A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 6/2016 Minuta de Resolução que regulamenta o padrão ANP7 Estabelece os procedimentos para formatação e entrega do dado de Perfil Composto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 6/2016 Minuta de Resolução que regulamenta o padrão ANP7 Estabelece os procedimentos para formatação e entrega do dado de Perfil Composto."— Transcrição da apresentação:

1 AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 6/2016 Minuta de Resolução que regulamenta o padrão ANP7 Estabelece os procedimentos para formatação e entrega do dado de Perfil Composto para poços exploratórios. Rio de Janeiro, RJ – 31/03/2016

2 08:3009:00Recepção e registro dos participantes. 09:0009:15 Abertura das atividades com a palavra do Presidente da Audiência. 09:1510:00 Exposição do tema pela Superintendência de Dados Técnicos. 10:0011:00Apresentação de comentários e sugestões. 11:0011:15Intervalo. 11:1512:00Comentários finais e encerramento. Programa da Audiência Pública

3 Regras de Participação na Audiência Pública Objetivos da Audiência Pública: -recolher subsídios, conhecimentos e informações para o processo decisório; -propiciar aos agentes econômicos e aos consumidores a possibilidade de encaminhamento de opiniões e sugestões; -identificar, da forma mais ampla possível, todos os aspectos relevantes à matéria objeto da audiência pública. Caberá ao presidente: -conduzir a Audiência Pública, podendo conceder e cassar a palavra, devendo manter a ordem, bem como determinar, caso necessária, a retirada de pessoas que a perturbarem; - decidir, conclusivamente, sobre as questões de ordem e sobre as reclamações relativas aos procedimentos adotados na audiência. Manifestações: terão prioridade as inscrições realizadas previamente.

4 A manifestação oral previamente escrita deverá ser realizada em até 15 minutos. Serão aceitas apenas as manifestações relacionadas à minuta de Resolução. Caso haja tempo hábil, novas inscrições poderão ser realizadas durante as apresentações. Comentários: Respostas que necessitem de dados não disponíveis nesta sessão poderão, a critério do presidente, ser divulgadas em até 72 horas do término da Audiência na página eletrônica www.anp.gov.br.www.anp.gov.br Súmula da audiência: Será submetida à Diretoria Colegiada da ANP e publicada na página da ANP na Internet: www.anp.gov.br. Regras de Participação na Audiência Pública

5 APRESENTAÇÃO DA MINUTA DE RESOLUÇÃO

6 Audiência Pública nº 6/2016 Minuta de Resolução que regulamenta o padrão ANP7 Dado de Perfil Composto Fernanda Lumertz Martello, Especialista em Geologia e Geofísica do Petróleo Superintendência de Dados Técnicos – SDT/ANP 31 de março de 2016

7 Fundamentação Legal Artigo 8º da Lei 9.478/97, no inciso XI que designa à ANP organizar e manter o acervo das informações e dados técnicos relativos às atividades reguladas da indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis. Artigo 22 da Lei 9.478/97 determina que "o acervo técnico constituído pelos dados e informações sobre as bacias sedimentares brasileiras é também considerado parte integrante dos recursos petrolíferos nacionais, cabendo à ANP sua coleta, manutenção e administração” O Regimento Interno da Agência (Portaria ANP nº 69/2011), confere à Superintendência de Dados Técnicos (SDT), a gestão do acervo de dados técnicos e de informações existentes sobre as bacias sedimentares brasileiras; e a elaboração de padrões, regulamentos, normas e portarias referentes aos procedimentos exigidos para a obtenção e entrega de dados técnicos de Exploração e Produção à ANP.

8 Objetivos da Regulamentação Proposta - Atualizar o padrão de formatação e entrega do dado de perfil composto. - Unificar o recebimento do dado de perfil composto, com a exigênica de encaminhamento de somente cópia digital do dado. - Incorporar novas tecnologias no perfil composto. - Tornar mais claras as regras para formatação do perfil composto.

