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com Responsabilidade Social Paulo Itacarambi – Mar/05

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Apresentação em tema: "com Responsabilidade Social Paulo Itacarambi – Mar/05"— Transcrição da apresentação:

1 com Responsabilidade Social Paulo Itacarambi – Mar/05
Gestão de Projetos com Responsabilidade Social Paulo Itacarambi – Mar/05

2 Missão: Empresas Associadas: Sobre o Instituto Ethos
Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Empresas Associadas:

3 Perfil das Associadas

4 Conceito de RSE Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão que se define pelo compromisso público de implementação de processos produtivos, comerciais e gerenciais baseados em relações éticas, transparentes e solidárias da empresa com todos os públicos afetados pelas suas atividades e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com a sustentabilidade da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a igualdade.

5 Responsabilidade Social Empresarial
Estratégia de transformação social Estratégia empresarial Sustentabilidade Da Sociedade Dos Negócios

6 Sustentabilidade da sociedade
Problemas centrais: Uso insustentável e predatório dos recursos naturais; Alta transferência de renda no sentido da acumulação e não da distribuição; Redução da participação do trabalho no processo produtivo; Crescente exclusão social; Aplicação e gestão dos recursos públicos de forma ineficaz ou indevida

7 Função social das Empresas
Qual a orientação? Orientar-se exclusivamente pela maximização do lucro; Orientar-se pelos sinais do mercado e da sociedade; Orientação define o tratamento dado para: Oportunidades de mercado/oferta de produtos e serviços; Aumento da competitividade/redução de custo/externalidades Aumento da produtividade/crescimento/desenvolvimento tecnológico.

8 Panorama Social Os ativos das 3 pessoas mais ricas do mundo equivale à renda das 600 milhões de pessoas pobres - IPEA 2001 Estima-se que cerca de 3,8 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos trabalhem no Brasil – Unicef 2001 A comparação de renda, escolaridade e analfabetismo entre brancos e negros revela desigualdade e preconceito - IPEA 2001 O Brasil é o quarto país em desigualdade de renda no mundo, depois da Suazilândia, Nicarágua e África do Sul - PNUD 2001 O Processo global de produção de riquezas é concentrador e produtor de desigualdades, o que é um obstáculo para o desenvolvimento

9 Panorama Ambiental A cada dia são descartados 2 milhões de toneladas de lixo domiciliar no mundo. Isso equivale a dez montanhas do tamanho do Pão de Açúcar - Cartilha “Sou Mais Nós” Instituto Akatu/ 2002 Dentro de 20 anos, 2/3 da população mundial não terá acesso a água - Relatório ONU/2000 A temperatura da terra poderá aumentar entre 1,4 a 5,8 ºC até o final deste século - Lester Braun , Eco-Economia Forma como produzimos e consumimos hoje é destrutiva – gera problemas ambientais diversos, como mudanças climáticas, desertificação, esgotamento de recursos naturais – ou seja, é uma situação insustentável

10 Panorama Econômico A produção mundial de bens e serviços cresce de 6 para 43 trilhões de US$ entre o ano de 1950 e E... Aumenta desemprego estrutural; Aumenta a desigualdade entre países ricos e pobres; 1/3 das áreas agrícolas perdem a camada superior do solo As florestas mundiais encolhem pela metade; 2/3 dos sítios pesqueiros oceânicos estão sendo explorados além de sua capacidade; Aumenta o uso inadequado da água com consumo superior à capacidade de renovação dos reservatórios naturais. O motor de tudo isto é a competitividade, que prevê o uso de uma tecnologia excludente do trabalho – gerando exclusão social

11 Sinais do Mercado Quanto você acha que as iniciativas de responsabilidade social contribuem para a reputação da empresa? 43% Valor significativo 72% 41% Valor moderado 17% 14% Total Um pouco 12% Brasil 3% Nada 0% Nenhuma das 1% anteriores 0% Fonte: Pesquisa Hill & Knowlton publicada no Jornal Valor 20/07/04

