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PublicouÂngelo Clementino Felgueiras Alterado mais de 8 anos atrás
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PGVE PROGRAMA DE GESTÃO E VIVÊNCIA EMPRESARIAL GESTÃO DE PESSOAS Professor José Waldo Camurça
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PRODUTOSPRODUTOS SERVIÇOSSERVIÇOS IDEIASIDEIAS IMAGENSIMAGENS O que negociamos?
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Uma imagem vale mais que mil palavras
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SEU NOME Valorize sua marca
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« A única permanência é a mudança » HERÁCLITO, 500 AC Ponto de partida: Transformação Pessoal COMPROMETIMENTO Mudanças Comportamentais
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Ser o melhor gestor
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PROGRAMAÇÃO Experiências pessoais, padrões e pensamentos, CODIFICAÇÃO => META MODELO / META ESPECÍFICA. NEURO Sistema neurológico, os 5 sentidos, FISIOLOGIA E MENTE => UM SÓ SISTEMA. LINGUÍSTICA Linguagem, quem é e o que pensa, COMUNICAÇÃO => RESPOSTA OBTIDA. Mudanças Comportamentais - PNL
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O VERBO É: ESCOLHER Mudanças Comportamentais PNL Programação Neurolingüística
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MudançasComportamentais PNL Programação Neurolingüística -Posições Perceptivas 1 ª Posição Associação 2 a Posição Associação 3 a Posição Dissociação
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Transformar o negativo em positivo: Resignificar: “Errando é que se aprende” Crença limitante X Crença facilitadora Crença limitante X Crença facilitadora MudançasComportamentais PNL Programação Neurolingüística -Posições Perceptivas
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«Contratamos pela presença de QI. Demitimos pela ausência de IE». «Sucesso é igual a QI+IE+Sorte». Daniel Goleman IE-Inteligência Emocional
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«Tem sorte quem se prepara para as oportunidades que busca». Maquiavel Sorte em O Príncipe
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«78 % da perda de talentos a culpa é do gestor, por não desenvolver bons relacionamentos interpessoais». Pesquisa FGV 2011
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IE-Inteligência Emocional HEMISFÉRIO DIREITO Emoção / intuição / lazer / sensação / ousar/ criar / espontaneidade / espiritualidade MENTIRAS HEMISFÉRIO DIREITO Emoção / intuição / lazer / sensação / ousar/ criar / espontaneidade / espiritualidade MENTIRAS HEMISFÉRIO ESQUERDO Razão/ lógica/ planejar/matemática, estatística/ certo x errado/ ação calculada VERDADES HEMISFÉRIO ESQUERDO Razão/ lógica/ planejar/matemática, estatística/ certo x errado/ ação calculada VERDADES NOSSO CÉREBRO E NOSSAS APTIDÕES MODELO MENTAL DE HERRMANN
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Conflitos interpessoais => Violência. Alto nível de “ turnover ”. Equipes que não funcionam. Baixa produtividade. Diminuição das vendas. Reclamações sobre atendimento. Aumento de acidentes de trabalho Alto índice de indenizações. Impacto de baixa IE nas organizações
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1. Ter controle das emoções. 2. Participar de muitas tribos => Flexibilidade, empatia. 3. Na empresa: Transformar problema e conflito em ‘’assunto técnico’’. Principais atitudes comportamentais: IE-Inteligência Emocional
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Comportamento: Estado de ego “Pai” - Passado -Crítico: Controlador, poder de decisão, força, deprecia, superior. -Nutritivo: Apoiador, protetor, segurança, amoroso. -Exclusor: Sem criança ou adulto. Paradigmas. Papéis que se comunicam Análise Transacional
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Comportamento: Estado de ego “Criança” - Futuro -Natural: Raivosa, amorosa, impulsiva, espontânea, brincalhona. -Pequeno Professor: Imaginativa, sonhos, criativa. -Adaptada: Medo, culpa, vergonha, fragilidade, inferioridade. Papéis que se comunicam Análise Transacional
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Comportamento: Estado de ego “Adulto” - Presente -Raciocínio lógico, fatos, realidade, igualdade, sensatez, acordo; -Sem contaminação - usa bem o Pai e a Criança. Papéis que se comunicam Análise Transacional
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Complementar - Resposta adequada ao estímulo, do Estado do Ego estimulado para o Estado do Ego estimulador. Cruzada - Resposta não coerente nem adequada ao estímulo, vem de outro Estado do Ego que não o estimulado. Ulterior - Transação das “segundas intenções” ou das “entrelinhas”. Há uma mensagem social e outra inaudível. Transações Ulteriores negativas, a base dos Jogos Psicológicos. Egos que se comunicam
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HD CRIATIVIDADE HE GESTÃO INOVAÇÃO Comportamento inovador
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1a) Ambiguidade => Muda muito Transgressão das regras => Planejar Ultrapassar os limites => Desenvolver Correr riscos => Controlar Negociação => Agir Comportamento inovador -Características
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PGVE PROGRAMA DE GESTÃO E VIVÊNCIA EMPRESARIAL GESTÃO DE PESSOAS Professor José Waldo Camurça
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Comodismo > Preguiça – Zona de conforto. Conhecimento > Pouca experiência. Correr riscos > Medo do desconhecido. Desistência > Muita burocracia. Autoritarismo > Excesso de controle. Pessimismo > Não vai dar certo. Opinião dos outros > Chamar de louco. Sugestão: PAINEL DE IDEIAS ATÉ ABSURDAS Comportamento inovador -Obstáculos
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Inovação -Quebrar paradigmas OCEANO VERMELHOOCEANO AZUL Compete num mercado existente Compete num mercado novo Visa bater a concorrência Torna a concorrência irrelevante Explora demanda existente Cria uma nova demanda A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL Chan Kim e Renée Mauborgne
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AMAR E CONHECER O QUE FAZ RECONHECIMENTO PROFISSIONAL E VALOR PESSOAL RECOMPENSA FINANCEIRA Motivação
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Hierarquia das necessidades - Maslow Motivação Teoria motivacional
