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OBJETIVO FUNDAMENTAL DO ESDE Proporcionar condições para estudar o Espiritismo de forma séria, regular e contínua, tendo como base as obras codifica-

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2 OBJETIVO FUNDAMENTAL DO ESDE Proporcionar condições para estudar o Espiritismo de forma séria, regular e contínua, tendo como base as obras codifica- das por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus.

3 ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA BREVE HISTÓRICO

4 BREVE HISTÓRICO A necessidade de um curso sistematizado e regular de Espiritismo foi previsto por Alan Kardec: "Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da ciência e difundir o gosto pelos estudos sérios (...). Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e suas conseqüências. Obras Póstumas- Projeto 1868.

5 O grande afluxo de pessoas às Casas Espíritas, no Brasil, definiu a urgência de se organizar um estudo metódico do Espiritismo visando o esclarecimento e o apoio moral oferecido pela Doutrina Espírita.

6 Apoiando esta iniciativa, o Espírito Angel Aguarod, em mensagem recebida, no ano de 1977, na Federação Espírita do Rio Grande do Sul, enfatiza: Cabe, pois, aos Espíritas, responsáveis pelo Movimento Espírita, uma ampla tarefa de divulgação das obras básicas da Doutrina Espírita, promovendo um estudo sistemático das mesmas.

7 Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE, ocorrido na reunião do Conselho Federativo Nacional de 1983, em Brasília, representou avanço significativo no trabalho de Unificação do Movimento Espírita.

8 No lançamento da Campanha do ESDE Bezerra de Menezes, em mensagem psicofônica recebida por Divaldo Pereira Franco, acentuou: Um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, sem nenhum demérito para todas as nobres tentativas que têm sido feitas ao longo dos anos (...) é o programa da atualidade sob a inspiração do Cristo (...).

9 ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA O NOVO PROGRAMA

10 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NO ESDE 1. O (...) estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita (...), só pode ser feita com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado. Allan Kardec:O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

11 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NO ESDE 2. O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá (...). Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idéias. Allan Kardec:O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

12 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMA FUNDAMENTAL: subdividido em dois tomos, cada um contendo nove módulos de estudo. PROGRAMA COMPLEMENTAR: constituído de um único tomo, também com nove módulos de estudo.

13 FORMATAÇÃO PEDADÓGICA Utilização, em ambos os programas, do sistema de módulos para agrupar assuntos semelhantes, os quais são desenvolvidos em unidades básicas denominadas roteiros de estudo. A duração mínima prevista para execução do do Curso é de dois anos letivos Cada roteiro de estudo deve, em princípio, ser desenvolvido numa reunião semanal de 1 hora e 30 minutos.

14 COMPOSIÇÃO DIDÁTICA DO ROTEIRO DE ESTUDO PÁGINA DE ROSTO : número e nome do módulo; objetivos: geral e específico, idéias básicas. SUGESTÕES DE DIDÁTICAS: indica como aplicar e avaliar o assunto de forma dinâmica, segundo os seus objetivos e o seu conteúdo básico. FORMULÁRIO DE SUBSÍDIOS: variáveis em número, de acordo com a complexidade do assunto. FORMULÁRIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Alguns roteiros possuem anexos, glossários e atividades extraclasse.

15 NOVO PROGRAMA DO CURSO ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Oferece uma visão panorâmica e doutrinária do Espiritismo Segue a ordem seqüencial dos assuntos existentes em O Livro dos Espíritos

16 Programa Fundamental – Tomo I Módulo I: Introdução ao estudo do Espiritismo Módulo II: A codificação espírita Módulo III: Deus Módulo IV: Existência e sobrevivência do Espírito Módulo V: Comunicabilidade dos Espíritos Módulo VI: Reencarnação Módulo VII:Pluralidade dos mundos habitados Módulo VIII: Lei divina ou natural Módulo IX: A lei de adoração São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: introdução, primeira, segunda e terceira partes.

17 Programa Fundamental – Tomo II Módulo X: Lei de liberdade Módulo XI: Lei de progresso Módulo XII: Lei de sociedade e Lei do trabalho Módulo XIII: Lei de destruição e Lei de conservação Módulo XIV: Lei de igualdade Módulo XV: Lei de reprodução Módulo XVI: Lei de justiça, amor e caridade Módulo XVII: A Perfeição Moral Módulo XVIII: Esperanças e Consolações São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: terceira e quarta partes.

18 Programa Complementar – Tomo Único Módulo I: Vida no mundo espiritual Módulo II: Fluidos e perispírito Módulo III: O fenômeno de intercomunicação mediúnica Módulo IV: Dos médiuns Módulo V: Da prática mediúnica Módulo VI: Obsessão e desobsessão Módulo VII: Fenômenos de emancipação da alma Módulo VIII: A evolução do pensamento religioso Módulo IX: Movimento Espírita e Unificação São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: segunda parte.

19 NOVO PROGRAMA DO ESDE

20 ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Organização

21 1. Organização De acordo com a estrutura da Instituição Espírita, o ESDE poderá constituir um Departamento ou um Setor de outro Departamento (comumente do Doutrinário) da Instituição. Em ambos os casos, a sua organização obedece a um esquema básico administrativo e pedagógico.

