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Texto IV: Evolução do Turismo no Brasil Karina Toledo Silva.

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1 Texto IV: Evolução do Turismo no Brasil Karina Toledo Silva

2  Antes da chegada da corte portuguesa o Brasil era uma terra de desbravadores que se infiltravam pelo sertão em busca de ouro e pedras preciosas.  Nas fazendas de portugueses as pessoas eram, em geral, bem recebidas sendo um grande sinal de hospitalidade.  Com a chegada da corte portuguesa ao Brasil, alguns hábitos são trazidos como os banhos de mar terapêutico com condições de higiene bastante precárias e aluguéis de casas de praias.

3  Meios de hospedagem passam ser as tabernas, casas de pasto e hospedarias.  Ocorre construção das primeiras linhas de estradas de ferro.  Rio de Janeiro como a capital federal torna-se a cidade mais conhecida do Brasil.  A elite brasileira só começou a desenvolver o hábito de viajar a partir de meados do século XIX, devido a “europeização”.  Intensifica-se o movimentos dos barões de café enviarem seus filhos a Europa

4  Verifica-se neste momento o primeiro impulso ao desenvolvimento do turismo devido busca pela elite brasileira em uma industrialização rápida.  Introdução de novos padrões de consumo.  Devido a 1a. Guerra Mundial o turismo interno passa a ser mais procurado, porém a infra-estrutura ainda era muito precária, ocorrendo no Brasil o desenvolvimento de hotéis – cassinos.  Utilização do automóvel com veículo de passeio por uma minoria.

5  Ocorreu no Brasil o desenvolvimento de hotéis – cassinos. Toda infra-estrutura ligada a cassinos foi proibida pelo Presidente Dutra em 1946, ocasionando muitos prejuízos e desempregos.  No setor de transportes são criados as primeiras cias aéreas nacionais com a Varig (1927), Panair(1930), e a Vasp (1933), operacionalização da maioria do vôos após 1945.

6  O turismo ainda não era prioridade do governo federal.  Na esfera privada cria-se em 1936, a ABIH, Associação Brasileira da Indústria Hoteleira.  Este período caracterizou-se pelo turismo na elite, apesar de ter sido criada em 1940 a CLT, regulamentando o trabalho com direito às férias, descanso remunerado e diminuição da jornada para 8h.

7  Os veículos de comunicação transformaram o cotidiano.  A popularização do litoral paulista e o aumento das segundas residências.  A classe média consolidou- se sendo a possibilidade de desenvolvimento do turismo.  Urbanização e crescimento das cidades.

8  É criada a ABAV – Associação Brasileira dos Agentes de Viagens, buscando consolidar e incentivar o turismo nacional.  A EMBRATUR, Empresa Brasileira de Turismo, é fundada em 1966, sendo criado o Conselho Nacional de Turismo (CNTur).  Inicia-se um discussão de traçar as diretrizes para uma Política Nacional de Turismo.

9  A viagem ainda não era um hábito popular e o ritmo do desenvolvimento do setor era lento.  Ocorre a decadência do transporte ferroviário.  Cria-se companhias aéreas regionais como a TAM.  Os anos de 1970 melhora na qualidade de serviços na hotelaria através da vinda de cadeia internacionais.

10  Este período da evolução do turismo no Brasil caracteriza-se pela busca do desenvolvimento do turismo somente através do investimento em hotelaria.  É provocado a profissionalização do setor sendo visto com uma atividade séria e profissional.  Criou-se espaço pra a implantação deformação superior na área sendo criada em 1971 a Universidade Anhembi Morumbi e em 1972 a ECA – USP.

11  O uso de computadores pessoais e a Internet facilitam o contato entre o cliente e a empresa de turismo.  A inflação brasileira impedia o crescimento avançado do setor de turismo, além da falta de dados e políticas para o turismo.  Destaca-se a necessidade da sustentabilidade no turismo, focando o desenvolvimento harmônico com o meio ambiente (ECO-92).

12  Prodetur – NE, para o desenvolvimento desta região.  Programa Nacional de Municipalização do Turismo em 1994, metodologia da OMT participativa e descentralizadora.  A Lei de Cabotagem permitiu a navios estrangeiros a levarem turistas pela costa brasileira, abrindo um mercado para cadeias marítimas internacionais

13  Pantanal, Manaus, Bonito (natureza).  Blumenau, Barretos, Parintins (eventos).  Fortaleza, Natal, Ilhéus (sol e praia).  Diamantina, Ouro Preto e Olinda (cultura).  Megaresorts (Costa do Sauípe)

14  Proliferação de Cursos de Turismo enquanto profissão “da moda” e posterior fechamento de cursos.  Recepção de Grandes Eventos: Copa e Olimpíadas.  Desenvolvimento Irregular de Políticas Nacionais e Regionais.  Estabilidade Econômica e Ascensão Social amplia a Demanda Turística – criação de novas cia aéres - popularização.


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