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DESLOCAMENTO DE UM CORPO
Colégio MV – 9º ano Ciências- Física Profª Adriana Amorim
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Você está de férias e vai viajar. Um amigo te pergunta:
- Pra onde vai? E você responde: - Vou passar as minhas férias a 200 km daqui, ou seja, vou me deslocar 200 km. - Para o teu amigo saber onde vai, é necessário fornecer mais informações, não basta apenas indicar um valor numérico (200) e uma unidade (km). - Se estiver em Ubatuba e se deslocar 200 km, tanto pode ir para Angra dos Reis, como para Santos, ou para Campos do Jordão ou para alto mar.
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Para o teu amigo poder descobrir o local você terá que lhe indicar a direção e o sentido.
Neste caso estamos tratando de uma grandeza vetorial.
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E quanto tempo você levará para fazer esta viagem?
E o tempo? É necessário indicar direção e sentido para o tempo? Não. O tempo não tem direção nem sentido. É uma grandeza que, para ficar definida, basta indicar o valor e a unidade (10 horas, 10 minutos..). As grandezas em que é suficiente indicar o seu valor numérico e a respectiva unidade, são grandezas escalares.
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GRANDEZA ESCALAR Pode ser identificada apenas pelo seu valor numérico (em módulo) e pela sua unidade. Tempo 3s. Massa 25kg. Temperatura 75ºC
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Precisa especificar além do valor (módulo), a direção e o sentido.
GRANDEZA VETORIAL Precisa especificar além do valor (módulo), a direção e o sentido. O vetor pode ser representado por um segmento de reta orientado, e seu tamanho é proporcional à intensidade da grandeza que este representa. DIREÇÃO: É a reta suporte DIAGONAL HORIZONTAL VERTICAL
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SENTIDO: Para direita Para baixo Para esquerda Para cima
Indicado pela seta SENTIDO: Para direita Para baixo Para esquerda Para cima
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Velocidade 98km/h Aceleração 10m/s2 FORÇA 30 N Deslocamento 15m
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ESTUDANDO AS CAUSAS DO MOVIMENTO
DINÂMICA – parte da Mecânica que estuda as causas do movimento. Os corpos podem se movimentarem, podem permanecer estáticos ou se deformarem. O que causas estas modificações nos corpos é chamado de FORÇA, e é necessário no mínimo dois corpos interagindo entre si.
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FORÇA DE CONTATO - É a força que atua sobre dois corpos em contato.
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FORÇA A DISTÂNCIA OU FORÇA DE CAMPO
- É a força que atua sobre dois corpo onde a interação ocorre a uma certa distância. Quanto menor a distância, maior será a força de interação.
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FORÇA DE ATRITO Quando dois corpos em contato tendem a se movimentar, um em relação ao outro, surge entre as suas superfícies uma força contrária a este movimento. Força de atrito estático
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E se a caixa tivesse rodinhas?
Ainda assim existiria o atrito, porém menor. Ao ser empurrada a caixa se deslocaria, mas iria parar alguns segundos depois. Quando o objeto está em movimento e para, por causa do atrito, chamamos de força de atrito dinâmico.
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A força de atrito também atua em outros meios:
Resistência do ar
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Resistência da água
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O atrito entre as superfícies em contanto depende exclusivamente da natureza do material que é feito o objeto. Existem muitas maneiras de minimizar o atrito entre superfícies e em outros meios.
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OPERAÇÕES COM VETORES A caixa está sendo puxada com forças de mesma direção e sentido. F1 F2 Situação 1: quando os ângulos entre os vetores-força for igual a 0°. FR = F1 + F2
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Situação 2: Quando o ângulo entre os vetores-força for 90º.
Essas duas forças produzem uma resultante, que resultará em um triângulo retângulo. O cálculo da força resultante é feita através do teorema de Pitágoras. F1 FR F2 Exemplo p. 223
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Situação 3: Quando o ângulo entre os vetores-força for 180º.
a) Quando as forças sobre um objeto se anulam permanecendo em repouso ou em equilíbrio. F2 F1 Sobre a bolinha estão sendo exercidas duas forças de mesma intensidade e sentidos opostos, dando a ela um estado de repouso. Matematicamente, estamos falando em subtração de vetores onde a resultante é igual a zero.
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b) Quando a atuação de forças de mesma direção e sentidos opostos geram uma resultante.
Quando sobre um corpo atuam mais de duas forças, chamamos este conjunto de forças de sistemas de forças. FR = ( F2 + F3 + F4) – F1
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REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE VETORES
Em uma soma de vetores, a representação gráfica se dá quando a extremidade de um vetor liga-se a origem de outro. extremidade a c R b b c origem a
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Resolver exercícios: p. 228 – 2, 3 e 4. p. 229 – 10 e 11 p. 230 – 12 e 13.
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