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O Teatro de Grotowski Jerzy Grotowski  11/08?11/1933 Rzeszów, Polônia  14/01/1999 Pontedera, Itália.

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1 O Teatro de Grotowski Jerzy Grotowski  11/08?11/1933 Rzeszów, Polônia  14/01/1999 Pontedera, Itália

2 O Teatro de Grotowski Quem era Grotowski? - Grotowski é um dos nomes referencias para o século XX quando se fala em teatro; - graduado em Artes Dramáticas na Cracóvia, estudou Direção no Instituto de Artes Dramáticas Lunacharsky em Moscou, onde estudou com Stanislasvski, Vakhtangov, Meyerhold e Tairov; - figura entre os quatro maiores diretores desse século juntamente com Stanislavski, Meyerhold e Brecht; - dirigiu clássicos como Fausto (1963), Hamlet (1964), O Príncipe Constante (1965); - suas teorias e práticas influenciaram e ainda influenciam inúmeros encenadores e grupos em todo mundo;

3 O Teatro de Grotowski O contexto de onde nasceu sua obra “Grotowski é um cidadão da Polônia, que foi arrasada e dizimada pela invasão nazista e pelos campos de concentração concomitantes. Nascido em 1933, ele é testemunha e herdeiro, assim como seus atores, da devastação de seu país. A marca daquela carnificina está no trabalho deles. É um monumento abstrato às conseqüências espirituais daquele evento horrendo.” - CLURMAN, Harold. The Grotowski Sourcebook.

4 O Teatro de Grotowski Introdução - A maioria dos seus textos é composta de artigos ou transcrição de palestras e entrevistas, a obra mais conhecida Em Busca de um Teatro Pobre consiste de uma coletânea de texto resultado do trabalho de seus discípulos a admiradores; - apesar de ter se interessado em discutir idéias, não teve interesse em escrever um livro; - e nem sistematizar técnicas e métodos, pois sem querer cria-las, procurava descobrir leis objetivas dos processos teatrais, defendendo porém que cada qual devia criar seu próprio caminho de verificação e criação;

5 O Teatro de Grotowski Introdução (cont.) - embora seu teatro fosse subsidiado pelo governo, o subsídio ainda não era suficiente; - nos primeiros anos Grotowski e seus atores passaram fome, a pobreza foi a primeira prática desse teatro, e só mais tarde foi elevada à dignidade de estética; - diante do cinema e da televisão, que cresciam, ele se perguntou pelo que seria especificamente teatral, e as distinguia de outras formas artísticas e de comunicação de massa; - a conclusão: o que faz o teatro único é a possibilidade de relação direta entre ator e espectador, “a essência do teatro é um encontro”; - o resto é suplementar, por isso a eliminação da dependência tecnológica e do pensamento de competição com cinema e TV;

6 O Teatro de Grotowski - Os trabalhos de Grotowski podem ser divididos em períodos, seguindo indicações do próprio encenador; 1º Período - Chamado Teatro de Representação ou de Espetáculos ocorreu entre 1957 e 1969; - este período é sub-dividido em 3 momentos 1º Período / 1º Momento - Em 1957 quando inicia os estudos como ator na Cracóvia, com algumas montagens acadêmicas como As Cadeiras, evidenciam sem dúvidas alguma, seu caráter de ensaios juvenis, impregnados de intelectualismo; - recebeu uma bolsa que o levou até Moscou;

7 O Teatro de Grotowski As Cadeiras Algumas fotos...

8 O Teatro de Grotowski 1º Período / 2º Momento - Em 1959 com o início dos trabalhos como encenador, que apesar de um certo ecleticismo já era possível identificar elementos em fase embrionária do que fundamentaria a sua investigação: a autonomia do teatro em relação à matriz literária, o protagonismo do ator e sua expressão física e o contato com o espectador; - fundou o Teatro da treze filas; - Orfeu, segundo Cocteau (1959), Caim, segundo Byron (1960), Mistério Bufo, segundo Maiakosvski (1960), Sakuntala, segundo Kalidasa (1960), e Os antepassados, segundo Mickievicz (1961);

