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O Conhecimento Espírita e sua importância na tarefa do ESDE O Conhecimento Espírita e sua importância na tarefa do ESDE.

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1 O Conhecimento Espírita e sua importância na tarefa do ESDE O Conhecimento Espírita e sua importância na tarefa do ESDE

2 CONHECIMENTO O QUE É? ONDE E COMO ADQUIRIR? O QUE É? ONDE E COMO ADQUIRIR?

3 “TÚ ÉS MESTRE EM ISRAEL E DESCONHECES ESTAS COISAS?” JESUS “TÚ ÉS MESTRE EM ISRAEL E DESCONHECES ESTAS COISAS?” JESUS João, cap.III, 1-12

4 CONHECIMENTO  IDÉIA; NOÇÃO; INFORMAÇÃO; NOTÍCIA, EXPERIÊNCIA; DISCERNIMENTO.  CONSCIÊNCIA DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA.  IDÉIA; NOÇÃO; INFORMAÇÃO; NOTÍCIA, EXPERIÊNCIA; DISCERNIMENTO.  CONSCIÊNCIA DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA. Dicionário Caldas Aulete

5 CONHECIMENTO TODO O MEU SABER CONSISTE EM SABER QUE NADA SEI! Sócrates, 470 – 300 a.C TODO O MEU SABER CONSISTE EM SABER QUE NADA SEI! Sócrates, 470 – 300 a.C CONHECE-TE A TI MESMO Santo Agostinho, L E - 919

6 - É dado ao homem conhecer o princípio das coisas? “Não. Deus não permite que ao homem tudo seja revelado neste mundo.” - Penetrará o homem um dia o mistério das coisas que lhe estão veladas? “O véu se levanta a seus olhos, à medida que ele se depura.” - É dado ao homem conhecer o princípio das coisas? “Não. Deus não permite que ao homem tudo seja revelado neste mundo.” - Penetrará o homem um dia o mistério das coisas que lhe estão veladas? “O véu se levanta a seus olhos, à medida que ele se depura.” (O Livro dos Espíritos – perg. 17 e 18)

7 “...., à medida que o Espírito desenvolve todo o seu potencial, não apenas intelectual, mas também moralmente, tem mais possibilidades de avançar no conhecimento. Se não pode chegar à essência absoluta das coisas porque não tem instrumentos adequados a este tipo de inquirição, pelo menos adquire uma visão mais lúcida e cada vez mais profunda e ampliada.” (AMORIM, Deolindo. Análises Espíritas-pág.178)

8 Conhecimento... É fruto de longa paciência, de ardorosa boa vontade e de profunda meditação. (DEJEAN, Georges. A Nova Luz). O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo. (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã.)

9 Incorporação de novas experiências Mudança interior

10 APRENDIZADOPRÁTICA Matérias Primas do Processo Evolutivo “Manufatura” da Etapa Evolutiva EVOLUÇÃO Representação Esquemática do Processo Evolutivo

11 Por que a Doutrina Espírita amplia o conceito de conhecimento?

12 “O conhecimento espírita é orientação para a vida essencial e profunda do ser......a evolução é lei para todas as criaturas, mas o Espiritismo intervém no plano da consciência,...” André Luiz Entre Irmãos de Outras Terras – Item 5 XAVIER, Francisco Cândido, VIEIRA,Waldo André Luiz Entre Irmãos de Outras Terras – Item 5 XAVIER, Francisco Cândido, VIEIRA,Waldo Conhecimento Espírita

13 “ O conhecimento é progressivo, o que significa, em última análise, que se enriquece de experiências do passado e aquisições do presente.....em cada época se aplicam reflexões novas ou se aduzem elementos renovadores. É o enriquecimento, de etapa em etapa.” (AMORIM, Deolindo. Análises Espíritas-pág.182) “ O conhecimento é progressivo, o que significa, em última análise, que se enriquece de experiências do passado e aquisições do presente.....em cada época se aplicam reflexões novas ou se aduzem elementos renovadores. É o enriquecimento, de etapa em etapa.” (AMORIM, Deolindo. Análises Espíritas-pág.182)

