Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Laura Bacelar Lencastre Alterado mais de 8 anos atrás
1
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física
Ensino Fundamental ,9º ano Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas
2
BASQUETEBOL Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas BASQUETEBOL Crédito: Disney
3
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas O basquetebol é um esporte coletivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre. Crédito: Disney
4
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe. Crédito: Disney
5
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas Vamos abordar três termos que são muito usados em qualquer esporte, especialmente os coletivos e muitas vezes são usados como sinônimos: a estratégia, tática e técnica. Crédito: Disney
6
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas Uma partida não é uma simples disputa espontânea e imprevisível, esperando-se pelo seu resultado. Pelo contrário, é algo pensado, programado e racionalizado, para poder responder a qualquer iniciativa contrária. Crédito: Disney
7
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas Chega-se à conclusão de que quem melhor utilizar os fatores e componentes do jogo chegará à vitória. Dentre os fatores que influenciam na atuação de uma equipe, destacam-se a estratégia, a tática e a técnica. Crédito: Disney
8
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas A estratégia constitui todo o plano teórico de organização da equipe a curto, médio e longo prazo visando a conquista de um objetivo. Ela é definida por fatores como a duração da temporada, o material humano disponível, adversários, tipo e duração de uma competição, situações momentâneas desta competição (ou de um jogo em particular), classificação da equipe. Crédito: Disney
9
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas A estratégia é responsável pelas adequações necessárias para alterar o planejamento da equipe. Crédito: Gibi Turma da Monica
10
TRÊS ASPECTOS SÃO FUNDAMENTAIS:
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas TRÊS ASPECTOS SÃO FUNDAMENTAIS: (1) A estratégia deve ser formulada a partir de um objetivo principal (objetivos secundários também podem ser definidos ao longo do percurso); (2) Deve se constituir no planejamento prévio da atuação a curto, médio e longo prazo; (3) Em sua formulação todos os aspectos intervenientes na atuação da equipe são contemplados. Crédito: Disney
11
A estratégia consiste no “saber o que fazer”.
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas A estratégia consiste no “saber o que fazer”. Crédito: Disney
12
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas A tática é a utilização de recursos para definir situações durante um jogo. Engloba os sistemas de jogo (defensivos e ofensivos), situações grupais (2×2 e 3×3) e individuais. Pode ser resumida como “o que fazer” para resolver uma determinada situação. Crédito: Papacaio
13
A tática pode ser dividida em individual, grupal e coletiva
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas A tática pode ser dividida em individual, grupal e coletiva (esses conceitos são aplicados no ataque e na defesa). Crédito: Disney
14
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas A tática individual é a capacidade que um atleta tem para executar os fundamentos do jogo, de acordo com situações momentâneas como: sua posição na quadra, a atitude de seu adversário, contexto do jogo. Crédito: Disney
15
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas A tática grupal reúne pequenos grupos de jogadores. Por exemplo situações de 2×2 ou 3×3 envolvendo situações mais complexas e que dependem de uma maior sincronização de movimentos. Crédito: Disney
16
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas O que caracteriza a tática coletiva é o aumento de elementos alternativos e execuções possíveis e também a globalidade da cooperação e oposição. Não basta que cada membro da equipe atue sozinho. Os companheiros de equipe devem perceber coletivamente a situação e julgar com a maior sintonia possível quanto à ação mais conveniente a ser executada. Crédito: Disney
17
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas A solução para a situação deve ser encontrada entre os membros da equipe para superar a equipe adversária e evitar ser superada por ela. Portanto, a tática coletiva se apoia na tática individual, porém deve ser abordada pela perspectiva da equipe. Crédito: Disney
18
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas Assim, a tática constitui a maneira pela qual no jogo, de forma eminentemente prática a equipe ou um jogador isolado reage às situações criadas pela oposição. O processo tático engloba três momentos distintos, porém diretamente relacionados. Crédito: Papacaio
19
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas Crédito: Papacaio No primeiro momento o jogador observa o que ocorre na quadra, levando em conta posicionamento e características de jogo de seus companheiros de equipe assim como de seus adversários;
20
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas Crédito: Papacaio No momento seguinte é feita a escolha da resposta a ser dada em função do que foi identificado no meio;
21
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas Crédito: Hello Kids Por fim, o gesto técnico é executado, o processo motor da tomada de decisão. Esse processo de reconhecimento do meio, processamento interno da informação e resposta motora é conceitualmente denominado “tomada de decisão” e constitui o elemento central da tática.
22
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas Crédito: Hello Kids As decisões tomadas são expressas pelas ações dos jogadores, o que constitui a técnica, linguagem motora pela qual se faz a comunicação no jogo.
