A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTAD Formação Técnica em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTAD Formação Técnica em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 FTAD Formação Técnica em Administração
Módulo de Gestão de Materiais Prof. Marcus Fontes

2 GESTÃO DE ESTOQUES – CONTINUAÇÃO E APROFUNDAMENTO
AULA PASSADA: GESTÃO DE ESTOQUES – CONTINUAÇÃO E APROFUNDAMENTO

3 UMA REVISÃO RÁPIDA CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO E SEUS DIFERENTES ESTOQUES?
RISCOS DE INVESTIMENTO PARA CADA TIPO DE EMPRESA QUE OCUPA UMA POSIÇÃO DIFERENTE NO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO. ESTOQUE MÉDIO, BÁSICO, DE SEGURANÇA E EM TRÂNSITO. NÍVEL DE SERVIÇO DO CLIENTE E CUSTO LOGÍSTICO.

4 E NOSSO ASSUNTO DE HOJE É:
GESTÃO DE COMPRAS

5 Conhecer o processo de Compras empresariais
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS Conhecer o processo de Compras empresariais

6 GESTÃO DE COMPRAS A função COMPRAS é um segmento essencial do Departamento de materiais ou suprimentos. Conforme Gaither & Frazier (2001), o departamento de compras desempenha um papel fundamental na realização dos objetivos da empresa. Sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no tempo certo, custos, qualidade e outros elementos na estratégia de operações.

7 GESTÃO DE COMPRAS Decorrente das mudanças ocorridas nas organizações, a função compras não é mais vista como uma atividade rotineira e sim como parte do processo de logística das empresas. Isso porque mais do que simplesmente adquirir produtos, o setor de compras atualmente se inter-relaciona com todos os outros setores da empresa, influenciando e sendo influenciado.

8 GESTÃO DE COMPRAS A função compras não é mais vista como uma atividade rotineira e sim como parte do processo de logística das empresas. Isso porque mais do que simplesmente adquirir produtos, o setor de compras atualmente se inter-relaciona com todos os outros setores da empresa, influenciando e sendo influenciado.

9 Atualmente se calcula que o total gasto pelas empresas com compras varia de 50% a 80% da receita bruta. Portanto, pequenas reduções no custo das aquisições podem repercutir de maneira altamente positiva no lucro da empresa (REVISTA CIENTÍFICA DE CONTABILIDADE, 2004)

10 GESTÃO DE COMPRAS OBJETIVOS DA SEÇÃO DE COMPRAS:
Obter um fluxo contínuo de suprimentos; Coordenação na direção da menor aplicabilidade de investimento ; Compra no menor preço, com qualidade e quantidade certa Busca das melhores condições para a empresa (Negociação)

11 Bom relacionamento com fornecedores Boa seleção de fornecedores
GESTÃO DE COMPRAS PARA COMPRAR BEM: Preços Prazos Qualidade Volume de compra Bom relacionamento com fornecedores Boa seleção de fornecedores

12 ATIVIDADES TÍPICAS DA SEÇÃO DE COMPRAS
GESTÃO DE COMPRAS ATIVIDADES TÍPICAS DA SEÇÃO DE COMPRAS

13 PESQUISA DOS FORNECEDORES ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES
GESTÃO DE COMPRAS PESQUISA DOS FORNECEDORES AQUISIÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES ANALISE DE CUSTOS

14 GESTÃO DE COMPRAS CENTRALIZAR OU DESCENTRALIZAR

15 GESTÃO DE COMPRAS RAZÕES P/ DESCENTRALIZAR: DISTÂNCIA GEOGRÁFICA
TEMPO NECESSÁRIO PARA A AQUISIÇÃO DE MATERIAIS FACILIDADE DE DIÁLOGO VANTAGENS CENTRALIZAÇÃO: NEGOCIAR MAIORES QUANTIDADES HOMOGENEIDADE DA QUALIDADE CONTROLE DE MATERIAS E ESTOQUES

16 INFORMAÇÕES DEPARTAMENTOS COMPRAS PESQUISA

17 GESTÃO DE COMPRAS INFORMAÇÕES

18 GESTÃO DE COMPRAS ESTUDO DOS MATERIAS ANÁLISE ECONÔMICA
ANÁLISE DE FORNECEDORES ANÁLISE DE CUSTO E DO PREÇO ANÁLISE DAS EMBALAGENS E TRANSPORTES ANÁLISE ADMINISTRATIVA

19 GESTÃO DE COMPRAS PRODUÇÃO VENDAS P.C.P C.Q ENGENHARIA CONTABILIDADE

20 OPERAÇÃO DO SISTEMA DE COMPRAS
GESTÃO DE COMPRAS OPERAÇÃO DO SISTEMA DE COMPRAS

21 GESTÃO DE COMPRAS OPERAÇÃO DO SISTEMA DE COMPRAS 1- SOLICITAÇÃO DE COMPRAS 2- COLETA DE PREÇOS 3- PEDIDO DE COMPRA 4- ACOMPANHAMENTO DE COMPRA

22 ATIVIDADE Caro aluno, com base no que estudamos na aula de hoje faça a seguinte atividade: FAÇA UMA BUSCA OU PESQUISA SOBRE O SIGNIFICADO DE CLUSTERS E ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES EM REDES EMPRESARIAIS. APÓS TER ESTUDADO SOBRE ESSES DOIS ASSUNTOS ESCREVA UMA LAUDA FALANDO SOBRE COMO O SISTEMA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APL) PODEM SE FORTALECER COM A COMPRA COLETICA.

23 ATIVIDADE Obrigatória colocação da fonte de pesquisa.
Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

24 Dúvidas Fórum

25 Fontes Bibliografia FEITOZA, Cesar. Apostila de Gestão de compras e estoque ORTOLANI, L. F. B. Logistica, gestão de estoques e sistemas de informação CLOSS, David J. Logistica Empresarial. 2007 DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1997. GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg, Administração da Produção e Operações. 8 ed. São Paulo: Pioneira, 2001.


Carregar ppt "FTAD Formação Técnica em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google