A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins - 2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins - 2016."— Transcrição da apresentação:

1 COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins - 2016

2 A abordagem MicroEconomica Na MicroEconomia as análises são elaboradas a partir das escolhas e decisões realizadas por famílias, firmas e governos. Na MicroEconomia as análises são elaboradas a partir das escolhas e decisões realizadas por famílias, firmas e governos.

3 A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (1/4): 1) A forma como os indivíduos (famílias) determinam a sua procura de bens e serviços (Teoria da Demanda). A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (1/4): 1) A forma como os indivíduos (famílias) determinam a sua procura de bens e serviços (Teoria da Demanda).

4 A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (2/4): 2) A forma como as empresas decidem o que e quantos bens e serviços produzirão e qual a combinação de fatores de produção a ser utilizada. Resulta na elaboração de uma Teoria da Oferta que abrange a Teoria da Produção....a Teoria da Produção estuda o processo da produção em uma perspectiva econômica,...a Teoria dos Custos de Produção, que classifica e analisa os custos e tomada de decisões de produzir baseada em princípios de maximização de lucros. A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (2/4): 2) A forma como as empresas decidem o que e quantos bens e serviços produzirão e qual a combinação de fatores de produção a ser utilizada. Resulta na elaboração de uma Teoria da Oferta que abrange a Teoria da Produção....a Teoria da Produção estuda o processo da produção em uma perspectiva econômica,...a Teoria dos Custos de Produção, que classifica e analisa os custos e tomada de decisões de produzir baseada em princípios de maximização de lucros.

5 A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (3/4): 3) A forma como os Mercados determinam o preço e quantidades de Equilíbrio, a partir da interação entre oferta e procura. A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (3/4): 3) A forma como os Mercados determinam o preço e quantidades de Equilíbrio, a partir da interação entre oferta e procura.

6 A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (4/4): 4) A forma como as articulação existentes entre diferentes mercados influenciam o processo de alocações de recursos, resultando na elaboração de uma Teoria do Equilíbrio Geral e do Bem-Estar, responsável pelo estudo de interações de todos os mercados e seu impacto em todos os agentes. A MicroEconomia estrutura-se como um corpo teórico integrado, que procura descrever quatro fenômenos fundamentais (4/4): 4) A forma como as articulação existentes entre diferentes mercados influenciam o processo de alocações de recursos, resultando na elaboração de uma Teoria do Equilíbrio Geral e do Bem-Estar, responsável pelo estudo de interações de todos os mercados e seu impacto em todos os agentes.

7 Problema Básico analisado pela Microeconomia Análise da Escassez associado à dotação de recursos disponíveis em cada sociedade. Problema Básico analisado pela Microeconomia Análise da Escassez associado à dotação de recursos disponíveis em cada sociedade. O desenvolvimento da Microeconomia implicou no desenvolvimento de um método particular que trata do problema da alocação de recursos em um contexto de escassez.

8 Esse método é desenvolvido a partir da concepção utilitarista da ciência econômica. De modo a atingir esses objetivo, a Microeconomia desenvolve suas análises a partir de um método lógico-dedutivo, tratando da complexidade e interelacionamento dos fatores que influenciam estes estudos. Alocação de recursos em um contexto de escassez

9 Muitas das variáveis consideradas pela Microeconomia não podem ser mensuradas, por exemplo o grau de utilidade dos consumidores referentes a bens e serviços. O modelo lógico infere conclusões neste modelo de estudos para permitir o tratamento das complexidades do mundo real e conclusões de natureza abstrata. Alocação de recursos em um contexto de escassez

10 Os indivíduos e sociedade devem fazer escolhas difíceis, que implicam privilegiar uma necessidade e a alocação de recursos a ela vinculada, em detrimento de outras. O Conceito de Custo de Oportunidade é designado para representar esta escolha de alternativas. Escassez


Carregar ppt "COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (2) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins - 2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google