A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Sete Princesas de Nezami.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Sete Princesas de Nezami."— Transcrição da apresentação:

1 As Sete Princesas de Nezami.
Edmilson Jr

2 Roteiro: Um pouco sobre Nezami. Introdução à obra.
De que se trata a obra. Características da obra. Por que ler a obra?

3 Um pouco sobre Nezami: Nasceu e permaneceu a vida toda na cidade de Ganja. (Azerbaijão) Mulçumano sunita. Ficou órfão cedo, criado pelo tio. Importante nome da literatura persa medieval. Obras (epopéias): Makhzan al-Asrar (O armazém de mistérios) (1165) Khosrow o Shirin (A história de Khosrow e Shirin) (1175) Leily o Majnoun (A história de Laila e Majnun) (1188) Eskandar-Nameh (O livro de Alexandre, o Grande) (1191) Haft Paykar (As sete esfígies) (1198)

4 Introdução à obra. Obra original: Acessível hoje como:
Haft Paykar (As sete efígies) (1198) Acessível hoje como: Le sette principesse (As sete princesas), introdução e tradução de Alessandro Bausini. Bausini consegue manter fidelidade aos recursos metafóricos e ao jogo de palavras.

5 Introdução à obra. Monogamia X Poligamia Fábulas ocidentais:
Herói vê retrato de uma bela mulher por qual se apaixona. Fábulas orientais: Acontece o mesmo, porém multiplicado.

6 Introdução à obra. Fábulas em que o herói, a cada prova superada ganha uma mulher mais bem situada na escala social que a anterior. Esposas não “excludentes”, mas se somam como tesouros de experiência e sabedoria.

7 De que se trata a obra. Narra a história de um soberano do século V, Bahram V, da dinastia sassândica. Rememorando o passado da pérsia zoroastriana. Bahram vê sete retratos de sete princesas enamorando-se por todas de uma vez só. Todas são filhas de soberanos dos 7 continentes.

8 De que se trata a obra. Construção de sete pavilhões.
Visita semanal a cada uma delas, que lhe contaria um conto. Correspondência de cores e planetas a cada uma dessas princesas.

9 De que se trata a obra. É ilustrado também a vida do príncipe.(antes e depois das fábulas). Educação. Caçadas. Guerras contra os chineses do grande Khan. Festas e bebedeiras. Amores (incluindo servas).

10 De que se trata a obra. Apesar de um retrato de um soberano ideal, seu reinado não é perfeito. Restabelecimento da justiça no reino. Após cumprir seu destino, só lhe resta desaparecer.(Literalmente é o que acontece.)

11 Características da obra:
Celebração da vontade divida à qual o homem se entrega inteiramente. X Varias potencialidades do homem na terra. O poema é um retrato do soberano ideal. Fusão da antiga tradição iraniana do “rei sagrado” com a tradição islâmica do sultão piedoso. Convergência de tradições na obra, impossível de se separar, devido a “vertiginosa linguagem figurada de Nezami”.

12 Características da obra:
Apresenta grande universo metafórico. Características peculiares. Ex: O onagro (burro selvagem e de porte “modesto”). Outra metáfora polivalente é o cipestre. Apresenta grande erotismo.

13 Características da obra:
Cores dominam as sete fábulas. Como fazer para narrar uma história de uma cor só? Vestir todos os personagens com aquela cor. Ligação apenas simbólica.

14 Características da obra:
Enfim: O poema fala de “um mundo visionário de tensão e trepidação erótica..., onde o sonho poligâmico de um paraíso, se alterna com a realidade da inexperiência juvenil”

15 Por que ler a obra? Apresenta características fortes das obras orientais. Traz novos conceitos e conhecimentos dessa cultura. Narrativa rica em recursos literários e de “tapeçaria verbal” exuberante.

16 Alguma dúvida?


Carregar ppt "As Sete Princesas de Nezami."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google