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Valor expressivo de antíteses e ambiguidades

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Apresentação em tema: "Valor expressivo de antíteses e ambiguidades"— Transcrição da apresentação:

1 Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 2º Ano Valor expressivo de antíteses e ambiguidades

2 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
ETAPA I Olá, pessoal! A aula de hoje é sobre o valor expressivo de antíteses e de ambiguidade. Abram o tablet de vocês e acessem este hiperlink. Vamos cantar a música de Legião Urbana “Monte Castelo” (Renato Russo). Agora, vamos dividir os grupos, cada equipe deve ser composta por cinco componentes. Vocês vão ler os questionamentos que seguem e, em seguida, respondê-los. Cada grupo vai apresentar suas atividades (5 minutos para apresentação). Entre as perguntas, há uma que será preciso pesquisar na Internet. Mãos à Obra!

3 Vamos cantar esta música e, em seguida, analisá-la!
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Vamos cantar esta música e, em seguida, analisá-la! Monte Castelo Ainda que eu falasse A língua dos homens  E falasse a língua dos anjos,  Sem amor eu nada seria. É só o amor! É só o amor  Que conhece o que é verdade.  O amor é bom, não quer o mal,  Não sente inveja ou se envaidece. O amor é o fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. Ainda que eu falasse A língua dos homens E falasse a língua dos anjos Sem amor eu nada seria. É um não querer mais que bem querer; É solitário andar por entre a gente; É um não contentar-se de contente;  É cuidar que se ganha em se perder. É um estar-se preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É um ter com quem nos mata a lealdade. Tão contrário a si é o mesmo amor. Estou acordado e todos dormem. Todos dormem. Todos dormem. Agora vejo em parte, Mas então veremos face a face. É só o amor! É só o amor Que conhece o que é verdade. Ainda que eu falas A língua dos homens E falasse a língua dos anjos Sem amor eu nada seria.  

4 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
Analisando o texto! A intertextualidade é um dos princípios da textualidade, ou seja, é um recurso linguístico textual que possibilita acionar a memória do interlocutor/leitor sobre um texto já ouvido e/ou lido. Esse princípio da textualidade pode se apresentar de forma explícita (constata-se a menção do texto base) e/ou implícita (não faz menção ao texto base, contudo é possível reconhecer  o texto fonte através das “pistas” textuais que o autor deixa).  Essa música de Renato Russo “Monte Castelo” faz uma intertextualidade com que textos? Essa intertextualidade é implícita ou explicita? Explique. Quais os versos da música indicam a “fala” do compositor?

5 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
O título da música remete a um fato histórico. Qual? Pesquise na Internet sobre esse acontecimento. Que versos da música apresentam uma imagem que consiste em confrontar ideias opostas? Qual é o nome que se dá a esse processo estilístico? Para o “eu lírico”, a falta de amor entre as pessoas pode provocar o quê? Explique. 5. Que versos apresentam imagens que englobam simultaneamente duas ideias opostas? Qual é o nome dado a esse processo estilístico?

6 Vamos ler este poema?! Lendo o poema
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Vamos ler este poema?! Texto 1 Medida Quem é menor que o poeta? Quem é maior que o poeta? Ninguém é menor nem maior que o poeta Há os que vêm os que vão os que passam os que ficam os que são vistos os desconhecidos mas ninguém é maior nem menor que o poeta... TRINDADE, Solano. Solano Trindade, o poeta do povo. - - São Paulo: Ediouro : Editora Segmento Farma, p.138. Legenda: Escrevendo SilhouetteMãoEsquerdaporPiotrSiedleckiClip – art Lendo o poema Ao ler o poema, observamos que o eu lírico utiliza palavras e expressões que se opõem quanto ao sentido. Que palavras e/ou expressões são essas?

