808 A. % advindo de fomento recebido pelas incubadoras 11,538 E. Outra: % de recursos advindo de alavancagem financeira de incubadora proporcionada por ação da rede 3,846 C. Repasse de recursos humanos 2,885
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Questão 6) Como deverá ser a composição dos conselhos de uma Rede de Incubadoras? Representantes de: B. Incubadoras 40,572 D. Órgãos de fomento 17,084 F. Empresários 11,772 C. Empresas Incubadas 11,353 E. Instituições de ensino 8,491 G. Especialistas 4,791 A. Redes de incubadoras 2,813 H. Outros: Investidores, Angel, Venture Capital 0,781 K. Outros: número 9 L. Outros M. Centros de P&D e órgãos estratégicos do governo 0,625 J. Outros: Empresas graduadas 0,156
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Questão 7) G. Recursos financeiros para implementar planos de ação 21,823 D. Integração entre associados 20,781 F. Representatividade política da rede 15,469 A. Planejamento estratégico coletivo 12,135 C. Modelo de governança 11,250 E. Recursos humanos especializados (quantidade, tipo de especialização) 8,542 H. Heterogeneidade dos associados da rede de incubadoras 4,688 B. Conhecimento sobre redes de incubadoras e sua atuação 4,375 I. Outros: Transformar efetivamente as incubadoras em unidades de negócio 0,938 Quais fatores poderão ser efetivos contra as restrições que comprometem a atuação bem sucedida de uma Rede de Incubadoras
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Questão 9) Dado o conjunto de respostas indicadas na Parte I do questionário, o Núcleo de Referência em Redes de Incubadoras deve ser: (Importância para o momento atual das redes de incubadoras) B. Entidade que estuda e desenvolve modelos orientativos para atuação das diversas redes de incubadoras do país 24,019 A. Centro de Informação, que pesquisa e desenvolve o tema, uma biblioteca no tema, e se constitui em observatório de ponta 21,875 G. Entidade que possui representação formal da ANPROTEC na região onde atua. 12,828 D. Entidade responsável por receber demandas das diversas redes de incubadoras e atendê-las 12,556 F. Líder das diversas redes de incubadoras, definindo estratégia e gerenciando atuação sinérgica das redes 11,563 H. Formação de recursos humanos gestores das redes de incubadoras 8,906 C. Equipe de consultoria capacitada a customizar e desenvolver modelos de governança 4,659 E. Auditor/avaliador da performance das diversas redes de 3,281
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Questão 10) A visão de sucesso de um Núcleo de Referência estará vinculada a: D. Difusão de conhecimento 29,009 B. Desenvolvimento de modelos de melhores práticas 27,638 C. A aplicabilidade prática de conceitos, modelos, sugestões desenvolvidos pelo núcleo. 24,881 A. Inovação nas questões de governança de redes e outros temas prioritários 17,378 E: Outra: Expansão considerável e consolidação dos negócios pelos empreendedores 1,094
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Questão 11) O Núcleo de Referência deve focar seu esforço de desenvolvimento através de um “corte temático” por: B. Regional (Sistema Regional de Inovação e Desenvolvimento) 39,032 D. De acordo com as diferentes tipologias (virtual, tradicional, de base tecnológica e etc) 22,097 A. Tipo de tecnologia (quais áreas tecnológicas são prioritárias?): 21: biotecnologia e informática 32: tecnologia da informação, biotecnologia e biologia molecular, novos materiais 17,097 C. Setorial/ 32: petróleo - gás, química e petroquímica; eletro- eletrônico / metal-mecânico; saúde 9,839 E. Empreendedores 4,194 F. Foco nas questões administrativas 3,871 G. Outros: Orientação de Mercado 1,613 I. Outros: por atividade 1,563 H. Outros: Porte das Incubadoras e Portifólio de Empresas 0,645
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Questão 12) Qual deverá ser a abrangência das atividades do Núcleo de Referência? (Escolher apenas 1 alternativa)em B. Nacional ? 0,500 A.. Regional ? 0,344 ? C. Internacional 0,156
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Questão 13) Qual deverá ser o público-alvo do Núcleo de Referência? A. Redes de Incubadoras 45,644 B. Novas Redes de Incubadoras 14,519 E. Investidores 12,863 C. “Formadores de redes” 12,019 D. Órgãos de Fomento 8,019 F. Pesquisadores 5,831 G. Outros: Incubadoras 1,094
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Questão 14) As principais atividades e programas de um Núcleo de Referência deverão ser: G. Desenvolvimento de metodologias para o compartilhamento de serviços em áreas estratégicas 22,656 B. Coordenar estudos técnicos 20,000 A. Desenvolver publicações de referência 17,344 F. Realizar seminários e workshops 14,063 C. Consultoria 10,156 D. Treinamento 6,719 E. Realizar cursos 6,406 H. Outros serviços: Viabilizar as incubadoras associadas 1,875 I. Outros 0,781
