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PGVE PROGRAMA DE GESTÃO E VIVÊNCIA EMPRESARIAL GESTÃO DE PESSOAS Professor José Waldo Camurça.

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1 PGVE PROGRAMA DE GESTÃO E VIVÊNCIA EMPRESARIAL GESTÃO DE PESSOAS Professor José Waldo Camurça

2 PRODUTOSPRODUTOS SERVIÇOSSERVIÇOS IDEIASIDEIAS IMAGENSIMAGENS O que negociamos?

3 Uma imagem vale mais que mil palavras

4 SEU NOME Valorize sua marca

5 « A única permanência é a mudança » HERÁCLITO, 500 AC Ponto de partida: Transformação Pessoal COMPROMETIMENTO Mudanças Comportamentais

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9 Ser o melhor gestor

10 PROGRAMAÇÃO Experiências pessoais, padrões e pensamentos, CODIFICAÇÃO => META MODELO / META ESPECÍFICA. NEURO Sistema neurológico, os 5 sentidos, FISIOLOGIA E MENTE => UM SÓ SISTEMA. LINGUÍSTICA Linguagem, quem é e o que pensa, COMUNICAÇÃO => RESPOSTA OBTIDA. Mudanças Comportamentais - PNL

11 O VERBO É: ESCOLHER Mudanças Comportamentais PNL Programação Neurolingüística

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13 MudançasComportamentais PNL Programação Neurolingüística -Posições Perceptivas 1 ª Posição Associação 2 a Posição Associação 3 a Posição Dissociação

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15 Transformar o negativo em positivo: Resignificar: “Errando é que se aprende” Crença limitante X Crença facilitadora Crença limitante X Crença facilitadora MudançasComportamentais PNL Programação Neurolingüística -Posições Perceptivas

16 «Contratamos pela presença de QI. Demitimos pela ausência de IE». «Sucesso é igual a QI+IE+Sorte». Daniel Goleman IE-Inteligência Emocional

17 «Tem sorte quem se prepara para as oportunidades que busca». Maquiavel Sorte em O Príncipe

18 «78 % da perda de talentos a culpa é do gestor, por não desenvolver bons relacionamentos interpessoais». Pesquisa FGV 2011

19 IE-Inteligência Emocional HEMISFÉRIO DIREITO Emoção / intuição / lazer / sensação / ousar/ criar / espontaneidade / espiritualidade MENTIRAS HEMISFÉRIO DIREITO Emoção / intuição / lazer / sensação / ousar/ criar / espontaneidade / espiritualidade MENTIRAS HEMISFÉRIO ESQUERDO Razão/ lógica/ planejar/matemática, estatística/ certo x errado/ ação calculada VERDADES HEMISFÉRIO ESQUERDO Razão/ lógica/ planejar/matemática, estatística/ certo x errado/ ação calculada VERDADES NOSSO CÉREBRO E NOSSAS APTIDÕES MODELO MENTAL DE HERRMANN

20 Conflitos interpessoais => Violência. Alto nível de “ turnover ”. Equipes que não funcionam. Baixa produtividade. Diminuição das vendas. Reclamações sobre atendimento. Aumento de acidentes de trabalho Alto índice de indenizações. Impacto de baixa IE nas organizações

21 1. Ter controle das emoções. 2. Participar de muitas tribos => Flexibilidade, empatia. 3. Na empresa: Transformar problema e conflito em ‘’assunto técnico’’. Principais atitudes comportamentais: IE-Inteligência Emocional

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23 Comportamento: Estado de ego “Pai” - Passado -Crítico: Controlador, poder de decisão, força, deprecia, superior. -Nutritivo: Apoiador, protetor, segurança, amoroso. -Exclusor: Sem criança ou adulto. Paradigmas. Papéis que se comunicam Análise Transacional