7 Lendo a imagem Observem esta imagem! Texto 2
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Observem esta imagem! Texto 2 Lendo a imagem 1. Essas imagens são construídas a partir da representação de um conceito. Que conceito é esse? Essa ideia é de oposição ou de semelhança? 3. A linguagem utilizada é verbal ou não verbal? Explique. Disponível em: www1.educacao.pe.gov.br320 × 240

8 Lendo a imagem Texto 3 Agora, vamos ler este outro texto!
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Lendo a imagem Nesse cartaz, temos os títulos: “Pessoas bem sucedidas” e “Pessoas mal sucedidas”. Em seguida, abaixo de cada um, enunciados que indicam a opinião do enunciador em relação ao que ele diz. Analisando esse texto, responda: a) Essas imagens são construídas a partir de que recurso estilístico? Explique. b) Vocês concordam com a opinião do produtor desse texto? Por quê? 3. O que esses três textos lidos têm em comum? Agora, vamos ler este outro texto! Texto 3 Disponível em: Https: abobrinhaecia.wordpress.com650 × 599

9 Agora, vamos ler este trecho de poema e um aforismo.
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Agora, vamos ler este trecho de poema e um aforismo. Lendo os textos Camões é um poeta do Classicismo. Nesse poema, ele utiliza nessa estrofe, dois pares de versos para realizar o contraste entre o quê? No texto de Padre Vieira, um dos principais autores do Barroco, o autor cria este aforismo (sentença que explicita em poucas palavras uma reflexão prática ou moral) para mostrar que os opostos podem se realizar simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo. Qual o nome da figura de estilo que desempenha essa função? b) O que o padre vieira quer ressaltar com essa oposição simultânea? Alma minha gentil, que te partiste Tão cedo desta vida, descontente, Repousa lá no céu eternamente, E viva eu cá na terra sempre triste. [...] CAMÕES, Luís de. Lírica. In: Ramos, Rogério de Araújo. Ser protagonista: Língua Portuguesa, 1º ano : Ensino médio. 2.ed. – São Paulo : Edições SM, p. 255. O livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive. VIEIRA, Padre Antônio. In: Ramos, Rogério de Araújo. Ser protagonista: Língua Portuguesa, 1º ano : Ensino médio. 2.ed. – São Paulo : Edições SM, p. 255. Vamos conferir as respostas?!

10 CONFERINDO AS RESPOSTAS!
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades CONFERINDO AS RESPOSTAS! Legenda: Clip-art ProfessionalStockPhotosfrom$1 Os dois pares de versos colocam em oposição o céu e a terra: “Alma/vida”, o mundo espiritual e o mundo físico: “Céu/terra”, o espaço da amada e o espaço do eu lírico: “lá/cá”. 2. a) Paradoxo. b) Padre Vieira busca ressaltar, através do paradoxo, o poder dos livros de produzir um impacto profundo na vida de quem os lê. Lembrete: Paradoxo ou oximoro é a figura de linguagem que junta simultaneamente duas ideias opostas.

11 COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS LIDOS
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS LIDOS Para que haja a interação entre os sujeitos do processo comunicativo é preciso “que os produtores dos textos e seus leitores/ouvintes compartilhem conhecimentos e conheçam as convenções que regem as situações sociais de que participam.” (Cereja, 2013, p. 37) Esses conhecimentos são transmitidos através da linguagem (expressão individual e social do ser humano, que possibilita o ato comunicativo entre os sujeitos que vivem em sociedade). Há três tipos de linguagem: linguagem verbal: o código é a palavra falada ou escrita; linguagem não verbal: é a que utiliza a imagens (dança, pintura, gestos, escultura, etc.); linguagem mista: é aquela que utiliza o código e a imagem ao mesmo tempo ( histórias em quadrinho, o cinema, o teatro, programas de TV, propagandas, etc.)

12 COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS LIDOS
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS LIDOS Assim, para compreender a expressividade das oposições nos textos lidos, os interlocutores têm que compartilhar os mesmos conhecimentos sobre as situações comunicativas apresentadas. Nesses textos, percebe-se que foram utilizadas palavras e imagens que perpassam o sentido de ideias contrárias (opostas) em relação aos valores morais, religiosos e éticos. Esse recurso expressivo de oposição é denominado de Antítese. Sua origem vem do grego, indica "oposto à criação“. É, portanto, uma figura de estilo que consiste na exposição de ideias contrárias. Isso ocorre quando há uma aproximação de palavras, expressões ou de imagens de sentidos contrastantes. É um recurso bastante utilizado na literatura, principalmente, no Barroco.

13 AMBIGUIDADE , O QUE É? Quem lembra o significado de ambiguidade?
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades ETAPA II AMBIGUIDADE , O QUE É? Imagem: question- mark -clip-art-010.jpg Quem lembra o significado de ambiguidade? Façam uma pesquisar rápida no celular (Smartphone) para verificar como se constrói etimologicamente o sentido dessa palavra.

