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CARACTERIZAÇÃO DE MISTURAS ASFÁLTICAS DE ALTA REFLETÂNCIA SOLAR VISANDO A MITIGAÇÃO DA ILHA DE CALOR URBANO Joe Villena Glicério Trichês Deivis Luis Marinoski.

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1 CARACTERIZAÇÃO DE MISTURAS ASFÁLTICAS DE ALTA REFLETÂNCIA SOLAR VISANDO A MITIGAÇÃO DA ILHA DE CALOR URBANO Joe Villena Glicério Trichês Deivis Luis Marinoski Roberto Lamberts João Victor Staub de Melo Ramon Mendes Knabben

2 APRESENTAÇÃO Introdução Objetivo Materiais e Método Dosagem das misturas Resultados Conclusões

3 1.Introdução Nos dias quentes, as grandes metrópoles se vêm afetadas pelo fenômeno da Ilha de Calor Urbano. O qual pode causar um incremento na temperatura das cidades, em relação às áreas rurais, em até 5,2°C. Esse fenômeno se deve, sobretudo, à baixa refletividade solar dos revestimentos urbanos, a qual promove a absorção de altas quantidades de energia durante o dia.

4 Ilhas de Calor

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8 Albedo de uma superfície
A radiação solar, ao incidir sobre qualquer corpo, vai, em maior ou menor quantidade, sofrer uma mudança de direção, sendo reenviada para o espaço por reflexão. A fração de energia refletida por uma superfície em relação ao total de energia nela incidente (expresso em percentagem) designa-se por albedo. As superfícies de cor clara, como a neve, têm um albedo elevado, refletindo quase a totalidade da energia solar nelas incidente, logo não aquecem muito. As superfícies de cor escura têm uma albedo muito fraco, o que se traduz numa grande absorção de radiação solar e num consequente aquecimento. Quanto maior a reflexão, menor será o calor acumulado.

9 A melhor opção para incrementar a refletância dos revestimentos asfálticos é mudar a coloração mediante o uso de pigmentos para conseguir uma reflexão mais eficiente da radiação solar. O uso destes pigmentos pode diminuir a temperatura do ar, retardar a formação do ozônio troposférico e diminuir o consumo de energia destinado à refrigeração de ambientes.

10 2. Objetivo Caracterizar revestimentos asfálticos com potencial de alta refletância solar mediante a incorporação de pigmentos (derivados de óxidos metálicos mistos). A avaliação dos materiais foi conduzida através da medição de refletância solar, da temperatura interna e superficial, e da resistência à deformação permanente dos revestimentos.

11 3. Materiais Dois tipos de ligantes; um ligante convencional CAP 50/70 e um ligante vegetal de cor albina. Agregados de origem granítica; Quatro tipos de pigmentos derivados de óxidos metálicos mistos com alta refletância infravermelha; amarelo, verde, vermelho A e vermelho B.

12 Proporção dos materiais, %
4. Dosagem Foi realizado o ensaio de viscosidade rotacional com viscosímetro Brookfield nos ligantes coloridos. Nomenclatura da mistura Tipo de pigmento Proporção dos materiais, % Ligante Albino CAP 50/70 Agregado mineral Pigmento Referência - 5,1 94,9 Amarelo-Albino Amarelo 7,3 88,7 4 Verde 4,9 91,1 Vermelho A Vermelho B 4,5 93,1 2,4

13 Dosagem da mistura Para cada mistura foram moldadas 12 placas, com dimensões 5x18x50 cm e foram, posteriormente, utilizadas nos ensaios de refletância em campo, temperatura em campo e deformação permanente.

14 Ensaios de Campo Refletância solar; consiste em medir a radiação solar incidente e refletida por uma superfície plana. Foram construídas placas de 4x4 metros e placas de 1x1metro com diferentes materiais. Piranômetro

15 Ensaios de Campo Medição da temperatura na superfície e no interior das misturas.

16 Ensaios Laboratório Deformação permanente; realizado a 60°C para a mistura convencional e a 56,8°C, 57,7°C e 56,3°C para as misturas Verde, Vermelho A e Vermelho B.

17 5. Resultados Viscosidade dos ligantes Refletância solar das misturas
Revestimento Referência Amarelo-Albino Verde Vermelho A Vermelho B Refletância em campo, % 4,27 12,53 6,51 7,42 7,41

18 5. Resultados Temperatura

19 5. Resultados Deformação Permanente
Segundo a norma AFNOR NF EM a deformação permanente não deve ser maior a 10% para ciclos.

20 6. Conclusões O uso de pigmentos incrementa a refletância solar das misturas asfálticas. Dependendo do pigmento e ligante utilizado, este incremento pode ser até 200% maior do que a refletância de uma mistura sem pigmento. O incremento da refletância permitiu diminuir a temperatura das misturas analisadas em 3,2°C na superfície e em até 3,7°C no interior. Uma aplicação a grande escala permitiria a redução da temperatura do ar do meio ambiente e a mitigação do efeito da Ilha de Calor Urbano nos centros urbanos.

21 6. Conclusões O uso de pigmentos diminui a deformação permanente das misturas asfálticas. Neste estudo, se estimou que fossem necessários 6 milhões ciclos para que a deformação da mistura Vermelho B atingisse o mesmo valor da deformação da mistura de Referência.

22 AGRADECIMENTOS www.rodoviasverdes.ufsc.br OBRIGADO Glicério
Adote este conceito

23 João Victor Staub de Melo
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