A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental, 8º ANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental, 8º ANO"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental, 8º ANO
GEOGRAFIA Ensino Fundamental, 8º ANO A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental

2 O USO DOS RECURSOS MINERAIS AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental O USO DOS RECURSOS MINERAIS AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE A utilização dos recursos minerais pelo homem é quase tão antiga como a sua própria existência. Os recursos minerais estiveram tão intimamente relacionados com a evolução do homem que os grandes períodos dos primórdios da História devem suas designações a este tipo de recurso: Paleolítico, Mesolítico, Neolítico, Idade do Cobre, Idade do Bronze, Idade do Ferro. As grandes inovações tecnológicas da História da Humanidade foram e continuam a ser baseadas na utilização dos recursos minerais. OLIVEIRA, D. et al Imagem disponível em:

3 Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental
O que são os minerais ? Minerais são compostos químicos naturais, formados a partir de processos físico-químicos que operam na crosta terrestre. Ex: quartzo, areia, argila, entre outros.

4 Para que servem os recursos minerais?
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental Para que servem os recursos minerais? Podemos perceber a utilização dos minerais e das rochas em quase tudo a nossa volta. Desde o simples cascalho, da areia, da argila, utilizados em construções, à utilização na agricultura e na geração de energia. . Recursos minerais utilizados na agricultura (Adicionamento de cal “calagem” para correção de acidez do solo) Imagem disponível em: Recursos minerais utilizados na construção civil Imagem disponível em:

5 RECURSOS MINERAIS METÁLICOS NÃO METÁLICOS ENERGÉTICOS
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental RECURSOS MINERAIS METÁLICOS NÃO METÁLICOS ENERGÉTICOS

6 A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS: DO HOMEM PRIMITIVO AOS DIAS ATUAIS
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS: DO HOMEM PRIMITIVO AOS DIAS ATUAIS O homem primitivo já fazia uso dos recursos minerais. Um bom exemplo é uso dos minerais não metálicos (areia e a própria rocha) para obter a tinta utilizada nas pinturas rupestres. Atualmente, com a tecnologia é possível extrair recursos minerais até de camadas profundas da crosta terrestre, a exemplo do petróleo (recurso mineral energético) extraído do pré-sal. Pintura rupestre na Chapada Diamantina/BA – Brasil Imagem disponível em:

7 RECURSOS MINERAIS ENERGÉTICOS
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental RECURSOS MINERAIS ENERGÉTICOS Podemos classificar como recursos minerais energéticos aqueles utilizados para produção de energia elétrica, calorífica ou mecânica. Exemplo: petróleo, carvão, gás, urânio. Urânio Imagem disponível em: Petróleo Imagem disponível em: Carvão mineral Imagem disponível em:

8 RECURSOS MINERAIS NÃO METÁLICOS
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental RECURSOS MINERAIS NÃO METÁLICOS Formam estes tipos de recursos minerais os minerais e as rochas industriais. São utilizados, principalmente, na construção civil e em processos industriais de natureza muito diversa. Areia para construção civil Imagem disponível em: Fachada de granito Imagem disponível em:

9 RECURSOS MINERAIS METÁLICOS
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental RECURSOS MINERAIS METÁLICOS Este tipo de recursos minerais são explorados para a obtenção de um determinado elemento metálico que faz parte de sua constituição. Exemplos: outro, prata, cobre, alumínio, ferro, etc. Prata em estado puro Imagem disponível em: Ouro em estado puro Imagem disponível em:

10 Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental
Imagem disponível em:

11 Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental
Imagem disponível em:

12 A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS MINERAIS
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS MINERAIS E AS FORMAS DE EXTRAÇÃO Os recursos minerais são indispensáveis para o homem, é indiscutível. Encontramos recursos minerais no simples gesso que reveste o teto de nossa casa ao ferro utilizado por uma indústria siderúrgica. Para extrair um recurso mineral, primeiramente é necessário fazer uma prospecção no terreno afim de verificar a existência do referido mineral para depois extraí-lo. O processo de extração, caso não seja acompanhado de um plano de gestão ambiental, poderá provocar sérios problemas ambientais, contribuindo assim para a degradação.

