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Legado dos Megaeventos esportivos no Brasil
Profa. Dra. Katia Rubio EEFE-USP
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O que você estará fazendo em 2011 2014 2016?
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O que você espera da sua cidade depois dos Jogos Militares, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos?
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Participação cidadã
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Por que educar para o esporte?
O termo Educação Olímpica tem como pressupostos os valores e idéias presentes no Olimpismo Uma de suas metas é tornar o esporte parte da rotina escolar, inserindo uma filosofia de educação pelo esporte
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A função dos valores olímpicos
A função do esporte não é ser apenas uma competição. Princípios éticos, pedagógicos e morais: estímulo à participação da mulher no esporte proteção ao atleta desenvolvimento sustentável promoção da cultura e da educação olímpica o multiculturalismo
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O fair play O fair play, ou jogo limpo, ou ‘ética esportiva’ um conjunto de princípios éticos que orientam a prática esportiva. Presume uma formação ética e moral daquele que pratica e se relaciona com os demais atletas na competição Entende que este atleta não fará uso de outros meios que não a própria capacidade para superar os oponentes.
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O espírito de superação
A excelência, ou espírito de superação, está presente no lema olímpico Citius, Altius, Fortius. Com o objetivo de atingir os melhores resultados, a competição deve ser um espaço de realização e de confirmação de competências pessoais e sociais. Além disso, a superação é tida como característica inerente do esporte, que se materializa na forma de recordes.
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A busca da excelência A síntese dos valores olímpicos está na busca do melhor de si, não apenas no âmbito da competição esportiva, mas nas ações cotidianas. O lema “o importante não é ganhar, mas participar” foi criado a partir desse pensamento, que resume a busca da excelência com ética e compromisso.
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O direito à igualdade O direito de igualdade e de justiça são os motivos educacionais por excelência do Movimento Olímpico. A igualdade entre os competidores é condição para a manifestação da disputa justa e por isso a condenação de quaisquer meios que impeçam essa prática como a deslealdade, o doping ou a conduta antiesportiva.
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Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano
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