A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concordância nominal na construção do texto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concordância nominal na construção do texto"— Transcrição da apresentação:

1 Concordância nominal na construção do texto
LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 1º Ano Concordância nominal na construção do texto

2 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
No pátio da escola, Maria e Jonas conversavam sobre a prova de Língua Portuguesa. São alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino e discutiam a respeito de uma questão que envolvia concordância nominal. Cada um dando uma resposta e defendendo seu ponto de vista. A questão era a seguinte: 1. QUE PALAVRA COMPLETARIA ADEQUADAMENTE ESTE POEMA: MEIO OU MEIA? POR QUÊ? levo a vida assim, ____ direita, ___ torta, às vezes arrombando a festa outras, dando a cara na porta. (Ulisses Tavares.Viva a poesia viva.São Paulo:Saraiva,1997.p.20)

3 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
MARIA PREENCHEU OS ESPAÇOS COM MEIO. JÁ SEU COLEGA USOU A PALAVRA MEIA PARA PREENCHÊ-LOS. Vamos ver como cada um explicou sua resposta? MARIA: A palavra MEIO não muda a forma, é sempre a mesma. JONAS: Essa palavra concorda sempre com a que ela se refere. O que você acha? Quem está com a razão? Qual dos estudantes usou a regra adequada de acordo com o nosso idioma?

4 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
E VOCÊ, RESPONDERIA COMO JONAS OU COMO MARIA? QUAL SERIA SUA RESPOSTA? EM QUE VOCÊ SE BASEARIA PARA RESPONDÊ-LA? ESTÁ COM DÚVIDAS? VAMOS OBSERVAR ALGUMAS EXPLICAÇÕES SOBRE ESSE FENÔMENO QUE OCORRE EM NOSSA LÍNGUA.

5 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
OS DOIS JOVENS ESTÃO TRATANDO DE UMA DAS ÁREAS DA GRAMÁTICA CHAMADA SINTAXE. NESSE CASO, A QUESTÃO DISCUTIDA POR ELES ESTÁ RELACIONADA À SINTAXE DE CONCORDÂNCIA NOMINAL. DO QUE TRATA ESSA QUESTÃO GRAMATICAL? ISSO É IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DO TEXTO? RELEMBRE O CONCEITO: CONCORDÂNCIA NOMINAL: ESTUDA AS RELAÇÕES DE GÊNERO E NÚMERO QUE SE ESTABELECEM ENTRE O SUBSTANTIVO E AS PALAVRAS QUE A ELE SE REFEREM: ARTIGO, ADJETIVO, NUMERAL E PRONOME.

6 Língua Portuguesa, 1º Ano , Concordância Nominal na construção do texto
Você recorda dessas palavras e a função que elas exercem no texto? Vejamos: ARTIGO: PALAVRA QUE ACOMPANHA O NOME DETERMINANDO-LHE O GÊNERO E O NÚMERO. ADJETIVO: PALAVRA QUE CARACTERIZA O NOME. NUMERAL: PALAVRA QUE INDICA A IDEIA NUMÉRICA DOS SERES. PRONOME: PALAVRA QUE INDICA O TIPO DE RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O SER E A PESSOA DO DISCURSO.

7 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
TODAS ESSAS PALAVRAS DESEMPENHAM A FUNÇÃO DE ADJUNTO ADNOMINAL, OU SEJA, TERMOS QUE SE LIGAM A UM NÚCLEO REPRESENTADO POR UM NOME. OBSERVE: AS PIPAS COLORIDAS CONTRASTAVAM COM O CÉU AZUL. (Adj. Adn.) (Adj. Adn.) OS SEUS BELOS OLHOS VERDES ME ENCANTARAM. (Adj. Adn.) (Adj. Adn.)

8 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
OBSERVE A REGRA AO LADO, POIS É A MAIS SIMPLES. TRATA-SE DA REGRA BÁSICA DE CONCORDÂNCIA NOMINAL! EXEMPLIFICANDO: AQUELA MENINA PARECE ASSUSTADA! OBSERVE QUE O SUBSTANTIVO MENINA ESTÁ ACOMPANHADO PELO PRONOME AQUELA E PELO ADJETIVO ASSUSTADA. A CONCORDÂNCIA SE DEU EM GÊNERO (FEMININO) E EM NÚMERO (SINGULAR).