9 Estrutura da Minuta do Padrão ANP7 1.Introdução 2.Descrição -Cabeçalho -Corpo Principal -Rodapé 3.Complemento 4.Estruturação da Remessa 5.Considerações Gerais

10 Resultado da Consulta Pública Sugestões de melhorias apresentadas durante a fase de Consulta Pública, que se estendeu do dia 26/02/2016 a 28/03/2016, totalizando 27 sugestões. Resumo dos Comentários e Sugestões Recebidas EmpresaResumo ANPPropôs alterações ou sugestões em 1 item. IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis Propôs alterações ou sugestões em 7 itens. Shell Brasil Petróleo Ltda.Propôs alterações ou sugestões em 8 itens. Petróleo Brasileiro - PetrobrasPropôs alterações ou sugestões em 11 itens.

11 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Item 17 (Art. 3º) IBP 17. O perfil composto será avaliado, verificando-se sua conformidade com o padrão e coerência com outras informações enviadas pela empresa, antes deste integrar o banco de dados da ANP, de acordo com o artigo terceiro da minuta de resolução. A presença de não conformidade configura não atendimento à resolução ANP, o que gerará laudo da avaliação com as não conformidades que será enviado a empresa para a correção. Algumas não conformidades informadas em laudos mostram-se, na nossa opinião, como equívocos de interpretação do avaliador da agência. Depois de identificados pela Operadora, estas falhas, na cobrança nos laudos, são comunicadas via telefone ou correio eletrônico e julgadas pala agência a favor do operador, que por fim são abonadas. Porém, atualmente, está sendo gerado um auto de infração. Este auto de infração exige esforço desproporcional à causa, para respondê-lo, pela necessidade de se resguardar juridicamente a empresa para que não seja gerada uma multa. Como seria possível evitar tais situações? ANÁLISE ANP Não acatado. Justificativa: Contribuição fora da abrangência da minuta do presente padrão.

12 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Art. 5º Petrobras Proposta: As empresas Concessionárias deverão se adequar as novas orientações do Padrão ANP- 05 em até 120 dias, a partir da publicação no DOU. Ter tempo hábil para adequação do software às mudanças propostas pela ANP, em especial para o item 3.1.(Sobre os Dados). ANÁLISE ANP Sugestão acatada. Nova redação: “Art. 5º Esta Resolução entra em vigor 120 dias após a sua publicação no Diário Oficial da União.”

13 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Anexo I - 1.2 IBP 1.2. O perfil composto deve ser redigido em língua portuguesa e expressar as profundidades em metros e na escala vertical de 1:500. Sugere-se a utilização de uma escala de 1: 500 visando à obtenção de maior detalhe visual das formações e dos perfis. ANÁLISE ANP Em análise. Justificativa: A ANP acredita que a escala 1:1000 é suficiente para os fins pretendidos.

14 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Item 2.3.16 Shell Fazer um mapa de localização mais regional, indicando melhor a posição do poço. Os mapas de localização encontrados nos perfis compostos atuais não apresentam, de maneira clara, a localização do poço em um contexto regional. ANÁLISE ANP Não acatado. Justificativa: As informações de localização já estão no cabeçalho para o caso de dúvidas. Dependendo da região de localização do poço um mapa regional não seria o melhor, sendo que a redação atual já permite ao operador demonstrar os pontos de interesse.

15 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Item 29 (Item 2.3) IBP 29. Os itens que devem constar no cabeçalho também foram numerados. Os itens de 1 a 3 e 5 permanecem como o padrão atual. O código do bloco, solicitado no padrão atual foi retirado, pois a mesma nomenclatura pode representar áreas distintas ao longo de diferentes rodadas e também pela possibilidade de perfuração de poços estratigráficos em áreas da União. As coordenadas retangulares, também foram retiradas por não serem contempladas no padrão de geoprocessamento da Agência (padrão ANP4C). Para padronização de legendas (tomadas de pressão, amostragem lateral e etc), sugere-se que a ANP detalhe cada legenda que deva ser utilizada no cabeçalho para que as mesmas sejam padronizadas, evitando assim dúvidas em usar o padrão Petrobras, ANP ou o da própria Operadora. ANÁLISE ANP Não acatado. Justificativa: Cada operador poderá adotar sua própria legenda.