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Questão 15) Quanto ao Sistema de Informações, que tipo de informação e/ou documentos ele deve gerenciar? C. Manuais de Apoio a Governança das redes 33,385 D. Pesquisas acadêmicas sobre o tema 16,198 A. Referências bibliográficas 15,313 B. Levantamentos bibliográficos 14,688 E. Pesquisa de ponta 14,323 H. Outros: Informações de Mercado, tendências tecnológicas 1,250 J. Outros: Artigos nacionais e internacionais sobre o tema L. Outros: Monitoramento tecnológico / prospecção tecnológica F. Outros: Patentes sobre o Tema 0,781 G.Outros: Banco de dados de consultores e especialistas K. Outros I. Outros: Material produzido pelas redes e pelas Incubadoras 0,000
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Ainda quanto ao Sistema de Informações, quais devem ser
suas funcionalidades? D. Sistema de divulgação de informação 30,122 F. Sistema integrado de Conhecimento 26,178 C. Suporte à interação entre pessoas e processos 17,344 A. Catalogação de referências 13,906 B. Gerenciador de documentos 6,875 E. Sistema de Ensino a Distância 5,575
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Questão 16) Quais são as áreas prioritárias para desenvolvimento de estudos técnicos? C. Otimização do uso de recursos dos associados da rede (serviços Top, acesso a laboratórios, aquisição de equipamentos etc.) 21,170 D. Alavancagem de fomento 19,181 E. Alavancagem de negócios 18,869 G. Regionalização dos diversos modelos críticos ao bom funcionamento da rede 17,120 B. Formalização do processo de delegação de atribuições em ambiente de redes 9,094 F. Gestão da marca coletiva 8,259 A. Composição e atribuição de conselhos e comissões 5,057 H. Outras áreas: Otimização de redes a partir do fortalecimento de incubadoras 0,625 I. Outras áreas
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Questão 18) Como deverá ser a composição dos conselhos do Núcleo de Referência? Representantes de: A. Redes de incubadoras 32,581 B. Incubadoras 16,290 E. Órgãos de fomento 11,774 F. Instituições de ensino 8,226 H. Especialistas 7,742 G. Empresários 6,290 C. Empresas Incubadas 5,323 D. Empresas Graduadas 5,000 I. Outros: Profissionais talentosos 3,226 J. Outros: Anprotec 3,065 K. Outros: Governo 0,484
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Questão 19) Dado o conjunto de requisitos e atribuições indicados neste questionário por você, como deve ser formada a equipe operacional do Núcleo de Referência? B. Equipe formada por participantes de outras instituições da rede de incubadoras 40,938 A. Equipe própria permanente 34,063 C. Contratação de empresas para a realização de atividades como os estudos técnicos, manutenção do sistema de informações e etc. 22,969 D. Contratação de empresa para tocar o núcleo 2,031
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F. Recursos financeiros para implementar planos de ação 22,803
Questão 20) F. Recursos financeiros para implementar planos de ação 22,803 B. Integração com os associados 22,769 D. Respaldo político no âmbito das incubadoras 18,813 C. Recursos humanos especializados (quantidade, tipo de especialização) Quais tipos de especialização? 15,366 A. Conhecimento sobre redes de incubadoras e sua atuação 15,142 E. Momento Político do país 2,295 G. Outros: Respaldo político no âmbito das redes de incubadoras 1,563 H. Outros: Capacidade de produzir e compartilhar conhecimento - validação do núcleo 1,250 Quais fatores poderão ser efetivos contra as restrições que poderão comprometer a atuação bem sucedida do Núcleo de Referência
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Quem / quais instituições devem desempenhar esta
função? A. Redes de incubadoras 35,690 B. Incubadoras 11,552 E. Órgãos de fomento 11,293 C. Empresas Incubadas 7,069 H. Especialistas J. Outros: Anprotec 5,603 G. Empresários 5,345 F. Instituições de ensino 3,621 I. Outros: O próprio Núcleo 3,448 K. Outros: Conselhos definidos na questão 18 L. Outros: Empresa independente D. Empresas Graduadas 2,414
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Questão 23) Qual seria o papel / participação de sua instituição no Núcleo de Referência? A. Colaborador 45,055 B. Usuário 33,261 C. Controlador 9,139 D. Financiador 6,900 E. Outros: Participe 2,419 F. Outros: Executor 3,226
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Questões Questão 1 Questão 3 e 11 Questão 4 Questão 5 x 23 Questão 13
Forte drive para negócios. No entanto, foco em fomento e entidades públicas Questão 3 e 11 Tipologia de Incubadores e Fraca questão setorial, apesar dos fundos setoriais. Na questão 11 tecnologia supera setorial. Questão 4 Quadro de ações distintas entre as regiões. Como pensar ação do núcleo nacional x local Questão 5 x 23 61% anuidade x 6% Financiador Questão 13 Cliente aparece Investidor com 12%. Ações para este cliente? Questão 18 Órgãos de fomento no conselho. Qual o objetivo? Nos parece contraditório ter ação política para estes (questão 2) e tê-los no conselho? Questão 19 Formação da equipe com “core do núcleo”. Como se sustenta? Anuidade?