24 Comportamento: Estado de ego “Criança” - Futuro -Natural: Raivosa, amorosa, impulsiva, espontânea, brincalhona. -Pequeno Professor: Imaginativa, sonhos, criativa. -Adaptada: Medo, culpa, vergonha, fragilidade, inferioridade. Papéis que se comunicam Análise Transacional

25 Comportamento: Estado de ego “Adulto” - Presente -Raciocínio lógico, fatos, realidade, igualdade, sensatez, acordo; -Sem contaminação - usa bem o Pai e a Criança. Papéis que se comunicam Análise Transacional

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27 Complementar - Resposta adequada ao estímulo, do Estado do Ego estimulado para o Estado do Ego estimulador. Cruzada - Resposta não coerente nem adequada ao estímulo, vem de outro Estado do Ego que não o estimulado. Ulterior - Transação das “segundas intenções” ou das “entrelinhas”. Há uma mensagem social e outra inaudível. Transações Ulteriores negativas, a base dos Jogos Psicológicos. Egos que se comunicam

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29 HD CRIATIVIDADE HE GESTÃO INOVAÇÃO Comportamento inovador

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31 1a) Ambiguidade => Muda muito Transgressão das regras => Planejar Ultrapassar os limites => Desenvolver Correr riscos => Controlar Negociação => Agir Comportamento inovador -Características

32 PGVE PROGRAMA DE GESTÃO E VIVÊNCIA EMPRESARIAL GESTÃO DE PESSOAS Professor José Waldo Camurça

33 Comodismo > Preguiça – Zona de conforto. Conhecimento > Pouca experiência. Correr riscos > Medo do desconhecido. Desistência > Muita burocracia. Autoritarismo > Excesso de controle. Pessimismo > Não vai dar certo. Opinião dos outros > Chamar de louco. Sugestão: PAINEL DE IDEIAS ATÉ ABSURDAS Comportamento inovador -Obstáculos

34 Inovação -Quebrar paradigmas OCEANO VERMELHOOCEANO AZUL Compete num mercado existente Compete num mercado novo Visa bater a concorrência Torna a concorrência irrelevante Explora demanda existente Cria uma nova demanda A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL Chan Kim e Renée Mauborgne

35 AMAR E CONHECER O QUE FAZ RECONHECIMENTO PROFISSIONAL E VALOR PESSOAL RECOMPENSA FINANCEIRA Motivação

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37 Hierarquia das necessidades - Maslow Motivação Teoria motivacional

38 O indivíduo na equipe –Motivação NECESSIDADES MOTIVACIONAIS DE MASLOW

39 - Desafio. - Integração. - Oportunidade de crescimento profissional. - Estabilidade. - Benefícios. - Valorização e reconhecimento. - Imagem da empresa frente ao mercado. - Visão de futuro. - Salário. - Participação (sentimento de ser ouvido). - Acesso às novas tecnologias. 39 O que motiva

40 - Falta de desafios. -Pouca oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional. - Falta de valorização e reconhecimento. - Relação com a liderança. - Falta de autonomia. - Falta de visão do todo. - Baixo sentimento de participação. - Sentimento de pouco acesso à informação. - Baixo salário. - Processos internos difíceis / excesso de burocracia. -Falta de clareza nos critérios utilizados para avaliação e feedback. 40 O que desmotiva

41 Equipe Grupo Bando 41 Formação e desenvolvimento de equipes

42 Transformação de grupos em equipes -Quando diagnosticam e resolvem seus problemas. -Pessoas com habilidades complementares, com o mesmo objetivo, mesma abordagem, mutuamente responsáveis. Formação e desenvolvimento de equipes

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44 Empowerment É o processo de delegação e atribuição de tarefas, acrescido do poder para decidir sobre elas AUTOGESTÃO: Comprometimento, competência, autonomia, e capacidade de decisão. 44 Formação e desenvolvimento de equipes

45 Transformação de grupos em equipes Para bom funcionamento: -2 2 2 2 3 2Conhecimento das condições. -Aprender e compartilhar. -Dar e receber feedback. -2 3 Aceitação das diferenças individuais. Flexibilidade. -Praticar negociação e concessão. Ganha-ganha. -1 3 4 Comunicação aberta. -Entusiasmo. -3 3 Comprometimento ético. -11 1 1 1Consciência dos objetivos.

