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O mercado de trabalho.

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Apresentação em tema: "O mercado de trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 O mercado de trabalho

2 O mercado de trabalho Um modelo de oferta e demanda pode ser usado para responder a muitas questões práticas sobre o mercado de trabalho, como salário e emprego. Algumas questões tratadas neste capítulo são: A determinação de salários em mercados perfeitamente competititvos Uma explicação de por que os salários diferem de uma ocupação para outra Os efeitos das imperfeições do mercado ©2004 by Pearson Education

3 A empresa compra insumos em mercados perfeitamente competitivos
Um empresa perfeitamente competitiva: toma os preços de seus insumos como dados (tomadoras de preços no mercado de insumos) contrata uma fração ínfima dos trabalhadores no mercado de trabalho toma o salário de mercado como dado e pode contratar quantos trabalhadores desejar a este salário ©2004 by Pearson Education

4 Retornos decrescentes e a quantidade ótima de trabalho
As empresas utilizam o princípio marginal para decidir quantos trabalhadores contratar. Princípio marginal Aumente o nível de uma atividade se seu benefício marginal exceder o custo marginal; porém, reduza o nível de uma atividade se o custo marginal exceder o benefício marginal. Se possível, selecione o nível em que o benefício marginal se iguala ao custo marginal. A empresa escolhe a quantidade de trabalhadores em que o benefício marginal (receita marginal do produto do trabalho) é igual ao custo marginal (o salário). ©2004 by Pearson Education

5 Custo marginal do trabalho
O custo marginal do trabalho é simplesmente o salário por hora do mercado ou o custo extra associado com uma hora a mais de trabalho. O custo marginal do trabalho é também a curva de oferta de trabalho com a qual a empresa se defronta. Quando o salário é R$24 por hora, a empresa pode contratar 3, 5 ou qualquer número de trabalhadores por esse salário. ©2004 by Pearson Education

6 Benefício marginal do trabalho
O benefício marginal do trabalho é igual ao valor monetário do produto produzido com uma hora de trabalho adicional. O benefício marginal do trabalho é chamado de receita marginal do produto do trabalho (RMPT) ou receita extra gerada por um trabalhador adicional. RMPT = preço do bem produzido x produto marginal ©2004 by Pearson Education

7 A empresa enfrenta retornos decrescentes no curto prazo
No curto prazo, a empresa está sujeita a retornos marginais decrescentes do trabalho. A mudança na produção quando se emprega um trabalhador adicional diminui quando o número de trabalhadores aumenta. Princípio dos retornos decrescentes Suponha que a produção de um bem seja realizada com dois ou mais insumos e que somente a quantidade de um deles seja aumentada enquanto outros permanecem fixos. Além de certo ponto — chamado ponto dos retornos decrescentes —, a produção aumentará a uma taxa decrescente. ©2004 by Pearson Education

8 Benefício marginal do trabalho e os retornos decrescentes
Pelo fato da empresa enfrentar retornos decrescentes no curto prazo, o produto marginal do trabalho decresce com trabalhadores adicionais contratados. Em outras palavras, existe uma relação negativa entre o número de trabalhadores contratados e a receita marginal da produção. A curva RMPT (benefício marginal) também é a curva de demanda de trabalho de curto prazo da empresa ©2004 by Pearson Education

9 Benefício marginal (demanda) e o custo marginal (oferta) do trabalho
Ao salário de R$24 a hora, a receita marginal iguala o custo marginal e a empresa contrata cinco trabalhadores. ©2004 by Pearson Education

10 Quantos trabalhadores uma empresa contratará?
Ao salário de R$24 por hora, a empresa contratará 5 trabalhadores. Se o salário subir para R$33, a empresa contratará 3 trabalhadores. Escolha um salário, que a curva de RMPT dirá qual a quantidade de trabalho a ser demandada. ©2004 by Pearson Education

11 Mudanças na curva de demanda de trabalho
Para traçar a curva de demanda de trabalho, mantemos fixos o preço do bem produzido e a produtividade dos trabalhadores. Um aumento no preço do bem produzido aumentará a RMPT dos trabalhadores, deslocando toda a curva de demanda para a direita. A cada salário, a empresa contratará um número maior de trabalhadores. ©2004 by Pearson Education

12 Demanda de mercado de curto prazo
A demanda de mercado por trabalho de curto prazo é a soma das demandas de trabalho de todas as empresas que utilizam um particular tipo de trabalho. ©2004 by Pearson Education

13 Demanda de trabalho de longo prazo
A curva de demanda de trabalho de longo prazo mostra a relação entre o salário e as quantidades demandadas de trabalho de longo prazo quando o número de empresas no mercado pode mudar e as empresas no mercado podem modificar suas instalações de produção. ©2004 by Pearson Education

