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A EDUCAÇÃO, A CONSTIUIÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA Prof. Dr. Marcílio e Grupo Abaecatu – Enéias, Marcia, Marie e Tijolo (UEM e SER- Maringá) Apoio:

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2 A EDUCAÇÃO, A CONSTIUIÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA Prof. Dr. Marcílio e Grupo Abaecatu – Enéias, Marcia, Marie e Tijolo (UEM e SER- Maringá) Apoio: FINEP, Receita Federal, Lions Universitário Integração

3 “O HOMEM NÃO É ÚNICO PORQUE PRODUZ CIÊNCIA, E ELE NÃO É ÚNICO PORQUE PRODUZ ARTE, MAS SIM PORQUE CIÊNCIA E ARTE SÃO IGUALMENTE EXPRESSÕES DA MARAVILHOSA PLASTICIDADE DE SUA MENTE.” (Bronowisk apud WHITE,2002) “O HOMEM NÃO É ÚNICO PORQUE PRODUZ CIÊNCIA, E ELE NÃO É ÚNICO PORQUE PRODUZ ARTE, MAS SIM PORQUE CIÊNCIA E ARTE SÃO IGUALMENTE EXPRESSÕES DA MARAVILHOSA PLASTICIDADE DE SUA MENTE.” (Bronowisk apud WHITE,2002)

4 DISPARADA – Geraldo Vandré e Theo de Barros DISPARADA – Geraldo Vandré e Theo de Barros

5 Alta Carga Tributária Serviços Públicos sem qualidade Corrupção Problemática

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7 32% dos impostos arrecadados no Brasil são desviados pela corrupção Fonte: Estudo de 2006 do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário

8 Poesia – REALIDADE – Edmar Alves da Silveira

9 A constituição de 1988 fez do simples administrado um cidadão, permitindo- lhe valer-se do direito de petição para requerer revisão, impugnar ou buscar informações sobre os atos praticados pelos agentes administrativos. A constituição de 1988 fez do simples administrado um cidadão, permitindo- lhe valer-se do direito de petição para requerer revisão, impugnar ou buscar informações sobre os atos praticados pelos agentes administrativos. Art. 5, XXXIV – direito de petição Art. 5, XXXIV – direito de petição

10 ACCONTABILITY DEMOCRÁTICA OU RESPONSABILIZAÇÃO POLÍTICA Construção de mecanismos institucionais por meio dos quais os governantes são constrangidos a responder, ininterruptamente, por seus atos e omissões perante os governados. Construção de mecanismos institucionais por meio dos quais os governantes são constrangidos a responder, ininterruptamente, por seus atos e omissões perante os governados.

11 UEM / PEC / MUSEU DINÂMICO INTERDISCIPLINAR Programa Nacional de Educação Fiscal Abrangência - 5 Módulos Módulo. I - Escolas de ensino fundamental Módulo. II - Escolas de ensino médio Módulo III - Servidores públicos: Federais, Estaduais, e Municipais Módulo IV – Universidades Públicas e Privadas Módulo V – Sociedade em Geral

12 Divisão dos alunos com tutoria de professores/grupo;

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18 Reunião com o Gestor Municipal

19 O que visa o PNEF? O que visa o PNEF? O PNEF visa a provocar mudanças culturais na relação entre o Estado e o cidadão e, ao mesmo tempo, busca contribuir para uma sociedade comprometida com suas garantias constitucionais.

20 C. F. 1988 Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

21 Processo de formação do ser humano que objetiva prepará-lo para a vida, dotando-o de conhecimento e habilidades que o tornam capaz de compreender o mundo e intervir conscientemente para modificar a realidade em que vivemos, de modo a edificar uma sociedade livre, justa e solidária. Processo de formação do ser humano que objetiva prepará-lo para a vida, dotando-o de conhecimento e habilidades que o tornam capaz de compreender o mundo e intervir conscientemente para modificar a realidade em que vivemos, de modo a edificar uma sociedade livre, justa e solidária. Conceito de Educação

22 C. F. 1988 Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

23 Poema: FRAGMENTOS de Orlando Villas Boas Música: KIKIO – Almir Sater

24 Poesia: NEGRO - Marcia Capelette Poesia: NEGRO - Marcia Capelette Música: A BANCA DO DISTINTO – Billy Blanco Música: A BANCA DO DISTINTO – Billy Blanco No Brasil no ano de 2010 o salário dos negros representam 46,4% dos salários dos brancos. No Brasil no ano de 2010 o salário dos negros representam 46,4% dos salários dos brancos.

25 Poesia: MULHER – Marcia Capelette Poesia: MULHER – Marcia Capelette Salário das mulheres permanece 28% inferior ao dos homens, diz IBGE Salário das mulheres permanece 28% inferior ao dos homens, diz IBGE Dados da pesquisa revelam que desigualdade segue estável desde 2009. Rendimento médio da mulher representa 72,3% do que ganha um homem. Dados da pesquisa revelam que desigualdade segue estável desde 2009. Rendimento médio da mulher representa 72,3% do que ganha um homem.