9 Língua Portuguesa, 1º ano , Ensino Médio, Concordância Nominal na construção do texto
VEJA COMO O PROFESSOR PARAIBANO JANDUHI DANTAS NÓBREGA ABORDA A MESMA REGRA DE CONCORDÂNCIA PRESENTE NA PROVA DOS ESTUDANTES, EM FORMA DE CORDEL : MEIO “ELA FICOU MEIA TRISTE” SE ESCUTA ALGUÉM DIZER, CONTUDO QUEM FALA ASSIM ESTÁ UM ERRO A COMETER – “ELA FICOU MEIO TRISTE” ASSIM É QUE DEVE SER. MEIA MEIO, SENDO ADVÉRBIO, NÃO SE PODE FLEXIONAR... “ZÉ BEBEU MEIA GARRAFA”, OUTRO CASO AÍ SE DÁ: O MEIO VARIA QUANDO METADE SIGNIFICAR. ESTE É UM DOS CASOS ESPECIAIS DE CONCORDÂNCIA NO QUAL A PALAVRA MEIO PODE SER ADJETIVO, SENDO VARIÁVEL, OU ADVÉRBIO, QUANDO FICA INVARIÁVEL.

10 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
Pois bem... Pelas informações dadas, nota-se que a resposta correta da questão presente na prova dos estudantes é: levo a vida assim, meio direita, meio torta, às vezes arrombando a festa outras, dando a cara na porta. (Ulisses Tavares.Viva a poesia viva.São Paulo:Saraiva,1997.p.20 DESSA FORMA, PODEMOS VER QUE, EMBORA MARIA TENHA ACERTADO NO PREENCHIMENTO DA QUESTÃO, A EXPLICAÇÃO DADA POR ELA ESTÁ EQUIVOCADA. VERIFICAMOS QUE SEU AMIGO JONAS ERROU TAMBÉM. ISSO PORQUE OS DOIS ESQUECERAM QUE PARA A MELHOR APLICAÇÃO DESSA REGRA, É PRECISO OBSERVAR O CONTEXTO DE USO DA PALAVRA, E COMO ELA É ADVÉRBIO, FICA INVARIÁVEL. ATENÇÃO! NÃO ESQUEÇA QUE AO FALAR OU ESCREVER, VOCÊ DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO SEU INTERLOCUTOR E A SITUAÇÃO DE USO DA LÍNGUA, POIS SEU OBJETIVO É TRANSMITIR SUA MENSAGEM DA FORMA MAIS CLARA POSSÍVEL.

11 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
Agora, observe o poema de Roseana Murray para responder às questões propostas: Receita de Acordar Palavras Palavras são como estrelas Facas ou flores Elas têm raízes pétalas espinhos São lisas ásperas leves ou densas Para acordá-las basta um sopro Em sua alma E como pássaros Vão encontrar seu caminho (MURRAY, 1997) A concordância dos adjetivos no verso: “São lisas, ásperas leves ou densas,” justifica-se em que alternativa abaixo? Os adjetivos concordam apenas em gênero com o substantivo palavras. b) A concordância se faz usando a regra básica: adjetivos concordando em gênero e número com o sujeito. Resposta comentada: Alternativa b, pois como se referem ao substantivo feminino PALAVRAS, (sujeito da frase), os adjetivos foram flexionados em gênero e em número, obedecendo à regra básica de concordância nominal, pois funcionam como PREDICATIVO DO SUJEITO.

12 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
VOCÊ SE RECORDA O QUE É PREDICATIVO DO SUJEITO? VAMOS VER! É UM TERMO DO PREDICADO QUE CARACTERIZA O SUJEITO AO QUAL SE LIGA POR MEIO DE UM VERBO DE LIGAÇÃO. VEJA ALGUNS EXEMPLOS: AS ATITUDES DE ALGUNS HOMENS PÚBLICOS SÃO IMPERDOÁVEIS. A PEQUENA CIDADE PARECIA DESABITADA À NOITE. NAQUELA NOITE, AS RUAS ESTAVAM CALMAS.

