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DIJ Planejamento administrativo e pedagógico

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Apresentação em tema: "DIJ Planejamento administrativo e pedagógico"— Transcrição da apresentação:

1 DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
DARCY NEVES MOREIRA V Encontro Nacional de Diretores de DIJ/2007

2 DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
“O coração infanto-juvenil é abençoado solo onde se deve albergar a sementeira de vida eterna nele ensementando os postulados libertadores do espiritismo” Vianna de Carvalho

3 DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
É o processo de reflexão, de tomada de decisão É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada Toda atividade humana está marcada por um ato de planejamento

4 DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
Organização e funcionamento das atividades A Diretoria indica a equipe de coordenação Diretor Dirigente Coordenador forma a equipe de trabalho responsáveis por atividades e evangelizadores

5 DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
O FACILITADOR DO CONHECIMENTO ESPÍRITA RESPONSABILIDADES ATRIBUIÇÕES Ser membro da diretoria Administrar e acompanhar as atividades do DIJ Serem pessoas com experiência em evangelização Coordenar as atividades de infância, juventude e pais

6 DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
O FACILITADOR DO CONHECIMENTO ESPÍRITA Reuniões de serviço Campanha de sensibilização na C.E Matrícula Registros de freqüência Os grupos de evangelizadores ou ciclos de evangelização ORGANIZAR

7 DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
GRUPOS DE EVANGELIZANDOS/CICLOS DE EVANGELIZAÇÃO a classificação não é rígida; há que considerar as características atuais dos participantes do: 3o ciclo de infância (a antecipação da adolescência) as crianças com menos de 3 anos que chegam à C.E. e que requerem um atendimento diferenciado. ASPECTOS A CONSIDERAR:

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GRUPOS DE EVANGELIZANDOS/CICLOS DE EVANGELIZAÇÃO maternal jardim 1o ciclo 2o ciclo 3o ciclo A Casa Espírita atende a crianças e jovens na faixa etária entre 3 e 21 anos. Esta forma de organização está de acordo com às características psicológicas dos evangelizandos. 3 e 4 anos 5 e 6 anos 7 e 8 anos 9 e 10 anos 11 e 12 anos 13 e 14 anos 15 a 17 anos 18 a 21 anos INFÂNCIA JUVENTUDE

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PLANEJAMENTO DAS AULAS/ENCONTROS DE EVANGELIZAÇÃO 1- Conhecer Doutrina Espírita conteúdo primordial para a ação evangelizadora, de onde são extraídos os conteúdos mínimos a serem trabalhados de uma forma dinâmica e contextualizada. 2- Ter familiaridade com “O Currículo”/FEB CONDIÇÕES PARA A QUALIDADE DE ATENDIMENTO:

10 DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
PLANEJAMENTO DAS AULAS/ENCONTROS DE EVANGELIZAÇÃO CONDIÇÕES PARA A QUALIDADE DE ATENDIMENTO: 3- Conhecer o grupo dos evangelizandos: característricas físicas situação sócio-econômica interesses grau de instrução comportamentos

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ORIENTAÇÃO DIDÁTICA Adoção de um programa de ensino que pode ser obtido através de um planejamento cooperativo, com reuniões de estudo onde se utilize técnicas dinâmicas e desafiadoras.

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A ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE TEM POR FINALIDADE: oferecer o estudo da Doutrina Espírita, oportunizando vivências - contextualizando os conteúdos conceder oportunidade de desempenhar tarefas na Casa Espírita, de acordo com as suas possibilidades:

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colaboração nas aulas para os ciclos de infância prestação de serviços de secretaria, tesouraria, informática e nas atividades assistenciais colaboração nas reuniões públicas, com exposição doutrinária, momentos de arte, sensibilização para a evangelização de jovens, noticiário, participação nas atividades da biblioteca, periódicos, murais, instalação de sites, distribuição de mensagens

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A ORGANIZAÇÃO DA JUVENTUDE TEM POR FINALIDADE: proporcionar uma visão histórica do Movimento Espírita e de que são os continuadores desse movimento organizado favorecer o intercâmbio com outras juventudes do bairro, da região e do Estado, fortalecendo sentimento de "pertencimento"

15 DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
“O evangelizando é um ser espiritual, criado por Deus, trazendo uma bagagem acumulada ao longo de sua trajetória evolutiva.” Currículo, pág. 14

16 DIJ Planejamento administrativo e pedagógico
“Recebamos os jovens de qualquer procedência por nossos próprios filhos, estimulando neles o amor ao trabalho e a iniciativa da educação. Diante de todos os que começam a luta, a senha será sempre "velar e compreender", a fim de que saibamos semear e construir, porque em todos os tempos, onde a juventude é desamparada a vida perece.” Emmanuel - Religião dos Espíritos


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