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COMPARATIVO LABORATORIAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS MOLDADAS NO CENTRO E NAS EXTREMIDADES DAS FAIXAS B E C DO DNIT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Pavimentação Janaína.

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1 COMPARATIVO LABORATORIAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS MOLDADAS NO CENTRO E NAS EXTREMIDADES DAS FAIXAS B E C DO DNIT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Pavimentação Janaína T. Pizutti PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015

2 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR INTRODUÇÃO LINHA DE PESQUISA: Geotecnia – Pavimentação AUTORES: Janaína Terhorst Pizutti (Autora) João Paulo Demari Avrella (Coautor) José Antônio Santana Echeverria (Mestre) Ricardo Zardin Fengler (Coautor) Considerando a granulometria dos agregados como sendo um dos elementos mais importantes em uma mistura asfáltica e que ela afeta quase todas as propriedades físicas da mesma, pretende-se enquadrar distribuições granulometrias, no centro e nas extremidades das faixas B e C do DNIT, para então avaliar propriedades dos concretos asfálticos.

3 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR INTRODUÇÃO MATERIAIS: Agregados britados Ligante asfáltico Cal hidratada ENSAIOS: ENSAIOSBinfBREFBsupCinfCREFCsup Marhsall 15 Resistência a tração por compressão diam. (DNIT 136-ME) 333333 Módulo de resiliência (DNIT 135-ME) 333333 Cantabro (DNIT 136-ME) 333333 Equivalente de areia (DNER-EM 054) ------ TOTAL174

4 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR JUSTIFICATIVA Entendendo-se a importância socioeconômica para o desenvolvimento sustentável do país e o grande patrimônio público representado pelas estradas, cabe a engenharia rodoviária: - inovar com tecnologias - desenvolver materiais mais resistentes - melhorar as condições das vias a partir da diminuição dos defeitos funcionais e estruturais. Com o seguinte propósito, pretende-se enquadrar distribuições granulométricas diferentes, para então avaliar propriedades específicas referentes ao concreto asfáltico.

5 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Comparar curvas granulometrias, respeitando os requisitos normativos para enquadramento dos materiais em faixas de trabalho. Avaliar através do procedimento de dosagem Marshall o comportamento das misturas asfálticas (CBUQ). Verificar propriedades específicas das misturas através de ensaios laboratoriais determinantes para obtenção e embasamento de parâmetros mecânicos, caracterização dos materiais e as interações entre os mesmos. OBJETIVOS

6 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Todos parâmetros exigidos na dosagem Marshall satisfizeram as normatizações consultadas, assim como resultados referentes a resistência a tração. Os resultados iniciais indicam boas perspectivas, para tanto, com a execução dos demais ensaios de caracterização, espera-se atender à especificações técnicas de órgãos rodoviários vigentes e verificar quis misturas tem potencial específico elevado em relação as demais. Sugestões de continuidade: realização de mais ensaios de caracterização troca de materiais método de compactação (Superpave) CONSIDERAÇÕES FINAIS

7 VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Laboratório de Engenharia Civil (LEC) da UNIJUÍ MEC/Sesu pela bolsa PET Aos colegas e professor envolvidos na pesquisa AGRADECIMENTOS


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