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Estrutura do Planejamento Estratégico
Núcleo de Referência em Redes de Incubadoras e Parques Tecnológicos RMI, Proinc & ReInc
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Produtos a Serem Gerados
Propósito do Núcleo de Referência Missão, Visão de Futuro, Objetivos e Resultados Conceito 1) Atividades, Ações, Programas 2) Lógica de Sustentação Financeira 3) Modo de Integração com os Associados Plano de Ação (Curto, Médio e Longo Prazo) Descrição da Ação, Importância (qual objetivo pretendido), Responsáveis, Envolvidos, Metodologia de Realização, Resultados/Indicadores de Desempenho, Cronograma, Orçamento Prévio (Classificação Curto, Médio e Longo Prazo)
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Rede de Incubadoras Formação do Conselho Questão 6
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Rede de Incubadoras(Quest)
Orientação Regional Tipo de Incubadora Sustentação Financeira Anuidade Restrições Recursos Finaceiros Desagregação associados Falta de Representatividade Falta: Governança e Estratégia Missão Impacto Transformador Foco:Gerar Negócios Incubadoras de Sucesso Best Practices Difundir Pública e Fomento Articulação & Coordenação Estratégica Acompanhamento & Avaliação Associados Busca e Distr. Fomento Adm Associados
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Questão 4 As principais ofertas de uma Rede de Incubadoras a seus associados para os próximos anos no Brasil deverão ter o seguinte objetivo:
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Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras F. Alavancar negócios
Região Sul C. Definir um modelo padrão de funcionamento de uma rede e das incubadoras 15,740 H. Articulação política 15,740 G. Integrar associados 14,352 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 13,518 F. Alavancar negócios 13,240 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 6,852 A. Alavancar fomento 6,018 B. Otimizar o uso de recursos da rede 6,018 E. Identificar tendências de negócios e potencializar vendas para as incubadas 6,018 J. Outras: Redes de informação da área 2,500
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Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa H.
Região Sudeste A. Alavancar fomento 15,767 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 13,386 H. Articulação política 13,148 F. Alavancar negócios 12,434 G. Integrar associados 11,481 C. Definir um modelo padrão de funcionamento uma rede e das incubadoras 11,005 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 10,053 E. Identificar tendências negócios e potencializar vendas para as incubadas 8,862 J. Outras 8,333 B. Otimizar o uso de recursos da rede 5,053
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Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras
Região Centro-Oeste E. Identificar tendências de negócios e potencializar vendas para as incubadas 19,722 H. Articulação política 12,554 G. Integrar associados 11,222 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 11,054 J. Outras: Expandir o movimento 10,000 B. Otimizar o uso de recursos da rede 8,722 C. Definir um modelo padrão funcionamento uma rede e das incubadoras 8,554 A. Alavancar fomento 7,388 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 6,054 F. Alavancar negócios 4,722
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Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras E. Identificar
Região Norte H. Articulação política 25,554 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 25,552 E. Identificar tendências de negócios e potencializar vendas para as incubadas 22,222 J. Outras: Expandir o movimento 12,500 A. Alavancar fomento 10,552 C. Definir um modelo padrão funcionamento uma rede e das incubadoras 7,222 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa F. Alavancar negócios B. Otimizar o uso de recursos da rede 2,222 G. Integrar associados
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Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras B.