23
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas A tomada de decisão surge sempre pela necessidade do jogador, individualmente, ou da equipe resolver os problemas de jogo criados pelo adversário. Crédito: Hello Kids
24
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas Esse de grande variabilidade de situações, em que tanto a tomada de decisão quanto a execução motora devem ocorrer muito rapidamente. processo ocorre num contexto Crédito: Hello Kids
25
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas A técnica, por sua vez, é o elemento que viabiliza toda essa concepção do jogo. Ela apoia a tática. É a execução dos movimentos (fundamentos do jogo). Crédito: Hello Kids
26
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas A técnica pode ser resumida no “como fazer” e depende de uma série de atributos pessoais como as capacidades físicas e as habilidades motoras gerais e específicas que o atleta tem desenvolvidas, além de aspectos cognitivos fundamentais para o entendimento do jogo. Crédito: Hello Kids
27
FUNDAMENTOS TÁTICOS Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas FUNDAMENTOS TÁTICOS Crédito: Educação Física e Desportos
28
POSIÇÕES DE ATAQUE Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas POSIÇÕES DE ATAQUE O esquema ilustrado representa alguns jogadores numa quadra de basquetebol. Observe que os jogadores atacantes 5 e 6 jogam recuados, antes da zona de lance livre. Como são eles que organizam e armam as jogadas, não podem jogar avançados. Em posições recuadas eles têm melhor visão do conjunto de jogadores e podem comandar a equipe. Esses jogadores são os chamados armadores. Crédito: Educação Física e Desportos
29
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas Observe também que o atacante número 12 joga próximo à área restritiva (garrafão), principalmente para atrapalhar o sistema defensivo do adversário. Esse jogador é chamado de pivô. Os atacantes 8 e 9, por sua vez, movimentam-se nas laterais da quadra, procurando penetrar na defesa adversária e fazer arremessos laterais. São chamados de alas. Crédito: Educação Física e Desportos
30
SISTEMAS DE DEFESA Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas SISTEMAS DE DEFESA Quando, na defesa, a marcação é feita de um jogador contra outro, o sistema tático é o de marcação homem a homem. Neste tipo de marcação, cada jogador é responsável por um adversário. Porém como exige movimentação constante dentro da quadra e cansa rapidamente os jogadores, muitas equipes fazem a marcação homem a homem apenas no campo de defesa. Observe: Crédito: Educação Física e Desportos
31
DEFESA POR PRESSÃO Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas DEFESA POR PRESSÃO Apenas quando uma equipe sente necessidade de marcar os adversários mais de perto para recuperar mais rapidamente a bola, pressionando, é que e usada a marcação na quadra inteira ou marcação sobre pressão. Crédito: Educação Física e Desportos
32
DEFESA POR ZONA Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas DEFESA POR ZONA Quando os defensores de uma equipe deslocam-se de acordo com a movimentação da bola para guardar a zona da quadra pela qual são responsáveis, dizemos que o sistema empregado é o de marcação por zona. Observe: Crédito: Educação Física e Desportos
33
SISTEMA TÁTICO OFENSIVO CONTRA A MARCAÇÃO HOMEM A HOMEM
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas SISTEMA TÁTICO OFENSIVO CONTRA A MARCAÇÃO HOMEM A HOMEM Nas jogadas contra a marcação homem a homem, as habilidades individuais dos jogadores é que devem ser mais exploradas. Além disso, eles devem permanecer mais distanciados uns dos outros e explorar as deslocações rápidas nos espaços vazios. Crédito: Educação Física e Desportos
34
SISTEMA TÁTICO OFENSIVO CONTRA A MARCAÇÃO POR ZONA
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas SISTEMA TÁTICO OFENSIVO CONTRA A MARCAÇÃO POR ZONA 2 X 1 X 2 No sistema ofensivo contra a marcação por zona, os jogadores são distribuídos na quadra no sentido de explorar os espaços vazios existentes neste sistema de marcação. Observe: Note que o jogador atacante número 5 é o armador. Ele procura se colocar entre os alas defensivos para confundi-los e fazer com que um ou dois venham marcá-lo. Assim, pode fazer o passe a um companheiro livre, na zona desguarnecida. Crédito: Educação Física e Desportos
35
AGORA É COM VOCÊS: Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas AGORA É COM VOCÊS: 1- Como definir a estratégia de jogo? 2- O que é tática? 3- Como pode ser a tática? 4- O que você entendeu por técnica? 5- Quais as posições dos jogadores no Basquetebol? 6- Cite um sistema de defesa do Basquetebol e explique: 7- Faça um breve relato do esporte Basquetebol: Crédito: Disney
36
PARA APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas PARA APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA RECOMENDO AS SEGUINTES LEITURAS: Bayer, C. La enseñanza de los juegos deportivos colectivos. Barcelona: Hispano Europea, 1986. De Rose Jr., D. Modalidades esportivas coletivas: o basquetebol. In De Rose Jr.,D., Modalidades Esportivas Coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, cap. 9, 2006. De Rose Jr., D. & Silva, T.A.F. As modalidades esportivas coletivas: história e caracterização. In De Rose Jr.,D., Modalidades Esportivas Coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, cap. 1, 2006. Ferreira, A.E.X. & De Rose Jr., D. Basquetebol, técnicas e táticas: uma abordagem didático-pedagógica. São Paulo: EPU, 2010. Lamas, L.; Negreti, L. & De Rose Jr., D. A análise tática ofensiva no basquetebol. In De Rose Jr., D. & Tricoli, V., Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri: Manole, cap. 8, 2005.
37
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas SLIDE LICENÇA/AUTORIA LINK DATA DE ACESSO 02 Disney 09/08/2015 03 04 05 06 07 08 09 Gibi Turma da Monica 10 11 12 Papacaio
38
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental
Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas SLIDE LICENÇA/AUTORIA LINK DATA DE ACESSO 13 Disney 09/08/2015 14 15 16 17 18 Papacaio 19 20 21 Hello Kids 22 23 24
39
Educação Física e Desportos
Educação Física, 9º ano do Ensino Fundamental Esporte – Organização do Esporte Basquete utilizando técnicas e táticas específicas SLIDE LICENÇA/AUTORIA LINK DATA DE ACESSO 25 Hello Kids 09/08/2015 26 27 Educação Física e Desportos 28 29 30 31 32 33 34 35 Disney
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.