A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perda de memória e Amnésia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perda de memória e Amnésia"— Transcrição da apresentação:

1 Perda de memória e Amnésia
Xiii... Esqueci!!!

2 -Memória é a habilidade de recordar fatos ou eventos de nossas vidas.
MCP(Memória de curto prazo); MLP(Memória de longo prazo); Repetição Mecânica; Repetição Elaborativa; Memória Episódica; Memória Semântica; Memória de Procedimento; Memória Emocional; Memória Explícita; Memória Implícita.

3 Esquecimento -Hermann Ebbinghaus; -Sílabas sem sentido;
-Curva do Esquecimento. -Hermann Ebbinghaus; -Sílabas sem sentido; -Curva do Esquecimento;

4 Por que esquecemos? Codificação Ineficiente; Decadência;
Interferência; Falha no Resgate; Esquecimento Motivado.

5 Esquecimentos considerados normais:
Esquecer partes de um evento ou experiência; Esquecer onde estacionou o carro; Esquecer eventos de um passado distante; Esquecer o nome de uma pessoa, mas lembrar depois; Esquecer compromissos ou objetos, mas lembrar depois.

6 Alguns truques para melhorar a memória:
Foque sua atenção: Se você está interessado em um assunto ou evento, concentre-se nele, evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo ou ficar pensando em outras coisas a serem resolvidas. Dedique aquele momento somente ao seu foco. Reduza o estresse: Aprenda técnicas de relaxamento, organize melhor seu tempo e assim passe a gerenciar melhor o seu estresse. Durma bem: Cuide do seu sono, dormindo as horas necessárias para repousar corpo e mente. Evite atividades exaustivas e estimulantes; café e ambientes barulhentos ou muito iluminados quando estiver próximo do horário de dormir. Organize-se: Use calendários, agendas, anotações e celulares para organizar atividades, compromissos e idéias. Esta é uma maneira de esvaziar a mente de detalhes que não são importantes, liberando espaço para criatividade e aprendizado. Experimente técnicas de memorização: Para lembrar o nome de alguém, repita-o várias vezes após ter sido apresentado a pessoa. Estes e muitos outros truques podem ajudar.

7 Amnésia é a perda de memória (total ou parcial), na maioria dos casos é temporária e pode ser causada por diversas razões, entre elas: Consequência de algumas doenças neurodegenerativas; Infecções ou enfermidades que atingem o tecido cerebral (encefalite,derrame cerebral e outras ); Traumas físicos (pancadas na cabeça por exemplo) e psicológicos; Alcoolismo e o uso de drogas.

8 -Amnésia Psicogênica; -Amnésia Anterógrada; -Amnésia Retrógrada.
-Amnésia Orgânica; -Amnésia Psicogênica; -Amnésia Anterógrada; -Amnésia Retrógrada. -Amnésia Orgânica; -Amnésia Psicogênica; -Amnésia Anterógrada; Amnésia Retrógrada.

9 Prevenção A prevenção da amnésia é, basicamente, evitar traumas na região do cérebro; Usar capacete ao andar de moto, usar cinto de segurança ao dirigir automóveis (evitando traumas físicos); Evitar beber bebidas alcoólicas e não usar drogas; Tratar rapidamente enfermidades cerebrais para amenizar danos.  

10 Múltiplos Sistemas de Memória
Memória Implícita; Memória Explícita; Memória Declarativa; Memória Processual; Memória Semântica e Episódica; Memória Prospectiva e Retrospectiva.

11 Mal de Alzheimer 1906: Alois Alzheimer;
Morte dos neurônios gerando alienação crescente; Alteração no comportamento, desorientação espacial, dificuldade para realizar tarefas simples do dia a dia; Desordem crônica e progressiva; Distúrbios de memória, linguagem, desempenho visual, funções motoras, apatia, ansiedade, irritabilidade e alucinações.

12

13 Na doença de Alzheimer, a destruição dos neurônios começa no hipocampo, área cerebral onde ocorrem o armazenamento das memórias recentes e o processo de aprendizagem. Na doença de Alzheimer, a destruição dos neurônios começa no hipocampo, área cerebral onde ocorrem o armazenamento das memórias recentes e o processo de aprendizagem.