14 Comentário sobre Ambiguidade
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Comentário sobre Ambiguidade A ambiguidade é a duplicidade de sentidos existente em um enunciado ou em um texto, verbal ou não verbal, ou seja, é um termo que traduz a ocorrência de mais de um sentido em palavras, frases, textos verbais ou textos não verbais. É um recurso expressivo da linguagem bastante utilizado na criação de sentidos dos textos. Através da ambiguidade, o produtor do texto procura ampliar leituras e chamar a atenção do leitor/interlocutor. É comum em textos humorísticos (anedota, piada, tiras, etc.), músicas, cartaz, propaganda, dentre outros. A linguagem, geralmente, é apresentada de modo sintético e predomina, na maioria das vezes, a língua coloquial (informal). Contudo, há situações comunicativas em que a ambiguidade pode trazer prejuízo de sentido para o texto. Nesse caso, deve-se reescrever o texto, eliminando a duplicidade de sentido. Alguns gêneros textuais não devem apresentar ambiguidade, tais como: dissertação, decretos de lei, artigo científico, dentre outros.

15 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
Atividades 1. Eliminem a ambiguidade destes enunciados, para isso, façam duas redações diferentes às frases, uma para cada um dos sentidos que elas apresentam, em seus cadernos. (Tempo para respostas: 05 minutos). a) Havia uma mulher entre a multidão que dava gritos ensurdecedores. Quem dava gritos ensurdecedores, a mulher ou a multidão? b) O gerente falou com o supervisor em sua sala. De quem era a sala, do gerente ou do supervisor? Havia entre a multidão uma mulher que dava gritos ensurdecedores. Entre a multidão que dava gritos ensurdecedores havia uma mulher. O gerente falou, em sua sala, com o supervisor. O gerente falou com o supervisor na sala deste.

16 2. Observem uma conversa pelo celular.
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades 2. Observem uma conversa pelo celular. Eduardo diz ao primo: - Vou te mandar uma manga rosa pela meu irmã, que está bem apetitosa. Essa frase é ambígua. Quem está apetitosa: a manga rosa ou a irmã de Eduardo? Redija a frase, eliminando a ambiguidade de forma que o adjetivo “apetitosa” seja associado à manga rosa. Vamos corrigir! Vou te mandar pela minha irmã uma manga rosa que está bem apetitosa.

17 Vamos ler algumas anedotas! Quem lembra o que é anedota?
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Vamos ler algumas anedotas! Quem lembra o que é anedota? A anedota é um Relato, geralmente breve, com o objetivo de motivar o riso. Por ser uma forma de expressão oral por excelência, o êxito de uma anedota depende também, em muitos casos, dos dotes oratórios do seu intérprete, já que a entonação investida no relato deverá ser tanto quanto possível original e até teatralizada.

18 Leiam esta anedota e, em seguida, respondam às questões propostas.
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Leiam esta anedota e, em seguida, respondam às questões propostas. 1. Na anedota, a duplicidade de sentidos ocorre na fala de quem? Que palavra gerou esse duplo sentido? 2. O que o paciente pretendia transmitir ao médico a respeito de seu braço? 3. Como o médico compreendeu a fala do paciente? 4. Na fala do médico, observa-se o uso da linguagem coloquial. Reescreva a frase conforme o uso da língua padrão. Anedota 1 - Doutor, já quebrei o braço em vários Lugares. - Se eu fosse o senhor, não voltava mais pra esses lugares. Na fala do paciente. A palavra que gerou o duplo sentido foi “lugares”. O paciente pretendia transmitir ao médico a informação de que tinha quebrado o braço em várias partes. O médico entendeu que o paciente quebrara o braço em vários lugares que passara. (Apud Maria Helena Moura Neves. Revista Língua Portuguesa, nº 12.) Se eu fosse o senhor, não voltaria mais para esses lugares.