13 “Segue, anexo, a ordem de pagamento.”
Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto Não se pode deixar de refletir sobre o contexto de uso da língua. Para isso, lembre-se de que numa situação formal, o descuido com a concordância pode causar uma má impressão sobre quem a está utilizando. Leia a seguinte situação: Um executivo escreve um para uma empresa. E dá a seguinte informação: “Segue, anexo, a ordem de pagamento.” Devemos lembrar que o cargo exercido pelo executivo exige que ele domine um nível de formalidade da língua e que nessa situação comunicativa, a mensagem deveria ter sido transmitida de acordo com a norma padrão já que se trata de um documento formal. No entanto, percebe-se o deslize que ele comete com relação à concordância do adjetivo ANEXO que deveria estar flexionado de acordo com o sujeito da frase: a ordem de pagamento (substantivo feminino singular). O Você já parou para pensar que muitas vezes uma pessoa pode sofrer preconceito porque não faz uso da norma culta da língua?

14 No exemplo em questão, o correto seria:
Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto ENTENDA MELHOR: O uso do adjetivo ANEXO faz parte de caso especial da concordância nominal o qual diz que este adjetivo concorda em gênero e número o substantivo ao qual se refere. No exemplo em questão, o correto seria: Segue, ANEXA, a ordem de pagamento.

15 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
Se para a maioria das pessoas nativas do nosso país é difícil adequar as regras a cada situação, para os estrangeiros essa dificuldade é maior, como podemos ver nesse trecho abaixo: “A única faceta da língua que não consigo dominar (e temo que nunca conseguirei) é o masculino e o feminino. Para um estrangeiro orgulhoso do seu Língua Portuguesa, não há nada pior do que ser interrompido no meio de uma frase longa, complexa e bem torneada, justo na hora que começa a impressionar as mulheres, com uma correção do tipo: "é o planeta". No caso, o estrangeiro em questão se vê obrigado a brecar o discurso de repente, engolir várias palavras e quebrar o raciocínio para perguntar "como?". Ao que o interlocutor prestativo inevitavelmente responde: "planeta é masculino". (Texto de Matthew Shirts, publicado em O Estado de São Paulo.)

16 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
RESPONDA À QUESTÃO SOBRE O TEXTO: PELO TEXTO, DEDUZ-SE QUE: A ( ) O AUTOR ESTÁ REVOLTADO POR FALAR MAL O Língua Portuguesa. B ( ) CONCORDAR AS PALAVRAS EM GÊNERO É UMA DAS FACILIDADES QUE O AUTOR APRESENTA. C ( ) O SENTIMENTO DE SATISFAÇÃO ESTÁ PRESENTE EM TODO O TEXTO. D ( ) A INSATISFAÇÃO DO AUTOR É POR SER CORRIGIDO NO MEIO DO DISCURSO. E ( ) SER INTERROMPIDO ENQUANTO FALA NÃO TRAZ QUALQUER ABORRECIMENTO AO AUTOR DO TEXTO. RESPOSTA COMENTADA: A ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA D. ISSO FICA CLARO NA FRASE: ”NÃO HÁ NADA PIOR DO QUE SER INTERROMPIDO NO MEIO DE UMA FRASE...”

17 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
Leia o poema de Cecília Meireles e responda às questões propostas: Retrato Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: - Em que espelho ficou perdida a minha face?

18 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
PERCEBE-SE QUE O EU LÍRICO: A( ) Faz uma reflexão a respeito da fase da vida em que se encontra. B( ) Sujeita-se a todas as provações da idade. C( ) Reflete sobre a idade que perdeu. D( ) Preocupa-se em ser feliz, mesmo idosa. E( ) Busca voltar no tempo e ser jovem novamente. 2. EXPLIQUE COMO SE DEU A CONCORDÂNCIA DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS E DOS ADJETIVOS COM OS SUBSTANTIVOS: ROSTO, OLHOS, LÁBIO, MÃOS E MUDANÇA RESPOSTAS COMENTADAS: LETRA C, O QUE FICA CLARO NO VERSO “- EM QUE ESPELHO FICOU PERDIDA A MINHA FACE?” 2. A CONCORDÂNCIA SE FEZ EM GÊNERO E EM NÚMERO.

19 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
CONTINUE EXERCITANDO: LEIA O FRAGMENTO E RESPONDA AO QUE SE PEDE: “Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro , estavam cansados e famintos.Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala. (Graciliano Ramos, Vidas secas. Rio de Janeiro:Record, 2008.) A que palavras se referem os adjetivos avermelhada e verdes no texto? b) Que outras palavras caracterizam esses “infelizes” ? Explique o uso dessas palavras. c) No trecho, aparecem mais três adjetivos. Identifique-os e explique a concordância desses nomes. d) A partir das ideias contidas no trecho, elabore uma oração em que um só adjetivo refira-se a mais de um substantivo de gênero ou número diferentes.