14 Conhecimento Espírita “....constitui o repositório de sabedoria que ampara o indivíduo e o impulsiona montanha acima, no rumo dos acumes.” (FRANCO, Divaldo P. Loucura e Obsessão) “....constitui o repositório de sabedoria que ampara o indivíduo e o impulsiona montanha acima, no rumo dos acumes.” (FRANCO, Divaldo P. Loucura e Obsessão)

15 “ O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador Prometido : conhecimento das coisas, fazendo com que o homem saiba de onde vem, para onde vai e por que está na terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança“ ALLAN kARDEC (EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (CAP. VI – 4)

16 “A humanidade progride pelos indivíduos que se aperfeiçoam, pouco a pouco, e se esclarecem. Então, quando estes se impõem pelo número, tomam a frente e arrastam os outros...” Questão 789 O Livro dos Espíritos “A humanidade progride pelos indivíduos que se aperfeiçoam, pouco a pouco, e se esclarecem. Então, quando estes se impõem pelo número, tomam a frente e arrastam os outros...” Questão 789 O Livro dos Espíritos COMPROMISSO DE TODOS NÓS

17 A necessidade de um curso sistematizado e regular de Espiritismo foi previsto por Alan Kardec: "Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios (...). Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e suas conseqüências.” Obras Póstumas- Projeto 1868.

18 “Recentemente formaram-se alguns grupos especiais, cuja multiplicação jamais deixaríamos de encorajar: sãos os denominados grupos de ensino. Neles, ocupam-se pouco ou quase nada das manifestações, mas, sim, da leitura e da explicação de O Livro dos Espíritos, de O Livro dos Médiuns e de artigos da Revista Espírita. KARDEC Viagem Espírita – 1862 – Instruções Particulares – Item, X

19 Algumas pessoas devotadas reúnem com esse objetivo certo número de ouvintes, suprindo para eles as dificuldades de ler e estudar por si mesmos. Aplaudimos de todo o coração essa iniciativa que, esperamos, terá imitadores e não poderá, em se desenvolvendo, deixar de produzir os mais felizes resultados.”

20 O grande afluxo de pessoas às Casas Espíritas, no Brasil, definiu a urgência de se organizar um estudo metódico do Espiritismo visando o esclarecimento e o apoio moral oferecido pela Doutrina Espírita. metódico do Espiritismo visando o esclarecimento e o apoio moral oferecido pela Doutrina Espírita.

21 A Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE, lançada na reunião do Conselho Federativo Nacional de 1983, em Brasília, representou avanço significativo no trabalho de Unificação do Movimento Espírita. A Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE, lançada na reunião do Conselho Federativo Nacional de 1983, em Brasília, representou avanço significativo no trabalho de Unificação do Movimento Espírita.

22 são núcleos de estudo, de fraternidade, de oração e de trabalho (....) são núcleos de estudo, de fraternidade, de oração e de trabalho (....) são escolas de formação espiritual e moral (...) são escolas de formação espiritual e moral (...) são Casas onde as crianças, os jovens, os adultos e os idosos têm oportunidade de conviver, estudar e trabalhar, (...) são Casas onde as crianças, os jovens, os adultos e os idosos têm oportunidade de conviver, estudar e trabalhar, (...) O que são os Centros Espíritas?

23 Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI Os 4 Pilares da Educação para o Século XXI Delors, Jacques (org.) Comissão internacional sobre educação para o século XXI. Educação: um tesouro a descobrir.Delors, Jacques (org.) Comissão internacional sobre educação para o século XXI. Educação: um tesouro a descobrir.  Citado por Pereira, Sandra Borba. Reflexões pedagógicas à luz do Evangelho. Paraná: Federação Espírita do Paraná, 2009.Pereira, Sandra Borba. Reflexões pedagógicas à luz do Evangelho. Paraná: Federação Espírita do Paraná, 2009. Joanna de Ângelis/DPF. A Pedagogia de Jesus, in Diretrizes para o êxito, Salvador: LEAL, 2004.Joanna de Ângelis/DPF. A Pedagogia de Jesus, in Diretrizes para o êxito, Salvador: LEAL, 2004.

