A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS INVESTIMENTOS DAS MULTINACIONAIS NO BRASIL Diante da Crise Que se Instalou no Mundo, Quais São os Planos Das Empresas Multinacionais no Brasil? Quais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS INVESTIMENTOS DAS MULTINACIONAIS NO BRASIL Diante da Crise Que se Instalou no Mundo, Quais São os Planos Das Empresas Multinacionais no Brasil? Quais."— Transcrição da apresentação:

1 OS INVESTIMENTOS DAS MULTINACIONAIS NO BRASIL Diante da Crise Que se Instalou no Mundo, Quais São os Planos Das Empresas Multinacionais no Brasil? Quais São os “Trunfos” Que o Brasil Possui Para Continuar Atraindo os Investimentos Das Grandes Corporações Internacionais?

2 O Presidente da Filial Brasileira do Wal-Mart (Maior Rede de Varejo do Mundo) Vivenciou Sucessivas Crises no Brasil Entre 1994 e 2002 e Acompanhou a Implantação do Plano Real, o Fim do Câmbio Fixo e as Crises na Rússia e na Ásia Para Heitor Nunes o Melhor Lugar Para Estar Durante Uma Crise é no Brasil, Pois na Sua Opinião Nenhum País Enfrentou (e Superou) Tantas Como o Nosso “Muita Gente Esqueceu, Mas o Brasil Entrava em Colapso Cada Vez Que Algo Acontecia em Algum Lugar do Planeta e, Hoje em Dia, Sua Posição é Totalmente Diferente Porque o Mundo Entrou em Colapso e o Brasil Está Estável”

3 Nunes Agora Coordena o Mais Volumoso Investimento Já Feito Pela Empresa no País (o Maior Fora dos EUA). São Quase R$ 1,8 Bilhões Nunes Agora Coordena o Mais Volumoso Investimento Já Feito Pela Empresa no País (o Maior Fora dos EUA). São Quase R$ 1,8 Bilhões Para a Abertura de 90 Lojas e a Criação de 10 Mil Empregos “Para o WAL – MART o Brasil Está Bem Estruturado Política, Econômica e Socialmente e Vai Sair Dessa Crise Melhor do Que Outros Países e, Por Isso Mesmo, Merece Posição de Destaque Entre os Investimentos” Diante Disso, Seus Principais Concorrentes (Pão de Açúcar e Carrefour) Também Devem Investir Cerca de R$ 1 Bilhão Cada Um Este Ano na Abertura de 100 e 70 Lojas, Respectivamente

4 Seguem na Mesma Linha Empresas Como a Wolkswagen Caminhões (Investimentos de R$ 1 Bilhão em 5 Anos), a Toyota (R$ 700 Milhões Para Construir a 2ª Fábrica no País), a Mitsubishi (Transferindo Parte de Sua Produção do Japão Para Goiás) e a Americana Tyson Food’s (Que Comprou 3 Avícolas no Brasil e Quer Lançar Sua Linha de Produtos Por Aqui) Todas Essas Apostas se Sustentam Nas Mudanças na Nova Estrutura Social Brasileira, no Crescimento da Renda da População e no Mercado de Consumo da Nova Classe Média

5 CLASSE SOCIAL RENDA FAMILIAR Situação em 2002 Situação em 2008 //////////////////////// ///////////// ////////////// A e B Acima de R$ 4,5 Mil12%15% C Entre R$ 1,1 e R$ 4,5 Mil43%54% D e E Entre R$ 465 e R$ 1,1 Mil45%31%

6 A Classe “C” – Que Há 10 Anos Representava 43% e Hoje 54% - é a Camada da População Que Vai às Compras Com Mais Vontade Levantamento Identificou Que 60 % Das Famílias Dessa Faixa Já Têm Computador, DVD e 68 % Sonham Com TV de Plasma. Eles Vêm Trocando o Leite “C” Pelo Iogurte, o Pão Francês Pela Bolacha Recheada e Descobrindo o Sabor Dos Achocolatados Descobriram o Sabão em Pó, Almejam a Casa Própria e Graças à Eles o Mercado Interno se Tornou um Dos Trunfos do Brasil na Crise

7 Pela Ótica Das Multinacionais, Uma Das Características Mais Importantes do Mercado Brasileiro é o Seu Alto Potencial de Crescimento Vejamos o Exemplo da Coca-Cola: Sua Operação no Brasil Ocupa a 3ª Posição em Vendas (Atrás Apenas dos EUA e do México), Embora o Consumo Per Capita de Toda Linha Ainda Seja Baixo Nos EUA, a Situação da Coca-Cola é No Mínimo Dramática, Pois Houve Queda de 1,5 % em 2008 e as Vendas Dos Últimos 5 Anos Ficaram Estagnadas Na China, o Consumo Per Capita Ainda é Baixo e Hoje é Mais Fácil Aumentar as Vendas no Brasil do Que Lá

8 “ Entre os BRIC’s, o Brasil é o País Mais Preparado Para Dar Sustentação a Um Crescimento Que Beneficie o Resultado Global Das Grandes Corporações ”, Diz o Presidente da Coca-Cola Brasileira O 2° Trunfo do Brasil Para as Multinacionais é Que as Vendas no Mercado Interno Têm Potencial Para Aumentar o Caixa Das Matrizes, Fortalecendo o Resultado Global Que Foi Prejudicado Pela Retração do Consumo Nos EUA e na Europa

