A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS"— Transcrição da apresentação:

1 CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
DESENVOLVIMENTO CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS

2 RESPONDA 1º) bebês que andam cedo tendem a ser mais inteligentes?
2º) em torno dos 2 anos a criança já apresenta a metade da sua provável altura quando adulta? 3º) a criança só irá andar quando estiver pronta para tal e não importa o quanto sejam encorajadas, crianças de 6 meses nunca serão capazes de andar? 4º)os hormônios possuem pouca influência no desenvolvimento antes da puberdade?

3 As crianças se desenvolvem rapidamente nos primeiros meses de vida
As crianças se desenvolvem rapidamente nos primeiros meses de vida. Chegam a engordar 30g diariamente e dois centímetros em um mês ou mesmo em um dia, pois o crescimento nesta fase, embora rápido, é irregular. os bebês podem manter a mesma altura por dias ou mesmo semanas ou crescer mais de um centímetro em um único dia.

4 Aos dois anos a criança já possui metade de sua provável altura quando adulto.
A partir do dois anos até a puberdade a criança passa a crescer 5 a 7 cm por ano, pois se mantivessem o ritmo de crescimento da infância seria um adulto de 3 a 4 metros. O ganho de peso é de 2 a 3 kg por ano

5 Na adolescência o ritmo do crescimento e aumento de peso ganha nova força por dois ou três anos. O sujeito chega a ganhar 4 a 7 kg e cresce 5 a 10 cm por ano (estirão do crescimento)

6 PROPORÇÕES CORPORAIS A CABEÇA DO RECÉM-NASCIDO JÁ POSSUI 70 % DO TAMANHO ADULTO. AS PROPORÇÕES CORPORAIS MUDAM RAPIDAMENTE NA DIREÇÃO CÉFALOCAUDAL E PRÓXIMO-DISTAL. NA INFÂNCIA OS BRAÇOS E PERNAS CRESCEM MAIS RÁPIDO QUE OS PÉS E MÃOS, JÁ NA PUBERDADE ESSA SITUAÇÃO SE INVERTE, SENDO OS PÉS E MÃOS AS PRIMEIRAS PARTES DO CORPO A ALCANÇAREM TAMANHO ADULTO (por esse fato os adolescentes parecem tão desengonçados).

7 PROPORÇÕES CORPORAIS

8 DESENVOLVIMENTO ÓSSEO
As estruturas ósseas formadas no período pré-natal são, a princípio, uma cartilagem mole. Essas aos poucos se calcificarão e se transformarão em osso. Exame da idade óssea. (raio x das mãos)- mede o desenvolvimento ósseo.

9 DESENVOLVIMENTO MUSCULAR
AO NASCIMENTO O RECÉM-NASCIDO POSSUI UM TECIDO MUSCULAR COMPOSTO POR 35% DE ÁGUA. ESSE ASPECTO EQUIVALE A 18 A 24% DO PESO CORPORAL DO BEBÊ. POR VOLTA DOS 20 ANOS OS MÚSCULOS EQUIVALEM A 40% DO PESO CORPORAL NO HOMEM E 24% NAS MULHERES.

10 VARIAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO.
O CRESCIMENTO FÍSICO É UM PROCESSO IRREGULAR. OS DIFERENTES SISTEMAS CORPORAIS TÊM PADRÕES DE CRESCIMENTO ÚNICO. EX: O cérebro e a cabeça crescem mais rápido e alcançam proporção adulta antes do restante do corpo. Os órgão genitais têm ritmo mais lento na infância. EMBORA TODOS PASSEM PELOS MESMOS PROCESSOS DE CRESCIMENTO HÁ VARIAÇÕES INDIVIDUAIS NA VELOCIDADE COM QUE CADA UM CRESCE. A HERANÇA GENÉTICA TEM PAPEL IMPORTANTE NESTE ASPECTO.

11 INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS
A DIETA E AS EXPERIENCIAS TÊM INFLUÊNCIAS IMPORTANTES NO DESENVOLVIMENTO. POR EXEMPLO UM DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL NOS MESES FINAIS DA GRAVIDEZ PODE CAUSAR UMA LENTIDÃO NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MOTOR. HÁ AINDA REDUÇÃO DAS SINAPSES CEREBRAIS E DA ÁRVORE DENDRÍTICA. EXEPRIÊNCIAS ESTIMULADORAS EXTERNAS PODEM AJUDAR NO PROCESSO DESENVOLVIMENTAL. ENTRETANTO, A MATURAÇÃO É FUNDAMENTAL. (EX: COLOCAR BEBÊS DE BRUÇO PARA QUE ELE TENHA CAPACIDADE DE CONSEGUIR SE VIRAR).

12 Desenvolvimento perceptivo e cognitivo na infância
O PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR (PIAGET). ADAPTAÇÃO- A CRIANÇA ASSIMILA AS INFORMAÇÕES QUE ADQUIRE ATRAVÉS DA VISÃO, AUDIÇÃO, DO SUGAR E SEGURAR, DAÍ ELA ACOMODA TAIS ESQUEMAS COM BASE EM SUA EXPERÊNCIAS.

13 A INTELIGÊNCIA SENSÓRIO-MOTORA
A CRIANÇA, A PRINCÍPIO, POSSUI APENS ESQUEMAS SENSÓRIAIS E MOTORES. ESTÁ LIGADA AO ESTIMULO IMEDIATO. NÃO RECORDA EVENTOS, NÃO PLANEJA OU TEM INTENÇÕES. PARA O BEBÊ O QUE NÃO ESTÁ AO ALCANCE DE SUA VISÃO NÃO EXISTE MAIS. (fora da visão, fora da mente) SÓ QUANDO É CAPAZ DE ENTENDER QUE O OBJETO PERMANECE EXISTINDO (PERMANÊNCIA DOS OBJETOS) MESMO QUE ELA NÃO VEJA, É QUE SEUS ESQUEMAS VÃO MUDANDO. ATÉ OS 18 MESES. SEGUNDO PIAGET, NESTA FASE A CRIANÇA NÃO É CAPAZ DE SIMBOLIZAR EM LUGAR DE OBJETOS E EVENTOS (IMAGINAR QUE UMA VASSOURA É UM CAVALO, POR EXEMPLO)

14 O ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR
subestágios do período sensório-motor. 0-1 mês- reflexos – reflexos inatos, sugar, olhar. Ausência de imitação, ausência da capacidade de integrar informações. 1 a 4 meses – reações circulares primárias- maior acomodação de esquemas básicos. Início da coordenação de esquemas dos orgãos dos sentidos- já olham na direção do som e suga o que o traz à sua boca. Não relaciona as ações de seu corpo a algum resultado fora dele.

15 -4 a 8 meses – reações circulares secundárias- Bebê torna-se mais consciente dos eventos externos a seu corpo e procura fazê-los acontecer novamente (aprendizagem de ensaio e erro). Pode haver imitação de repertórios conhecidos. - 8 a 12 meses – coordenação de esquemas secundários- comportamento intencional (meios e fins). Bebê busca o que quer, busca combinar esquemas para tal. Uso de ferramentas para alcançar o que deseja.

16 12 a 18 meses- reações circulares terciárias- experimentação, tenta brincar com os objetos de outras maneiras e aprende a manipulá-los. Exploração ativa. 18 a 24 meses- início do pensamento representativo. Simbolização. Símbolo separado do objeto. Imitação adiada(representação interna dos eventos).

17 TO BE CONTINUED (CONTINUA)


Carregar ppt "CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google