A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPONENTE CURRICULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPONENTE CURRICULAR"— Transcrição da apresentação:

1 COMPONENTE CURRICULAR
Ensino Fundamental 8º ANO CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E SOCIAL DOS JOGOS DE SALÃO E DE JÁ VIVENCIADOS, RELACIONANDO-OS COM OUTROS NA ATUALIDADE

2 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade OBJETIVOS: Compreender o surgimento dos jogos de salão mais populares, suas regras e seus objetivos sociais, vivenciando-os na prática e fortalecendo debates sobre suas relações com os jogos da atualidade.

3 SOBRE O QUE TRATAREMOS NESTA AULA:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade SOBRE O QUE TRATAREMOS NESTA AULA: Conceito de jogos de salão; Histórico, regras e objetivos sociais dos principais jogos de salão; Vivência prática dos jogos estudados; Debates sobre as relações dos jogos vivenciados com os jogos da atualidade.

4 RECURSOS: Sala de aula; Data show; Notebook;
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade RECURSOS: Sala de aula; Data show; Notebook; Jogos de dama, xadrez e dominó.

5 ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES (PARTE 1) EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO E DEBATES
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES (PARTE 1) EXPOSIÇÃO DO CONTEÚDO E DEBATES O QUE SÃO OS JOGOS DE SALÃO? Jogos de salão também conhecidos como jogos de tabuleiro são atividades realizadas geralmente em locais fechados, podendo ter base de pura estratégia, sorte ou uma mistura dos dois, onde se busca realizar determinados objetivos de acordo com o jogo.

6 Imagem: KMJ GFDL / public domain
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade COM BASE NA DEFINAÇÃO ANTERIOR SOBRE JOGOS DE SALÃO, VAMOS CRIAR O NOSSO CONCEITO: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Imagem: KMJ GFDL / public domain

7 Imagem: Lawrence Alma-Tadema / public domain
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade ORIGENS DOS JOGOS DE SALÃO Sua origem parece estar ligada às primeiras cidades de que se tem notícia, há alguns milhares de anos, nas regiões do antigo Egito e da Mesopotâmia (hoje Iraque). Foram encontrados em escavações arqueológicas objetos e desenhos que parecem ser ou fazer referência a jogos de tabuleiro. Imagem: Lawrence Alma-Tadema / public domain

8 EM NOSSAS AULAS TRATAREMOS SOBRE:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade PRINCIPAIS JOGOS DE SALÃO: EM NOSSAS AULAS TRATAREMOS SOBRE: Dama; Xadrez; Dominó; War; Gamão; Fubica; Banco imobiliário. Dama; Xadrez; Dominó.

9 QUAIS OS OBJETIVOS SOCIAIS DOS JOGOS DE SALÃO?
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade QUAIS OS OBJETIVOS SOCIAIS DOS JOGOS DE SALÃO? Propiciar espaços de socialização e convivência Contribuições para o desenvolvimento cognitivo

10 ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES (PARTE 2)
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES (PARTE 2) TRAGAM NA PRÓXIMA AULA JOGOS DE DAMA PARA CONHECERMOS MAIS SOBRE ESSE JOGO NA TEORIA E PRÁTICA

11 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade DAMA: A origem do jogo de dama é desconhecida. Pinturas e tabuleiros encontrados em túmulos do antigo Egito, além de outros achados arqueológicos em diversos lugares do mundo, nos dão conta da existência de jogos bem semelhantes ao atual jogo de damas. Não existem, no entanto, indícios seguros que nos possam explicar onde e quando ele surgiu.

12 Imagem: Michel32Nl / public domain
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade REGRAS: O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras.  O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário. Imagem: Michel32Nl / public domain

13 Imagem: Rolf Kolasch / public domain
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado.  O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas. Imagem: Rolf Kolasch / public domain A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.

14 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor. A captura é obrigatória. Não existe sopro. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).

15 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar, não será promovida à dama. Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.

16 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade Empate: Após 20 lances sucessivos de damas, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada. Finais de: 2 damas contra 2 damas; 2 damas contra uma; 2 damas contra uma dama e uma pedra; uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances.