22 a) Coordenador Geral b) Monitor c) Participante d) Secretaria e) Biblioteca (sugere-se que, se a Instituição Espírita não possuir uma biblioteca, o ESDE organize uma, contendo, no mínimo, as obras indicadas nos programas de estudo). Administrativo

23 1.2 Atribuições do Coordenador Geral administrar as atividades do Departamento ou do Setor; elaborar o plano de atividade do ano; apresentar o planejamento das atividades do ESDE à Diretoria; constituir o quadro de monitores para as diversas turmas; freqüentar, junto com a sua equipe, cursos de aperfeiçoamento doutrinário- pedagógico.

24 1.3 Atribuições do Monitor desenvolver o plano de trabalho elaborado; comparecer às atividades com assiduidade e pontualidade; comunicar, com antecedência, os seus impedimentos; participar de cursos de aperfeiçoamento doutrinário-pedagógico; manter em dia o registro de freqüência de sua turma; participar das reuniões doutrinário- pedagógicas organizadas pela Coordenação.

25 1.4 Atribuições do participante freqüentar as reuniões de estudos com assiduidade e pontualidade; justificar ao monitor as suas faltas e atrasos; acatar as normas de funcionamento do Curso; participar das atividades extra-classe; participar das reuniões confraternativas constantes do plano de atividades do Curso.

26 1.5 Atribuições da Secretaria elaborar fichas de matrícula; efetuar matrícula dos participantes; manter os seus dados cadastrais atualizados; organizar o seu registro de freqüência; elaborar formulários diversos para atendimento dos serviços de secretaria;

27 1.5 Atribuições da Secretaria atender a solicitações diversas atinentes a esse setor; informatizar, caso haja possibilidade, todos os registros necessários ao bom funcionamento do Curso; participar das reuniões doutrinário- pedagógicas organizadas pela Coordenação.

28 1.6 Atribuições do encarregado da Biblioteca do ESDE organizar o acervo de acordo com a bibliografia indicada nos programas de estudo adotado; organizar e manter atualizados os dados cadastrais dos usuários; decidir se a Biblioteca será de consulta ou de empréstimo; elaborar a ficha de empréstimo, se for o caso; organizar o espaço físico adequado, no caso de opção pelo sistema de consulta.

29 2. Pedagógico Adotar um programa de estudo, antecipadamente organizado. Estabelecer uma metodologia consentânea com o objetivo e fins dos Cursos de ESDE. Estabelecer critérios para avaliação dos trabalhos, envolvendo coordenadores, monitores e participantes, bem como o conteúdo, a metodologia e os recursos didáticos.

30 ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO

31 Implantação na Casa Espírita Adquirir conjunto completo de apostilas. Ler o Manual de Orientação. Conhecer todo o material. Compor equipe de monitores. Estabelecer reunião de monitores. Elaborar planejamento administrativo- pedagógico. Marcar local, dia e hora. Divulgar o ESDE na instituição. Entrevistar/inscrever os participantes. Formar grupos de 15 a 25 interessados. Promover/participar de cursos e reuniões.

32 Manutenção na Casa Espírita Avaliar cada aula e o trabalho dos monitores. Renovar periodicamente o material de divulgação. Incentivar a consulta e o estudo das obras da Codificação e das demais indicadas nos roteiros. Orientar e dar condições para o planejamento antecipado das tarefas. Proporcionar condições didático-pedagógicas para o bom desempenho dos monitores. Manter clima de cooperação, harmonia e bom ânimo, evitando polêmicas e discussões estéreis.

33 Manutenção na Casa Espírita Incentivar a prática do reforço positivo no relacionamento da equipe. Proporcionar a integração dos participantes nas atividades da casa. Criar novos grupos de estudo e fazer a divulgação no centro e na comunidade. Promover/incentivar a participação em cursos de preparação e atualização. Replanejar as atividades com base nas avaliações e na experiência acumulada.

34 Implantação e Manutenção CENTRO ESPÍRITA MENSAGEIROS DA LUZ ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Ficha de Inscrição LOCAL E DATA: _____________________________________________ NOME: _____________________________________________________ NASCIMENTO: Data: ______________ Local: _____________________ ENDEREÇO: ________________________________________________ _________________________________________________________ CIDADE: _____________________ UF: _________ CEP.: ____________ TELEFONE: Casa: _________ Cell: ____________ Trab.: ___________ _________________________ ESTADO CIVIL: _____________ PROFISSÃO: ____________________ INSTRUÇÃO: ________________ PROGRAMAS: ______________________________________________ OBSERVAÇÕES: _______________________________________________

35 ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

36 O ESDE no contexto da casa espírita: –estrutura; –equipe; –constante aperfeiçoamento. O ESDE no contexto do movimento espírita: –visão cooperativa; –estrutura; –equipe multiplicadora; –os cursos, seminários, encontros; –os múltiplos desafios e possibilidades do futuro.


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