A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental, 9º Ano Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental, 9º Ano Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário."— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental, 9º Ano Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

2 ATENÇÃO! TENHO ALGO A DIZER! Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

3 Imagem:http://cejinformadoonline.pbworks.com/f/128913695 7/luter%207%20ano%201.jpg VOCÊ PROVAVELMENTE JÁ SE DEPAROU COM A TAREFA DE APRESENTAR UM ASSUNTO PARA TODA A CLASSE. COMO FOI A EXPERIÊNCIA? Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

4 EM QUE SITUAÇÕES É PRECISO EXPRESSAR-SE ORALMENTE EM PÚBLICO? É UMA TAREFA FÁCIL? PORQUÊ? Imagem:https://encryptedtbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9 GcQyqFBqoD6Kf-n8OhteqvrjaJaTQuiPdQOhhxBO7_Iy-IB142m-9Q Imagem:http://2.bp.blogspot.com/NBkHxuWV7z8/USDxM 1ZArGI/AAAAAAAAADo/UJRKLMQXhdM/s1600/kk.jpg Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

5 NO DECORRER DESTE MATERIAL VOCÊ VAI APRENDER COMO SE PREPARA UMA: SEMINÁRIO PALESTRA EXPOSIÇÃO ORAL Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

6 Imagem:https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQWVhp2AGC7oR-3he64Y_8exXfFfZPzeuYNnafD9-5Y1FVr8tUd7Q Para começar você vai ler manchetes de revistas que discorrem sobre o problema mais comum de quem se dispõe a falar em público: a timidez e o medo de se expor. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

7 VOCÊ SE AMA? Especialistas mostram que a auto-estima faz a diferença na hora de enfrentar os desafios. Alta, ela é o seu maior aliado. Baixa,o pior inimigo. 1- Oliveira, L. de. Você se ama? Emoções e Inteligência! São Paulo, n. 3. p.16. fev.2000. Psicologia. 2 Disponível em:http://galileu.globo.com/edic/89/comportamento1.htm.Acesso em 10 ago 2015http://galileu.globo.com/edic/89/comportamento1.htm 3-http://mariaestelasilva.blogspot.com.br/2012/10/a-rebeliao-dos-timidos.html3-http://mariaestelasilva.blogspot.com.br/2012/10/a-rebeliao-dos-timidos.html. Acesso em 11 ago 2015. 1 3 2 TIMIDEZ Não precisa se envergonhar Os tímidos que aprendem a lidar com os próprios limites descobrem que têm uma poderosa arma secreta. A REBELIÃO DOS TÍMIDOS Especialistas ensinam a superar o temor de falar em público e a vencer inibições no trabalho e na vida social. Leiam os texto nos sites abaixo. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

8 Lidas as manchetes, discuta, no grupo sobre as seguintes questões: 1. Por que muitas pessoas têm medo de se expressar? 2. O excesso de preocupação pode ser um dos motivos que provoca a timidez? 3. O medo da crítica pode ser um fator de inibição? 4. Que tipo de oportunidades as pessoas que têm dificuldades de se expor podem perder? 5. Alguns psicólogos afirmam que a timidez é uma forma de egoísmo.Vocês concordam com essa afirmativa? Expliquem. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

9 Imagemhttps://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS5lAsuKLuFu- zZw1_Hi6Aclx8nDjH9ujgwl-CYXZ_qx_WHsxpN6g REFLETINDO Quais características a seguir você admira em uma pessoa que fala em público?  Responde com um “sim”ou “não” quando alguém pergunta algo.  Começa referindo-se a algo que todos conhecem.  Usa as mão para acompanhar o que vai dizendo.  Mantém as mãos nos bolsos enquanto fala.  Adota uma atitude agradável e receptiva.  Fala para si sem olhar para a platéia. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

10 Imagem:http://www.comofazer.com.br/wp- content/uploads/2013/11/apresenta%C3%A7%C3%A 3o-de-trabalho-300x167.jpg Para se expor em público, é conveniente ser claro e organizado. A voz também deve ser modulada para destacar sequências mais significativas. A expressão corporal, os olhares e a posição das mão também devem ser considerados em uma apresentação. Uma postura prepotente, hostil ou provocativa deve ser evitada, pois cria um clima de antipatia que pode comprometer a interação entre os participantes. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