9 O Teatro de Grotowski Algumas fotos... Sakuntala

10 O Teatro de Grotowski 1º Período / 3º Momento - Em 1962 quando passou a investigar e a explorar a base fundamental da comunicação teatral, criando o Teatro Laboratório; - em 1965 as experimentações de Grotowski são reconhecidas mundialmente, ampliando o nome do grupo para Teatro Laboratório – Instituto de Investigação do Ator; - então passou a dedicar mais tempo à investigação, estabelecendo pesquisas metodológicas em torno de objetivos de forma definida cientificamente, do que na produção de espetáculos, - Kordian, Slowacki (1962), Akropolis, Wyspianski (1962), A Trágica História do Dr. Fausto, Marlow (1963), Estudos sobre Hamlet, Shakespeare e Wyspianski (1964), O Príncipe Constante, Calderón e Slowacki (1965), Apocalypsis cum figuris (1968 – 1980);

11 O Teatro de Grotowski Algumas fotos... O Príncipe Constante

12 O Teatro de Grotowski Algumas fotos... O Príncipe Constante

13 O Teatro de Grotowski Algumas fotos... O Príncipe Constante

14 O Teatro de Grotowski Algumas fotos... O Príncipe Constante

15 O Teatro de Grotowski Algumas fotos... Akropolis

16 O Teatro de Grotowski 2º Período - Chamado Parateatral ou Teatro Participativo ocorreu entre 1970 e 1979; - interrompeu a atividade teatral, para se dedicar unicamente as investigações concernentes à intercomunicação e ao encontro entre pessoas, sendo este encontro, a reunião, o foco central; - sem novos espetáculos, somente apresentações de Apocalypsis cum figuris paralelas às pesquisas que giravam em torno da interseção entre performance, antropologia e estudos rituais; - apenas reunia pessoas por durante dias ou semanas em espaços fechados, florestas ou montanhas, com poucas informações sobre essas pesquisas, fazia apenas demonstrações técnicas; - estes encontros, para ele, não eram considerados treinamento de ator,

17 O Teatro de Grotowski 3º Período - Chamado Teatro das Fontes ou das Origens ocorreu entre 1979 e 1982; - agora Grotowski se propõem a recuperar interesses antropológicos e históricos-religiosos, dedicando-se ao homem e suas técnicas de conduta, especialmente corporais; - nesse perspectiva, o teatro só constitui UMA destas técnicas juntamente com rituais de transe, possessão, métodos de oração e meditação, a yoga e o zen, com suas respectivas concepções e práticas do corpo; - estabeleceu diversas expedições investigativas perseguindo ritos arcaicos ainda vivos; - trabalhou com um grupo de pessoas culturalmente diversificado;

18 O Teatro de Grotowski 4º Período - Chamado Drama Objetivo ocorreu entre 1982 e 1985; - considerada uma fase de transição, trabalhou por meio de workshops com assistentes-instrutores oriundos de diferentes culturas, junto a alunos da faculdade de teatro, artistas interessados e também especialistas em diversas ciências sociais; - propõem uma investigação sobre a existência de “fragmentos performativos” comuns aos diferentes grupos étnicos, culturais ou religiosos enquanto concernem ao ser humano como tal; - procura identificar valores sobreindividuais, “fragmentos de atuação” que já existiam desde antes da separação da arte de outros campos da vida; - nesse período, conheceu Thomas Richards, seu herdeiro espiritual;

19 O Teatro de Grotowski 5º Período - Chamado Arte como veículo ou Artes Rituais a partir de 1985; - considerada pelo próprio encenador como etapa final de sua pesquisa, a Arte como veículo é a atividade oposta á arte com representação em uma corrente de performing arts; - sendo o teatro uma extremidade e a arte como veículo a outra, o que fica no intermédio são como elos interligados numa mesma corrente; - veículo neste contexto significa movimento, intenção caminho que aponta para uma meta estabelecida fora dos limites artísticos, porém que ainda continua se tratando de uma manifestação artística; - nesse caso, os elementos na qual Grotowski passa a dedicar-se já estavam presentes ao longo de seu processo, o que constituiu uma redefinição de foco;

20 O Teatro de Grotowski Em resumo... - seus objetivos sempre estiveram definitivamente relacionados com o homem e com sua viagem para a verdade através de um processo de autorrevelação total, que vai além da máscara do cotidiano, do social e do cultural; - o teatro então é colocado como um espaço que apresenta determinadas condições que favorecem certos aspectos, sendo um meio e um momento, que por mais importante que seja, está dentro de uma trajetória cognitiva mais ampla; - seu teatro enquanto veículo tem impacto sobre o atuante e não sobre o espectador; - não houve uma preocupação em racionalizar suas dinâmicas empreendidas.