20 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO: O ADJETIVO AVERMELHADA REFERE-SE À PLANÍCIE; VERDES REFERE-SE A MANCHAS. B) CANSADOS E FAMINTOS. ESSAS PALAVRAS SÃO ADJETIVOS, EXERCEM A FUNÇÃO DE PREDICATIVO DO SUJEITO. (REGRA: O PREDICATIVO CONCORDA EM GÊNERO E NÚMERO COM O SUJEITO SIMPLES, NESSE CASO, “OS INFELIZES”. C) SECO, PELADOS E RALA. SECO – REFERE-SE A RIO. PELADOS – REFERE-SE A GALHOS. RALAS – REFERE-SE À CAATINGA. OS ADJETIVOS CONCORDAM EM GÊNERO E NÚMERO COM O SUBSTANTIVO A QUE SE REFEREM. D) SUGESTÕES: O JUAZEIRO E A CAATINGA SECOS/SECA FAZEM PARTE DA PAISAGEM NORDESTINA. O SECO JUAZEIRO E A CAATINGA FAZEM PARTE DA PAISAGEM NORDESTINA. A SECA CAATINGA E O JUAZEIRO FAZEM PARTE DA PAISAGEM NORDESTINA.

21 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
LEIA A LETRA DA CANÇÃO: O XOTE DAS MENINAS (LUIZ GONZAGA, ZÉ DANTAS, IRMÃOS VITALE). Mandacaru quando flora na seca É o sinal que a chuva chega no sertão Toda menina que enjoa da boneca É sinal que o amor já chegou no coração... Meia comprida não quer mais sapato baixo Vestido bem cintado não quer mais vestir timão... Ela só quer Só pensa em namorar Ela só quer Só pensa em namorar... De manhã cedo já tá pintada Só vive suspirando sonhando acordada O pai leva ao dotô a filha adoentada Não come, nem estuda Não dorme, e nem quer nada... Ela só quer Só pensa em namorar Ela só quer Só pensa em namorar... Mas o doutor nem examina Chamando o pai de lado lhe diz logo em surdina Que o mal é da idade e que prá tal menina Não há um só remédio em toda medicina... Ela só quer Só pensa em namorar Ela só quer Só pensa em namorar... Clique aqui, aperte no “play” e ouça a música na voz de Marisa Monte:

22 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
OBSERVE ESTE TRECHO DA MÚSICA: “De manhã cedo já tá pintada Só vive suspirando sonhando acordada O pai leva ao dotô a filha adoentada Não come, nem estuda Não dorme, e nem quer nada...” C) ANALISE AS IDEIAS CONTIDAS NO TEXTO: - PODE-SE DEDUZIR QUE A PREOCUPAÇÃO DO PAI CHEGA AO EXTREMO QUANDO A FILHA PARA DE COMER. VERDADEIRO OU FALSO? AS PALAVRAS: PINTADA, ACORDADA, E ADOENTADA REFEREM-SE A UM MESMO SUBSTANTIVO. QUAL? B) HAVERIA MUDANÇA DE SENTIDO DO TEXTO CASO ESSAS PALAVRAS ESTIVESSEM NO MASCULINO? RESOLUÇÃO COMENTADA. REFEREM-SE AO SUBSTANTIVO MENINA. B) MUDARIA TODO O SENTIDO DO TEXTO, POIS AS CARACTERÍSTICAS SERIAM DE UM FILHO, NÃO DE UMA FILHA.

23 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
ATÉ AGORA, PELOS EXEMPLOS E SITUAÇÕES APRESENTADAS, VOCÊ DEVE TER NOTADO A IMPORTÂNCIA DE SE COMBINAR OS TERMOS QUE SE REFEREM AO SUBSTANTIVO. SOBRE ESSE TÓPICO, LEIA O QUE DIZEM ESTES ESTUDIOSOS: “Concordância é o mecanismo pelo qual algumas palavras alteram suas terminações, para que assim se acomodem à terminação de outras palavras”. (SAVIOLI,2002). “Diz-se concordância nominal a que se verifica em gênero e número entre o adjetivo e o pronome (adjetivo), o artigo, o numeral ou o particípio (palavras determinantes) e o substantivo ou pronomes (palavras determinantes) a que se referem”. (BECHARA, 2010).