13 FORMAS DE EXTRAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental FORMAS DE EXTRAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS MÉTODOS DE EXTRAÇÃO EXPLORAÇÃO A CÉU ABERTO EXPLORAÇÃO SUBTERRÂNEA ROCHA INDUSTRIAL Minerais metálicos Minerais energéticos Minerais metálicos Minerais energéticos ROCHA ORNAMENTAL ROCHA ORNAMENTAL Modelo de organograma extraído de:

14 EXTRAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS METÁLICOS SUBTERRÂNEO
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental EXTRAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS METÁLICOS SUBTERRÂNEO EXTRAÇÃO DOS RECURSOS METÁLICOS E ENERGÉTICOS A CÉU ABERTO Mina subterrânea de cobre Imagem disponível: Mineração de carvão a céu aberto Imagem disponível em:

15 DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DECORRENTE DA EXTRAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DECORRENTE DA EXTRAÇÃO DOS RECURSOS MINERAIS Apesar de existir normas ambientais que regulamentam e fiscalizam a mineração, esta atividade provoca sérios problemas de degradação ambiental e socioeconômicos que afetam diretamente a natureza e a qualidade de vida da população. Em todas as etapas da extração mineral ocorrem problemas, tais como: Desmatamento; Poluição hídrica; Poluição sonora; Alteração do relevo (decorrente de abertura de crateras); Erosão; Degradação e/ ou poluição do solo Além dos problemas ambientais citados, há também o de ordem social, uma vez que, em alguns casos, populações são removidas para dá lugar à extração mineral.

16 DESMATAMENTO CAUSADO EM ÁREA DE MINERAÇÃO
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental DESMATAMENTO CAUSADO EM ÁREA DE MINERAÇÃO O desmatamento causado pela mineração causa sérios problemas de erosão. Desmatamento causado pela mineração de ouro na Amazônia Imagem disponível em:

17 POLUIÇÃO HÍDRICA CAUSADA EM ÁREA DE MINERAÇÃO
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental POLUIÇÃO HÍDRICA CAUSADA EM ÁREA DE MINERAÇÃO A poluição das águas pelas atividades mineradoras ocorre pela liberação de mercúrio e pode acontecer de duas formas: Pela queima de amálgamas (misturas químicas onde o mercúrio está presente) liberando-o para atmosfera, que retornam por meio da precipitação das chuvas e; Com o despejo dos restos da atividade mineradora em rios. Este tipo de contaminação se dá pelo fato do mercúrio entrar na cadeia alimentar prejudicando todos os elementos da cadeia. O mercúrio se liga quimicamente a substâncias orgânicas e, em consequência, é absorvido pelos organismos. Poluição das águas por ácido em antigas minas no Canadá Imagem disponível em:

18 POLUIÇÃO SONORA CAUSADA EM ÁREA DE MINERAÇÃO
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental POLUIÇÃO SONORA CAUSADA EM ÁREA DE MINERAÇÃO A explosão de dinamites em área de mineração causa fortes ruídos, caracterizando a poluição sonora. Explosão de dinamite em mineradora no Chile Imagem disponível em:

19 ABERTURA DE CRATERA CAUSADA EM ÁREA DE MINERAÇÃO
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental ABERTURA DE CRATERA CAUSADA EM ÁREA DE MINERAÇÃO A abertura de extensas crateras para a exploração mineral altera o relevo e retira a cobertura vegetal podendo causar grandes erosões. Abertura de cratera em área de mineração – Belo Horizonte/MG – Brasil Imagem disponível em:

20 DEGRADAÇÃO DO SOLO CAUSADA EM ÁREA DE MINERAÇÃO
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental DEGRADAÇÃO DO SOLO CAUSADA EM ÁREA DE MINERAÇÃO A degradação do solo é inerente ao processo de mineração, a intensidade da degradação dependerá do volume, do tipo de mineração e dos rejeitos produzidos. O desmatamento e a abertura de crateras, bem como e o lançamento de produtos químicos que auxiliam na mineração contribuem para a degradação e poluição do solo. Alteração no solo causada pela atividade mineradora Imagem disponível em:

21 A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL X EXTRAÇÃO MINERAL
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL X EXTRAÇÃO MINERAL A Constituição Federal brasileira de 1988, no seu Art. 225 § 2º impõe a necessidade de recuperação de áreas degradadas pela atividade de mineração, ao dizer: “ § 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.”