46 Seu cliente interno e externo

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48 Desenvolvendo Relacionamentos

49 Desenvolvendo Relacionamentos CARISMA

50 Desenvolvendo Relacionamentos CARISMA “ALEGRIA É VANTAGEM COMPETITIVA” Crivellaro

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52 Desenvolvendo Relacionamentos CONTEÚDO

53 Aspectos conceituais -Educar, orientar, estimular a busca de resultados. -Influenciar pessoas para atingir metas. -Flexibizar sem perder foco. Liderança

54 Identificação dos papéis -Chefe: autoridade formal, decide. -Gerente: conhecimentos administrativos. -Gestor-líder: influenciador, coordenador. Liderança

55 Situacional ou contigencial (centrada no líder, liderados e situação) Liderança Diferentes abordagens

56 Desenvolvendo Relacionamentos COMUNICAÇÃO

57 Comunicação I mportância Segundo a PNL: “ A Comunicação é redundância. Estamos sempre comunicando algo”. “O significado de sua comunicação é a resposta que você obtém”.

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59 VERBAL Realizada pelo verbo ESCRITA e ORAL -------------------------------------------------NÃO-VERBAL Linguagem expressa pelo CORPO e TOM DA VOZ A comunicação pode ser

60 PALAVRA TOM DE VOZ EXPRESSÃO CORPORAL Comunicação

61 Comunicação e assertividade -Emissor diz o que pensa e sente sem milindrar. -Aborda temas de forma clara e objetiva. -Postura corporal de dominância, tronco ereto, olho no olho, e, firme aperto de mão. Comunicação Interpessoal

62 Barreiras de Comunicação - Falta de atenção. -Falta de objetividade e clareza. -Momento impróprio. -Postura e entonação de voz. -Linguagem e símbolos confusos. -Timidez, impaciência, nervosismo. -Condições físicas desfavoráveis. -Problemas emocionais, hostilidade, -Supor que o Receptor domina o assunto. -Interromper o outro. -Distração – anotar e rascunhar.

63 Sinais de não receptividade do outro -Gira o rosto em direção a porta -Cruza as pernas e braços -Reduz o contato visual -Pega a bolsa e as chaves -Olha para o relógio -Movimenta-se com nervosismo Comunicação não verbal

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65 Sinais de receptividade do outro -Está inclinado para frente -Balança a cabeça sinalizando positivamente -Aumentou o contato visual -Toca o queixo e a testa -Descruza as pernas e braços -Sorriso Comunicação não verbal

66 Desenvolvendo Relacionamentos CREDIBILIDADE

67 Visual -Imagens internas Auditivo -Sons internos Cinestésico - Sensações Desenvolvendo Relacionamentos PNL Programação Neurolinguística Sistemas Representacionais

68 -Coloque-se no lugar do OUTRO Desenvolvendo Relacionamentos PNL ProgramaçãoNeurolinguística Empatia

69 - Estar em HARMONIA com o OUTRO: 1.Observe o Sistema Representacional, comportamento verbal e não-verbal. 2.Adeque e iguale o seu comportamento. 3.Modifique o seu comportamento, se o Outro modificar também,o Rapport foi estabelecido e a confiança conquistada. Desenvolvendo Relacionamentos PNL Programação Neurolinguística Rapport

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71 Lembre-se: “Os verbos do Gestor Líder são: - Ensinar/orientar; - Influenciar/atingir; - Flexibilizar/focar. Liderança

72 OBRIGADO! José Waldo Camurça da Silveira Filho (19) 91690405 / 32588564 / 32588434 jwcamurca@uol.com.br www.camurcaconsultoria.com.br


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