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O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE (1921-1997)

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Apresentação em tema: "O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE (1921-1997)"— Transcrição da apresentação:

1 O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO PAULO FREIRE ( )

2 SE A EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO TRANSFORMA A SOCIEDADE, SEM ELA TAMPOUCO A SOCIEDADE MUDA Paulo Freire

3 EU AGORA DIRIA A NÓS, COMO EDUCADORES E EDUCADORAS: AI DAQUELES E DAQUELAS, ENTRE NÓS, QUE PARAREM COM SUA CAPACIDADE DE SONHAR, DE INVENTAR A SUA CORAGEM DE DENUNCIAR E DE ANUNCIAR. AI DAQUELES E DAQUELAS QUE, EM LUGAR DE VISITAR DE VEZ EM QUANDO O AMANHÃ, O FUTURO, PELO PROFUNDO ENGAJAMENTO COM O HOJE, COM O AQUI E COM O AGORA, AI DAQUELES QUE, EM LUGAR DESTA VIAGEM CONSTANTE AO AMANHÃ, SE ATRELAREM A UM PASSADO DE EXPLORAÇÃO E ROTINA. Paulo Freire

4 PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO EM ANGICOS – RN PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO EM ANGICOS – RN, 1963 PAULO FREIRE E SUA EQUIPE CONSEGUIRAM ALFABETIZAR 300 PESSOAS EM UM MÊS. PAULO FREIRE REJEITAVA A IDÉIA DE QUE TINHA CRIADO UM MÉTODO. PARA ELE, TINHA PRODUZIDO UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO. MESMO ASSIM, PODE –SE DESTACAR QUE NA TEORIA FREIRIANA HÁ TRÊS MOMENTOS CLAROS DE APRENDIZAGEM: 1- O EDUCADOR SE INTEIRA DAQUILO QUE O ALUNO CONHECE PARA TRAZER A CULTURA DELE PARA A SALA DE AULA; 2- EXPLORAÇÃO DE QUESTÕES RELATIVAS AO TEMA EM DISCUSSÃO E 3- PROBLEMATIZAÇÃO – AÇÕES PARA SUPERAR IMPASSES DA PRÁTICA.

5 PRESSUPOSTOS DO MÉTODO PAULO FREIRE DE ALFABETIZAÇÃO - VALORIZAÇÃO DA CULTURA; - - HOMEM É UM SER HISTÓRICO E, PORTANTO, INACABADO; - EDUCAR PARA A CONSCIENTIZAÇÃO; - LER A PALAVRA PARA LER O MUNDO, COMPREENDENDO SUA CONDIÇÃO DE OPRIMIDO; - BINÔMIO: EDUCADOR-EDUCANDO, EDUCANDO-EDUCADOR - RELAÇÕES AFETIVAS, DEMOCRÁTICAS E OMBREADAS. - COERÊNCIA

6 ETAPAS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO MÉTODO PAULO FREIRE 1- CODIFICAÇÃO – CÍRCULO DE CULTURA 2- DECODIFICAÇÃO E DESCODIFICAÇÃO (PRÓPRIO DO MÉTODO PAULO FREIRE) 3- ANÁLISE E SÍNTESE 4- FIXAÇÃO DA LEITURA 5- PROBLEMATIZAÇÃO

7 Compreensão epistemológica A epistemologia de Freire está em oposição ao paradigma positivista que vê o conhecimento como neutro, livre de valor e objetivos. Para Freire o conhecimento é continuamente criado e recriado tal como pessoas refletem e agem no mundo. Conhecimento não é fixo, é um processo dinâmico, produzido coletivamente, buscando dar sentido ao mundo. Nesse sentido o conhecimento não existe separado do como e porquê é usado, no interesse de quem.

8 Compreensão epistemológica O propósito do conhecimento é as pessoas se humanizarem, superando a desumanização através da resolução da contradição fundamental da nossa época: aquela entre dominação e libertação. Teoria: relação entre oprimido e opressor

9 Compreensão de Liberdade Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão ( Paulo Freire, 1987,p.54) - Através do diálogo crítico, libertador que leva a reflexão e ação.

10 Mas respeitar a cultura do outro não significa manter o outro na ignorância sem necessidade, mas fazê-lo superar sua ignorância não significa ultrapassar os sistemas de interesse sociais e econômicos da sua cultura. É como se houvesse gente inteligente no outro planeta, noutro lugar, noutro universo, e viesse aqui, agora, e dissessem a mim que eu devo pensar da forma absolutamente contrária àquilo que penso, pois lá já se pensa diferente. Não posso me submeter a uma coisa dessas Paulo Freire

11 Olhar próprio para o interior da sala de aula -Diversidade cultural -Educação bancária (sistema de avaliação – provas, ENEM, ENADE...) -Relação oprimido-opressor -Movimento de reflexão e ação -Busca por temas geradores (projetos) -Valorização da curiosidade que motiva

12 Possibilidades de ações pedagógicas efetivas - Colocação de Problemas e não apenas resolução de problemas. Para Freire o desenvolvimento de uma consciência crítica emerge a partir de uma educação dialógica de colocação de problemas. -Análise de situações problema -Explorar a não neutralidade das estatísticas

13 Afinal de contas os homens e as mulheres, num determinado momento de sua experiência, longa experiência milenar e histórica, se tornaram capazes de intervir no mundo e compreender a sua agonia. Em todo o processo de compreensão do mundo, há um processo de produção e compreensão do conhecimento. Em todo o processo de produção do conhecimento, está implícita a possibilidade de comunicar o que foi compreendido, o que você faz não só apenas com a linguagem oral, mas faz também com desenhos e com várias outras linguagens PAULO FREIRE


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