A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeiros Socorros HEMORRAGIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeiros Socorros HEMORRAGIAS."— Transcrição da apresentação:

1 Primeiros Socorros HEMORRAGIAS

2 Tema: Atendimento às hemorragias diversas e ao choque hipovolêmico

3 Objetivos Identificar sinais de hemorragias, conhecer os possíveis diagnósticos e classificações para hemorragias, conceituar choque, atendimento ao paciente com sangramento e choque.

4 Conteúdos •Tipos de hemorragia • Classificação
• Atendimento ao paciente • Choque hipovolêmico Referências • Material citado na bibliografia da disciplina

5 HEMORRAGIAS Conceito A hemorragia é definida como uma perda aguda de sangue circulante. Normalmente o volume de sangue corresponde a 7% do peso corporal no adulto. Por exemplo, um homem de 70 Kg tem aproximadamente 5 litros de sangue. Na criança o volume é 8 a 9% do peso corporal.

6 Vamos calcular…. 1- quantos quilos você tem?
2- quantos litros de sangue aproximadamente você tem?????

7 Classificação 1. Quanto ao local - Hemorragia interna
Hemorragia externa 2. Quanto ao meio - Hemorragia arterial - Hemorragia venosa - Hemorragia capilar

8 3. Especiais – Epistaxe; – Hematêmese; – Melena; – Hemoptise; – Metrorragia

9 EPISTAXE Sangramento nasal; Ruptura de vasos da cavidade nasal;
Em geral não apresenta maior gravidade. A vítima deve ser orientada a não assoar o nariz Possível trauma crânio-encefálico.

10 EPISTAXE Conduta: – Acalmar o indivíduo colocá-lo sentado com a cabeça levemente inclinada para trás; – Pedir para que o indivíduo respire pela boca; – Calçar luvas; – Comprimir as narinas com gaze/ pano limpo por mais de 5 minutos.

11 Vamos praticar….

12 HEMATÊMESE Hematêmese (vômito com sangue) Este tipo de sangramento tem origem de alguma patologia (doença) gástrica ou devido a rompimento de varizes esofagogástricas, cirrose hepática, febre tifóide, perfuração intestinal, gastrite hemorrágica, retocolite ulcerativa inespecífica, tumores malignos do intestino e reto, hemorróidas e outras.

13 Melena (perda de sangue pelo reto) É a perda de sangue escuro, brilhante, fétido e com aspecto de borra de café ou petróleo, pelo orifício anal, geralmente provocada por hemorragia no aparelho digestivo alto (melena) ou no aparelho digestivo baixo (enterorragia - sangue vivo).

14 Como proceder… Colocar a vítima deitada, sem travesseiro
Elevar as pernas da vítima para evitar o estado de choque. Providenciar atendimento médico com urgência . Em hemorragia de esôfago, estômago, ou duodeno, o socorrista deve impedir a vítima de ingerir líquidos.

15 Hemoptise Quando há hemorragia nos pulmões, o sangue vermelho vivo de aspecto espumoso, sai pela boca ou nariz, e ocorre também a tosse. Quando o pulmão é atingido de forma a ter um orifício de tamanho considerável, o socorrista pode ouvir o ar saindo, ou sangue que sai borbulhando por este mesmo orifício.( curativo de 3 pontas) Exige atendimento médico urgente!

16

17 METRORRAGIA Este tipo de hemorragia consiste na perda anormal de sangue pela vagina, fora do período menstrual.

18 Causas… Abortamento Gravidez ectópica Estupro Acidentes Tumores
Retenção das membranas placentárias no parto. Ruptura uterina no parto Traumatismo vaginal no parto

19 O socorrista deve… Manter a vítima deitada em repouso
Providenciar socorro.

20 HEMORRAGIA INTERNA Na hemorragia interna o sangue perdido não é visível e pode ser devido a lesões traumáticas de vísceras internas ou grandes vasos.

21 HEMORRAGIA INTERNA Suspeitar quando existe: • Acidente por desaceleração; • Ferimento por projétil de arma de fogo, faca ou estilete, principalmente no tórax e abdome. • Acidente em que o corpo suportou grande pressão (Soterramento ou queda)

22 HEMORRAGIA INTERNA Diagnóstico:
• Alteração do nível de consciência ou inconsciência; • agressividade ou passividade; • tremores e arrepios do corpo; • pulso rápido e fraco; • respiração rápida e artificial; • pele pálida, fria e úmida; • sudorese; e • pupilas dilatadas.

23 HEMORRAGIA INTERNA Tratamento · Deitar a vítima;
· Se não houver contra-indicação, elevar os membros inferiores; · Verificar ABCD (vias aéreas, respiração circulação, sistema nervoso); próxima aula! · Transportar a vítima ao hospital

24 HEMORRAGIA EXTERNA visível ao exame primário do paciente, deve ser prontamente controlada pela pressão direta sobre o local do sangramento.

25 Reconhecimento quanto ao meio:
• Hemorragia Arterial Sangue vivo, rotulante e pequenos jatos. • Hemorragia Venosa Sangue escuro e com escorrimento. • Hemorragia Capilar Proveniente na maioria das vezes de abrasões

26 HEMORRAGIA EXTERNA Seqüência no Atendimento: ·Deitar a vítima; ·Cobrir o ferimento com gaze ou pano limpo; ·Pressionar o local com firmeza; ·Se o ferimento for nos membros, elevar o membro ferido, caso seja possível;

27 HEMORRAGIA EXTERNA · Caso não haja controle, pressionar diretamente as artérias que nutrem o membro afetado (axilar no MS ou femural no MI); · Em casos de amputação traumática não cessando o quadro hemorrágico após as manobras precedentes, aplicar garroteamento nos pontos de bloqueio próximos ao ponto de amputação; · Manter monitoramento dos sinais vitais; · Transportar a vítima para o hospital.

28 Atenção!!! O uso do torniquete é uma técnica de primeiros socorros, mas é desaconselhada por diversos especialistas em favor de outras técnicas, uma vez que do seu mau uso pode decorrer necrose dos tecidos. Além disso, apenas pessoas que receberam treinamento específico é que estão habilitados a aplicá-lo

29 Choques Muitos ferimentos envolvem algum grau de choque.
O choque ocorre quando o sistema circulatório falha em mandar para as diversas partes do corpo.

30 Tipos de Choques: Hipovolêmico, cardiogênico, neurogênico,
anafilático e séptico.

31 Hipovolêmico O choque hipovolêmico resulta da perda de líquidos e fluídos corporais, quando relacionado com perde perda de sangue, é conhecido como Choque Hemorrágico.

32 Sinais e Sintomas Respiração e pulso rápido; Palidez ou pele azulada;
Lentidão no repreenchimento capilar; Pele úmida e fria; Transpiração forte; Pupilas dilatadas; Olhos escuros e fundos; Ânsia, vômito e náusea; Perda da consciência em choque profundo.

33 Primeiros Socorros Mesmo que os sinais do estado de choque ainda não tenham aparecido numa vítima, trate-a apropriadamente. Socorristas podem prevenir o estado de choque , mas não podem revertê-lo.


Carregar ppt "Primeiros Socorros HEMORRAGIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google