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Por Maurício Monteiro Filho

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Apresentação em tema: "Por Maurício Monteiro Filho"— Transcrição da apresentação:

1 Por Maurício Monteiro Filho
Fotojornalismo e Manipulação

2 “Toda memória é individual, não reproduzível – ela morre com cada pessoa. O que é chamado de memória coletiva não é uma rememoração, mas uma estipulação: isto é o que importa, isto é a história do que aconteceu, estas são as imagens que vão gravar a história em nossas mentes”. Susan Sontag

3 Prêmio Pulitzer de Fotojornalismo - 2004

4 Roteiro Definição Conceitos básicos Origens da fotografia na imprensa
Grandes nomes Casos de manipulação

5 Definição 1. Ela responde a questões (5W+H)
Admite-se que uma fotografia é jornalística quando: 1. Ela responde a questões (5W+H) 2. Informa 3. Questiona 4. Esclarece 5. Chama atenção para o texto

6 Conceitos básicos Como um texto escrito, a fotografia transmite informações que podem ser interpretadas. Para isso, é necessário atentar tanto para a forma quanto para o conteúdo da imagem Quanto à forma, a análise da imagem deve ser feita levando-se em conta enquadramento e composição.

7 Conceitos básicos Composição: Escolha dos elementos que comporão a imagem a ser fotografada "A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade" Henri Cartier-Bresson

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10 Definição Enquadramento: Organização dos elementos dentro do quadro da imagem, de forma a dar mais destaque à informação mais relevante. Regra dos terços

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13 Origens da fotografia na imprensa
Invenção da fotografia No início, a fotografia é compreendida como simples cópia da pintura. Somente entre a segunda metade e o fim do século XIX, a fotografia alcança dimensão artística. A fotografia documental, que viria a se tornar o fotojornalismo como conhecemos hoje, também não recebia muita importância.

14 Origens da fotografia na imprensa
1890 – Com a melhora na qualidade de impressão das fotos em jornais, é publicada a primeira imagem fotojornalística em um veículo de imprensa, o Daily Herald É principalmente através da a cobertura fotográfica das grandes guerras mundiais que o fotojornalismo se firma como prática

15 Grandes nomes André Kertesz Brassaï Robert Capa Henri Cartier-Bresson
Sebastião Salgado

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26 Casos de manipulação A manipulação de imagens jornalísticas pode ser feita de duas formas principais: pela modificação da fotografia original pela indução de um julgamento preconceituoso por parte do leitor do jornal ou revista, com ou sem modificação artificial da imagem

27 Manipulação por modificação da imagem
Casos de manipulação Manipulação por modificação da imagem

28 El Pais – março de 2004

29 Diário de S. Paulo – março de 2004

30 Jornal do Brasil – março de 2004

31 Los Angeles Times – março de 2003

32 Los Angeles Times – março de 2003

33 Los Angeles Times – março de 2003

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35 Manipulação por indução de julgamento
Casos de manipulação Manipulação por indução de julgamento

36 Veja – junho de 1998

37 “O agente James Bond, da série 007, tinha licença para matar
“O agente James Bond, da série 007, tinha licença para matar. Estava autorizado a cometer crimes sem ser punido. O MST, chefiado por João Pedro Stédile (aqui numa montagem sobre foto de James Bond), também se sente autorizados a cometer crimes durantes suas ações” Veja – maio de 2000

38 Estado de S. Paulo – Abril de 2004

39 Veja – setembro de 2000

40 Veja – outubro de 2003


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