14 Demanda de trabalho de longo prazo
Embora não existam retornos decrescentes no longo prazo, a curva de demanda de mercado tem inclinação negativa. Quando o salário aumenta, a quantidade de trabalho demandada diminui por duas razões: Efeito de produção. Um aumento no salário aumentará o custo de produção e o preço, e assim menor quantidade será demandada e vendida; desse modo, menos trabalho será necessário. Efeito de substituição de insumo. Um aumento no salário fará a empresa substituir o trabalho por outros insumos; a empresa usará mais máquinas e menos trabalhadores. ©2004 by Pearson Education

15 Demanda de curto prazo versus de longo prazo
A demanda de trabalho é menos elástica no curto prazo. Isso significa que a curva de demanda de curto prazo é mais inclinada que a curva de demanda de longo prazo, pois existe menos flexibilidade no curto prazo porque as empresas não podem entrar nem sair do mercado. Além disso, as empresas que operam no mercado não podem modificar suas instalações de produção. Um decréscimo nos salários, por exemplo, resulta num maior número de trabalhadores empregados no longo prazo após as empresas terem alterado suas instalações de produção para usar trabalho mais intensivamente. ©2004 by Pearson Education

16 Oferta de trabalho A curva de oferta de trabalho mostra a relação entre o total de horas ofertadas de trabalho a cada salário, para uma ocupação específica, numa região específica. ©2004 by Pearson Education

17 Decisão individual: quantas horas?
A decisão de trabalhar é baseada no princípio do custo de oportunidade. Princípio do custo de oportunidade. O custo de oportunidade de algo consiste no sacrifício de obtê-lo. A decisão de trabalhar envolve a decisão de sacrificar certo tempo de lazer: cada hora de trabalho reduz o lazer em uma hora. Portanto, a demanda de lazer é o outro lado da oferta de trabalho. O preço do tempo de lazer é a renda sacrificada para cada hora de lazer, ou seja, o salário por hora. ©2004 by Pearson Education

18 Demanda de lazer Um aumento no salário — o preço do trabalho — tem os seguintes efeitos sobre a demanda de lazer: Efeito substituição: quando o salário aumenta, o trabalhador substitui renda por lazer. Efeito renda: um aumento no salário aumenta a renda real do trabalhador e a demanda de lazer. ©2004 by Pearson Education

19 Demanda de lazer Os efeitos de renda e de substituição de um aumento no salário funcionam em direções opostas: o efeito substituição diminui o lazer desejado o efeito renda aumenta o tempo de lazer desejado Portanto, não podemos prever se um aumento no salário fará Lígia demandar mais tempo de lazer (ofertar menos trabalho) ou menos lazer (ofertar mais trabalho). ©2004 by Pearson Education

20 Demanda de lazer Existem três reações razoáveis ao salário mais alto:
Uma diminuição nas horas trabalhadas, enquanto a renda permanece a mesma Nenhuma mudança nas horas trabalhadas, enquanto a renda aumenta e o lazer permanece o mesmo Um aumento nas horas trabalhadas, enquanto a renda aumenta e o lazer diminui. Estudos empíricos de mercados de trabalho mostram que os aumentos na horas trabalhadas são contrabalançados pelas reduções. ©2004 by Pearson Education

21 Curva de oferta de mercado
A curva de oferta de trabalho do mercado mostra a relação entre os salários e as quantidades ofertadas de trabalho. A curva de oferta de trabalho do mercado possui inclinação positiva, consistente com a lei da oferta: quanto mais alto for o salário (o preço do trabalho), maior será a quantidade ofertada de trabalho. ©2004 by Pearson Education

22 Razões para a curva de oferta de trabalho do mercado ser positivamente inclinada
Um aumento em seu salário afeta suas quantidades ofertadas de trabalho de três maneiras: Aumento no número de horas trabalhadas Escolha de ocupação. Um aumento no salário atrairá mais trabalhadores para essa ocupação. Migração: alguns profissionais de outras cidades se mudarão para a cidade com maior salário. O primeiro efeito é incerto, mas o segundo e o terceiro efeitos se reforçam mutuamente e promovem uma curva de oferta positivamente inclinada. ©2004 by Pearson Education

23 Equilíbrio de mercado Um equilíbrio de mercado de trabalho ocorre quando não há pressão para mudanças nos salários. Mudanças na demanda e na oferta afetam o equilíbrio de mercado. Neste exemplo, um aumento na demanda aumenta o salário e a quantidade de serviços de enfermeiros. ©2004 by Pearson Education

24 Explicando diferenças de salários e de renda
Quando a oferta de profissionais naquela ocupação for pequena, relativamente à demanda por aqueles profissionais, o salário será alto. A oferta de trabalhadores pode ser pequena por quatro razões: Poucas pessoas têm as competências ou habilidades exigidas. Altos custos de treinamento Aspectos indesejáveis do emprego Barreiras artificiais à entrada ©2004 by Pearson Education

