A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz"— Transcrição da apresentação:

1 Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
Uso e Abuso de maconha e formas de tratamento Faculdade de Tecnologia e Ciências Disciplina: Tópicos Especiais em Psicologia I: Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz

2 (alucinações, ilusões e delírios)
Drogas Perturbadoras Substâncias capazes de alterar a percepção, provocando distúrbios no funcionamento cerebral. Geram diversos fenômenos psíquicos anormais, como alterações sensoperceptivas (alucinações, ilusões e delírios)

3 Drogas Perturbadoras Cannabis Sativa LSD Ayahuasca Ayahuasca

4 Maconha - epidemiologia
5X mais prevalente no sexo masculino. CEBRID 2001, 1% Dependentes em 107 capitais do Brasil. Estima-se que 4% da população mundial de 15 a 64 anos consome. A substância ilícita mais consumida na maioria dos países do mundo.

5

6 Maconha Efeitos agudos
Conjuntivite, aumento do apetite, boca seca, aumento da sede, taquicardia e incoordenação. sensação de lentificação do tempo, euforia, ansiedade, aumento da libido, comprometimento do julgamento, retraimento social. hipersensibilidade sonora, visual, tátil e do paladar ilusões e alucinações, sensação de relaxamento comprometimento da memória recente.

7 Maconha Sintomas desagradáveis
ansiedade e bad trips, sintomas de pânico, medo extremamente intenso e disforia, reações depressivas. Sintomas paranóides transitórios. Quadros psicóticos agudos (usuários crônicos e principiantes.) inquietação psicomotora, insônia, fuga de idéias, alterações leves do pensamento.

8 Maconha A fumaça da maconha contém sete vezes mais alcatrão e monóxido de carbono que a do cigarro comum, segundo as análises de uma revista francesa de consumidores que calcula que "três cigarros de cannabis equivalem a um pacote de tabaco".

9 Maconha - uso crônico Gerais: fadiga e letargia, náusea crônica, dor de cabeça e irritabilidade. Neurológicos: diminuição da coordenação motora, da memória e concentração, alteração da capacidade visual e do pensamento abstrato. Psíquicos: depressão, ansiedade, irritabilidade, instabilidade do humor, pânico.

10 Maconha- uso crônico Respiratórios: tosse seca, dor de garganta crônica, congestão nasal, piora da asma, infecções recorrentes, bronquite crônica. Reprodutivas: infertilidade, problemas menstruais, impotência e diminuição da libido e da satisfação social. Sociais: isolamento, afastamento do lazer e de outras atividades sociais. síndrome amotivacional.

11 Síndrome de abstinência
Irritabilidade, Insônia, Inquietude, ansiedade, depressão Calores repentinos, suores, tremores Coriza, soluço Diminuição do apetite, perda de peso, náuseas e diarréia Sensação de frio e sensibilidade aumentada a luz tremores

12 Maconha - tratamento A intoxicação não representa risco de morte.
Tratamento é feito para comorbidades. Benzodiazepínicos podem ser usados, em quadros ansiosos agudos. Antipsicóticos podem ser necessários.

13 Referência Figlie N. B, Bordin S., Laranjeira R., Aconselhamento em dependência química, São Paulo: Roca, 2004.


Carregar ppt "Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google