12 Sinais do Mercado Quais são os três objetivos de negócios mais importantes que a reputação da empresa permite alcançar? 73% Recrutamento e conservação de funcionários 77% 62% Promoção de transações de parcerias estratégicas 70% 55% Aumento de vendas 52% Total 29% Brasil Aumento de preço das ações 2% 43% Ajuda para resistir ao impacto de uma crise 67% 8% Outros 15% Fonte: Pesquisa Hill & Knowlton publicada no Jornal Valor 20/07/04

13 Muita + alguma confiança
Sinais da Sociedade CIAs internacionais no Brasil possuem menor índice de confiança para trabalhar em favor da sociedade Muita + alguma confiança % ONGs como grupo de defesa do meio ambiente e da área social Grandes cias brasileiras Governo federal A imprensa e a mídia As Nações Unidas Sindicato dos trabalhadores Cias internacionais no Brasil Base: total da amostra (1000 entrevistas) Fonte: G4t – Resposta estimulada

14 Sinais da Sociedade “... As grandes empresas deveriam...?
(2) Fazer tudo isto de forma a estabelecer padrões éticos mais elevados, indo além do que é determinado pela lei, ativamente ajudando a construir uma sociedade melhor para todos (1) Concentrar-se em gerar lucro, pagando os impostos, gerando empregos e cumprindo todas as leis (3) Ter um padrão de comportamento entre estes dois diferentes pontos de vista

15 RSE na Prática Em termos práticos, implementar a RSE é cuidar da qualidade dos relacionamentos da empresa com os seus diversos públicos e dos impactos econômicos, sociais, ambientais e culturais de suas atividades.

16 Ferramentas de Gestão Conjunto de ferramentas desenvolvidas pelo Instituto Ethos para atender às necessidades da empresa nos processos de gestão Indicadores Ethos de RSE 2004 Indicadores Ethos e Pacto Global Guia de Elaboração de Balanço Social Diagnóstico Localizador de Ferramentas Guia de compatibilidade de Ferramentas Prática da RSE Divulgação para os públicos de interesse, transparência e aprendizagem Planejamento Implementação das ações de RSE Banco de Práticas

17 Ferramentas de Gestão

18 Ferramentas de Gestão Indicadores - Relatórios

19 Indicadores Ethos de RSE -Versão 2004
Indicadores setoriais desenvolvidos: Mineração Financeiro Papel e Celulose Indicadores setoriais em desenvolvimento: Transporte de Passageiros Petróleo e Gás Construção Civil Características: Preenchimento online Questões binárias Complementares aos Indicadores Ethos

20 Questão principal: Quais considerações devem ser feitas quando tomamos por base as práticas de Gestão de Projetos Empresariais no contexto das diretrizes da Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável ? Créditos: neste ítem tomei emprestado parte da reflexão desenvolvida por Aerton Paiva da consultora – APEL

21 Arquitetura do negócio
Um projeto empresarial altera a ordenação e integração de componentes da empresa, a saber: Coerência Integração & Equilíbrio Produtos & Serviços Processos Sistemas Políticas Estrutura Organizac. Missão Mercados Proposta de valor Função primária da gestão do negócio

22 Exemplo: a criação de uma nova modalidade de produtos
Sistemas Processos Estrutura Organizac. Políticas Novos sistemas, integrações, segurança, telecomunicações, etc... Novos processos devem ser estruturados Surgem novas atribuições internas (banco de questões, etc...) e externas (certificadores). Como tratá-las ? Políticas de segurança, de precificação, de sustentação financeira do negócio. O que fazer ? Mercados Proposta de Valor Surgem novas oportunidades (certificação individual). Serão exploradas ? Como ? Quanto ? Deve ser revisada, comunicada aos públicos-alvo. Como ? Quando ? Missão Permanece a mesma Proposta de valor Mercados Processos Sistemas Estrutura Organizac. Políticas Missão Mercados Proposta de valor Uma modalidade nova está sendo criada para um serviço existente. (Serviço: Certificação, Modalidade nova: a distância). Produtos & Serviços Produtos & Serviços Processos Políticas Sistemas Estrutura Organizac.