17 ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES (PARTE 3)
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES (PARTE 3) HOJE CONHECEMOS UM POUCO SOBRE A DAMA, NA PRÓXIMA AULA TRAGAM JOGOS DE XADREZ PARA CONHECERMOS MAIS SOBRE ESSE JOGO NA TEÓRIA E PRÁTICA

18 Imagem: Ludwig Deutsch / public domain
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade XADREZ: Apesar de várias civilizações terem sido consideradas como o local de surgimento do xadrez, a maioria dos pesquisadores aponta a Índia como sendo o local da origem do jogo, em meados do século VI d.C. Imagem: Ludwig Deutsch / public domain

19 Imagem: Lee Daniel Crocker / public domain
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade REGRAS: Xadrez contém 32 peças, sendo 16 de cor clara, distribuídas para um dos jogadores (enxadristas) e as outras 16 de cor escura, distribuídas para o outro jogador. Essas peças são divididas em 6 tipos, e cada uma tem uma função, um determinado tipo de movimento. As peças são: Peão, Cavalo, Torre, Bispo, Rainha e Rei. Imagem: Lee Daniel Crocker / public domain

20 Imagem: MichaelMaggs / public domain
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade O peão deve se mover sempre na vertical, com limite de apenas uma casa por movimento. A única exceção será no movimento inicial, quando ele tem permissão para andar duas casas. É a única peça que não pode voltar e só pode capturar as peças adversárias na diagonal e não na posição em que se movimenta. Imagem: MichaelMaggs / public domain

21 Imagem: MichaelMaggs / public domain
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade Os bispos podem se movimentar em qualquer uma das casas, perto ou distante, que sejam diagonais a partir do lugar onde eles se encontram. Por isso, eles nunca irão a uma casa de cor diferente das dele. Os brancos sempre se encontrarão nas casas brancas assim como os pretos sempre estarão nas casas pretas. Imagem: MichaelMaggs / public domain

22 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade O cavalo faz o movimento no formato de um “L”, com direito a andar três casas para conseguir formá-lo. Assim, essa peça se torna a única que pode pular outras, sem precisar estar na casa de mesma cor. Imagem (a): MichaelMaggs / public domain A torre sempre se movimentará no sentido reto, podendo ser pela vertical ou pela horizontal, perto ou distante. Pode ocupar tanto a casa preta quanto a casa branca. Imagem (b): MichaelMaggs / public domain

23 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade A rainha, tem os movimentos mais privilegiados do jogo, podendo imitar todas as peças, exceto o cavalo. Imagem (a): MichaelMaggs / public domain O rei tem os mesmos movimentos da dama; porém, são limitados a apenas uma casa por vez. Imagem (b): MichaelMaggs / public domain

24 ORGANIZAÇÃO DAS PEÇAS:
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade ORGANIZAÇÃO DAS PEÇAS: TORRE CAVALO BISPO REI RAINHA PEÃO

25 OBJETIVO DO JOGO: CAPTURAR O REI
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade ABERTURA DO JOGO: Para capturar peças do adversário, move-se a peça para a casa da peça a tomar, retirando a peça do adversário do tabuleiro, no caso dos peões, movem-se para a frente, mas para capturar, capturam apenas na diagonal. Cheque : Quando se ataca o rei diz-se cheque porque é a peça fundamental do xadrez. Cheque mate  : Quando se ataca o rei de forma a não ter fuga acaba o jogo e o vencedor diz cheque mate. OBJETIVO DO JOGO: CAPTURAR O REI

26 ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES (PARTE 4)
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES (PARTE 4) NAS AULAS ANTERIORES FALAMOS SOBRE OS JOGOS DE DAMA E XADREZ, PRÓXIMA AULA NÃO DEIXEM DE TRAZER OS JOGOS DE DOMINÓ PARA CONHECERMOS MAIS SOBRE ESSE JOGO NA TEÓRIA E PRÁTICA

27 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade DOMINÓ: O Dominó é um daqueles jogos que não tem sua origem bem definida. É conhecido por inúmeros povos, por esse motivo tem muitas variações e é jogado por pessoas de todas as idades.  A primeira citação ao jogo vem da China. Segundo lendas daquele país, o jogo teria sido inventado por um funcionário do imperador Hui Tsung. Outra, diz que o jogo foi inventado entre os anos de 234 a 181 a.C, quando teria vivido Huang Ming, um soldado-herói. 

