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GESTÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS NA HOTELARIA MAURO CAON.

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1 GESTÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS NA HOTELARIA MAURO CAON

2 INTRODUÇÃO Década de 30 - Desenvolvimento do setor hoteleiro; Década de 70 - rápido crescimento (desenvolvimento dos transportes e criação de órgão governamentais, como EMBRATUR); Década de 80 - grande crise econômica; Década de 90 – estabilidade econômica do país, sendo um dos períodos de maior expansão da hotelaria.

3 CARACTERÍSTICAS DOS SERVIÇOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO DOS MESMOS Serviços são apenas experiências que os clientes vivenciam; Para um hóspede é extremamente difícil avaliar a qualidade ou o valor esperado do pacote de serviços que comprará; Atividades de alto contato são chamadas de linha de frente ou front Office; Atividades que ocorrem sem contato com o cliente são chamadas de retaguarda ou de back Office.

4 BUSCA DA QUALIDADE NO FRONT OFFICE Quando investir para prestar serviços de qualidade, o objetivo principal é aumentar a lucratividade; Deve-se oferecer serviços de qualidade e serviços diferenciados; As expectativas dos hóspedes em relação aos serviços prestados são formadas através das necessidades e desejos através de: Comunicação boca a boca, Comunicação externa; Experiências passadas e; Preço.

5 MEDINDO A SATISFAÇÃO DO HÓSPEDE Não há nada que garanta que serviços de qualidade interna satisfaçam o hóspede (a avaliação é subjetiva e cada um avalia da sua própria forma); A única maneira de saber como está o serviço prestado é perguntando a ele; O sistema feedback, obtém informações sobre a satisfação do hóspede através de instrumentos gerenciais.

6 A GESTÃO DA CAPACIDADE DO HOTEL O principal desafio do gerente do hotel esta relacionado à sua gestão; A capacidade (representada pelo número de apartamentos ou a quantidade de hóspedes) é fixa a curto prazo, porém, é sempre variável, devido a mercados muito sazonais; Outro agravante é a questão da perecibilidade; O gerente também tem o objetivo de tentar maximizar a receita do hotel;

7 A GESTÃO DA CAPACIDADE DO HOTEL Para isso, existe a prática denominada Yeld Management (YM)- sistema para tentar ajustar a capacidade fixa do hotel com a sua demanda variável no tempo; Para que se consiga uma gestão adequada da capacidade das instalações num hotel é necessário que se tenha algum tipo de informação sobre a demanda futura do serviço que se está prestando.

8 GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS Existem vários modelos de gestão de recursos humanos no setor de serviços. A importância deve ser dada a três aspectos: Preocupação com a competência dos recursos humanos e seu contínuo aprimoramento; O estabelecimento de relações de mútua colaboração entre eles e; O empoderamento (empowerment) dos mesmos.

9 OS CUSTOS E OS PREÇOS DO HOTEL E SUAS RELAÇÕES Custos - decorrentes da infra-estrutura existente e do nível de utilização da mesma; As estratégias de preços possíveis serão decorrentes da combinação de três aspectos: Custos de produção; Atuação da concorrência e; As preferências e prioridades do hóspede.

10 GESTÃO AMBIENTAL NOS HOTÉIS No Brasil esse processo ocorre a partir de 2002, quando foi assinado com convênio entre a EMBRATUR e a ABIH, criando-se o novo sistema de classificação hoteleira - O conceito e responsabilidade e gestão ambiental; O que antes era entendido como uma preocupação social de cada hotel passou a ser importante variável competitiva entre concorrentes no mesmo mercado;

11 GESTÃO AMBIENTAL NOS HOTÉIS Assim, umas das maneiras é a diferenciação - oferecer algo diferente ou melhor do que seus concorrentes; Principais vantagens da adoção desta prática são: Redução do consumo de água em UH e área social; Redução do consumo de energia elétrica; Gestão de resíduos sólidos; Tratamento adequado de efluentes gerados

12 BIBLIOGRAFIA CAON, Mauro. Gestão estratégica de serviços na hotelaria. São Paulo: Atlas

13 PLANEJAMENTO E GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO NOMES: Amanda Brambilla Marília Lima Priscila Mündel Sabrina Quaiatti Talita Palandi Professora: Laura Umbelina Santi Curso: Turismo – 8° Período Matutino


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