25 Discriminação de gênero
Estudos sobre o diferencial entre gêneros mostraram que: Mulheres em muitas ocupações têm menos instrução formal e menos experiência de trabalho, logo são menos produtivas e recebem menos. Outra razão para essa diferença nos salários é a discriminação ocupacional associada à discriminação por sexo: nega-se às mulheres o acesso a muitas ocupações. Para diminuir a diferença salarial por gênero, as mulheres devem mudar de ocupação. ©2004 by Pearson Education

26 Discriminação racial Estudos mostram que:
Em 1995, nos Estados Unidos, homens negros que trabalhavam em tempo integral ganhavam 73% dos salários de homens brancos. Homens de origem hispano-americana ganhavam 62% dos salários de homens brancos, enquanto mulheres de origem hispano-americana ganhavam 73% dos salários pagos a mulheres brancas. A discriminação racial diminui os salários de homens negros em cerca de 13%. Parte dos diferenciais de salários se deve às diferenças de produtividade e parte se deve à discriminação racial, mas nos anos 1990 a maioria das disparidades era devida a diferenças de habilidades, não de discriminação racial. ©2004 by Pearson Education

27 Por que os universitários americanos formados recebem salários mais altos?
Em 1997, um profissional que tivesse concluído o curso universitário ganhava 78% a mais do que uma pessoa com apenas o segundo grau. Dois fatores explicam o maior salário do universitário. Efeito aprendizagem de um curso universitário: os estudantes universitários aprendem as qualificações exigidas para certas ocupações efeito sinalizador da educação universitária: uma pessoa que conclui a faculdade dá um sinal aos empregadores sobre suas qualificações (tempo de gerenciamento, habilidade para aprender, etc.) ©2004 by Pearson Education

28 Política pública e mercados de trabalho: efeitos do salário mínimo
O salário mínimo diminui a quantidade de trabalho empregada e resulta em ganhos e perdas para os trabalhadores e empregadores Ganhos: alguns funcionários mantêm seus empregos e recebem um salário mais alto. Perdas: Alguns funcionários perdem seus empregos, o que aumenta o custo de produção, aumentando o preço dos bens e serviços. ©2004 by Pearson Education

29 Política pública e mercados de trabalho: registro profissional
Em algumas ocupações, o número de trabalhadores é limitado pelos Conselhos de licenciamento sancionados pelo governo. Neste caso, o trabalhador deve: completar um dado programa educacional passar em um exame ter certa experiência de trabalho ou numa determinada área ©2004 by Pearson Education

30 Política pública e mercados de trabalho: registro profissional
O registro profissional tem sido criticado por três razões: A fraca ligação entre desempenho e requisitos necessários para a concessão de licença profissional Meios alternativos de proteção. Existem outros meios de proteger os consumidores de profissionais incompetentes Restrições ao ingresso na profissão. Os requisitos de licença aumentam o custo de ingressar na profissão. ©2004 by Pearson Education

31 Sindicatos Um sindicato é um grupo organizado de trabalhadores que, em geral, persegue os seguintes objetivos: Aumentar a segurança do emprego Melhorar as condições de trabalho Aumentar salários e benefícios Existem dois tipos de sindicatos: Sindicato de classe Sindicato de indústria ©2004 by Pearson Education

32 Taxas de sindicalização nos Estados Unidos
Taxa de Sindicalização nos Estados Unidos, 1997 14.1 9.7 37.2 5 10 15 20 25 30 35 40 Todos os trabalhadores Trabalhadores do setor público setor privado Statistical Abstract of the United States, 1998 Percentual de trabalhadores que são membros de sindicatos ©2004 by Pearson Education

33 Sindicatos e salários São três as abordagens para aumentar os salários dos trabalhadores sindicalizados: Organizar os trabalhadores e negociar um maior salário — restrito a membros do sindicato Promover os produtos feitos por sindicatos; a demanda de trabalho é demanda derivada Uma terceira abordagem — que pode ou não aumentar os salários — consiste em impor regras de trabalho que aumentem a quantidade de trabalho exigida para produzir uma dada quantidade de produto ©2004 by Pearson Education

34 Informações imperfeitas no mercado de trabalho
Existe assimetria de informação no mercado de trabalho porque o empregador não é capaz de distinguir entre trabalhadores qualificados e não qualificados ou entre trabalhadores que trabalham efetivamente e aqueles mais “folgados”. Como o empregador não é capaz de distinguir entre esses dois tipos de trabalhadores, oferecerá um único salário, percebendo que ele provavelmente contratará alguns trabalhadores de cada tipo. ©2004 by Pearson Education

35 Salários-eficiência Para atrair alguns trabalhadores altamente qualificados, o empregador pode pagar um salário que excede o custo de oportunidade de trabalhadores altamente qualificados. Como as empresas atraem mais trabalhadores qualificados, a média de produtividade de sua força de trabalho aumentará. Pagando um salário eficiência, aumenta a produtividade média da força de trabalho e a empresa pode aumentar seu lucro. ©2004 by Pearson Education


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