14 Fases da doença: Primeira Fase; Segunda Fase (demência inicial);
Terceira Fase; Quarta Fase (terminal).

15 A perda de memória causa a estes pacientes um grande desconforto em sua fase inicial e intermediária, já na fase adiantada não apresentam mais condições de perceber-se doentes, por falha da auto-crítica. Não se trata de uma simples falha na memória, mas sim de uma progressiva incapacidade para o trabalho e convívio social, devido a dificuldades para reconhecer pessoas próximas e objetos. Mudanças de domicílio são mal recebidas, pois tornam os sintomas mais agudos. Um paciente com doença de Alzheimer pergunta a mesma coisa centenas de vezes, mostrando sua incapacidade de fixar algo novo. Palavras são esquecidas, frases são truncadas, muitas permanecendo sem finalização. A perda de memória causa a estes pacientes um grande desconforto em sua fase inicial e intermediária, já na fase adiantada não apresentam mais condições de perceber-se doentes, por falha da auto-crítica. Não se trata de uma simples falha na memória, mas sim de uma progressiva incapacidade para o trabalho e convívio social, devido a dificuldades para reconhecer pessoas próximas e objetos. Mudanças de domicílio são mal recebidas, pois tornam os sintomas mais agudos. Um paciente com doença de Alzheimer pergunta a mesma coisa centenas de vezes, mostrando sua incapacidade de fixar algo novo. Palavras são esquecidas, frases são truncadas, muitas permanecendo sem finalização

16

17

18 Prevenção Nível de Escolaridade; Alimentação; Atividades Intelectuais.

19 “A idade é um dos poucos fatores de risco estabelecidos para o Alzheimer. Estudos de observação mostram que um estilo de vida saudável, repleto de atividades intelectuais, pode adiar o surgimento da doença, mas não impedir a sua manifestação” (Revista Veja, 2009). “A idade é um dos poucos fatores de risco estabelecidos para o Alzheimer. Estudos de observação mostram que um estilo de vida saudável, repleto de atividades intelectuais, pode adiar o surgimento da doença, mas não impedir a sua manifestação” (Revista Veja, 2009).

20 Tratamentos Em se tratando de Alzheimer os tratamentos disponíveis permitem apenas suavizar os efeitos da doença. Em se tratando de Alzheimer os tratamentos disponíveis permitem apenas suavizar os efeitos da doença.

21 Pesquisa de Campo Mal de Alzheimer Pesquisa de Campo

22

23 Especialistas afirmam que uma leve perda de memória é perfeitamente normal, especialmente com o envelhecimento. É isto mesmo! Se você esquece algumas coisas às vezes, você não necessariamente está desenvolvendo doença de Alzheimer. Muitas pessoas esquecem onde deixaram as chaves, perdem algum compromisso ou não se lembram do nome de uma pessoa que acabou de conhecer. Estes esquecimentos são na maioria das vezes benignos. A perda de memória é um processo natural do envelhecimento. Mas problemas de memória podem ocorrer mesmo antes dos 50 anos. Muitas pessoas na casa dos 20 e 30 anos têm esquecimentos de nomes, objetos e compromissos.

24

25 No consultório... Fatores agravantes ou desencadeantes :
Tipo : A pessoa consegue se lembrar de eventos recentes (há prejuízo da memória a curto prazo)? A pessoa consegue se lembrar de eventos do passado (há prejuízo da memória a longo prazo)? Ocorreu perda de memória em relação a eventos que aconteceram anteriormente a uma experiência específica (amnésia anterógrada)? ocorreu perda de memória em relação a eventos que aconteceram logo após a uma experiência específica (amnésia retrógrada)? ocorreu apenas uma perda mínima de memória? A pessoa inventa histórias para encobrir lapsos de memória (confabulação)? Evolução : A perda de memória piorou ao longo dos anos? A perda de memória se desenvolveu ao longo de semanas ou meses? A perda de memória está presente o tempo todo ou há episódios isolados de amnésia? Se houver episódios de amnésia, quanto tempo duram? Fatores agravantes ou desencadeantes : Houve lesão cerebral no passado recente? A pessoa passou por algum acontecimento que tenha sido emocionalmente traumático ? houve cirurgia ou procedimento que exigisse anestesia geral? A pessoa consome álcool? Em que quantidade? A pessoa consome drogas proibidas? Em que quantidade? De que tipo? Outros sintomas : Quais outros sintomas estão presentes? A pessoa está confusa ou desorientada? A pessoa consegue, sozinha, comer, vestir-se e realizar atividades de cuidado pessoal semelhantes? A pessoa teve convulsões? *O exame físico pode incluir uma análise neurológica detalhada. As memórias recente, intermediária e a longo prazo serão testadas.

26 Geralmente um problema de memória é grave, quando amigos e familiares notam o problema, mas não a pessoa afetada.

27 O que é característico no Alzheimer:
Esquecer uma experiência ou evento por inteiro; Esquecer como dirigir um carro ou como ler as horas em um relógio de ponteiros; Esquecer eventos recentes; Não se recordar de pessoas da família; Apresentar confusão mental ou diminuição do estado de alerta; Os sintomas tornam-se mais freqüentes e mais severos.

28 “Três em cada dez doentes tem o distúrbio identificado precocemente
“Três em cada dez doentes tem o distúrbio identificado precocemente. Uma década atrás, essa proporção era de uma pra dez” (Revista Veja, 2009). “Três em cada dez doentes tem o distúrbio identificado precocemente. Uma década atrás, essa proporção era de uma pra dez” (Revista Veja, 2009).

29 FIM


Carregar ppt "Perda de memória e Amnésia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google