A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRIAGEM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRIAGEM."— Transcrição da apresentação:

1 TRIAGEM

2 QUEM ENCAMINHAR PARA TRIAGEM ?
alUNOS QUE APRESENTAM: *Dificuldades acentuadas de aprendizagem; *Defasagem significativa nos conteúdos escolares. * ENCAMINHAR OS ALUNOS DEPOIS DE ESGOTADAS TODAS AS POSSIBILIDADES DA ESCOLA.

3 ????COMO FAZER???? 1º - Se a professora após várias tentativas e mudanças na sua metodologia ainda observar a dificuldade do aluno, entrará em contato com a equipe pedagógica da escola. 2º - A equipe fará uma avaliação de natureza pedagógica com o aluno, para levantar dados específicos e verificar a dificuldade dele. Caso a equipe constate que realmente existe a dificuldade/defasagem, esta entrará em contato com os pais dos aluno para realizar uma entrevista.

4 qual o próximo passo? * Depois de levantar os dados do aluno a equipe pedagógica da escola e a professora regente deverão decidir qual o melhor encaminhamento para o aluno que poderá ser: * Sala de Recursos; *Atendimento Educacional Especializado.

5 Para a sala de recursos A Equipe Pedagógica preencherá os seguintes formulários: * Entrevistas com os pais; * Ficha de Referência; * Investigação Pedagógica no Contexto Escolar. Após este preenchimento encaminhar para o CEMAP/ SEMEDI para correção do relatório.

6 Para o atendimento educacional especializado...
Após a Equipe Pedagógica da escola conversar com os pais para autorização do preenchimento das fichas de avaliação a Professora Regente preencherá o relatório: “ Investigação Pedagógica no Contexto Escolar” e passará para a equipe Pedagógica que chamará os pais para tomarem ciência das dificuldades do seu filho(a) e encaminhará para a triagem na Sala de Recursos Multifuncional de preferência na mesma escola. Após a triagem o professor do AEE fará o relatório com os encaminhamentos necessários.

7 a dificuldade do meu aluno não é pedagógica
Então verifique com a equipe pedagógica qual será o melhor encaminhamento para este aluno.

8 Para o psicólogo: * O psicólogo atua no estudo da mente humana identificando os problemas relacionados ao comportamento. Desta forma , visa resolver estes problemas para que o paciente possa ter uma vida melhor (qualidade nos relacionamentos familiares e sociais em geral). * As pessoas tendem a procurar ajuda em momentos em que são afetadas por aspectos emocionais, comportamentais ou interpessoais perturbadores.

9 Alguns sinais de que “algo não esta bem” poderão ser
Choro frequente, Nervosismo, Sensações físicas perturbadoras, Ansiedade, Comportamento impulsivo e/ou destrutivos, Cansaço exagerado e frequente, Dificuldade em tomar decisões ( insegurança exagerada e frequente), Pensamentos perturbadores, Perda de prazer em atividades ou relações anteriormente agradáveis, Emoções permanentes ou exageradas de tristeza, Medo exagerado e frequente, Raiva excessiva e explosiva.

10 Sintomas de problemas emocionais mais frequentes
Hiperatividade/desatenção; Tristeza/ desânimo/ choro; Ansiedade com separação da figura de apego; Dificuldade com leitura, escrita e contas; Medos específicos ( insetos, trovão, etc); Ansiedade com coisas rotineiras ( provas, o futuro, etc.); Comportamentos desafiadores opositivos/ irritabilidade; Problemas com o uso de álcool e/ou drogas; Mentiras/ brigas/ furtos/ desrespeito.

11 Neurologia infantil As principais afecções atendidas: *Malformações cerebrais e medulares; * Infecções congênitas; * Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; * Crises convulsivas (Epilepsia) * Hiperatividade; * Déficit de atenção; * Cefaléia (dor de cabeça)

12 Transtornos na aprendizagem;. Distúrbios de movimento;
* Transtornos na aprendizagem; * Distúrbios de movimento; * Infecções do Sistema Nervoso; * Paralisia Cerebral; * Alterações na fora e volume do crânio; * Deficiência Intelectual; * Transtorno do Espectro Autista; * Perda de consciência; * Doenças Neuromusculares; * Transtornos de comportamento e conduta.

13 psiquiatria Agressões frequentes e rebeldia ( explosões emocionais);
Birra implicância, atitudes de oposição; Danos a si mesmo; Depressão (tristeza persistente, irritabilidade, baixo desempenho, ausências frequentes na escola, baixa energia persistente, concentração deficiente, mudanças do apetite e do sono); Ansiedade excessiva ( questionamentos e insegurança); Pensamentos de morte e suicídio; Comportamento sexualizado excessivo e/ou precoce; Mentiras, fugas, embuste.

14 oftalmologia Faz uso de lentes corretivas ( óculos) e está sem acompanhamento oftalmológico; Apresenta estrabismo; Realiza esforço para fixar objeto; Demonstra descontrole direcional dos olhos; Aproxima objetos para observar detalhes; Apresenta movimento intermitente da pupila; Frequentemente está com olhos avermelhados; Apresenta lacrimejamento e pálpebras inchadas.

15 PEDIATRIA Apresenta estatura muito acima ou abaixo para sua faixa etária; Apresenta peso muito acima ou muito abaixo para sua faixa etária; Cansaço físico excessivo e palidez; Queixa de dores frequentes; Feridas ou manchas pelo corpo; Pediculose; Doenças frequentes.

16 Fonoaudiologia Dentre as patologias mais comuns podemos citar: *Atrasos de aquisição de linguagem: alunos que ainda não adquiriram a linguagem oral adequada ou estão apresentando um desenvolvimento muito lento. *Distúrbios da fala: dificuldades relativas à aprendizagem dos sons ou fonemas da língua, apresentando, em sua fala , omissões, trocas ou distorções dos sons que compõe as palavras.

17 Distúrbios da voz: distúrbios que alteram a qualidade vocal sejam por rouquidão nasalidade fraca intensidade, desvios da tonalidade ou quebras vocais. Gagueira: distúrbio que altera a fluência e o padrão rítmico da fala, por meio de bloqueios, repetições de silabas ou sons, prolongamentos dos sons e palavras produzidas com excesso de tensão. Distúrbios da motricidade oral: distúrbios envolvem alterações de funções com a respiração, a mastigação e a deglutição que podem estar associados a outros problemas de comunicação como os distúrbios da fala.

18 * Deficiência auditiva: é a dificuldade ou impossibilidade da capacidade de detectar a energia sonora. O comprometimento sensorial tem graves consequências no processo de aquisição de fala e linguagem, na escolaridade e profissionalização do individuo.


Carregar ppt "TRIAGEM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google