28 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade O nome "dominó" teria sua origem na expressão latina Domino gratias (graças a Deus). Isto porque o jogo era comparado à gola das vestes dos padres, golas estas pretas e brancas. Afirma-se que os religiosos usavam a expressão latina cada vez que faziam uma boa jogada...  Não importa qual seja sua origem, o que vale mesmo é que jogar dominó é muito legal e desenvolve muitas habilidades.  Enoch Lai at the English language Wikipedia / public domain

29 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade REGRAS: O primeiro a jogar pode ser por duas regras: a) O que tem a pedra 6x6 (barata, carreta, carrilhão, bucha, dozão, carrão) sempre começa a partida b) Quem sortear a peça mais alta antes de iniciar a primeira partida iniciará, as demais partidas iniciam no sentido anti-horário a partir deste jogador. Jogando em Dupla:  (4 jogadores 2x2), Cada jogador recebe 7 peças

30 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade OBJETIVO: O objetivo é baixar todas as peças primeiro, ou fechar o jogo (menos habitual).  Jogar para o "fecha" não é uma pratica comumente aceita, sendo permitido somente o "fecha" natural. O jogo fica fechado quando não é mais possível baixar peças, geralmente quando as duas pontas do jogo têm o mesmo número e não existem mais peças com este número na mão dos jogadores. Quando o jogo fica fechado, quem tiver menos pontos em peças na mão ganha e leva a pontuação em peças na mão do adversário, no caso de jogo por pontos.

31 PONTUAÇÃO: Geralmente uma disputa de dominó é feita em várias partidas consecutivas, os pontos geralmente são calculados de duas maneiras: a) Quem baixar todas as peças ganha os pontos da soma de todas as peças que sobrarem na mão do adversário. Ganha a dupla ou jogador que atingir primeiro um determinado numero de pontos, normalmente 100 pontos.

32 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade b) A dupla que acumular 06 pontos primeiro é a vencedora. Onde: - Uma batida normal (em uma única "cabeça") vale 01 ponto, mesma pontuação quando o jogo trancar e acontecer a contagem,  - Batida de "carroça" vale 02 pontos - O famoso "lá e lô" que significar bater com uma pedra simples nas duas pontas, vale 03 pontos - O "lá e lô" de carroça, também chamada de "quadrada" ou "cruzada" vale 06 pontos.  Caso algum jogador inicie o jogo com 4 carroças, as pedras são repostas na mesa. 

33 ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES
EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade ORIENTAÇÕES PARA ATIVIDADES COMPETIÇÃO COM REGRAS MODIFICADAS E/OU CONSTRUÍDAS (PARTE 5) Após vivenciar os jogos em destaque, selecionar com a turma, um dos jogos, para ser vivenciada uma competição na próxima aula, onde as regras serão modificadas e/ou construídas com os educandos.

34 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade VIVÊNCIA DE COMPETIÇÃO COM BASE NAS REGRAS MODIFICADAS E/OU CONSTRUÍDAS PELOS EDUCANDOS NA AULA ANTEIOR (PARTE 6)

35 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade DEBATES SOBRE A RELAÇÃO DOS JOGOS VIVENCIADOS, COM OS JOGOS DA ATUALIDADE (PARTE 7) 1- O que aprendemos com as aulas sobre jogos de salão? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2- Quais são jogos da atualidade? __________________________________________________________________________________________________________________________ 3- Existe alguma relação entre os jogos vivenciados com os jogos da atualidade? Quais são essas relações? (semelhanças e diferenças).

36 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade REFERÊNCIAS Disponível em: < Acesso em: 24 Jun Disponível em: < Acesso em: 24 Jun. 2015 Disponível em: < Acesso em: 24 Jun. 2015

37 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade TABELA DE IMAGENS Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 5 By KMJ [GFDL ( or CC-BY-SA-3.0 ( via Wikimedia Commons 22/06/2015 6 Lawrence Alma-Tadema [Public domain], via Wikimedia Commons 24/06/2015 11 User:Michel32Nl Public domain], via Wikimedia Commons

38 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 12 By Rolf Kolasch Public domain], via Wikimedia Commons 24/06/2015 17 Ludwig Deutsch [Public domain], via Wikimedia Commons 18 By Lee Daniel Crocker (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons 19 By MichaelMaggs (Own work) [CC BY-SA 2.5 ( via Wikimedia Commons

39 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 20 By MichaelMaggs (Own work) [CC BY-SA 2.5 ( via Wikimedia Commons 24/06/2015 21a 21b 22a

40 22b 27 EDUCAÇÃO FÍSICA, 8º Ano do Ensino Fundamental, Contextualização
histórica e social dos jogos de salão e de já vivenciados, relacionando-os com outros na atualidade Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 22b By MichaelMaggs (Own work) [CC BY-SA 2.5 ( via Wikimedia Commons 24/06/2015 27 Enoch Lai at the English language Wikipedia [GFDL ( or CC-BY-SA-3.0 ( via Wikimedia Commons


Carregar ppt "COMPONENTE CURRICULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google