A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendendo para ensinar Palestrante: Lucilene Pereira de Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendendo para ensinar Palestrante: Lucilene Pereira de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendendo para ensinar Palestrante: Lucilene Pereira de Oliveira
Pedagoga Professora de OIT – Organização Inteligente do Trabalho no Colégio Logosófico - Unidade Funcionários Coordenadora da Monitoria do Colégio Logosófico - Unidade Funcionários

2 Adolescência A Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida. As características, psicológica e social, são vivenciadas de maneira diferente em cada sociedade, em cada geração e em cada família, sendo singulares até mesmo para cada indivíduo.

3 Conhecendo um pouco mais sobre seu filho
Características da adolescência: É a passagem mais dolorosa e sensível que os seres atravessam. Surgem as primeiras reflexões e os primeiros raciocínios. As recordações dos estímulos recebidos na infância empalidecem, devido à influência de estímulos maiores. Em princípio as coisas são para o adolescente pouco menos que incompreensíveis, custando-lhe muito, por conseqüência, conhecer cada uma delas para saber usá-las com inteligência.

4 Conhecendo um pouco mais sobre seu filho
Características da adolescência: Acode à mente toda classe de pensamentos: enquanto uns incitam a realizar uma coisa, outros incitam a realizar outra, o que lhe causa desorientação. O ser é seduzido pela falácia do mundo (correntes extremistas, relaxamento moral pela corrupção organizada das produções do cinema, televisão, jornais, revistas e livros, incluindo os lugares públicos de atração juvenil).

5 Conhecendo um pouco mais sobre seu filho
Características da adolescência: Consumismo. Vontade debilitada. Indiferença frente ao que ocorre na sociedade e no mundo. Agitação. Força do grupo: gosto por aparecer frente ao grupo, mesmo fazendo algo errado. Presença forte do instinto. Displicência. Crítica. Pressa. Superestimação pessoal, pelo falso conceito de si mesmo. Susceptibilidade. Grande incidência de oscilações temperamentais. Rebeldia frente às normas e aos professores. Materialismo. Ausência de ideais. Exigência e agressividade frente aos adultos – pais e professores. ...

6 Para refletir... Frente a essa realidade vocês acham que os filhos precisam muito da nossa ajuda ? Julgamos muitas vezes esses pequenos aprendizes achando que eles sabem tudo e assim não fazem por má vontade? Somos ou não somos os principais professores da vida de nossos filhos? Se ensinamos na infância, que é um começo de vida, por que não ensinar na adolescência, que é também, o começo de uma outra parte da vida?

7 Por onde começar? Primeiro diagnosticar
Depois trabalhar as necessidades

8 Conhecendo as necessidades
Seu filho fica grudado no computador várias horas do dia? (e quando questionado diz que já realizou todas as atividades da escola) Fica no computador e/ou vendo filmes até a madrugada, dizendo que não tem sono e depois passa as tardes “colocando o sono em dia” e ainda diz: “acordei muito cedo, eu preciso dormir!” (e quando questionado diz que já realizou todas as atividades da escola) Passa horas no telefone ou arrumando outras desculpas para não estudar? ... Muito bem! A hora é de ajudá-lo a organizar seu tempo e colocar ordem na casa.

9 Quadro de Horários SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SABADO DOMINGO 12h Almoço 13h Inglês 14h 15h Estudo 16h 17h Lanche 18h Vôlei 19h 20h 21h Jantar Lembrando que toda a família deve colaborar com o horário de estudos. Deve-se evitar incomodá-lo ou solicitá-lo em qualquer circunstância .

10 Como vou saber se meu filho está realmente estudando no horário estipulado?
É necessário criar um caderno de estudos, para que você acompanhe as atividades realizadas. Seu filho deve ser estimulado a estudar além do proposto pelo dever de casa para complementar o estudo.

11 Como vou saber quais atividades o meu filho tem à cumprir?
Ajudando-o e estimulando-o nas anotações na AGENDA. Qual é a melhor forma de anotar na agenda? Anotar a atividade no dia referente a ser executada/apresentada. Anotar a atividade no mesmo dia que foi informada. Uma vez que seu filho mantenha sua agenda organizada, você Pai, também organizará seu tempo para acompanhar o cumprimento dessas tarefas.

12 Calendário mensal Março 2009 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Prova de História 11 12 13 Prova de Português 14 15 16 17 Prova de Ciências 18 19 Trabalho de Geo 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

13 Limite e cobrança não devem ser entendidos como atitudes negativas dos pais. Adolescentes precisam e, QUEREM uma orientação para saber qual o melhor caminho a seguir. Amor, alegria, carinho, paciência e principalmente palavras positivas no tratamento com seu filho nesse momento é o grande segredo do sucesso.

14 Fazer exercícios. Usar outras bibliografias para cumprir essa tarefa.
Técnicas de estudo Estudando Matemática: Fazer exercícios. Usar outras bibliografias para cumprir essa tarefa. Estudando Português: Fazer resumos e exercícios. Usar a gramática como a principal ferramenta para cumprir essa tarefa. Estimular a leitura. Estudando ciências, história e geografia: Fazer resumos. Criar perguntas em cada parágrafo e tentar responder. Fazer exercícios.

15 Queridos Pais Você conheceu ou recordou um pouco sobre o que é ser adolescente, ou seja, como é o seu filho. Organizou o período de cada atividade para que ele veja melhor o seu tempo de dedicação aos estudos. Organizou o ambiente para que ele seja propício para a realização dos estudos. Alertou-o para a preparação das provas que estão chegando. Esta acompanhando com carinho e paciência o cumprimento das tarefas e estudos em um caderno próprio. Está aprendendo com o seu filho como se estuda cada disciplina. Agora é só administrar os resultados e colher os frutos desse esforço.


Carregar ppt "Aprendendo para ensinar Palestrante: Lucilene Pereira de Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google