A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS
Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima

2 SOLUBILIDADE É a massa do soluto que pode ser dissolvida numa certa quantidade de solvente em uma dada temperatura. É expressa em gramas de soluto por 100 mL (100 cm3) ou por 100 g de solvente numa dada temperatura.

3 Solução supersaturada
Solução saturada Contém a máxima quantidade de sal que se dissolve em 100ml de H2O a uma determinada temperatura. Ex: 36g de NaCl em 100ml de H2O a 18ºC Solução supersaturada Apresenta uma maior quantidade de soluto do que o solvente consegue dissolver. Essa solução apresenta corpo de chão, corpo de fundo ou precipitado. Ex: 40 g de NaCl em 100 mL de H2O a 18ºC

4 COEFICIENTE E CURVA DE SOLUBILIDADE
Coeficiente de solubilidade É a quantidade máxima de uma substância capaz de dissolver uma quantidade fixa de solvente. Em certas condições experimentais. A quantidade pode ser expressa em g ou mol por 100g de solvente. Geralmente o Cs é expresso em m1/ 100 g de H2O.

5

6 1) Qual é a quantidade mínima de água,(18ºC) para dissolver 1Kg de cloreto de sódio(NaCl)?
2) Um litro de água (1kg) a 18ºC é capaz de dissolver quantos gramas de cloreto de sódio? 3) A determinada temperatura, oCs do iodeto de sódio é de 180g/100g. Calcule a massa de água necessária para preparar uma solução saturada que contenha 12,6g desse sal na temperatura considerada

7 Concentração comum Relação entre massa de soluto e volume de sua solução THE NEXT/CID NaOH (aq) C = ???? A solução preparada contém 80 g de soluto dissolvidos em 1,0 L de solução. R: C= 80g/L

8 Concentração comum THE NEXT/CID NaOH (aq) C = 80 g/L Professor: nesse momento faça dois comentários:  a unidade da concentração comum se compõe de uma unidade de massa qualquer (mg, g, kg, t etc.) dividida por uma unidade de volume qualquer (cm3, mL, dm3, L, m3 etc.).  o volume que se leva em conta nessa definição não é o volume de solvente usado para fazer a solução, mas sim o volume da solução. Expressa a massa de soluto presente num certo volume de solução.

9 Suponha que precisemos preparar 0,5L de uma solução aquosa que apresenta cloreto de sódio na concentração de 10g/L. Qual é a massa de soluto necessário? A concentração de cloreto de sódio na água do mar fica em torno de 25g/L. Qual o volume de água que precisaria ser evaporada para obtermos 1Kg de sal?

10 Densidade de solução versus concentração comum
inclui a massa da solução. Concentração comum: inclui apenas a massa do soluto.

11 Fração em quantidade de matéria
Razão entre a quantidade de matéria de um dos componentes da solução e a de matéria total na solução: sendo xsoluto a fração em quantidade de matéria do soluto e xsolvente a fração em quantidade de matéria do solvente. Professor: a seguir, algumas observações sobre a expressão acima. Número adimensional (sem unidades). A soma das frações em quantidade de matéria dos componentes da solução é numericamente igual a (1 xsoluto + xsolvente = 1). A fração em quantidade de matéria é uma expressão muito útil quando se trabalha com gases. Sua utilização é bastante restrita quando se trabalha com soluções aquosas.

12 1) Uma salmoura é composta por 11,7g de cloreto de sódio e 540g de água. Qual é a fração molar de cada componente? 2) Em 356,4g de água são dissolvidos 68,4g de sacarose (C12H22O11). Determine as frações em quantidade de matéria da sacarose e da água.

13 Acrescenta-se mais água: diluição.
Diluição de soluções Adição de solvente a uma solução I II O pó dissolvido em água. Acrescenta-se mais água: diluição. Professor: lembre seus alunos que dissolver não é diluir! “Dissolver” é o ato de fazer uma solução, adicionando-se um soluto a um solvente e homogeneizando a mistura. “Dissolução” é o substantivo relativo ao verbo “dissolver”. Por exemplo, “dissolver açúcar em água” equivale a “fazer a dissolução de açúcar em água”. Diluído: pequena quantidade de soluto dissolvido. Concentrado: grande quantidade de soluto dissolvido. Muito concentrado Menos concentrado ou mais diluído Diluição de pó em solvente água

14 Diluição de soluções (nível macroscópico)
FOTOS: THE NEXT/CID

15 Cálculos envolvendo diluição
A quantidade de soluto permanece a mesma.

16 DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES moles de soluto litros de solução (iniciais)
 Cálculos de diluição estão baseados no fato que o número de moles do soluto retirados da solução original e o número de moles da solução diluída são os mesmos. Soluções dadas em molaridade: moles de soluto litros de solução (iniciais) x litros de solução (iniciais) = (finais) x litros de solução (finais)

17 M1 x V1 = M2 x V2 EXEMPLO: Considere a diluição de ácido clorídrico, HCl, que é disponível sob forma de uma solução aquosa 12 M. Ache o volume desta solução original necessário para preparar 2,00 L de HCl 0,50 M.

18 EXERCÍCIOS 1) Uma alíquota de 10,0 mL de NH3 15 M é diluída a 250 mL com água. Qual é a molaridade da solução diluída? R = 0,60 M 2) Que volume de H2SO4 18 M é necessário para preparar 500 mL de uma solução 0,150 M? R = 4,2 mL 3) Se 25,0 mL de NaH2PO4 3,60 M são diluídos a 1,00 L, qual é a molaridade da nova solução? R = 0,0900 M

19 4) Uma solução contendo 5,85g de NaCl e água suficiente para 100mL de solução. Com a adição de mais 150mL de água, teremos que concentração para a nova solução?

20 Acabou????? Bom final de semana!!!!!!!!!


Carregar ppt "Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google