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O indivíduo na equipe –Motivação NECESSIDADES MOTIVACIONAIS DE MASLOW
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- Desafio. - Integração. - Oportunidade de crescimento profissional. - Estabilidade. - Benefícios. - Valorização e reconhecimento. - Imagem da empresa frente ao mercado. - Visão de futuro. - Salário. - Participação (sentimento de ser ouvido). - Acesso às novas tecnologias. 39 O que motiva
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- Falta de desafios. -Pouca oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional. - Falta de valorização e reconhecimento. - Relação com a liderança. - Falta de autonomia. - Falta de visão do todo. - Baixo sentimento de participação. - Sentimento de pouco acesso à informação. - Baixo salário. - Processos internos difíceis / excesso de burocracia. -Falta de clareza nos critérios utilizados para avaliação e feedback. 40 O que desmotiva
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Equipe Grupo Bando 41 Formação e desenvolvimento de equipes
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Transformação de grupos em equipes -Quando diagnosticam e resolvem seus problemas. -Pessoas com habilidades complementares, com o mesmo objetivo, mesma abordagem, mutuamente responsáveis. Formação e desenvolvimento de equipes
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Empowerment É o processo de delegação e atribuição de tarefas, acrescido do poder para decidir sobre elas AUTOGESTÃO: Comprometimento, competência, autonomia, e capacidade de decisão. 44 Formação e desenvolvimento de equipes
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Transformação de grupos em equipes Para bom funcionamento: -2 2 2 2 3 2Conhecimento das condições. -Aprender e compartilhar. -Dar e receber feedback. -2 3 Aceitação das diferenças individuais. Flexibilidade. -Praticar negociação e concessão. Ganha-ganha. -1 3 4 Comunicação aberta. -Entusiasmo. -3 3 Comprometimento ético. -11 1 1 1Consciência dos objetivos.
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Seu cliente interno e externo
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Desenvolvendo Relacionamentos
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Desenvolvendo Relacionamentos CARISMA
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Desenvolvendo Relacionamentos CARISMA “ALEGRIA É VANTAGEM COMPETITIVA” Crivellaro
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Desenvolvendo Relacionamentos CONTEÚDO
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Aspectos conceituais -Educar, orientar, estimular a busca de resultados. -Influenciar pessoas para atingir metas. -Flexibizar sem perder foco. Liderança
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Identificação dos papéis -Chefe: autoridade formal, decide. -Gerente: conhecimentos administrativos. -Gestor-líder: influenciador, coordenador. Liderança
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Situacional ou contigencial (centrada no líder, liderados e situação) Liderança Diferentes abordagens
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Desenvolvendo Relacionamentos COMUNICAÇÃO
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Comunicação I mportância Segundo a PNL: “ A Comunicação é redundância. Estamos sempre comunicando algo”. “O significado de sua comunicação é a resposta que você obtém”.
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VERBAL Realizada pelo verbo ESCRITA e ORAL -------------------------------------------------NÃO-VERBAL Linguagem expressa pelo CORPO e TOM DA VOZ A comunicação pode ser
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PALAVRA TOM DE VOZ EXPRESSÃO CORPORAL Comunicação
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Comunicação e assertividade -Emissor diz o que pensa e sente sem milindrar. -Aborda temas de forma clara e objetiva. -Postura corporal de dominância, tronco ereto, olho no olho, e, firme aperto de mão. Comunicação Interpessoal
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Barreiras de Comunicação - Falta de atenção. -Falta de objetividade e clareza. -Momento impróprio. -Postura e entonação de voz. -Linguagem e símbolos confusos. -Timidez, impaciência, nervosismo. -Condições físicas desfavoráveis. -Problemas emocionais, hostilidade, -Supor que o Receptor domina o assunto. -Interromper o outro. -Distração – anotar e rascunhar.
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Sinais de não receptividade do outro -Gira o rosto em direção a porta -Cruza as pernas e braços -Reduz o contato visual -Pega a bolsa e as chaves -Olha para o relógio -Movimenta-se com nervosismo Comunicação não verbal
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Sinais de receptividade do outro -Está inclinado para frente -Balança a cabeça sinalizando positivamente -Aumentou o contato visual -Toca o queixo e a testa -Descruza as pernas e braços -Sorriso Comunicação não verbal
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Desenvolvendo Relacionamentos CREDIBILIDADE
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Visual -Imagens internas Auditivo -Sons internos Cinestésico - Sensações Desenvolvendo Relacionamentos PNL Programação Neurolinguística Sistemas Representacionais
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-Coloque-se no lugar do OUTRO Desenvolvendo Relacionamentos PNL ProgramaçãoNeurolinguística Empatia
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- Estar em HARMONIA com o OUTRO: 1.Observe o Sistema Representacional, comportamento verbal e não-verbal. 2.Adeque e iguale o seu comportamento. 3.Modifique o seu comportamento, se o Outro modificar também,o Rapport foi estabelecido e a confiança conquistada. Desenvolvendo Relacionamentos PNL Programação Neurolinguística Rapport
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Lembre-se: “Os verbos do Gestor Líder são: - Ensinar/orientar; - Influenciar/atingir; - Flexibilizar/focar. Liderança
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OBRIGADO! José Waldo Camurça da Silveira Filho (19) 91690405 / 32588564 / 32588434 jwcamurca@uol.com.br www.camurcaconsultoria.com.br
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