21 O Teatro de Grotowski Afinal... as práticas - em primeiro rompeu com o círculo ensaio-espetáculo; - buscava criar um espaço pedagógico como uma escola ou laboratório, propícios à atividade criativa; - a atenção era voltada para o corpo e de maneira secundária para a palavra; - os exercícios são relacionados com as mais diferentes técnicas do corpo como: hatta-yoga, pantomima, acrobacia, dança, esgrimas, e alguns métodos de origem estritamente teatral; - exercícios físicos: ginástico-acrobáticos onde se destaca a conteção de músculos, o que possibilitava a permanencia em posições quase estáticas ;

22 O Teatro de Grotowski Algumas fotos... Exercícios físicos

23 O Teatro de Grotowski Afinal... as práticas (cont.) - exercícios plásticos: se desenvolve as juntas, os movimentos e os dinamismo, práticas mentais e de composição; - exercícios de máscara facial: a partir da expressão facial criar verdadeiras máscaras vivas; - exercícios vocais: relacionados principalmente a respiração; - a partir de 1963 os exercícios sofrem uma mudança de concepção e passam a ser um pretexto para a elaboração de uma forma pessoal de treinamento do ator; - os exercícios passam de uma concepção positiva da técnica do ator para uma concepção negativa; - o ator passa a ser conceituado como um doer, traduzido como fazedor ou autor;

24 O Teatro de Grotowski Algumas fotos... Exercícios de máscara facial

25 O Teatro de Grotowski Afinal... as práticas (cont.) - os exercícios eram individuais e motivados por associações, imagens precisas (reais ou fantásticas); - a reação física começa dentro do corpo a partir de uma dramaturgia corporal e pessoal, e somente depois se exterioriza; - não se trabalha partindo de uma dramaturgia específica (papel ou personagem), e sim sobre várias pontos de vista até se construir no performer uma matriz pessoal; - a matriz, compartilhada ou não, é manipulada e moldada como partitura para só então se colada à dimensão dramatúrgica; - ao final, temos uma inversão dos elementos basilares do teatro.

26 O Teatro de Grotowski Bibliografia Consultada AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: máscaras, objetos e bonecos. 3ª ed, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. COELHO, Paula Alves Barbosa. A experiência da alteridade em Grotowski. 2009. Tese (Doutorado em Teatro) – Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2009. FERREIRA, Melissa da Silva. Mitologia e ascese: Jerzy Grotowski “além do teatro”. 2009. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis, 2009. SCHECHNER, Richard & WOLFORD, Lisa (org.). The Grotowski sourcebook. Londres: Routledge/TRD Series, 1997. SCHEFFLER, Ismael. Características do sagrado nas propostas teatrais de Antonin Artaud e Jerzy Grotowski. 2004. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis, 2004.

27 O Teatro de Grotowski Obrigado!! "No início era um teatro. Logo um laboratório. E agora é um lugar onde espero poder ser fiel a mim mesmo. É um lugar onde espero que cada um dos meus companheiros possa ser fiel a si mesmo. É um lugar onde o ato, o testemunho dado por um ser humano será concreto e carnal. Onde não se faz ginástica artística, trucos. Onde se tem ganas de ser descoberto, revelado, desnudado; verdadeiro de corpo e de sangue, com toda naturalidade humana, com tudo isso que vocês podem chamar como queiram: espírito, alma, psique, memória, etc. Porém sempre de forma palpável, também digo: carnalmente, pois de forma palpável. É o encontro, o sair ao encontro do outro, o baixar as armas, a abolição do medo de uns frente aos outros, em toda ocasião." - Jerzy Grotowski


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