24 Os 4 Pilares da Educação Relatório Delors / UNESCO Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a viver juntos Aprender a ser

25 A categorização da ES.PE.RE EScola de PErdão e REconciliação 4 dimensões do ser humano adaptado de Blaney e Boonen (2009). O pensar O sentir O atuar O transcender

26 Qual o objetivo da Educação? “Não basta desenvolver as inteligências, é necessário formar caracteres, fortalecer as almas e as consciências. Os conhecimentos devem ser completados por noções que esclareçam o futuro e indiquem o destino do ser. Para renovar uma sociedade, são necessários homens novos e melhores” Léon Denis - Cristianismo e Espiritismo

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28 OBJETIVO FUNDAMENTAL DO ESDE Proporcionar condições para estudar o Espiritismo de forma séria, regular e contínua, tendo como base as obras codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus.

29 FILOSOFIA DE TRABALHO DO ESDE  COOPERAÇÃO  TRABALHO GRUPAL Participação de todos Desenvolvimento dos seres humanos

30 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NO ESDE “ O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá (...). Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias.” Allan Kardec:O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

31 OBJETIVOS METODOLÓGICOS Substituir Desenvolver A passividade pela atividade a inteligência O individualismo pela cooperação a fraternidade A coletivização pela individualização a personalidade

32 “O Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita constitui o mais eficiente método pedagógico para a educação de todos aqueles que se candidatam à auto- iluminação.” Angel Aguarod - Reformador – março 2008

33 CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO OU AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE ESTUDO

34 Kardec adota o método intuitivo - racional na codificação do Espiritismo, considerando o valor da análise experimental, através da observação, e o uso do raciocínio na descoberta da verdade; sustenta a necessidade de proceder do simples para o complexo, do particular para o geral; consegue, por meio de perguntas e respostas, estabelecer as bases da Codificação Espírita, obtendo pela organização e sabedoria das perguntas, a excelência das respostas. Kardec adota o método intuitivo - racional na codificação do Espiritismo, considerando o valor da análise experimental, através da observação, e o uso do raciocínio na descoberta da verdade; sustenta a necessidade de proceder do simples para o complexo, do particular para o geral; consegue, por meio de perguntas e respostas, estabelecer as bases da Codificação Espírita, obtendo pela organização e sabedoria das perguntas, a excelência das respostas. MÉTODO UTILIZADO POR KARDEC MÉTODO UTILIZADO POR KARDEC

35 CARACTERÍSTICAS DO MÉTODO EXPERIMENTAL UTILIZADO POR KARDEC NA CODIFICAÇÃO ESPÍRITA Observação Registros das observações Comparação de dados Análise dos dados Sistematização dos dados Conclusões Publicação de resultados

36 “ Tendo-me as circunstâncias posto em relação com vários médiuns, toda vez que se oferecia ocasião, eu a aproveitava para propor algumas das questões que me pareciam mais melindrosas. Foi assim que mais de dez médiuns prestaram seu concurso a esse trabalho. E foi da comparação e da fusão de toda essas respostas,coordenadas, classificadas e muitas vezes refeitas no silêncio de meditação, que formei a primeira edição de O Livro dos Espíritos, em 18 de abril de 1857.”

37 UNIVERSALIDADE UNIVERSALIDADE CONCORDÂNCIA CONCORDÂNCIA LINGUAGEM LINGUAGEM LÓGICA LÓGICA BOM SENSO BOM SENSO CRITÉRIOSCRITÉRIOS

38 Critérios doutrinários Fidelidade doutrinária Continuidade Aprofunda -mento temático Bom senso Escolha do temário Bibliografia

39 Critérios Psico- pedagógicos Clientela Afetivo- cognitivo Vivência dos conhecimentos adquiridos Metodologia Integração horizontal/ vertical UnidadeContinuidadeFlexibilidade


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