19 Leiam esta outra anedota:
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Leiam esta outra anedota: 1. O humor da anedota é construído em torno de um vocábulo utilizado na fala do médico. Que palavra é essa? 2. A quem o médico se refere quando emprega a palavra bêbado? 3. Pela resposta do bêbado, a quem ele imagina que a palavra bêbado se refira? 4. Dê outra redação à frase do médico, de modo que ela não apresente mais duplicidade de sentidos. O bebum entra no consultório, e o médico lhe diz: - Eu não atento bêbado. O bêbado: - Quando o senhor estiver bom eu volto. A palavra “bêbado”. O médico refere-se ao paciente, que entrou bêbado no consultório. Ele pensa que o médico é quem estava bêbado. (Apud Maria Helena Moura Neves. Revista Língua Portuguesa, nº 12.) Eu não atendo paciente bêbado ou embriagado

20 Leiam este texto e, em seguida, respondam às questões propostas.
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Leiam este texto e, em seguida, respondam às questões propostas. 1. Leia o primeiro enunciado deste cartaz de Campanha Social e, em seguida, responda: a) Esse enunciado, relacionado às imagens dos casais, estabelece que sentido para a palavra “pegada”? b) Ao ler o segundo enunciado (que é um termo explicativo), o leitor obtém outro sentido para palavra “pegada”. Que sentido é esse? c) Quando temos uma palavra ou expressão que apresenta duplo sentido, chamamos esse fenômeno linguístico de quê? d) À que época se refere, especialmente, esse cartaz? Qual é a intenção do anunciante ao apresentar esse jogo de ideias com a utilização de linguagem verbal (palavras) e linguagem não verbal (imagens)? Por quê? e) Quem é o anunciante desse cartaz? E o público alvo desse texto? DENATRAN/MINISTÉRIO DAS CIDADES. Eu sou legal no trânsito

21 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
Leiam este anúncio publicitário e, em seguida, respondam às questões propostas. Lendo o texto Identifiquem a palavra ou expressão que gera a ambiguidade no enunciado deste texto “Axe compact o aerosol que cabe no seu bolso.”. 2. Cite os dois sentidos gerados por essa palavra e/ou expressão. Em sua opinião, esse duplo sentido foi intencional? Por quê? Imagem: disponível em: Imagens de propaganda axe compact domínio publico Acesso:/2015

22 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
Lendo o texto O título da notícia “Polícia cerca prédio com índios no Rio” leva o leitor a interpretar o quê? Ao ler o primeiro parágrafo do texto, o leitor percebe de fato o que aconteceu. Explique. Em sua opinião, esse tipo de gênero textual deve conter frases ambíguas? Por quê? Podemos dizer que o uso da ambiguidade no título da notícia foi intencional? Por quê? Disponível em: Acesso:07/06/2015

23 A ambiguidade nas leituras visuais
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades A ambiguidade nas leituras visuais O que vocês veem nestas imagens? Imagem: disponível em: Acesso: 7/6/2015 Imagem A: disponível em: Acesso:7/6/2015

24 (A)decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades ETAPA III CONCECTADO COM O ENEM QUESTÃO 1 (ENEM 2011) O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são (A)decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. (B) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. (C)amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente. (D)criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter . (E) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas. D

25 CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades QUESTÃO 2 (ENEM 2003)  No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência. Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete:  CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE  A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento.  Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação:  A) Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase.  B) A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha.  C) Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência.  D) A violência da campanha do governo do Estado entra em nova fase.  E) Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase. E

26 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a: (A) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas. (B) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea e buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura. (C) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo. (D) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante. (E) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva. QUESTÃO 3 (ENEM 2010) Disponível em:  Acesso em: 27 jul (adaptado). D

27 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
QUESTÃO 4 (ENEM 2003) Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. [...]  Art 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.  Art 4° É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.  [...] BRASIL. Lei n , de 13 de julho de 1990. Estatuto da criança e do adolescente. Disponível em: (fragmento)

28 (A) repetição vocabular para facilitar o entendimento.
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades QUESTÃO 4 (ENEM 2003) Para cumprir sua função social, o Estatuto da criança e do adolescente apresenta características próprias desse gênero quanto ao uso da língua e quanto à composição textual. Entre essas características, destaca-se o emprego de (A) repetição vocabular para facilitar o entendimento. (B) palavras e construções que evitem ambiguidade. (C)expressões informais para apresentar os direitos. (D) frases na ordem direta para apresentar as informações mais relevantes. (E) exemplificações que auxiliem a compreensão dos conceitos formulados. B

29 Numa festa o secretário do presidente fila um cigarro.
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades ETAPA IV Extra: Atividades individuais Numa festa o secretário do presidente fila um cigarro. O presidente comenta: - Não sabia que você fumava. - Eu fumo, mas não trago. - Pois devia trazer. 1. Explique como se constrói o humor nessa piada. O humor constrói-se a partir da coincidência entre as duas formas verbais que provêm de verbos distintos: tragar e trazer. A forma trago (presente do indicativo) provém do verbo regular tragar e é do mesmo campo semântico de fumar e cigarro; mas o presidente compreende trago como o presente do verbo irregular trazer e censura o secretário por ser fumante e não estar portando cigarros (quem sabe por não querer ceder os seus?!). Seria mais coerente o interlocutor compreender a forma trago com a possibilidade de estabelecer uma relação com a ação de fumar (fumar equivale a fumo, tragar equivale a trago).