Região Nordeste A. Alavancar fomento 21,021 H. Articulação política 15,371 G. Integrar associados 14,592 E. Identificar tendências de negócios e potencializar vendas para as incubadas 11,378 I. Capacitação dos Recursos Humanos das Incubadoras 10,794 B. Otimizar o uso de recursos da rede 7,092 F. Alavancar negócios 6,086 C. Definir um modelo padrão funcionamento uma rede e das incubadoras 5,794 D. Desenvolver marketing / gerenciar marca associativa 4,300 J. Outras: Expandir o movimento 3,846
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Ações da Rede x Foco Regional
Desta questão ressalta a distinção de ações por região Reflexo para o pensar nos Modelo de Melhores Práticas do Núcleo Os planos de ação devem considerar a prioridade regional definidas por cada localidade Função Customização significativa, deve ser pensada como etapa das ações a serem definidas
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Questão 6) Como deverá ser a composição dos conselhos de uma Rede de Incubadoras? Representantes de: B. Incubadoras 40,572 D. Órgãos de fomento 17,084 F. Empresários 11,772 C. Empresas Incubadas 11,353 E. Instituições de ensino 8,491 G. Especialistas 4,791 A. Redes de incubadoras 2,813 H. Outros: Investidores, Angel, Venture Capital 0,781 K. Outros: número 9 L. Outros M. Centros de P&D e órgãos estratégicos do governo 0,625 J. Outros: Empresas graduadas 0,156
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Questão 6 Tratar como composição do Conselho?
Importância de Empresários e Empresas Incubadas, no entanto a aplicação do questionário demonstrou o desconhecimento do potencial da rede para os negócios deste empresariado. Foco para ação: Mostrar Rede como Potencial para ampliar negócios
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Núcleo de Referência
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NR-RIPT
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Organização do Núcleo Temas Temas Temas
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Restrições Recursos financeiros para implementar planos de ação
Integração com os associados Respaldo político no âmbito das incubadoras
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Ações & Objetivos Indicados
Sistema de Informação Quanto ao Tipo de Info Manuais de Apoio a Governança das redes Pesquisas acadêmicas sobre o tema, Referências bibliográficas e Levantamentos bibliográficos Pesquisa de ponta Quanto ao tipo de Ferramental Sistema Integrado de Conhecimento Bem sucedido em difundir conhecimento
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Ações & Objetivos Indicados
Estudo Técnicos Otimização do uso de recursos dos associados da rede Alavancagem de fomento Alavancagem de negócios Regionalização dos diversos modelos
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Ações Projeto Pilotos de Implantação do Modelo
Estrutura de Monitoração Divulgação e Integração com os demais elementos da “Rede Anprotec” Implantação do Núcleo de Referência Ações Focadas nas Restrições Recursos financeiros para implementar planos de ação Respaldo político no âmbito das incubadoras
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Lista: Ações Título Responsável
1. Implantação Piloto do Modelo de Governança de Redes de Incubadora ReInc
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Plano de Ação Descrição 1/3
Implantação Piloto do Modelo de Governança de Redes de Incubadora Descrição Implantar, em Redes de Incubadoras selecionadas, os princípios do modelo de governança estabelecido no Documento de Referência gerado a partir do Estudo Técnico em Redes e Organizações em Redes 1/3
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Etapas do Plano de Ação 2/3 Etapas Duração
1.Definição das Redes para Estudo de Caso 1 semana 2.Discussão com as Redes do Documento de Referência 2 semanas 3.Diagnóstico das Redes Selecionadas 4 semanas 4.Aplicação/Customização do Modelo de Gorvernança 8 semanas 5.Avaliação dos Resultados da Aplicação dos Modelos 6.Publicação do resultado dos casos pilotos 7. Workshop de Divulgação 2/3
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Responsável Envolvidos Resultados Orçamento Previsto 3/3 Núcleo ReInc
Núcleo RMI, Proinc, Redes de Incubadoras e Anprotec Resultados 3 Redes com Modelo de Governança Formalizado Publicação da 2a. Edição do Manual de Governança de Redes com casos Melhoria dos Indicadores de Gestão das Redes (a definir Etapa 2) Orçamento Previsto R$ 3/3
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