11 A EXPOSIÇÃO ORAL Imagem: http://cdn2.lendo.org/wp-content/uploads/2015/05/perguntas-respostas-sala-de-aula.jpg Quase todos os dias, você escuta explicações de seus professores. Em suas aulas eles utilizam vários recursos para que os assuntos sejam compreendidos em sua totalidade. Para isso, não basta conhecer muito bem o que vai ser explicado: é preciso pensar em como agir para que as informações sejam incorporadas. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

12 ESTRATÉGIAS DETECTAR INFORMAÇÕES QUE OS ALUNOS JÁ POSSUEM TRAÇAR ESQUEMAS E GRÁFICOS NO QUADRO DE GIZ REFORMULAR CONCEITOS FAZER PERGUNTAS PARA VER SE ESTÃO ENTENDENDO PEDIR QUE SE FAÇA ALGUM TRABALHO Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

13 OUTROS PROCEDIMENTOS... NUNCA É DEMAIS! 1. Preste atenção nas expressões usadas por seus professores e confeccione uma lista. Algumas delas foram relacionadas abaixo. Como já vimos na aula anterior... Agora vamos ver... 2. Observe com atenção a aula de alguns professores e analise como o tema é introduzido. a)Em que aulas o assunto visto anteriormente foi retomado? Que relação foi estabelecida entre o assunto da aula anterior e as informações novas? b) De que maneira as informações que os alunos já possuem foram resgatadas? Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

14 3. Analise também as estratégias explicativas utilizadas durante as aulas. a)É comum na explicação de algum conceito, que apareçam palavras novas cujo significado você desconhece. Essas palavras foram definidas? b)Citar exemplos também constitui uma estratégia explicativa. Por que a exemplificação é importante ao se expor um assunto? c) Foram pedidas tarefas sobre os assuntos estudados? Imagem:http://st.depositphotos.com/1010710/2197/i/950/depositphotos_21973079-Students-Raising-Hands-In-Classroom.jpg Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

15 O PROCESSO DA EXPOSIÇÃO ORAL Antes de mais nada defina o que você quer dizer para seu público. O tema deverá tratar de algo que você domine. Verifique se o tema é de interesse da platéia e se pode acarretar um processo de transformação mútua. Repasse consigo o objetivo de sua apresentação, a resposta dos ouvintes e o que pretende que absorvam. É importante delimitar assuntos muito amplos. Falar muito pode ser cansativo e soará superficial se o tempo disponível for curto. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

16 A seguir, alguns assuntos que podem ser expostos oralmente. Crie outros títulos para eles de maneira a delimitá-los. Imagem:https://encryptedtbn3.gstatic.m/i mages?q=tbn:ANd9GcR2m_dYVPl5prRTTeC mIgQNC7TKsRwX0OvtbWx9VjyywMCwO Imagem:https://t2.ftcdn.net/jpg/00/ 30/18/39/400_F_30183955_INylXi0ic VjG4oA4dDyAeoZh8JyzHZ4P.jpg Imagem:https://encryptedtbn1.gstatic.com/ images?q=tbn:ANd9GcTbXnZIBm5s6JsBlQew CLLToKzc4wRsQqk6NRNqfmHUTEmVGYTaA CINEMAINTERNETESPORTES RADICAIS Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

17 FONTES DE PESQUISA Toda apresentação bem sucedida começa com uma pesquisa cuidadosa. Ela requer iniciativa, trabalho árduo e costuma tomar muito tempo. Por onde começar a pesquisa? Onde buscar informações sobre o assunto?  OBRAS DE REFERÊNCIA(Dicionários, Enciclopédias).  REVISTAS ESPECIALIZADAS  ENTREVISTAS  INTERNET Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

18 A RELAÇÃO ENTRE AS INFORMAÇÕES Com o material pesquisado em mãos, é preciso selecionar as informações mais relevantes. Para isso, é necessário saber distinguir as fontes cujas informações coincidem, se complementam ou se contradizem. INFORMAÇÕES COINCIDENTESINFORMAÇÕES CONTRADITÓRIASINFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