16 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Item 46 (Item 2.4) IBP 46. Justificativa: Todas as definições de estilos e cores presentes no padrão atual foram retiradas, pois não há a necessidade de definição detalhada da curva por parte da ANP, somente a diferenciação entre curvas na mesma coluna e a identificação e legenda no cabeçalho. Para diferenciação de mais de uma linha das curvas das ferramentas na mesma coluna, a operadora estará livre para escolher a cor e o tipo de linha que lhe convém? Caso a resposta seja negativa, sugerimos que as cores e os tipos das linhas sejam descriminados nesta revisão. ANÁLISE ANP Não acatado. Justificativa: A operada realmente está livre para escolher as cores e tipos de linhas

17 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Itens 44/48/49/ 50 (Item 2.4) IBP 44. Justificativa: A estrutura da faixa 2 foi modificada com o acréscimo dos subitens para melhor entendimento. Foi retirada a palavra sugestão referente à escala da curva de raio gama para padronização. Sugere-se a inclusão das palavras “quando necessário” logo após a definição da escala secundária e em alguns casos, escala terciária. Com a inclusão destas palavras pode-se evitar problemas de interpretação do avaliador (agência) que pode pedir em laudo a inclusão da escala secundária na legenda das curvas no perfil, mas na realidade o perfil não estourou em nenhum momento a escala secundária. 48. Justificativa: A estrutura do parágrafo foi modificada para agrupar os itens relacionados e excluir a repetição. A escala da resistividade foi modificada para acrescentar a curva terciária, para altas resistividades, sem eliminar a curva secundária. 49. Justificativa: Adicionou-se a curva do tempo de trânsito de onda cisalhante em complemento à curva de onda compressional, pois ambas são frequentemente adquiridas nas perfilagens com ferramentas sônicas. 50. Justificativa: A estrutura da faixa foi modificada, houve o acréscimo dos subitens para melhor entendimento. ANÁLISE ANP Não acatado. Justificativa: A inclusão da expressão “quando necessário” não aprimora o procedimento de avaliação, conforme desejado pela presente sugestão.

18 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Item 2.4.3 Shell Retirar o valor numérico dos pré-testes. Os valores estão resumidos em tabela no rodapé, e em geral, não é clara a leitura dos valores no corpo principal. Item 2.4.3.5 Shell Organizar a posição da representação no perfil do tempo simples obtido em sísmica de poço, e pré-testes de formação. A representação do perfil de tempo simples e dos pré-testes de formação, são apresentados de forma confusa, não sendo possível a leitura dos valores e da posição. Sugere-se que seja disposto de forma a facilitar a leitura e visualização. ANÁLISE ANP Sugestões acatadas parcialmentes. Nova redação: “2.4.3.5. Subfaixa B, as três últimas divisões: destinada aos valores de tempo simples obtido em sísmica de poço e indicações de pré-testes e testes de formação, marcadas nas respectivas profundidades. As informações devem ser dispostas de maneira legível.”

19 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA 2.4.3.1 Petrobras Proposta: Incluir no padrão a opção de escala do GR de 0 a 300 e secundária de 300 a 600. Esta escala permite melhor visualização em formações específicas, principalmente, em poços de terra perfurados nas Bacias do Espírito Santo. ANÁLISE ANP Não acatado. Justificativa: A proposta serviria apenas para alguns poços. Para casos específicos, o item 5.3 deixa a critério da ANP aceitar ou não eventuais alterações no perfil, mediante justificativa técnica.

20 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA 2.4.3.2 Petrobras Proposta: Potencial espontâneo deverá ser apresentado só quando tiver bom desenvolvimento da curva (não pode ser obrigatório, deve ser facultativo) A aquisição deste dado, não raramente, apresenta baixa qualidade. Essa curva fica muito alterada quando é obtida em perfurações com fluido sintético, podendo levar às interpretações errôneas.Sendo assim, não tem sentido apresentar uma curva que teve problemas na sua obtenção e não agrega qualquer informação. A curva de Potencial espontâneo só deve ser plotada quando a perfuração for com fluido catiônico. Quando for com fluido sintético, recomenda-se não plotar a curva e colocar uma nota explicativa no campo de observações. ANÁLISE ANP Não acatado. Justificativa: Para os casos onde a curva tenha problemas de aquisição recomendamos apresentar esclarecimentos no item “Observações gerais”.

