A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Médio, 2ª Série Fundamentos gestuais das modalidades esportivas individuais : atletismo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Médio, 2ª Série Fundamentos gestuais das modalidades esportivas individuais : atletismo,"— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Médio, 2ª Série Fundamentos gestuais das modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo.

2 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. VOCÊ SABIA QUE OS GESTOS INDIVIDUAIS NOS ESPORTES INFLUENCIAM NO DESEMPENHO DO ATLETA? Crédito: Marcin Balcerzak/ http://www.shutterstock.com Crédito: http://www.nutricaointeligentesuplementos.com.br Crédito: http://www.regrasdoesporte.com.br

3 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. ATLETISMO Crédito: http://elatletismo5b.blogspot.com.br

4 No atletismo, a formação de um atleta de alto rendimento é um processo organizado, sistemático, contendo várias fases e etapas, com conteúdos e objetivos bem definidos. O atletismo é uma modalidade estruturante para todos e para toda a vida. Em qualquer idade, em todos os lugares é possível caminhar, correr, saltar e lançar. Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Crédito: http://www.robolaranja.com.br/ Crédito: http://www.lookfordiagnosis.com

5 CORRER Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Formas de desenvolvimento da velocidade: Corrida de velocidade Corrida de revezamento Corrida de barreiras Crédito: Jefferson Bernardes/VIPCOMM Crédito: https://pt.wikipedia.org Crédito: France Press/ http://www.correios.com.br

6 ACELERAÇÃO: Inclinar o corpo para a frente.( Fig. 1 ) Alinhamento dos segmentos (pé-bacia ombros) no instante de saída. (Fig. 2) Extensão da perna de impulsão. (Fig. 3) Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. VOCÊ SABE O QUE É FUNDAMENTAL PARA UMA BOA CORRIDA? FIGURA 1 FIGURA 2FIGURA 3 * Imagens da Federação Portuguesa De Atletismo

7 Formas de desenvolvimento da capacidade de salto: SALTAR Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Salto à distância Crédito: http://www.rsparadesporto.org.br Salto em altura Crédito: https://sportbucks.wordpress.com Crédito: Phil Noble/Reuters Salto triplo

8 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. “Saltar corresponde à capacidade do ser humano de se projetar sobre uma distância, vertical ou horizontal. “

9 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. GESTOS QUE DETERMINAM A QUALIDADE DO SALTO: Apoio ativo com todo o pé O alinhamento dos segmentos: (pés, ancas e ombros) VOCÊ SABE O QUE É FUNDAMENTAL PARA SALTAR? Crédito: Federação Portuguesa de Atletismo

10 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Extensão completa de todo o corpo Avanço e bloqueio dos segmentos livres, no sentido do deslocamento VOCÊ SABE O QUE É FUNDAMENTAL PARA SALTAR? Crédito: Federação Portuguesa de Atletismo

11 LANÇAR Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Lançar corresponde à capacidade de projetar um objeto / engenho a uma determinada distância. Os lançamentos podem ser analisados de acordo com as seguintes fases: Crédito: Wagner Carmo / CBAT 1.Preparação 2. Balanço 3. Lançamento propriamente dito 4. Recuperação

12 1.Preparação: O atleta pega no objeto e coloca-se na posição inicial. 2.Balanço: O atleta executa uma série de movimentos que têm como objetivo acelerar o corpo e consequentemente o objeto. 3.Lançamento propriamente dito: O atleta passa pela “posição de força” e procura transferir a velocidade do corpo para o engenho. 4.Recuperação: Se inicia depois de o engenho sair da mão e visa equilibrar o atleta para evitar ensaios nulos. Crédito: http://www.cdof.com.br Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo.

13 LANÇAR Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Podemos ainda fazer uma subdivisão dos lançamentos consoante as características dos objetos utilizados: Crédito: Federação Portuguesa de Atletismo Objeto Leve Objeto Pesado

14 Existem quatro modalidades nesta categoria: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior. Crédito: Fox Sportes Crédito: http://o-desporto.weebly.com Arremesso de PesoArremesso de Dardo Crédito: http://www.livresportes.com.br/ Arremesso de Martelo Arremesso de Disco Crédito: Fox Sportes Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo.

15 1.Iniciar os movimentos com flexão dos membros inferiores; 2. Utilização da cadeia extensora (de baixo para cima); 3.Terminar com ambos os pés em contato com o solo; VOCÊ SABE O QUE É FUNDAMENTAL PARA UM BOM ARREMESSO? Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Crédito: Leila Nunes

16 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. NATAÇÃO Crédito: http://maternidadenamedidacerta.blogspot.com.br/

17 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Natação é a capacidade do homem e de outros animais de se deslocarem através de movimentos efetuados no meio líquido, geralmente sem ajuda artificial. O QUE É NATAÇÃO? Crédito: http://www.saudedicas.com.br

18 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. A NATAÇÃO É COMPOSTA DE 4 ESTILOS: Crédito: http://tudosobrenatacao.blogspot.com.br/ Crédito: Satiro Sodré Crawl Costas Crédito: http://www.sidneyrezende.com Peito Crédito: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ Borboleta