23 Exemplo: a criação de uma nova modalidade de produtos
Missão Permanece a mesma Ações possíveis Mercados Surgem novas oportunidades (certificação individual). Serão exploradas ? Como ? Quanto ? Proposta de Valor Deve ser revisada, comunicada aos públicos-alvo. Como ? Quando ? Ações necessárias priorização Gerenciamento do Projeto (PMI) Sistemas Novos sistemas, integrações, segurança, telecomunicações, etc... Processos Novos processos devem ser estruturados Estrutura Organizac. Surgem novas atribuições internas (banco de questões, etc...) e externas (certificadores). Como tratá-las ? Políticas Políticas de segurança, de precificação, de sustentação financeira do negócio. O que fazer ?

24 Projetos – Elementos impactados
Uma corporação, como todas as organizações sociais, é um sistema de relações que formam um tecido de fibras tangíveis e intangíveis. Não é possível separá-las, mas é possível entendê-las separadamente. As técnicas aqui contam pouco, pois a questão é a criação de novos paradigmas. Lidamos com uma complexidade cuja influência das técnicas gerenciais é de pouca efetividade. O grupo é quem deve ser o principal protagonista da mudança e, para isto, a liderança exerce papel de grande importância. Comportamentos Interesses Visão de mundo Valores Prioridades Pessoais Medos Redes Informais Atitudes História Ansiedade Momento de vida Políticas Processos Sistemas Instrumentos Estruturas Já neste contexto, podem ter grande influência a apresentação de novas práticas que venham a ser reconhecidas pela empresa como viáveis de serem implementadas e que podem ampliar a agregação de valor para o negócio.

25 Projetos Técnico- Cultural
Mudanças instrumentais Estudo da estrutura atual Bechmark com outras empresas Definição do novo modelo Piloto Treina-mento e implanta-ção Modelos teóricos Lidar com os “dilemas” entre o desejo de mudar e a realidade presente. Mudanças culturais, de essência Compreender a dinâmica social da organização Avaliar a aderência do modelo operacional à cultura local Equilibrar instrumentos e cultura, para mais ou menos na direção desejada Avaliar impactos na cultura local Definir ações necessárias para a criação de um novo contexto cultural

26 Projetos com Responsabilidade Social
Incorporação das premissas de RSC&DS nas diretrizes estratégicas do projeto; Discussão da “função” e do “impacto” do projeto e de seus produtos em relação ao sistema em que está inserida, promovendo mudanças nas práticas existentes e desenvolvimento de novas práticas no desenvolvimento de produtos e mercados Ampliação das variáveis de análise do projeto no processo decisório, a partir da incorporação dos benefícios e impactos aos diversos stakeholders Revisão das atividades de educação e desenvolvimento de competências, incorporando a temática de RSC&DS (fusão de conceitos e criação de novos temas de desenvolvimento) Discussão das práticas de investimento social, visando o alinhamento com o projeto e o envolvimento de stakeholders em ações que promovam o desenvolvimento sustentável Etc..- Ver outros fatores nos Indicadores Ethos de RSE Mudanças instrumentais O paradigma da complexidade: “E+E+E” em oposição ao “OU+OU+OU” - Gerar lucro E preservar o ambiente, ser rentável E manter a renda, demitir E criar alternativas para os demitidos, diversidade E competência, etc. Promoção da Cidadania: funcionários, clientes e fornecedores (e cadeia de relações estendida). A empresa deve criar os momentos de desenvolvimento e, principalmente, ser o exemplo. Apostar na confiança : este caminho pode levar à tomada de decisões pouco ortodoxas sob o ponto de vista da gestão atual (e.g. rompimento de relações com clientes rentáveis mas que não se enquadram no novo modelo, aumento do valor pago a fornecedores ao estabelecer vínculos sustentáveis com a exigência de condições de trabalho de seus funcionários, etc). Investir na cooperação e solidariedade: compartilhar (inclusive c/ concorrentes), as práticas de RSC&DS que hoje podem estar sendo um diferencial competitivo da empresa. Compartilhar um diferencial hoje que não o deve ser no futuro???? Etc...Ver outros valores na carta de princípios de RSE Mudanças culturais, de essência

