A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª."— Transcrição da apresentação:

1 Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª. Stella Maris Bortoni-Ricardo

2 Justificativa “O problema que hoje se coloca para a escola, em relação à linguagem, é o de definir o que pode ela fazer, diante do conflito lingüístico que nela se cria, pela diferença existente entre a linguagem das camadas populares as quais conquistam cada vez mais, o direito de escolarização, e a linguagem que é instrumento e objetivo dessa escola, que é a linguagem das classes dominantes” ( SOARES, 1988, p. 69). “A escola é por excelência, o locus – ou espaço – em que os educandos vão adquirir, de forma sistemática, recursos comunicativos que lhes permitam desempenhar-se competentemente em práticas sociais especializadas” (BORTONI- RICARDO, 2004, p. 75).

3 Justificativa “Mais do que os vários outros tipos de professores, os alfabetizadores precisam de uma formação especial, mais sólida e sofisticada, dada a importância e a complexidade de seu trabalho [...]” (CAGLIARI, 1989, p. 13).

4 Questionamentos Será que os cursos de pedagogia preparam os professores para letrar? A competência lingüística e comunicativa do professor influencia o processo de aquisição da linguagem dos seus alunos? É importante a formação específica do professor alfabetizador? Se a família e/ou a comunidade em que a criança está inserida não tem as condições necessárias, é papel da escola cuidar da formação lingüística dessa criança ? O professor considera “errada” a variação lingüística do aluno? Os Alfabetizadores têm satisfação em realizar esse trabalho?

5 Asserção Geral A formação do professor alfabetizador é fundamental e influencia a ampliação da competência linguística do aluno.  Analisar a formação de professores de alfabetização e sua influência no processo de aquisição da linguagem dos alunos. Objetivo Geral

6 Sub-asserções  Analisar a formação de professores de classes de alfabetização; Identificar em que modalidade e como ocorre a formação desses professores; Constatar como os alfabetizadores são lotados em suas turmas; Verificar se o professor se constitui um “elo” entre a variação lingüística do aluno e a variação considerada padrão; Analisar o processo de aquisição da linguagem oral e escrita por parte do aluno. Identificar se o professor tem ciência de sua influência na formação lingüística do aluno; Há necessidade de revisão curricular nos cursos de formação de professores para os anos iniciais; A maior preocupação dos professores alfabetizadores é com a codificação e a decodificação de palavras sem focar a formação lingüística do aluno; A seleção/lotação de professores para as turmas de alfabetização não tem critério, acontece de forma aleatória; O professor ensina a língua padrão e faz uso de variação não padrão; O professor alfabetizador deve exercer maior influência na aquisição da linguagem, variação padrão, dos seus alunos; Os professores dos anos iniciais trabalham sem mensurar as conseqüências do seu trabalho nos resultados das avaliações oficiais (SAEB, Prova Brasil, ENEM, etc ). Objetivos Específicos

7 Metodologia Paradigma qualitativo Pesquisa participativa Etnografia Sujeitos Professores e alunos de 3 turmas de alfabetização/1º ano, sendo 2 turmas da rede Pública e 1 da particular da cidade de Imperatriz – Maranhão. Estratégias de coleta de dados Entrevista Observação participante Análise documental Aplicação de questionário Oficinas (gravações em áudio e vídeo)

8 Metodologia Análise dos dados Análise de conteúdo (entrevistas e outros) Análises descritivas (questionários) Análise qualitativa (oficinas e observações) Referencial teórico BAGNO ( 2003, 2006), BORTONI-RICARDO (1995, 2005), CARROLL (1972), CAGLIARI (1989), CALVET (2004), KLEIMAN (2001, 2004), MARCUSCHI (1986), SOARES (1988,2005), VYGOTSKY (1991) e outros.

9 Capítulos sugestivos  A história da linguagem  A linguagem oral;  A linguagem escrita; Aquisição da linguagem: o papel da escola e do professor; A função da leitura na aquisição da linguagem; Produção de textos no processo de aquisição de linguagem;  A história da alfabetização  Como era ser alfabetizado nos primórdios; A formação lingüística do professor alfabetizador; A distinção entre alfabetização e letramento; Contribuições da sociolingüística para o professor alfabetizador. A política governamental para a educação infantil e o ensino fundamental;

10 Utilização dos resultados da pesquisa Os resultados dessa pesquisa poderão ser úteis para:  O MEC (implementação das políticas educacionais); Universidades, faculdades e Institutos (que formam o profissional da educação); Secretarias de Educação ( que põem em prática as políticas educacionais); Estudantes ( cursos de graduação e pós-graduação) Escolas (gestores educacionais) Professores (trabalham diretamente com os alunos) Pais de alunos (ter a informação)

11 Um dos motivos dessa pesquisa: “Nada faz mais diferença entre um ser humano e outro do que a educação” Aníbal Ponce


Carregar ppt "Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google