19 ESTRUTURA DA EXPOSIÇÃO ESBOÇO Prepare um esboço do que será apresentado.isso pode ser usado para “refrescar a memória no momento de falar. Lembre-se que ele deve ser simples o suficiente para ser lido com uma passada de olhos. INTRODUÇÃO É essencial causar boa impressão logo no começo da apresentação. Para isso é conveniente preparar uma frase de abertura que revele o objetivo da palestra e atraia a atenção do público DESENVOLVIMENTO É a exposição do material informativo propriamente dito. Pode constar de análise crítica de seus componentes, exemplos, casos, conhecimentos, experiências, opiniões e princípios. CONCLUSÃO É importante que você realize um resumo para encerrar o processo da informação e sinalizar que o final está próximo. Esse é o momento para mencionar consequências, previsões e benefícios que se associam ao assunto tratado. Use uma frase sugestiva para encerrar. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

20 OS RECURSOS AUDIOVISUAIS É útil complementar as exposições orais com recursos audiovisuais que, muitas vezes, são melhores do que palavras para ilustrar o que se quer dizer. quanto mais se utilizarem os vários sentidos, maior será a possibilidade de compreensão, sistematização, absorção, assimilação e fixação por parte da platéia. Mas, Cuidado para que não sejam usados desnecessariamente. São eles: folhetos, quadro, flip-chart, projetor de slides, projetor de transparências, sistema de áudio, vídeo, multimídia, gráficos de computador. Imagem:http://files.historiacomputadoresl.we bnode.pt/system_preview_detail_200000064- 04500054ae-public/Computador.gif Imagem:http://isuba.s8.com.br/produtos/01/0 0/item/6813/3/6813336GG.jpg Imagem: http://www.cupom.org/oferta/wp- content/uploads/2011/10/Projetor- Multimidia-Portatil.png Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

21 Imagem:https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR6qXE3CPGNOkk JBn0UJm8vIyKq4Q9gkXXMHUUS4E1-KZ7JniucZg O ensaio é a melhor oportunidade para memorizar, cronometrar e aparar quaisquer arestas. Ensaie com os recursos audiovisuais e considere o tempo para as perguntas finais. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

22 Imagem:http://nossabarra.agenciacomunitaria.org.br/wp-content/uploads/2011/02/seminario1.jpg Até aqui, já temos material para preparar uma exposição, seja ela uma palestra, um seminário de caráter acadêmico, ou mesmo uma apresentação de pesquisas escolares. São gêneros que se prestam à transmissão de saberes historicamente construídos pela humanidade, pertencente à família dos gêneros expositivos. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

23 PALESTRA: É uma possibilidade de provocar reflexão sobre o assunto e oportunizando "insights" dos participantes. As palestras devem deixar as mais fortes impressões emocionais possíveis para que os ouvintes se disponham a querer crer, agir e mudar suas atitudes negativas. CONCEITUANDO SEMINÁRIO: Consiste em uma exposição oral para participantes que possuam algum conhecimento prévio do assunto a ser debatido. A dinâmica do seminário divide-se em três momentos: a fase de exposição, a de discussão e a de conclusão. Trata-se de um produto informativo mais focado, porém parcial. A informação tem normalmente uma única fonte - o orador ou expositor -. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

24  Uma boa introdução pode “ligar” a plateia até o final ou pode “desligar” a atenção de todos. É fundamental cativar o público nos primeiros minutos.  Como? Mostrando entusiasmo e confiança no primeiro minuto.  Dica: memorize as 2 ou 3 frases de impacto no início de sua apresentação. REPASSANDO Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

25  Primeiras imagens: Comece bem com um bom slide. A primeira impressão é a que fica.  Título: cuidado com a sua escolha e consistência.  Onde se posicionar diante da plateia? Um apresentador pode ter a melhor pesquisa, a melhor roupa, a melhor fala, os melhores slides, mas o simples fato de não saber onde ficar diante da plateia, rebaixa todas essas patentes. Imagem:http://www.escolasanti.com.br/santinews/wp-content/uploads/2010/10/luise-come%C3%A7o.jpg Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

26 Imagem:http://www.agudo.rs.gov.br/_imagens/d0ac174bfaedea38cdb1a33416ee3002/agudo-sediou-seminario-de-alimentacao- escolar--442-ddfab7bfd53e6eea28b418662604b1e6-g.jpg  Sequência dos slides: uma palestra bem organizada irá emudecer os críticos supersensíveis. É preciso ter um roteiro lógico do que vai falar.  Projetor de slides x projetor multimídia: Atenção ! Não transfira para o data show a função que é sua. Cuidado para não se tornar um “professor leitura dinâmica” ou para não transformar sua sala em um “quarto de dormir”. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