30 Mulher ao espelho Extra: Atividades individuais
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Extra: Atividades individuais 2. Leia e analise este poema de Cecília Meireles e responda às questões propostas. O eu lírico apresenta uma perspectiva de experiência de vida melancólica. Explique e exemplifique com versos do poema. b) Cecília Meireles apresenta em seus versos várias palavras que se opõem. Destaque essas palavras e explique essas oposições. Que figura de estilo é essa? Mulher ao espelho Hoje, que seja esta ou aquela, pouco me importa. Quero apenas parecer bela. pois, seja qual for, estou morta. Já fui loura, já fui morena, já fui Margarida e Beatriz. Já fui Maria e Madalena, Só não pude ser como quis. Que mal faz, esta cor fingida do meu cabelo, e do meu rosto, se tudo é tinta: o mundo, a vida, o contentamento, o desgosto? MEIRELES, Cecília. Poesia completa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2001.p, 533. Fragmento. In: Alves, Roberta Hernandes [et al]. Língua Portuguesa. – Curitiba : Positivo, 2013.

31 EXTRA: atividade em grupo
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades EXTRA: atividade em grupo Essa atividade é em grupo, cada equipe vai ficar responsável por pesquisar a ambiguidade em gêneros textuais diferentes. 1º grupo: ambiguidade em letra de música; 2º grupo: ambiguidade em anedotas; 3ª grupo: ambiguidade em propagandas; 4º grupo: ambiguidade em cartazes; 5º grupo: ambiguidade em poemas; 6º grupo: ambiguidade em manchetes de jornal; 6º grupo: ambiguidade em imagens. Vamos fazer o sorteio dos gêneros textuais! Após a definição do gênero textual de cada equipe, vocês farão a pesquisa pela Internet e organizarão os slides para apresentação. Prazo para exposição dos trabalhos: oito dias.

32 Sugestão de sites no youtube sobre ambiguidade:
Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades Estudem em casa! Sugestão de sites no youtube sobre ambiguidade: Vestibulando Digital - Redação / Aula 09 (Ambiguidade e paráfrase) Acesso: 18/07/2015.

33 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
Referências ALVES, Roberta Hernandes. Língua Portuguesa / Roberta Hernandes Alves, Vima Lia Martin; ilustrações André Muller ... [et al.].- Curitiba : Positivo, 2013. RAMOS, Rogério de Araújo. Ser protagonista: Língua portuguesa, 1º ano: ensino médio. – 2. ed. – São Paulo: Edições SM, 2013. Site Acesso: 18/07/2015 Música Monte Castelo de Legião urbana. Disponível em: Acesso: 07/06/2015

34 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 06 Clip-art/Legenda: Escrevendo SilhouetteMãoEsquerdaporPiotrSiedlecki - Microsoft Office 2010 14/07/2015 07 www1.educacao.pe.gov.br320 × 240 07/06/2015 08 10 Clip-art/Legenda: ProfessionalStockPhotosfrom$1 Microsoft Office 2010 18/07/2015 13 Clip-at/Legenda: question- mark -clip-art-010.jpg Microsoft Office 2010.

35 Língua Portuguesa, 2º Ano, Valor expressivo de antíteses e ambiguidades
Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 20 DENATRAN/MINISTÉRIO DAS CIDADES. Eu sou legal no trânsito 18/07/2015 21 Propaganda axe compact domínio publico 29/06/2015 22 Imagem: Postado por: Vinicius Tomazinho em 15 de janeiro de 07/06/2015 23 Imagem Pierrô e Columbina. Por Diógenes de Oliveira Creative Commons License Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada (CC BY-ND 3.0) Acesso: 7/6/2015 23A Imagem: A mulher de vermelho e branco de Contardo Calligaris e a ... peregrinacultural.wordpress.com800 × 992 autora: eregrina


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