A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leandro Eiki Iriguchi- Kellis Germano Freitas – Ivanir Diniz Batistela Santa Bárbara -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leandro Eiki Iriguchi- Kellis Germano Freitas – Ivanir Diniz Batistela Santa Bárbara -"— Transcrição da apresentação:

1 Leandro Eiki Iriguchi- iriguchi.eiki@gmail.com Kellis Germano Freitas – kellisgf@gmail.com Ivanir Diniz Batistela Santa Bárbara - vanibatistela@hotmail.com Instituto de Educação Estadual de Maringá Altas Habilidades/ Superdotação REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BECHER Sílvia, TAVARES Kátia. Linguagem, educação e pesquisa: práticas mediadas pelas novas tecnologias. 2011. Cadernos de Letras – UFRJ, Rio de Janeiro, 2011. Acesso em: 28 de outubro de 2015. LINK, Daniele Jaqueline, ARAÚJO Luiz Ernani Bonesso de, RAMPELOTTO, Elisane Maria, HILLING, Clayton. Conscientização ambiental com alunos da educação infantil da escola de ensino fundamental kinderwelt de agudo-RS. Monografias Ambientais, Rio Grande do Sul, n. 6, p. 1305-1311, março de 2012. Acesso em: 29 de outubro de 2015. OLIVEIRA, Sérgio Geraldo Torquato de. E6 cb06- o lixo e a reciclagem como instrumentos da conscientização e preservação ambiental na escola. Disponível em:. Acesso em 28 de out. de 2015.http://blog.newtonpaiva.br/pos/e6-cb06-o-lixo-e-a-reciclagem-como-instrumentos-da-conscientizacao-e-preservacao-ambiental-na-escola / GRÁFICO 1 - PONTUAÇÃO DE CADA TURMA (1 º AO 5 º ANO) NA ATIVIDADE SOBRE O DESCARTE CORRETO DO LIXO. TurmaNº de alunosSexoAcertosErros Masculino (n) Feminino (n) %n%n 1º ano72413192,0668,06 2º ano6231 77,04823,014 3º ano52272573,03827,014 4º ano72324075,05425,018 5º ano50242674,03726,013 Total30815515379,024321,065 TABELA 1- RESULTADO GERAL DAS TURMAS NA ATIVIDADE SOBRE O DESCARTE DO LIXO COM O ROBÔ. O robô trouxe uma aula mais lúdica e divertida, trazendo uma interação mais próxima à realidade, diferente de uma aula teórica com livros e anotações. Apesar de campanhas educativas, placas e reportagens, falta para as pessoas a conscientização dos desastres que o lixo descartado de forma incorreta pode trazer para o meio ambiente e para o próprio homem.. É de grande importância que as crianças, sendo o futuro da sociedade, desenvolvam a sensibilidade e o conhecimento de maneira responsável, pois através da educação, se cada um fazer a sua parte é possível melhorar e conservar o nosso planeta. O objetivo do trabalho foi mostrar através de um robô-lixo que é possível incentivar as crianças do Ensino Fundamental I de uma maneira lúdica, divertida e fácil aprendizado sobre o descarte correto do lixo, diferenciando o lixo orgânico do reciclável. O robô foi feito em MDF e ripas de madeira. Foi utilizado a plataforma eletrônica Arduino para um sistema automático para abrir as lixeiras, um drive de DVD para fazer um porta panfletos e uma tela LCD que mostra imagens e vídeos. O Gomi-Bô foi apresentado para treze turmas do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º de duas instituições públicas, sendo ao todo 308 alunos. Nas apresentações foram utilizadas outras ferramentas de apoio, como a apresentação de slides. Como um dos meios para o critério de avaliação foi feito uma atividade onde a criança teve que descartar uma figura que representava algum tipo de lixo, foram feitas 32 figuras, sendo 13 orgânicos, 12 recicláveis e 7 não recicláveis. GOMI-BÔ, a lixeira divertida INTRODUÇÃO MÉTODOS DESENVOLVIMENTO RESULTADOS OBTIDOS Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (06/11/15). Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (04/10/15). Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (07/12/15). Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (09/12/15). Os valores na vertical representam o número de alunos e na horizontal a turma (ano). Figuras para a atividade sobre o descarte do lixo n- valor absoluto Nº- número de alunos Apresentação para as crianças do Ensino Fundamental I Construção do robô Pintura do robô CONCLUSÃO É necessário a utilização de diferentes ferramentas para tornar o ensino mais divertido, visto que a tecnologia caminha junto com a evolução do homem. Foi interessante utilizar esse meio na tentativa de uma solução para o problema lixo, pois se preocupar com o seu descarte correto é se preocupar com a própria sociedade, com a natureza e o planeta Terra. Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (05/11/15). Fonte: Foto por Leandro Eiki Iriguchi (24/11/15). Sistema com Arduino Confecção de figuras para a atividade sobre o descarte do lixo


Carregar ppt "Leandro Eiki Iriguchi- Kellis Germano Freitas – Ivanir Diniz Batistela Santa Bárbara -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google