27  Em relação ao modo de falar e postura: Sempre falar frases curtas, falar devagar, olhar para toda a plateia, responder com educação mesmo a pergunta sendo mal: educada, intencionada ou elaborada.  Frases que devem ser evitadas : “Bom dia a todos!!!” ; “Desculpe- me, eu não tive tempo de preparar...” ; “Eu sei, mas não sei explicar” ; “Recebi o convite em cima da hora” ; Controlar vícios de linguagem como “né?”, “certo?”, “viu?”, “tá?”.  Frases que demonstram dúvida quanto a inteligência do interlocutor: “Você está me compreendendo?” ; “Está acompanhando meu raciocínio?; “Percebe?”; “Está claro?”; “Esta figura por si só se explica”. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

28 PRODUZINDO O SEMINÁRIO A alimentação natural, os alimentos diet e light, as doenças decorrentes da má alimentação, os sacrifícios para ter um corpo em forma, tudo isso vem sendo insistentemente discutido pela mídia nos m de compreender melhor a avalanche de informações sobre o tema. Imagem:http://www.guaratuba.pr.gov.br:40004/images/no ticias/2014/alimeúltimos anos. eis portanto um bom assunto para pesquisar a fintacaosaudavel/1.jpg Imagem:http://www.thaissacarvalho.com.br/wp- content/uploads/2015/06/post1.jpg?816e9b Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

29 Reúna-se com seus colegas e sob a orientação do professor, escolham um tema, dentre os abaixo relacionados, para realização de um seminário. Alimentos: o benefício para o corpo humano proporcionado pelos nutrientes neles contidos Doenças relacionadas com a má alimentação: bulemia, anorexia, hipertensão, colesterol alto, etc. Mídia, beleza e alimentação: quais os critérios de beleza ao longo dos séculos. A mídia interfere nos padrões de beleza e provoca mudanças nos padrões de alimentação? SITES SUGERIDOS PARA CONSULTA Além dessas fontes busquem outra. http://www1.folha.uol.com. br/fsp/folhatee/fm24112003 21.htm www.einstein.br/einstein- saude/nutricao/Paginas/vita minas-em-falta.aspx www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/ artigos/art_22/alimentacaos aude.html Acessos em 11 ago 2015. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

30 PREPARAÇÃO DA SALA E DOS RECURSOS  No dia combinado, preparem o local com antecedência: iluminação, disposição das cadeiras e dos recursos audiovisuais.  Procurem utilizar de modo equilibrado e harmônico esses recursos, a fim de tornar o evento mais agradável e facilitar a transmissão  Se possível, filmem o seminário para que posteriormente, todos possam assistir a algumas partes dele, ou a todo ele, a fim de observar aspectos positivos e negativos e aprimorar um próximo seminário. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

31 V AVALIAÇÃO DO SEMINÁRIO O assunto despertou o interesse do auditório? A exposição foi compreensível? As informações passadas sobre o assunto foram suficientes? As ideias foram ordenadas adequadamente? Materais audiovisuais foram utilizados? Eles contribuíram para o bom andamento da exposição? O comunicador transmitiu segurança, sinceridade e autenticidade por meio das expressões faciais? O volume da voz foi adequado? Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário

32 REFERÊNCIAS  http://www.keynotespeakers.com.br/blog/diary_manager2.asp?id=20. Acesso em 11.ago.2015 http://www.keynotespeakers.com.br/blog/diary_manager2.asp?id=20  https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120306102012AARPQ90. Acesso em 11 ago 2015 https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120306102012AARPQ90  file:///C:/Users/Joselia/Downloads/como%20apresentar%20um%20trabalho%20or al%20verso%20final.pdf. Acesso 11 ago 2015. file:///C:/Users/Joselia/Downloads/como%20apresentar%20um%20trabalho%20or al%20verso%20final.pdf  TAKAZAKI,Heloísa Harue. Linguagens no século XXI: língua portuguesa, 7ª série: 1ª ed. São Paulo: IBEP, 2002. (Coleção vitória-régia)  CEREJA,William Roberto. Português: linguagens, 7ª série: língua portuguesa/ William Roberto Cereja. Thereza Cochar Magalhães. 4. ed. – São paulo: Atual,2006. Língua Portuguesa, 9º Ano, Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental, 9º Ano Estudo dos textos: palestra, exposição oral e seminário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google