24 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
APLIQUE OS CONHECIMENTOS QUE ADQUIRIU ATÉ AGORA LENDO A TIRINHA E ESCOLHENDO A ALTERNATIVA CORRETA: RESPOSTA COMENTADA: O HUMOR DO TEXTO OCORRE PORQUE NÃO É COMUM NUMA SITUÇÃO INFORMAL DA FALA, A PREOCUPAÇÃO COM AS REGRAS GRAMATICAIS. O HUMOR É CAUSADO PELO FATO DE: A ( ) AS PERSONAGENS ESTAREM SATISFEITAS COM OS SEUS NOMES. B ( ) CADA PERSONAGEM TER UM NOME ESTRANHO. C ( ) UM DOS FALANTES DAR ÊNFASE A UMA REGRA DE GRAMÁTICA NUMA SITUAÇÃO INFORMAL. D ( ) MOSTRAR A FORMA ESTRANHA COM QUE SE NOMEIAM PESSOAS. E ( ) APRESENTAR PALAVRAS EM NEGRITO.

25 Exercícios complementares
Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto Exercícios complementares Agora, leia estes textos, identifique os deslizes de concordância e reescreva-os, de acordo com a norma culta da língua portuguesa. RESPOSTA COMENTADA: NO PRIMEIRO AVISO, NOTA-SE A FALTA DE CONCORDÂNCIA DO ARTIGO (AS) COM O SUBSTANTIVO A QUE SE REFERE (MÃOS). JÁ NA PLACA DE PRATELEIRA, O ERRO SE DEU POR CAUSA DA NÃO CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM O SUBSTANTIVO OU COM O ARTIGO.

26 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
VEJA OUTRA SITUAÇÃO: O JOVEM LEU E RELEU E FICOU CONFUSO: O ANÚNCIO ERA PARA PESSOAS DO SEXO FEMININO, OU MASCULINO? POR QUE ELE FICOU CONFUSO? VOCÊ PODE IDENTIFICAR O QUE CAUSOU A DÚVIDA DELE? UM CANDIDATO A GERENTE VIU O SEGUINTE ANÚNCIO NUMA LOJA: GERENTES DE LOJA REQUISITOS: Experiência mínima de 2 anos em gerência; Sexo feminino; Idade entre 25 e 35 anos; Nível universitário; Usuária de computador; SALÁRIO EXCEPCIONAL Os interessados deverão enviar currículo com foto ou preencher ficha à rua nº... Comentário: Já que o anúncio exigia mulheres (o que se indica pelo adjetivo USUÁRIA, no item Salário), o correto seria: “As interessadas”

27 GUINCHO E MECÂNICO GRATUITO
Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto NAS SITUAÇÕES A SEGUIR, VOCÊ OBSERVARÁ QUE EM ALGUNS CASOS, UM ERRO NA CONCORDÂNCIA NOMINAL IMPLICARÁ EM UMA FALHA NA COMUNICAÇÃO. IMAGINE O SEGUINTE: DOIS AMIGOS ESTÃO VIAJANDO DE CARRO POR UMA RODOVIA. O CARRO QUEBRA E ELES CONCLUEM QUE PRECISARÃO DE UM GUINCHO, MAS ESTÃO SEM DINHEIRO ALGUM. À MARGEM DA ESTRADA ELES VEEM ESTA PLACA: GUINCHO E MECÂNICO GRATUITO TEL.: (0800)

28 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
DESENVOLVE-SE ENTRE OS DOIS AMIGOS O SEGUINTE DIÁLOGO: E ENTÃO: QUAL DOS DOIS AMIGOS ESTÁ COM A RAZÃO?

29 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
COMENTÁRIO: QUANDO O ADJETIVO FUNCIONAR COMO ADJUNTO ADNOMINAL E VIER DEPOIS DOS SUBSTANTIVOS, PODE CONCORDAR SÓ COM O ÚLTIMO SUBSTANTIVO OU COM TODOS ELES. SENDO ASSIM, DEVE-SE INTERPRETAR QUE O GUINCHO ERA GRATUITO E O MECÂNICO TAMBÉM, EMBORA ISSO NÃO FIQUE MUITO CLARO. ENTÃO, PARA EVITAR DÚVIDA, SERIA MELHOR USAR “GUINCHO E MECÂNICO GRATUITOS.