26 C. F. 1988 Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

27 BRASIL SÉCULO 20 PIB CRESCEU MAIS DE 100 VEZES PIB CRESCEU MAIS DE 100 VEZES POPULAÇÃO PASSOU DE 17 PARA 170 MILHÕES POPULAÇÃO PASSOU DE 17 PARA 170 MILHÕES

28 BRASIL SÉCULO 21 Há um déficit de cerca de 5,5 milhões de moradias. Há um déficit de cerca de 5,5 milhões de moradias. Cerca de 16 milhões de brasileiros são indigentes. Cerca de 16 milhões de brasileiros são indigentes.

29 Cerca de 1/3 dos brasileiros convivem com insegurança alimentar. Cerca de 1/3 dos brasileiros convivem com insegurança alimentar. Trinta mil crianças morrem no mundo a cada dia, por falta de condições básicas de saúde: 10 x o número de vítimas do atentado terrorista ao WTC (Dados da ONU). Trinta mil crianças morrem no mundo a cada dia, por falta de condições básicas de saúde: 10 x o número de vítimas do atentado terrorista ao WTC (Dados da ONU).

30 Poesia – Poesia: MÃO DO LIXO – Tiago de Mello Música – ABANDONO – Antônio Camargo de Maio, Valcir José de Brito e Tijolo

31 É POSSÍVEL MUDAR ESTA REALIDADE? É POSSÍVEL MUDAR ESTA REALIDADE?

32 NOVOS OLHARES OS IMPOSTOS SÃO INSTRUMENTOS DE SOLIDARIEDADE OS IMPOSTOS SÃO INSTRUMENTOS DE SOLIDARIEDADE O DINHEIRO E OS BENS PÚBLICOS SÃO DE TODOS O DINHEIRO E OS BENS PÚBLICOS SÃO DE TODOS A SONEGAÇÃO E O DESVIO DO DINHEIRO PÚBLICO DEVEM SER COMBATIDOS POR TODOS A SONEGAÇÃO E O DESVIO DO DINHEIRO PÚBLICO DEVEM SER COMBATIDOS POR TODOS A ESCOLA É UM LOCAL DE FORMAÇÃO PARA O EXERCICÍCIO PLENO DA CIDADANIA E O CONSELHO ESCOLAR UM ESPAÇO PARA O EXERCICÍCIO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA A ESCOLA É UM LOCAL DE FORMAÇÃO PARA O EXERCICÍCIO PLENO DA CIDADANIA E O CONSELHO ESCOLAR UM ESPAÇO PARA O EXERCICÍCIO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

33 Abril 2000Janeiro 1994 Corrupção

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38 Palestras

39 Espetáculos educativos: “O Auto da Barca do Fisco” e “A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira”.

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42 Música – Samba do Imposto – Marcílio e Tijolo Música – Samba do Imposto – Marcílio e Tijolo

43 Nossa postura E nós produtores e reprodutores do conhecimento temos uma visão ampla do mundo que nos cerca?

44 “Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto”. (Albert Einstein)

45 Hominídeo Homem Civilizado Humano

46 A pessoa Humana é dotada de inteligência e criatividade e certamente na medida em que suas necessidades se afloram, que injustiças se cometem, que direitos deixam de ser respeitados, novas modalidades de manifestação certamente surgirão. E terão elas o respaldo da Constituição que imprimiu em suas páginas que todo o poder emana do povo. A pessoa Humana é dotada de inteligência e criatividade e certamente na medida em que suas necessidades se afloram, que injustiças se cometem, que direitos deixam de ser respeitados, novas modalidades de manifestação certamente surgirão. E terão elas o respaldo da Constituição que imprimiu em suas páginas que todo o poder emana do povo.

47 Música – CORAÇÃO CIVIL – Milton Nascimento Música – CORAÇÃO CIVIL – Milton Nascimento

48 Contatos: hubnermar@gmail.com

49 Combate à arrogância humana

50 A interdisciplinaridade proporciona a convivência de diferentes saberes humanos, fortalece o espirito de grupo, valoriza o “nosso” em detrimento do “meu” abranda o egoismo, a vaidade e o orgulho. Rompe com as defesas de território típicas do ensino fragmentado, substitui a visão estreita por um horizonte amplo, proporcionando uma visão panorâmica do mundo, na qual a disciplina isolada é desprovida de significado. A interdisciplinaridade proporciona a convivência de diferentes saberes humanos, fortalece o espirito de grupo, valoriza o “nosso” em detrimento do “meu” abranda o egoismo, a vaidade e o orgulho. Rompe com as defesas de território típicas do ensino fragmentado, substitui a visão estreita por um horizonte amplo, proporcionando uma visão panorâmica do mundo, na qual a disciplina isolada é desprovida de significado.

51 “Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto”. (Albert Einstein)

52 Hominídeo Homem Civilizado Humano


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