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Por Maurício Monteiro Filho
Fotojornalismo e Manipulação
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“Toda memória é individual, não reproduzível – ela morre com cada pessoa. O que é chamado de memória coletiva não é uma rememoração, mas uma estipulação: isto é o que importa, isto é a história do que aconteceu, estas são as imagens que vão gravar a história em nossas mentes”. Susan Sontag
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Prêmio Pulitzer de Fotojornalismo - 2004
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Roteiro Definição Conceitos básicos Origens da fotografia na imprensa
Grandes nomes Casos de manipulação
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Definição 1. Ela responde a questões (5W+H)
Admite-se que uma fotografia é jornalística quando: 1. Ela responde a questões (5W+H) 2. Informa 3. Questiona 4. Esclarece 5. Chama atenção para o texto
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Conceitos básicos Como um texto escrito, a fotografia transmite informações que podem ser interpretadas. Para isso, é necessário atentar tanto para a forma quanto para o conteúdo da imagem Quanto à forma, a análise da imagem deve ser feita levando-se em conta enquadramento e composição.
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Conceitos básicos Composição: Escolha dos elementos que comporão a imagem a ser fotografada "A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade" Henri Cartier-Bresson
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Definição Enquadramento: Organização dos elementos dentro do quadro da imagem, de forma a dar mais destaque à informação mais relevante. Regra dos terços
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Origens da fotografia na imprensa
Invenção da fotografia No início, a fotografia é compreendida como simples cópia da pintura. Somente entre a segunda metade e o fim do século XIX, a fotografia alcança dimensão artística. A fotografia documental, que viria a se tornar o fotojornalismo como conhecemos hoje, também não recebia muita importância.
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Origens da fotografia na imprensa
1890 – Com a melhora na qualidade de impressão das fotos em jornais, é publicada a primeira imagem fotojornalística em um veículo de imprensa, o Daily Herald É principalmente através da a cobertura fotográfica das grandes guerras mundiais que o fotojornalismo se firma como prática
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Grandes nomes André Kertesz Brassaï Robert Capa Henri Cartier-Bresson
Sebastião Salgado
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Casos de manipulação A manipulação de imagens jornalísticas pode ser feita de duas formas principais: pela modificação da fotografia original pela indução de um julgamento preconceituoso por parte do leitor do jornal ou revista, com ou sem modificação artificial da imagem
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Manipulação por modificação da imagem
Casos de manipulação Manipulação por modificação da imagem
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El Pais – março de 2004
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Diário de S. Paulo – março de 2004
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Jornal do Brasil – março de 2004
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Los Angeles Times – março de 2003
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Los Angeles Times – março de 2003
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Los Angeles Times – março de 2003
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Manipulação por indução de julgamento
Casos de manipulação Manipulação por indução de julgamento
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Veja – junho de 1998
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“O agente James Bond, da série 007, tinha licença para matar
“O agente James Bond, da série 007, tinha licença para matar. Estava autorizado a cometer crimes sem ser punido. O MST, chefiado por João Pedro Stédile (aqui numa montagem sobre foto de James Bond), também se sente autorizados a cometer crimes durantes suas ações” Veja – maio de 2000
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Estado de S. Paulo – Abril de 2004
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Veja – setembro de 2000
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Veja – outubro de 2003
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