19 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Se posiciona com a parte frontal do corpo voltada para o fundo da piscina. Braços e pernas se movimentam alternadamente. Enquanto um braço está dentro da água, tracionando para provocar o movimento, o outro estará fora da água. A respiração é feita girando a cabeça (sem elevar) para o lado do braço que está fora da água. CRAWL Crédito: Uol/Grafic News

20 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. NADO COSTAS O nadador se posiciona com o corpo plano sobre a água, o dorso voltado para o fundo da piscina. O movimento das pernas é como o do crawl, só que a força é de baixo para cima. Os braços estendidos à frente do ombro fazem o movimento passando próximos da orelha, alternadamente, a palma da mão virada para fora. A mão entra na água em movimento perpendicular, sendo o dedo mínimo o primeiro a entrar em contato com a água. O braço deve empurrar a água no sentido do quadril. A respiração é natural, já que o rosto do nadador estará fora d’água. Crédito: Uol/Grafic News

21 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. NADO PEITO O corpo do nadador deve ser mantido com os ombros paralelos à superfície da água. Os movimentos de pernas e braços, ao contrário dos nado crawl e nado costa, devem ser simultâneos e no mesmo plano horizontal. As mãos devem ser empurradas para frente e trazidas para trás na superfície ou abaixo. Os pés devem estar voltados para fora durante o movimento para trás. O rosto deve estar dentro d’água. O início do movimento é com as pernas totalmente estendidas. As pernas são trazidas simultaneamente para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos, enquanto os braços se recolhem na altura do peito. Pernas são novamente jogadas para trás e os braços estendidos. O movimento de perna no nado peito é semelhante ao da rã, também conhecido como "chicotada". A respiração é feita no final da puxada do braço, com a cabeça erguida fora d’água. Crédito: Uol/Grafic News

22 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. NADO BORBOLETA Exige ao mesmo tempo força para empurrar a água e flexibilidade para o movimento de lançar os braços fora d’água. O corpo do nadador estará com a barriga voltada para o fundo da piscina. O movimento da perna é em ondulações, com as pernas alongadas e juntas, sem bater os pés (são duas pernadas por ciclo). Ambos os braços devem ser trazidos à frente simultaneamente sobre a água e depois levados para trás juntos, simultânea e simetricamente. O nadador pode respirar a cada ciclo ou a cada duas braçadas. Crédito: Uol/Grafic News

23 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. CICLISMO Crédito: SmartKids

24 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível. Crédito: http://www.mg.superesportes.com.br/ Ciclismo Estrada Crédito: http://www.mg.superesportes.com.br/ Ciclismo Pista Crédito: Globo Esporte Mountain Bike

25 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Figura 1 – No ponto morto superior começamos a empurrar o pedal para frente. Figura 2, 3 e 4 – Aqui é o setor da potência. A perna deve descer com energia mantendo a força perpendicular ao pedivela. PONTOS ESSENCIAIS PARA UMA BOA PEDALADA Fotos: Ciclismo de Estrada de Bernard Hinault

26 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. Fotos: Ciclismo de Estrada de Bernard Hinault Figura 5 e 6 – Ao passar pelo ponto morto inferior exercemos força para baixo e para trás como se limpássemos barro de nossa sapatilha Figura 6, 7 e 8 – A perna começa a subir em 6 fazendo força para cima aliviando o pedal do peso da perna. Quanto mais redonda e sem solavancos for a pedalada, mais eficiente ela será.

27 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. POSIÇÃO O Ajuste da posição básica é um fator prioritário para iniciar a pratica do ciclismo. Depende do biótipo do atleta e da modalidade. A posição pode ser muito variável, não é a mesma para todos os ciclistas e portanto muito pessoal. Crédito: http://www.zonaalvoassessoria.com

28 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. BIBLIOGRAFIA Crédito: Freepik

29 Educação física, 2º ano, Fundamentos gestuais nas modalidades esportivas individuais : atletismo, natação e ciclismo. PORTUGAL. Vários Autores. Federação Portuguesa de Atletismo. Atletismo: Dossier do Professor. Lisboa: Federação Portuguesa de Atletismo, 2012. 127 p. NATAÇÃO. 2015. Disponível em:. Acesso em: 28 jul. 2015. Vilas-Boas, J.P.; Soares, S. (2003). O ensino-aprendizagem das técnicas de nado. Mariposa, Costas, Bruços e Crol. Textos de apoio da II Acção de Formação do Viana Natação Clube - "O Ensino da Natação no Sistema Educativo". VianaNC, Viana do Castelo PAULO FAVERO (São Paulo). O Estado de São Paulo (Org.). Conheça os quatro estilos da natação: crawl, costas, borboleta e peito. 2013. Disponível em:. Acesso em: 23 jul. 2015. LEITÃO, Rafael. A técnica do ciclismo. 2011. Disponível em:. Acesso em: 28 jul. 2015.


Carregar ppt "LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Médio, 2ª Série Fundamentos gestuais das modalidades esportivas individuais : atletismo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google