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PublicouAntônio Costa Sá Alterado mais de 8 anos atrás
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Convergência e Mobilidade Dielson Hohenfeld dph@ifba.edu.br ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
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Com quem vamos dialogar...
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“Um dos estudiosos de mídia mais respeitados dos Estados Unidos, investiga a efervescência em torno dos novos meios de comunicação e expõe as importantes transformações culturais que estão ocorrendo à medida que esses meios convergem.” (JENKINS, 2009)
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CULTURA DA CONVERGÊNCIA Por convergência refiro-me ao fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam. (JENKINS,p.29, 2009)
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CONVERGÊNCIA No atual cenário de convergência digital os estudantes continuaram sendo apenas consumidores? Quais as implicações deste cenário de convergência na educação profissional?
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https://www.youtube.com/watch?v=zbeBcnXpoDc
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JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
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Palavras - Chave Internet Mobilidade Convergência Virtual Digital Aplicativos móveis Plataformas móveis TIC Interatividade Interação Colaboração Inclusão digital
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APENAS UMA CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA ? http://www.facebook.com/profile.php?id=100001528903547#!/photo. php?fbid=1468212765737&set=a.1369240291487.48084.1846125945&typ e=1&theater
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UM RÁPIDO HISTÓRICO Marco de surgimento do fenômeno da convergência. Micro-processadores (1970) Fibras óticas (1970) Comercialização de computadores pessoais (1975) Aparelhos de celular (1977)
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UM RÁPIDO HISTÓRICO Primeira convergência entre informática e telecomunicações – telemática (1980) A Internet ganha o seu formato atual o que permite o uso do hipertexto(1990) Conversão Digital
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UM RÁPIDO HISTÓRICO A Internet se consolida como serviço de comunicação, alavancando um processo de busca pela oferta de acesso em alta velocidade (banda larga). Isso leva as operadoras de telefonia a investirem nas redes ADSL e as de cabo a digitalizarem suas redes de modo a oferecerem, além dos pacotes de canais, acesso à web e também telefonia - tri-ple play (2000) http://noticias.r7.com/blogs/daniel-castro/
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ALGUMAS MUDANÇAS Associação entre provedores de acesso à internet com empresas de comunicação em massa, como editores de revistas, jornais e televisão; Empresas provendo serviços de comunicação de voz e vídeo via internet; Serviços de acesso em banda larga providos por empresas de TV por assinatura. Associação entre empresas de TV aberta e provedores de internet possibilitando a transmissão de programas televisivos via internet
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CONVERGÊNCIA E MOBILIDADE www.rodrigomerino.com.br
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CONVERGÊNCIA E MOBILIDADE “A convergência de mídias se dá quando em um mesmo ambiente estão presentes elementos da linguagem de duas ou mais mídias interligados pelo conteúdo”. Pellanda (2001:96) http://biancamafra.wordpress.com/2009/07/21/o-que- e-convergencia-digital
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CONVERGÊNCIA Pode ser definida como a capacidade do uso de uma mesma plataforma de rede de telecomunicações para prover diferentes tipos de serviços como telefonia, vídeo, música e internet (Shepard, 2000).
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CONVERGÊNCIA E MOBILIDADE O principal intuito da convergência tecnológica é fornecer ao usuário acesso a suas informações e aplicações em qualquer lugar, de qualquer rede, por qualquer canal de comunicação, através de uma interface homem máquina coerente (única), com qualidade adequada e de forma transparente (SERRA, 2006)
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CULTURA DA CONVERGÊNCIA Por convergência refiro-me ao fluxo de conteúdos através de múltiplos suportes midiáticos, à cooperação entre múltiplos mercados midiáticos e ao comportamento migratório dos públicos dos meios de comunicação, que vão a quase qualquer parte em busca das experiências de entretenimento que desejam. (JENKINS,p.29, 2009)
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CONVERGÊNCIA Os caminhos da convergência entre as mídias poderão se dar na medida da demanda da mensagem de acordo com a necessidade de expressão, não só do transmissor desta informação, mas do receptor que ao escolher as mídias que mais lhe convém e interagir com a comunicação, se torna também autor.