22 PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA - PRAD
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA - PRAD Para recuperar uma área degradada por atividade de mineração, são necessárias algumas ações afim de que a área volte a estar apta para algum uso produtivo. Para que seja possível um novo uso da área, é necessário: Estabilidade física (processos erosivos, movimentos de terrenos); Estabilidade química (a área não deve está sujeita à reações químicas que possam gerar compostos nocivos à saúde humana e ao ecossistema).

23 OBJETIVOS DE UM PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA - PRAD
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental OBJETIVOS DE UM PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA - PRAD Garantia da segurança e da saúde pública; Reabilitação das áreas perturbadas pela mineração, de modo a retorná-las às condições desejáveis e necessárias à implantação de um uso pós-mineração previamente eleito e socialmente aceitável.

24 Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental
Importante!!! É importante ressaltar que a preocupação ambiental em área de mineração deve iniciar-se ainda no planejamento da mina, de forma que sejam contempladas todas as etapas da mineração (pesquisa, lavra, beneficiamento, infraestrutura e distribuição). Esta preocupação deve está inserida no EIA / RIMA (Estudo de impacto ambiental e Relatório de Meio Ambiente), documentos elaborados por equipe multidisciplinar, ainda na fase anterior a implantação do empreendimento (mina). Tais documentos devem vislumbrar o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

25 ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL - EIA
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL - EIA A RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001/86 define que o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o conjunto de estudos realizados por especialistas de diversas áreas, com dados técnicos detalhados. O EIA desenvolverá as seguintes atividades técnicas: Diagnóstico Ambiental (considerando o meio físico, biológico e socioeconômico); Análise dos impactos ambientais; Definição de medidas mitigatórias dos impactos negativos; Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento.

26 RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental RELATÓRIO DE IMPACTO AMBIENTAL - RIMA O relatório de impacto ambiental, RIMA, refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental (EIA). O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada à sua compreensão. As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação.

27 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Entende-se por DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL “a manutenção das bases vitais da produção e reprodução do homem e suas atividades, garantindo igualmente uma relação satisfatória entre os homens e destes com o seu ambiente, para que as futuras gerações também tenham oportunidade de desfrutar os mesmos recursos que temos hoje à nossa disposição” (FIORILLO, 2001).

28 Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental
ATIVIDADE Assista ao vídeo “Mineração em Poços de Caldas - Todo o Cuidado com o Meio Ambiente.”

29 Qual o método de lavra utilizado em Poços de Caldas?
Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental O vídeo do slide anterior, relata como é feita a extração da bauxita na cidade de Poços de Caldas /MG. Em grupo de até cinco estudantes, reflitam e respondam as seguintes questões: Qual o método de lavra utilizado em Poços de Caldas? Como é feita a extração da bauxita? Como é feita a reabilitação do terreno minerado? Explique a importância do sistema de drenagem em volta dos corpos de minérios? O que é feito após o término dos recursos minerais? Explique a importância de um sistema de extração mineral que vise a sustentabilidade.

30 Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental
REFERÊNCIAS FIORILLO, C. A. P. Curso de direito ambiental. São Paulo: Saraiva, 2001. COELHO, M. A.; TERRA, L. Geografia geral. O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2001. SEARA FILHO, G. Apontamento de educação ambiental. São Paulo: CETESB, 2004. OLIVEIRA, D. et al. Os recursos minerais na nossa vida. INETI, Disponível em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: JOIA, A. L.; GOETTEMS, A. A. Geografia. Leituras e interação. São Paulo: Leya, 2013. Acesso em: Acesso em:

31 Geografia, 8º Ano, A utilização dos recursos minerais e a contribuição para a degradação ambiental
Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em: Acesso em:


Carregar ppt "Ensino Fundamental, 8º ANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google