21 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA 2.4.3.3 Petrobras Solicita-se esclarecimento sobre o que seria a escala adequada. A ANP forneceria um valor fixo para a representação ou as operadoras poderão plotar a curva com a escala que achar mais representativa? O mesmo questionamento serve para o item 2.4.3.2. Entendemos que a escala mais adequada para a representação do cáliper vai depender do diâmetro das fases perfuradas no poço. ANÁLISE ANP Sugestão acatada. Nova redação: ”2.4.3.2 Potencial espontâneo, em escala adequada para visualização da curva com unidade física mV. 2.4.3.3 Cáliper, em escala adequada conforme diâmetro do poço com unidade física em polegadas. ”

22 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Anexo I - 2.4.5 IBP 2.4.5 Faixa 4, com 5,00 cm de largura, com 10 divisões de 0, 5 cm cada e escala linear crescente da esquerda para direita, destinada ao registro das curvas de resistividades, representando as curvas de investigação rasa, média e profunda, sempre que disponíveis em escala logarítmica de dois ciclos sendo as primárias variando de 0,2 a 20ohm.m, secundárias variando de 20 a 2000ohm.m e uma terciária de 2000 a 200000ohm.m. Sugere-se incluir as divisões e escala linear crescente, de forma a obter maior detalhamento das curvas, em linha com a sugestão anterior. Item 2.4.5 Shell Modificar a escala do perfil de resisitividade para 0,2 a 2000 ohm.m. As curvas secundárias e terciárias, são difíceis de serem análisadas. Para os poços do pré-sal, muitas vezes as resistividades são muito altas, mas a leitura do valor de resistividade é em geral prejudicada, pois não é clara a leitura das curvas. Sendo assim, sugere-se que seja apresentado perfil em escala logarítmica, apenas com curva primária variando de 0,2 a 2000 ohm.m. 2.4.5 Petrobras Proposta: Escala logarítmica de 4 ciclos para as curvas de resistividade, sendo as primárias variando de 0.2 a 2.000 ohm.m e secundárias de 2.000 ohm.m a 20.000.000 ohm.m. Algumas vezes os valores adquiridos em zonas portadoras de HC ultrapassam dois ciclos de resistividade, ficando difícil verificar o real valor de resistividade naquela zona. Assim, a utilização das curvas de backup seria somente nas litologias de sal e ígneas, onde os valores muitas vezes ultrapassam 2000 ohm.m.

23 ANÁLISE ANP Sugestão acatada parcialmente. Nova redação: “2.4.5. Faixa 4, com 6,35 cm de largura, destinada ao registro das curvas de resistividades, representando as curvas de investigação rasa, média e profunda, sempre que disponíveis, em escala logarítmica de quatro ciclos sendo a escala primária variando de 0,2 a 2000 ohm.m e secundária variando de 2000 a 20000000 ohm.m.” Não acatado. Justificativa: A escala logarítmica será mantida para facilitar a leitura de valores. Contribuições

24 ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Item 2.4.6 Shell Fazer uma limitação visível entre a faixa 5 e a faixa 6. Em geral, como não existe um limite entre a faixa 5 e a faixa 6, a leitura da escala da faixa 5, que contém o registro das curvas do tempo de trânsito de onda compressional e onda cisalhante, pode não ficar clara devido ao não evidente limite entre as faixas. ANÁLISE ANP Não acatado. Justificativa: As escalas das respectivas curvas já formam a separação solicitada entre as faixas.