30 VEJA OS EXEMPLOS A SEGUIR:
Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto QUE TAL AGORA PRATICAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS PARTICIPANDO DE UMA BRINCADEIRA DENOMINADA “JOGO DO PERFIL”? COMO JOGAR: DIVIDAM-SE EM GRUPOS E CONSTRUAM PERFIS SOBRE SERES DE MODO GERAL DANDO PISTAS PARA QUE SEUS COLEGAS TENTEM DESCOBRIR SOBRE O QUE OU QUEM SE ESTÁ FALANDO. USEM ADJETIVOS, ARTIGOS E PRONOMES EM SUAS DICAS. LEMBREM-SE DE QUE ELAS DEVEM DIFICULTAR A RESPOSTA, NÃO SENDO MUITO ÓBVIAS. 3. SERÁ FEITO UM SORTEIO PARA QUE OS GRUPOS INICIEM. VEJA OS EXEMPLOS A SEGUIR:

31 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
SOU UM PERSONAGEM FICO FORTE QUANDO COMO ESPINAFRE. TENHO UM INIMIGO GRANDE QUE SEMPRE ME PERSEGUE. FUMO CACHIMBO. MEUS BRAÇOS SÃO MUSCULOSOS. MINHA NAMORADA É MAGRINHA. QUEM SOU EU? SOU UMA FRUTA MINHA POLPA E SEMENTES SÃO DE CORES VARIADAS. MEU SABOR É SUAVE E ADOCICADO. HÁ MUITA ÁGUA NA MINHA COMPOSIÇÃO. ÀS VEZES SOU PEQUENA, ÀS VEZES MÉDIA OU GRANDE. QUE FRUTA EU SOU?

32 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
PERCEBEU QUE A FLEXÃO CORRETA DO GÊNERO E DO NÚMERO DOS ADJUNTOS ADNOMINAIS E PREDICATIVOS DO SUJEITO FACILITARAM O ENTENDIMENTO DAS PISTAS? O MESMO CUIDADO VOCÊ DEVE TER QUANDO FALAR OU ESCREVER. FIQUE ATENTO À SITUAÇÃO DE USO DA LÍNGUA E AO SEU INTERLOCUTOR.

33 Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto
SUGESTÃO DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES ARTE DESCRIÇÃO DE OBJETOS E OBRAS DE ARTE; LEITURA DE IMAGENS (AUTORRETRATOS DE ARTISTAS) E PRODUÇÃO DE AUTORRETRATO.

34 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AMARAL, Emília. Novas palavras, nova edição. São Paulo: FTD, 2010 ANTUNES, I. Aula de Língua Portuguesa. Encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2004. BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 7 ed. São Paulo: Loyola, 1999. BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 19ª ed. São Paulo: Nacional, 1972. DANTAS, Janduhi. Lições de gramática em versos de cordel. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2009. ESTADO DE PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Secretaria de Estado de Educação, 2012. FÁVERO, L.L.; KOCH, I.V. Linguística textual: introdução. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1988. PASCHOALIN, Maria Aparecida; SPADOTO, Neusa Terezinha. Gramática: teoria e exercícios. Edição renovada. São Paulo: FTD, 2008.

35 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Educação Pública, Norma e noção de erro. Disponível em: < Acesso em 28 de julho de 2015. Exame, A regra para nunca mais errar a concordância nominal. Disponível em: < Acesso em 28 de julho de 2015. Migalhas, Concordância nominal. Disponível em: < Acesso em 28 de julho de 2015.

36 Link do site onde se conseguiu a imagem
Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto TABELA DE IMAGENS N° do slide Link do site onde se conseguiu a imagem Data do Acesso 4 28/07/2015 8 14 17 24 29/07/2015 25

37 Link do site onde se conseguiu a imagem
Língua Portuguesa, 1º Ano, Concordância Nominal na construção do texto TABELA DE IMAGENS N° do slide Link do site onde se conseguiu a imagem Data do Acesso 28 30/07/2015 31


Carregar ppt "Concordância nominal na construção do texto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google