27 Metodologia PMI – Padrão internacional no gerenciamento de projetos
Iniciação Planejamento Execução Controle Encerramento Escopo Especificar o Escopo: Justificativa, produto, resultados práticos e objetivos do projeto. Declaração de Escopo Detalhes de Suporte Plano de Gerenciamento do Escopo Execução do Escopo definido Verificação do escopo Controle de mudanças do escopo Verificar se os objetivos do projeto foram atendidos Verificar a satisfação dos stakeholders Tempo Levantar restrições de prazos Definição das atividades Sequênciamento das Atividades Estimativa da duração das atividades Desenvolvimento do cronograma Cumprimento do Cronograma Controle do cronograma Verificar os cumprimentos de prazos Custo Definição do Orçamento Inicial Planejamento dos recursos Estimativa dos custos Orçamento de custos Acompanhamento dos Custos Controle de Custo Estimativas de custo atualizadas Ações corretivas Relatório de Custo RH Identificar recursos humanos disponíveis Planejamento organizacional Montagem das equipes Desenvolvimento da equipe Melhoria da performance Analise do desempenho da equipe Liberação dos membros da equipe do projeto Qualidade Definição dos padrões de qualidade desejados Definições operacionais Check lists Políticas de qualidade Plano de gerenciamento da qualidade Propostas de melhoria da qualidade Garantia de qualidade Melhoria da qualidade Decisões de aceite Retrabalho Check lists concluídos Ajustes no Processo Verificar a integridade do thabalho Obter aceitação dos resultados da qualidade do projeto Risco Identificação dos possíveis riscos Planejamento da gerencia de riscos Ações preventivas e corretivas Controle das respostas aos riscos Registrar as lições aprendidas durante a execução do projeto Comunicação Divulgação da carta do projeto Quem, quando, como e o que informar. Quem deve ser informado. Plano de gerenciamento da qualidade Registros Relatórios Apresentações Distribuição de Informações Relatório do desempenho Requisições de mudanças Documentação do produto ou serviço. Relatórios para os stakeholders, o comitê executivo ou o cliente. Aquisições Aprovação e formalização da carta do projeto Analise de fazer-ou-comprar Planejamento para as aquisições Preparação das aquisições Pedido de propostas Seleção de fornecedores Administração de contratos Avaliação e controle das aquisições feitas Encerramento dos contratos

28 Análise de consistência e monitoramento de impactos
Incorporar na matriz de gerenciamento a análise de consistência das atividades do projeto com os valores da carta de princípios de RSE em todas as fases de desenvolvimento do projeto; Incorporar nas atividades de controle o monitoramento dos impactos das atividades do projeto nos indicadores de responsabilidade social da organização.

29 Projetos – Naturezas e complexidades
Se pudéssemos criar uma escala que indicasse o aumento da complexidade de projetos, como poderíamos classificá-los ? EXEMPLOS Mudanças operacionais visando ganho de eficiência. Lançamento de um novo produto Agilização operacional a partir de maior delegação Responsabilidade Social Corporativa & Sustentabilidade

30 ? Projetos – A mudança ...e o balé da mudança não é linear...
Processo contínuo Evolução do processo de mudança Conhecimento a partir da prática após certo tempo ? Debate acerca dos dilemas da mudança, atitudes demonstráveis da liderança Início da implantação Busca pelo equilíbrio entre desejo e realidade Sistema presente estável

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