25 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA 2.4.6 Petrobras Proposta: Mudar a escala da curva primária 240 a 40 us/pé e secundária de 440 a 240 us/pé. Escala mais adequada para representação do perfil em questão. ANÁLISE ANP Sugestão acatada. Nova redação: “2.4.6. Faixa 5, com 6,35 cm de largura e escala linear com 10 divisões, destinada ao registro das curvas do tempo de trânsito de onda compressional e onda cisalhante, com escala da curva primária de 240 a 40 µs/pé e a secundária de 440 a 240 µs/pé.”

26 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Item 2.4.7.1 ANP Mudar a escala do perfil de densidade para de 1,95 a 2,95, ao invés de 2 a 3 como está no padrão. Cabe ressaltar que o perfil de densidade deve continuar no mesmo track do perfil de neutrão Para que se possa visualizar os dois perfis em escalas compatíveis. ANÁLISE ANP Sugestão acatada. Nova redação, adequando-se às melhores práticas internacionais: “2.4.7.1 Curva densidade total, com curva primária variando de 1,95 a 2,95 g/cm³ e secundária de 0,95 a 1,95 g/cm³;”

27 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA 2.5.2.7 Petrobras “Informando no caso de teste a cabo.... indicando, para óleo, o grau API e RGO, e valores estimados de mobilidade”. Proposta: Não deve ser obrigatório o fornecimento desses dados. Os dados em questão são obtidos em análises laboratoriais realizadas e concluídas, geralmente, em períodos maiores de 60 dias da conclusão do poço, não estando disponíveis na ocasião da elaboração do perfil composto. ANÁLISE ANP Não acatado. Justificativa: Os dados adquiridos após o prazo definido no caput do artigo 2º, devem ser inseridos no perfil composto e entregues no prazo disposto no parágrafo 2º do mesmo artigo.

28 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Item 2.5.2.7 Shell Incluir dados de inertes (CO2, H2S, etc) nos dados do Teste de Formação. Os inertes, como CO2 e H2S são informações fundamentais, e que caso disponíveis, deveriam ser incluídas nos dados dos testes de formação. ANÁLISE ANP Sugestão acatada parcialmente. Nova redação: “Observações, informando no caso de testes a cabo: volumes e tempos de bombeio, fluido amostrado (por inferência direta e/ou do analisador óptico), indicando, para óleo, o grau API e RGO, e valores estimados de mobilidade; no caso de testes por tubulação: conclusividade do teste, fluido produzido, recuperação, vazões e aberturas, grau API, permeabilidade, presença de CO 2 e H 2 S, razão de dano e índice de produtividade (AOF, no caso de gás) calculados e outras observações pertinentes.”

29 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA 2.5.3.4 Petrobras “(pressão estabilizada ou instável), se o valor apresentou sobrecarga, se o intervalo foi seco ou se houve perda de selo da ferramenta.” Proposta: a) Sugere-se manter as classificações conforme padrão atual: Pressão estabilizada, Próximo da Estabilização e Longe da Estabilização; adicionar informações se o intervalo foi seco ou fechado, nos casos onde não se obteve a pressão estática. b) Não informar se o valor apresenta-se com sobrecarga; c) Não informar dado sem selo; a) São classificações que fornecem informações mais completas, utilizada e consagrada pela operadora. Cujos o termos considera-se mais adequados quando se trata de registro de pressão. b) A sobrecarga é um dado interpretativo e não um dado adquirido, esta informação é, de certa forma, subjetiva e variável ao longo do tempo. c) O ponto sem selo não apresenta dados relevantes, considera-se que se deva enviar para agência dados capazes de gerar informações. Este dado não é considerado um dado válido. Não se obtém nenhuma informação da Formação. Muitas vezes está associado à falha da ferramenta de registro de pressão. ANÁLISE ANP Não acatado. Justificativa: A agência considera o disposto na minuta o necessário para uma análise preliminar do poço. A sobrecarga é inferida por meio de medições.

30 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Item 2.5.4 Shell Adicionar a observação de indício de hidrocarboneto. Essa informação é considerada essencial para descrição de testemunho. ANÁLISE ANP Sugestão acatada. Nova redação: “2.5.4.7 Descrição do testemunho, incluindo indícios de hidrocarbonetos.”