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CULTURA DA CONVERGÊNCIA Meu argumento aqui será contra a idéia de que a convergência deve ser compreendida principalmente como um processo tecnológico que une múltiplas funções dentro dos mesmos aparelhos. Em vez disso, a convergência representa uma transformação cultural, à medida que consumidores são incentivados a procurar novas informações e fazer conexões em meio a conteúdos midiáticos dispersos. (JENKINS,p.29, 2009)
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CULTURA DA CONVERGÊNCIA Cada um de nós constrói a própria mitologia pessoal, a partir de pedaços e fragmentos de informações extraídos do fluxo midiático e transformados em recursos através dos quais compreendemos nossas vida cotidiana. (JENKINS,p.29, 2009) http://www.tecg1.com/2010/11/convergencia-digital.html
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ÍCONE DA CONVERGÊNCIA celular
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De fato, o computador pessoal mais comum da aproxima década será um telefone celular digital. Denominado assistentes digitais pessoais, entre outros nomes, serão portáteis como um relógio de pulso e tão pessoais como uma carteira de bolso; reconhecerão a fala e a navegação pelas ruas abrirão a porta dos automóveis e darão parida neles, coletarão a correspondência, as notícias e o contracheque, conectados a milhares de bancos de dados de toda sorte. (Gilder, p.17, 1996) http://www.plusultratech.com/p/futurism.html
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Nossos telefones celulares não são apenas aparelhos de telecomunicações; eles também nos permitem jogar, baixar informações da internet, tirar e enviar fotografias ou mensagens de texto. Cada vez mais, estão nos permitindo assistir a trailers de filmes, baixar capítulos de romances serializados ou comparecer a concertos e shows musicais em lugares remotos.
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A FINAL A ONDE OCORRE A CONVERGÊNCIA? A convergência está ocorrendo dentro dos mesmos aparelhos, dentro das mesmas franquias, dentro das mesmas empresas, dentro do cérebro do consumidor e dentro dos mesmos grupos de fãs. A convergência envolve uma transformação tanto na forma de produzir quanto na forma de consumir os meios de comunicação. (JENKINS,p.29, 2009)
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FACES DA CONVERGÊNCIA É um processo de reorganização dos sistemas e processos de comunicação em todo o mundo. Ele envolve as possibilidades trazidas pelo avanço tecnológico, sobretudo pela digitalização. A partir destas, aproxima as indústrias do setor, integrando plataformas, serviços e terminais. Mas vai além das novas funcionalidades técnicas, dando forma ao uso destas de acordo com as necessidades de reprodução do sistema capitalista e de atuação dos grandes, e cada vez mais concentrados, agentes comerciais. p.7
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FACES DA CONVERGÊNCIA Contudo, a expansão das redes e a criação de novas plataformas, como a Internet, trazem também um caráter contraditório, abrindo novas possibilidades menos verticais de interação entre os indivíduos. Essas, porém, não estão dadas à priori e dependem de uma luta pela definição das lógicas sociais de uso dos novos meios de comunicação, como veremos mais adiante. p.7
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Fonte: Amelia h. Arsenault e Manuel Castells. The Structure and Dynamics of Global Multi-Media Business Networks. International Journal of Communication 2 (2008).
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APLICAÇÕES DE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA Tipos de Aplicações: Internet Móvel Medicina TV móvel Escritório Móvel Educação
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CONVERGÊNCIA E MOBILIDADE No atual cenário de convergência digital os estudantes continuaram sendo apenas consumidores? Quais as implicações deste cenário de convergência na EPCT?
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Referências Ana Paula Gonçalves Serra - Convergência tecnológica em sistemas de Informação, revista integração, n°47, 2006.
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Atividades: Fazer um Glossário das Palavras-chave Responder as duas questões propostas na apresentação no Fórum de discussão. Selecionar um aplicativo móvel e propor sua inserção no contexto da EPCT
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