A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ministério cristão Proclamação Aconselhamento Intercessão Adoração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ministério cristão Proclamação Aconselhamento Intercessão Adoração"— Transcrição da apresentação:

1 O ministério cristão Proclamação Aconselhamento Intercessão Adoração
Terceiro Trimestre de 2011 O ministério cristão Proclamação Aconselhamento Intercessão Adoração 1.Serviço Social Ensino Mordomia Liderança Quarto domingo 24.Jul.2011

2 Estudo 04 “Tive fome e me destes de comer”
O ministério do cuidado para com os necessitados Textos bíblicos: Mt Jo ; Rm ; 2Co 8.1-9; Fl 2.1-4; Cl ; 1Ts Texto áureo: Jo 15.13: ”Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”

3 Introdução (I) O maior problema da sociedade moderna hoje é como melhor assistir às classes chamadas desfavorecidas ou, às minorias sociais, como politicamente são classificadas. Isto é problema nos países mais desenvolvidos e também naqueles chamados sub-desenvolvidos ou em processo de crescimento. A melhor distribuição da riqueza ou das oportunidades por toda a população é o projeto de governo de qualquer nação dita civilizada. Na verdade, no entanto, praticamente em todos os paises do mundo, o que vemos é a concentração desses benefícios em uma parcela cada vez menor da sua sociedade.

4 O problema, de ordem política e social é enorme!
Introdução (II) O cristianismo ressalta o valor do ser humano não só para Deus como também para os demais seres humanos. O ideal cristão é incompatível com a escravidão, a opressão e a miséria humana. Mas, infelizmente hoje ainda, muitos vivem no ostracismo social. O problema social no mundo é cada vez maior. A miséria trazida pela fome, sede e frio se torna cada vez maior. No Brasil, nós temos verdadeiros guetos, comunidades que vivem distantes dos benefícios da sociedade moderna: os sem-terra, os bóia-fria, os moradores de rua, os sem-teto, os consumidores de droga, O problema, de ordem política e social é enorme!

5 Introdução (III) Logo que a igreja
Diante deste problema tão antigo quanto o mundo, nós vamos estudar o primeiro dos ministérios criados pela igreja: Logo que a igreja de Cristo se constituíu u a primeira necessidade que lhe surgiu foi a de assistir aos pobres e desvalidos da sorte, “os órfãos e as viúvas” (Atos 6.1-7) Eis aí a origem cristã do “Ministério do Serviço Social ou da Assistência Social” ”Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”

6 Introdução (IV) Como os governos não conseguem resolver o
problema, e como a sociedade organizada paga os seus impostos, “lava-se as mãos” e alega-se, confortavelmente, que o problema não é seu. Sob o ponto de vista político e social, isto até pode ser verdade, mas sob o ponto de vista cristão, NÃO! Em Mt , Cristo fala sobre o amor ao próximo; Em Jo , ele fala sobre o valor da amizade; 3) Em Rm , Paulo ensina sobre a solidariedade; 4) Em 2Co 8.1-9, ele exorta à contribuição de ajuda; 5) Em Fl 1.1-4, o apóstolo fala sobre o egoísmo social; 6) Em Cl , ele mostra a necessidade do amor; 7) Em 1Ts , aponta sobre o amor fraternal. Tais textos fundamentam para nós o exercício do Ministério Cristão da Ação Social.

7 sobre a prática do amor:
Vamos abrir as nossas Bíblias e acompanhar com a leitura atenta os ensinamentos nela contidos sobre a prática do amor: (Prática esta que se concretiza com a ação positiva em favor do próximo).

8 Ministério Cristão 1) Amar ao próximo Um mandamento Mt 22.34-40
34. Os fariseus, quando souberam que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos; 35. e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo: 36. Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37. Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 38. Este é o grande e primeiro mandamento. 39. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 40. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Ministério Cristão 1) Amar ao próximo Um mandamento Mt

9 14. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
Ministério Cristão 2) O valor da amizade Jo 12. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

10 Ministério Cristão 3) O dever da solidariedade Rm 13.8-10
8. A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei. 9. Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10. O amor não faz mal ao próximo, de modo que o amor é o cumprimento da lei.

11 4) A contribuição para ajuda ao aflito
1.Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus que foi dada às igrejas da Macedônia; 2.como, em muita prova de tribulação, a abundância do seu gozo e a sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade. 3. Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente, 4. pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos; 5. e não somente fizeram como nós esperávamos, mas primeiramente a si mesmos se deram ao Senhor, e a nós pela vontade de Deus; Ministério Cristão 4) A contribuição para ajuda ao aflito 2Co 8.1-9

12 6. de maneira que exortamos a Tito que, assim como antes tinha começado, assim também completasse entre vós ainda esta graça. 7. Ora, assim como abundais em tudo: em fé, em palavra, em ciência, em todo o zelo, no vosso amor para conosco, vede que também nesta graça abundeis. 8. Não digo isto como quem manda, mas para provar, mediante o zelo de outros, a sinceridade de vosso amor; 9. pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos. .

13 5) O egoísmo da sociedade
Ministério Cristão 5) O egoísmo da sociedade Fl 1.1-4 1. Portanto, se há alguma exortação em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão do Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, 2. completai o meu gozo, para que tenhais o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa; 3. nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; 4. não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

14 Ministério Cristão 6) A necessidade do amor Cl 3.12-17
12. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, 13. suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também. 14. E, sobre tudo isto, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição. 15. E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. 16. A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. 17. E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

15 7) O amor fraternal 1Ts 4.9-12 Ministério Cristão
9. Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que se vos escreva, visto que vós mesmos sois instruídos por Deus a vos amardes uns aos outros; 10. porque certamente já o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, irmãos, a que ainda nisto abundeis cada vez mais, 11. e procureis viver quietos, tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo mandamos, 12. a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma.

16 Conclusão 1. O que você tem feito em ação social?
2. Você contribui para alguma obra social? 3. Como você vê o mendigo da sua rua? 4. Você acompanha o serviço social da igreja? 5. Estamos estudando sobre o amar ao próximo, na semana do amigo… Você ama ao seu próximo?


Carregar ppt "O ministério cristão Proclamação Aconselhamento Intercessão Adoração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google