31 Contribuições ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA Item 55 (Item 2.5.5.3) IBP 55. Justificativa: As informações solicitadas para amostra lateral foram mantidas, somente reorganizadas em formato de lista. Recomenda-se a classificação para amostra lateral em Integral, Parcial e Nula ou Sem Recuperação. A mudança seria para evitar qualquer dúvida entre a quantidade de amostra recuperada (em volume) para ser denominada de boa ou regular. 2.5.5.3 Petrobras Proposta: Manter a classificação do padrão atual: Total, parcial, fragmento e perdida (não recuperada). A nomenclatura atual possui maior representatividade das situações de recuperação de amostra lateral. ANÁLISE ANP Sugestão acatada parcialmente. Nova redação: “2.5.5.3 Recuperação classificada como integral, parcial ou sem recuperação;”

32 ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO JUSTIFICATIVA Item 3.1.1 Shell Especificar qual cut-off foi utilizado para definir porosidade efetiva e fluido móvel. Os valores de porosidade efetiva e de fluido móvel dependem dos cut-offs utilizados, portanto essa é uma informação crucial para o entendimento dos valores obtidos. ANÁLISE ANP Sugestão acatada. Nova redação: “3.1.1 Curvas de porosidade obtidas a partir do perfil de ressonância magnética nuclear, em faixa adicional, com largura de 6,35 cm e escala linear variando de 40 a 0 por cento (%). Devendo os seguintes itens ser representados por curvas simples: porosidade preenchida por fluido móvel; porosidade efetiva e porosidade total. O valor de corte utilizado deve ser apresentado no cabeçalho. Os intervalos entre as curvas de porosidade e entres estas e o valor zero deve ter preenchimentos em cores diferentes e especificadas no cabeçalho.” Contribuições

33 ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA 3.2 Petrobras “As seguintes alternativas são aceitas:” Entende-se que, o fornecimento destas informações no perfil composto seja opcional. Visto que, por exemplo, Proposta: Sugere-se modificar a frase para: “ As seguintes alternativas serão aceitas, opcionalmente:” um perfil de imagem na escala 1:1000, certamente perde sua principal característica, que é o detalhe, portanto perde sua importância. Tais informações devem ser agregadas quando forem elucidativas. ANÁLISE ANP Sugestão acatada parcialmente. Exclusão do item 3.2 e inclusão do item 3.1.3 com a seguinte redação: “3.1.3. Outros perfis relevantes (perfis de imagem, raios gama espectrais, de captura de elementos químicos, por exemplo), poderão ser apresentados em faixa adicional com indicação de escala e unidade física.” Modificação do item 2.4.7.4: “Descrição sucinta das diferentes litologias atravessadas pelo poço, bem como algum comentário a respeito de algo significativo ocorrido durante a perfuração do poço. Alternativamente, pode ser aceito o uso de outra coluna para descrição sucinta das diferentes litologias.” Contribuições

34 ARTIGO DA MINUTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃOJUSTIFICATIVA 5.5 Petrobras “O perfil composto deve ser revisado quando ocorrerem aquisições de novas perfilagens, avaliações por meio de testes em poço e/ou reinterpretações dos dados, que alterem os dados apresentados no perfil composto durante a fase exploratória”. Entende-se que esta atualização deva ser somente durante a fase exploratória, visto que seria impraticável a atualização do perfil composto durante toda vida útil do poço. Proposta: Sugere-se acrescentar o período para este reenvio, que seria somente durante a fase exploratória. ANÁLISE ANP Sugestão acatada parcialmente. Nova redação: “O perfil composto deve ser revisado quando ocorrerem aquisições de novas perfilagens, avaliações por meio de testes em poço e/ou reinterpretações dos dados, que alterem os dados apresentados no perfil composto, durante as atividades exploratórias.” Contribuições

35 Obrigada


Carregar ppt "AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 6/2016 Minuta de Resolução que regulamenta o padrão ANP7 Estabelece os procedimentos para formatação e entrega do dado de Perfil Composto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google