9 Não Faz Muito Tempo o Brasil Sofria Com a “Fuga de Capitais” Das Multinacionais, Por Desconfiança em Relação ao Governo e à Economia Instável Atualmente, Para Algumas Multinacionais, o Resultado Das Operações Brasileiras Poderá Determinar se o Balanço Fechará “no Vermelho” ou “no Azul” Para a Portugal Telecom, Que no Brasil Divide o Comando Com a Espanhola Telefônica, os Ganhos Com a Telefonia Celular Foram Fundamentais Para Garantir um Crescimento de 10 % Nas Vendas em 2008. Isso Resultou do Desempenho da VIVO Brasileira (Aumento de 24%)

10 Na Matriz da Telecom Itália (Milão) o Brasil Ganha Mais Importância Ainda, Pois Com Uma Dívida de 35 Milhões de Euros e o Preço Das Ações em Queda a Gestão da TIM Desagradou Aos Acionistas No Brasil, a Telefonia Móvel Mostra-se Como Um Dos Setores Menos Afetados Pela Crise e, Dessa Forma, Crescer Aqui Tornou-se Uma Prioridade “A TIM Tem Dois Mercados Domésticos: a Itália e o Brasil” – Disse o Presidente da Telecom Itália – e Diante Disso a Empresa Vai Investir R$ 2,3 Bilhões Este Ano Para Recuperar a Segunda Posição no Ranking de Celulares

11 Aquisições Até Na Crise Boa Parte Dos Investimentos Das Multinacionais Não “Mira” Retornos de 1 ou 2 Anos, Mas de Longo Prazo. O Melhor Exemplo Disso é a MONSANTO (Companhia Que Transformou os Polêmicos Transgênicos em Produtos Comerciais) Em 2008 a Monsanto Comprou – Por US$ 300 Milhões – Duas Empresas de Biotecnologia do Grupo Votorantin e no Mês Passado Adquiriu o Controle de Uma Companhia Mineira Produtora de Sementes e de Tecnologia Para Algodão

12 “Estamos Cortando Custos e Aprimorando as Nossas Operações no Brasil Porque Acreditamos Que, em 10 Anos, Teremos Aqui Uma Nova Plataforma Para o Agronegócio Global” - André Dias (Presidente da Monsanto) “O Que Fizemos Nos EUA em 10 ou 20 Anos Podemos Fazer no Brasil em 2 ou 5 e, o País Que Vai Alimentar o Mundo é, Naturalmente, um Centro de Excelência em Pesquisa Genética” Os Pontos Básicos Para a Definição da Estratégia da Monsanto Foram as Vantagens do País em Relação Aos Recursos Naturais e às Regras Mais Flexíveis Para a Biotecnologia

13 De Todas as Empresas Dependentes Dos Resultados Nas Filiais Brasileiras, o Caso da General Motors é Certamente o Mais Dramático Sua Matriz (EUA) Luta Para Sobreviver Ao Prejuízo Acumulado Nos Últimos Dois Anos de US$ 74 Bilhões e Com Dívidas Que Ultrapassam os US$ 60 Bilhões Ano Passado Ela Perdeu a Liderança do Mercado Americano Para a TOYOTA e Sua Reestruturação Prevê a Demissão de 47 Mil Funcionários e o Fechamento de 14 Das 47 Fábricas no Mundo

14 Mas, no Brasil a General Motors Vive Uma Realidade Bem Diferente, Pois Ela Tem Tido Lucro Há Três Anos e as Vendas Aumentaram 10 % em 2008 “Hoje, a Unidade Mais Rentável da Companhia Reúne América Latina, África e Oriente Médio” – Diz o Presidente da GM Brasil. “O Mercado Brasileiro Responde Por Quase 50 % do Resultado e é Um País Crítico Para a GM Que, ao Lado da China, é o Que Melhor Resiste à Crise”

15 Vale Lembrar Que o Interesse Pelos Países Emergentes Não Decorre Propriamente da Crise Global e Sim do Espetacular Avanço Desses Mercados Só Nesta Década Eles Abocanharam 8 % do PIB Global (Hoje, 44,8 %). Mas, Antes Mesmo da Globalização Acelerada Algumas Corporações Já Ficavam Suas Bandeiras Por Aqui É o Caso da Colgate Palmolive, Que em 1990 Já Colhia 45 % Das Vendas e Metade de Seus Lucros na América Latina Seguida Pela Unilever, Coca-Cola e Nestlé Que, Nesse Período, Já Obtinham 1/3 de Suas Vendas Nos Países Emergentes Com Rentabilidade Igual ou Maior Que Nos Países Maduros

16 Nos Últimos Cinco Anos Várias Multinacionais – Como a Philips e a Microsoft – Aceleraram Suas Estratégias de Crescimento Para os BRIC’s Novos Produtos Específicos Para a “Baixa Renda” Foram Lançados Simultaneamente Para a China e Índia, a Exemplo da Subsidiária Brasileira da Whirlpool Que Lançou Uma Lavadora Semiautomática O Brasil Acabou Por se Tornar o Terceiro Mercado Mundial da Unilever e o Segundo da Nestlé em Volume de Vendas. No Ano Passado, as Receitas Globais da Unilever Cresceram 7,4 %, Mas no Brasil Cresceram12 %


Carregar ppt "OS INVESTIMENTOS DAS MULTINACIONAIS NO BRASIL Diante da Crise Que se Instalou no Mundo, Quais São os Planos Das Empresas Multinacionais no Brasil? Quais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google